No último final de semana, as melancias nos mercados da Ucrânia são duas vezes mais baratas, como informam os analistas da Info-Shuvar, com base em dados de seu monitoramento de preços dos maiores mercados atacadistas do país.
Os agricultores das regiões sul da Ucrânia ficaram chocados com a atual queda de preços. Na semana passada, eles enviaram a primeira safra de melancias entre 10 e 12 UAH / kg (0,33-0,44 euros / kg) em meio à demanda satisfatória.
E agora, os comerciantes da Ucrânia estão prontos para comprar melancias dos campos da região de Kherson a um preço de 5,0-5,5 UAH / kg (0,16-0,18 euro / kg) e acima.
Uma redução no custo de produção foi reduzida pela metade no início da semana no maior mercado atacadista do oeste da Ucrânia, ORU “Shuvar” em Lviv, onde hoje eles estão solicitando 9.0-10.0 UAH / kg (0,30-0,33 euro / kg).
Vale ressaltar que em 2018, a melancia nos mercados ucranianos era ainda mais barata. No ano passado, os agricultores domésticos aumentaram significativamente a área sob a melancia nas estufas de filmes, o que serviu como um aumento significativo na oferta nos mercados, e os agricultores de Kherson enviaram melancia a 1,2-1,5 UAH / kg (0,04-0,05 EUR / kg) .
Especialistas do setor observam que este ano as áreas sob a melancia nas terras das regiões sul da Ucrânia foram cortadas e sob a melancia de sequeiro - expandidas. A melancia "Bogarny" entrará nos mercados do país após 15 de julho.