Recentemente, as garrafas de plástico se tornaram uma tendência inovadora na construção. Cada vez mais, os artesãos, que buscam substituir os materiais de construção tradicionais, estão adaptando os contêineres de PVC ao estojo. Com isso, já aprendemos a construir cercas, estufas, gazebos e até casas. Além disso, a tarefa mais difícil nesse processo é a coleta das próprias garrafas.
Quais garrafas de plástico são melhor usadas
Para construção, você pode usar quaisquer dólares em PVC. Se não for possível coletar recipientes de qualquer cor específica - isso não importa, você pode colocar elementos de mosaico nas garrafas ou pintá-los com a cor desejada com tinta acrílica (basta agitar a tinta e deixar secar, apenas despeje a mistura restante no próximo recipiente).
Para 1 m² de fixação vertical (os baclars são empilhados um sobre o outro), restam 40 garrafas de 1,5 litros. Esse material de construção é o mais ideal. Você pode usar recipientes de 2 litros (eles precisarão de um pouco menos) ou combinar garrafas de diferentes volumes em diferentes elementos do mirante. Amigos ou um café próximo podem ajudar a coletar recipientes de plástico para construir um mirante (você pode comprar esse material de construção por um centavo).
Desenho
A construção de um gazebo incomum deve começar com um desenho. Para isso, é necessário decidir sobre a escolha do local, o tamanho do futuro altanka, o método de instalação (tipo de fundação, fundação, telhado, etc.) e a tecnologia de montagem.
Nesse estágio, é determinado o número de garrafas necessárias para a construção (em regra, elas devem ter pelo menos 500 peças.), Cor, recursos de design etc. Tudo isso precisa ser incorporado em um esboço, após o qual você pode iniciar a preparação para a construção.
Opções de quadro de mandril:
O método mais comum de construir essas estruturas é a fixação vertical. A estrutura, ao mesmo tempo, acaba sendo móvel e leve - portanto, não precisa de uma base pesada.
Se você não planeja usar o mirante na estação fria, pode construí-lo a partir de uma viga de madeira com uma seção transversal de 100 × 100 mm, perfis ou acessórios de metal também são adequados. Você pode preencher a base de tira clássica.
Importante! Os especialistas consideram que a opção colunar é a melhor opção para a fundação do mirante, pois cancela várias obras de terraplenagem.
Seleção e preparação do local
Um dos principais critérios para a escolha de um local para altanka é a vista que se abre a partir dele. É importante que isso não fosse uma trama ao sol. Um lugar ideal é na sombra do jardim, em um local protegido de correntes de ar.
É importante cuidar da conveniência da abordagem e da localização das trilhas perto do mirante. Será bem-sucedido colocá-lo perto do canteiro. Se houver um corpo de água artificial ou natural por perto, isso será um bônus adicional.
Instruções de construção passo a passo
Se você acumulou tanques de 1,5 litros suficientes, pode começar a construção. Existem muitas maneiras de implementá-lo. A primeira opção é a fixação vertical de garrafas vazias montadas no design necessário.
O segundo método consome mais tempo. Para sua implementação, os contêineres são preenchidos com areia, serragem ou outro material improvisado. Nesse caso, eles desempenham o papel de tijolos e são conectados à estrutura usando alvenaria. Depois de decidir sobre o local e estabelecer as bases, você pode começar a construção.
Montagem na parede
No primeiro caso, para criar um altanka, você precisará:
- fio
- peças de reforço;
- pedrinha e areia;
- vigas de madeira ou outro material para construir suportes e molduras;
- madeira compensada;
- perfis e tubos de metal;
- unhas pequenas;
- tesoura afiada;
- Serra para metal e madeira;
- alicates, chaves de fenda e parafusos;
- grampeador de prumo e móveis;
- pá.
Antes de começar o trabalho, não se esqueça de tratar a árvore com repelentes anti-podridão e insetos.
Progresso:
- Se você coletou recipientes com etiquetas ou não está em perfeitas condições, primeiro lave-os. Para fazer isso, eles são embebidos por algumas horas em água morna com refrigerante. Em seguida, os rótulos são removidos do recipiente, bem enxaguados e secos.
- Após a secagem, o recipiente deve ser classificado por cor, nesta fase pode ser pintado na cor desejada.
- Agora é necessário instalar os suportes, de acordo com o desenho desenvolvido. Para fazer isso, faça furos de até 1 m ao redor do perímetro.Instale os suportes, verificando a vertical por uma linha de prumo. Eles são reforçados com resíduos de construção (tijolo quebrado ou pedra, etc.), derramados com uma solução de cimento.
- Após 2-3 dias, você pode prosseguir com a instalação do quadro. Para isso, você pode usar uma barra com uma seção menor (50 × 50). O chicote é montado a partir de barras horizontais usando parafusos auto-atarraxantes: próximo ao chão, no topo de barras verticais e, adicionalmente - a uma altura de 1 m.
Se você planeja uma estrutura complexa com janelas e portas:
- Os elementos necessários são feitos no design.
- Para criar as paredes do mirante pelo método de fixação vertical, o fundo das garrafas é cortado e colocado um a um no gargalo do outro, apertando-os firmemente. Para confiabilidade, o suporte pode ser fixado com fita ou um grampeador. Isso cria uma coluna da altura desejada, através da qual você precisa passar o fio (pescoço).
- Prenda as extremidades do fio nos chicotes inferiores e superiores. Assim, a partir dessas colunas, uma parede aparece gradualmente.
Para a construção de uma estrutura mais pesada, é melhor coletar garrafas de menor volume:
- Após marcar o local e derramar a fundação, o invólucro é montado.
- Para suportes, neste caso, tubos de ferro de 50 a 70 mm são usados. As cintas são feitas de tubos finos ou uma tira de metal com cerca de 4 cm de largura - aqui você não pode prescindir de uma máquina de solda.
- Trabalhos futuros são baseados no princípio da alvenaria (escalonada): garrafas cheias são dispostas na camada de solução, enquanto os pescoços devem ser colocados em uma direção. Para dar resistência à estrutura, as camadas de cimento precisam ser deslocadas com os restos de arame, reforço, etc.
- Passando a próxima fila perto do arnês, você deve "amarrá-lo" ao cano para dar rigidez ao mandril.
Você sabe Tendo coletado mais de um milhão de garrafas de plástico, o arquiteto canadense Robert Bezo, impressionado com sua grande concentração nas Ilhas Panamá, criou uma vila plástica inteira com elas.
O telhado
O teto pode ser fabricado com garrafas de plástico e materiais especiais para coberturas não pesadas - policarbonato, ardósia, papelão ondulado, etc. O teto dos juncos será espetacular. Para fazer isso, pré-monte a estrutura do teto. Para fazer a cobertura principal das garrafas de plástico, as folhas são cortadas, cortando os pescoços e o fundo.
Eles podem ser endireitados com um ferro, passados a papel grosso ou colocados em água quente (sem ferver água!) Sob opressão. Você pode simplesmente achatar as garrafas, pré-aquecendo-as ao sol ou de qualquer outra maneira conveniente. Pegue uma espécie de ladrilho plástico.
Um rolo de asfalto pode ser usado para achatar grandes quantidades de recipientes de plástico. Eles instalam esse teto usando parafusos de baixo para cima, em várias camadas, fixando os módulos de PVC em uma base resistente à umidade - madeira compensada ou outro material composto de madeira.
Dessa forma, você obtém um excelente teto forte. Ao montar um telhado de duas águas, é necessário cuidar de uma proteção confiável da junta central. O skate pode ser feito a partir de metades de garrafas sobrepostas e presas com um grampeador.
Você sabe A primeira garrafa de plástico apareceu em 1970 nos EUA e em 1974 a cervejaria Novorossiysk começou a derramar seus produtos em tais recipientes.
A partir de folhas de PVC, o teto é montado com o mesmo princípio. A partir de garrafas sem gargalo e fundo, você pode criar um ladrilho ondulado, "dobrando" as folhas como se estivesse na direção oposta ou colando as metades sobrepostas para obter uma "onda". Em seguida, monte de acordo com o método descrito.
Características da construção de um mirante a partir de garrafas de vidro
Um mirante feito de garrafas de vidro ficará muito mais espetacular. Os princípios de sua construção diferem pouco do método usando recipientes de PVC cheios. Vale a pena considerar que esse processo consumirá mais tempo e cuide para que o edifício criado não entre em colapso devido ao seu próprio peso.
Tradicionalmente, garrafas de champanhe são usadas para essa construção, colocando-as com o pescoço dentro. Dado que os ângulos nesta construção não são ideais, é melhor moldá-los sem o uso de garrafas. Paredes individuais feitas de recipientes de vidro também parecem boas.
As pessoas não pensam no fato de que muitos resíduos descartados em toneladas em lixões podem se tornar materiais de construção confiáveis e quase gratuitos. Usando-os, você não apenas economiza significativamente seu dinheiro. Você salva o meio ambiente da poluição e, liberando sua imaginação, pode criar elementos únicos da paisagem e dependências do país.