O artigo se concentrará na cria, ou design, projetada para substituir as galinhas-mãe por galinhas, aquecendo-as nos primeiros dias de vida. Este dispositivo será especialmente útil na compra de um lote grande de pintos, quando não houver maneira de prestar atenção a cada um deles. Como montar uma chocadeira com suas próprias mãos, tornando-a eficaz e segura para bebês - continue lendo.
O que é um frango para frangos
Como chocadeira, você pode usar caixas de papelão, caixas, gaiolas, armários ou até mesmo parte da sala. Este espaço é organizado de acordo com os requisitos descritos abaixo para proporcionar conforto às galinhas.
Você sabe Nnome do projeto «chocadeira "foi formada a partir do inglês. "Ninhada" - «ovos para incubação».
A principal vantagem de uma "ninhada" é a oportunidade de fornecer aos filhotes condições para o pleno desenvolvimento.
Além disso, é necessário um criador para controlar vários fatores:
- garantir a temperatura desejada;
- controle de umidade;
- capacidade de alimentar a ração para que os filhotes não comessem demais.
Funções principais
Tarefas mais amplas incluem:
- proporcionar aos jovens um regime térmico confortável, aquecimento;
- proteção de galinhas contra correntes de ar, umidade;
- fornecimento de ar fresco à construção.
Requisitos Bruder
Para tal dispositivo, eles podem ser divididos em objetivo e subjetivo.
O primeiro grupo inclui as seguintes condições:
- o piso da chocadeira deve ser antiderrapante e seco, para que as galinhas não fiquem feridas e não fiquem doentes; embaixo dela, é desejável arrumar uma bandeja de areia;
- é necessário garantir uma ventilação de alta qualidade na estrutura, caso contrário, existe o risco de formação de aumento de umidade;
- o superaquecimento do espaço não deve ser permitido;
- os pintinhos não devem ter acesso direto a uma fonte de calor.
Importante! É importante ter em mente o aperto, para que as galinhas não se esmagem.
Os requisitos subjetivos incluem preço e durabilidade: quanto você está disposto a gastar na organização de uma chocadeira e por quanto tempo planeja usá-la. Se for necessário apenas por uma temporada, uma caixa de papelão espaçosa é bastante adequada e, para uso regular, você terá que gastar dinheiro com um dispositivo acabado ou com sua própria criação.
Recursos de design
Uma chocadeira geralmente consiste nos seguintes elementos:
- pisos, paredes, coberturas;
- um aquecedor que mantém a temperatura no espaço;
- uma lâmpada que fornece iluminação;
- cochos de alimentação;
- bebedores;
- dutos de ventilação;
- palete removível sob o chão.
Você sabe O nível de inteligência das galinhas lhes permite memorizar as características distintivas de cerca de uma centena de outros pássaros e até de pessoas, de modo que eles distinguem aqueles que agiram mal ou bem em relação a eles.
Como fazer um frango DIY para frango
Como você pode ver na lista acima, não são necessários materiais complicados e caros para fazer uma chocadeira caseira. E como fazer isso sozinho? Informações abaixo.
Cálculo do tamanho
As características dimensionais dependem de vários critérios:
- o material a partir do qual a estrutura será feita;
- o número de galinhas que viverão lá;
- Quantos anos os filhotes devem ser colocados?
Importante! Galinhas com até 50 dias de idade podem ser mantidas em uma área de 1 x 0,5 m para que a densidade de desembarque não seja perturbada. A altura média deste design é de 50 cm.
Ferramentas e materiais para o trabalho
Para criar uma ninhada (para 50 galinhas) com 1m x 0,5 m de tamanho e 35 cm de altura, será necessário:
- 4 madeira de 3 metros 30 x 40;
- Painel de fibras;
- parafusos de madeira;
- arruelas de pressão (13 e 20 mm);
- placa 1000 x 250 mm;
- malha para o chão;
- um pequeno pedaço de policarbonato e tiras de extremidade;
- perfil de drywall (60 mm x 28 mm);
- fios para eletricidade;
- lâmpada para iluminação.
Das ferramentas úteis:
- broca;
- chave de fenda;
- serra de madeira;
- roleta;
- lápis para anotações.
Se você planeja fazer um frango para 100 frangos, o dobro disso. Mas seria melhor diminuir duas estruturas separadas.
Como fazer um frango para frangos: vídeo
Instruções de construção passo a passo
Depois de preparar os materiais e ferramentas necessários, prossiga para a montagem da chocadeira:
- Primeiro: um bar. Você precisará de 4 peças. 1 m cada (níveis horizontais), 4 unid. 0,45 m cada (pernas verticais), 2 unid. 0,42 m cada, 1 pc. 0,32 m cada (suporte vertical), 1 pc. 0,48 m (sob o alimentador de bunker), 2 unid. 0,47 me 2 peças. 0,23 m (prateleiras verticais e horizontais para a porta). Por conveniência, você pode assinar imediatamente cada segmento de acordo com sua finalidade, tamanho e orientação (de cima para baixo). Deixe a madeira restante para criar um palete.
- Em seguida, prepare uma prancha de 100 x 25 cm, cortando-a em duas seções de 420 mm.
- Inicie diretamente a montagem com pernas verticais (4 peças. A 0,45 m). Meça 35 ml com uma fita métrica (este será o nível do chão). Faça furos nos dois lados a uma distância de 15 ml da borda do segmento. Esta medida facilitará a montagem e protegerá a madeira contra rachaduras.
- Faça furos adicionais na parte superior (a uma distância de 15-20 e 40-45 mm da borda), mas já do outro lado da viga e verifique se eles não cruzam com a primeira.
- Repita todas essas etapas com as três pernas restantes.
- Tendo as peças acabadas, aperte os parafusos na parte superior da madeira (no lado oposto ao primeiro furo) com uma chave de fenda.
- Agora pressione firmemente a régua do medidor (nível horizontal) em um ângulo reto e aperte-a com um parafuso.
- Repita do outro lado com o nível do pé. Este será o topo da estrutura.
- Faça o fundo conectando as duas pernas com um feixe de metro para formar um retângulo. Se você se lembra, o nível do piso foi medido com uma fita métrica - de acordo com esta etiqueta e aperte o nível horizontal mais baixo.
- Das seções restantes de dois metros e duas pernas de 0,45 m, faça outro mesmo quadro. O resultado é dois quadros em branco.
- Em seguida, pegue uma das duas peças da placa e aperte-a na parte superior do quadro (onde foram feitos dois orifícios na perna).
- Com a segunda seção do quadro, repita a ação do outro lado.
- Sob o painel, no nível da marca do piso, prenda um dos painéis de 0,42 m: será necessário fixar a parede de papelão. Faça o mesmo do outro lado.
- Anexe o segundo quadro às placas e barras inferiores. Você deve obter uma moldura retangular nas pernas.
- No painel de fibras, faça a tampa traseira 1 m por 0,5 m, mas ainda não a conserte.
- Na frente da futura ninhada, coloque um bloco preparado sob o alimentador de bunker no nível inferior da estrutura e prenda-o com parafusos.
- Ao lado da estrutura inferior, coloque a coluna de separação da madeira e, por outro lado, monte a porta com pedaços de 0,47 e 0,23 me aperte com parafusos. O espaço acima pode ser fechado com policarbonato.
- Aparafuse as dobradiças de dentro para fora na moldura da porta usando parafusos de rosca menores. Em seguida, conecte as dobradiças ao quadro. Se houver lacunas, use pedaços de papelão.
- Agora desça para preparar o chão. Anexe ripas pequenas aos níveis horizontais inferiores para estabilizar a malha.
- Em seguida, corte as paredes laterais de acordo com o tamanho real. Serão necessárias 2 peças de aproximadamente 0,47 x 0,315 me 0,47 x 1 m de tamanho.Não aperte as paredes ainda.
- Na parede lateral, você pode fazer ventilação adicional. A tela de fibra de vidro preparada ajudará nisso (suas dimensões foram medidas acima: 0,47 x 0,315 m), nas quais um pequeno retângulo (15 x 7 cm) é destacado abaixo, dentro do qual os furos são feitos com uma broca.
- Acima deste segmento, fixe uma parte proporcional da barra na qual você precisa prender a placa final em policarbonato, que será usado como guia. Anexamos o segundo segmento à placa por dentro. Como resultado, nos dois lados dos furos, devem ser obtidas ripas ao longo das quais a válvula de ventilação se moverá. Você pode fazer isso a partir de um pequeno painel de fibras de lona.
- Meça a grade para o chão. Aproximadamente, o resultado será de 0,46 x 1 m. Se você possui uma malha fina, projetada para galinhas, pode colocá-la em uma camada. Se você planeja usar uma maior, terá que colocar uma grade para a casa por dentro.
- Fixamos a grade com arruelas de pressão para que os parafusos se sobreponham, a duas tiras ou barras finas que permaneceram após o corte, pelo lado estreito. Você deve obter um piso que se encaixe confortavelmente na estrutura inferior da estrutura.
- Agora coloque os painéis laterais e a tampa traseira.
- Em seguida, corte o policarbonato na porta de acordo com o tamanho da abertura e prenda-o. Prenda cuidadosamente a trava.
- Do lado do alimentador, você pode adicionar uma parede da grade para que os filhotes não saiam da ninhada. Cubra a rede com policarbonato.
Dado que as paredes externas são feitas de papelão, não é demais pensar em como processá-las por segurança. Qualquer agente antifúngico aprovado para uso próximo aos animais serve.
Você sabe Devido à sua anatomia e design corporal, as galinhas são reconhecidas como descendentes de tiranossauros - grandes predadores da era dos dinossauros.
Instalação de alimentadores e taças
Uma viga especial foi conectada ao alimentador da tremonha durante a montagem principal da chocadeira.
É hora de terminar o trabalho:
- Tome um perfil de drywall. Usando cortadores de arame, enrole uma borda para dentro para que a alimentação não derrame.
- Meça o comprimento desejado, corte para esta medida e também enrole do outro lado.
- Em seguida, você precisa prender um pedaço de papelão e arruelas em um dos lados mais longos do perfil — paredes traseiras e laterais.
- Insira o alimentador na estrutura e prenda-o.
- Agora construímos uma parede de papelão, o que limitará a alimentação. Para fazer isso, faça uma medição e corte-a com uma serra, abrindo espaços para que você possa ajustar a alimentação.
Importante! Se possível, é melhor usar bebedores de mamilos com suprimento de água dosado na chocadeira. Então as galinhas não molharão as patas e o chão estará sempre seco.
Iluminação e temperatura na chocadeira
Questões importantes sobre aquecimento e iluminação da chocadeira permaneceram sem solução, a saber:
- Para conduzir eletricidade, você precisa de um fio de 0,75 ml. Se desejar, você pode adicionar um soquete com um interruptor.
- Usando uma placa, prenda o suporte da lâmpada por dentro da chocadeira superior, passando o fio pelo orifício.
- Insira a lâmpada na tomada, conecte a eletricidade.
Dia | Temperatura ° C |
1-5 | 24-26 |
6-12 | 22-23 |
13-20 | 21-22 |
21-30 | 20-21 |
31-63 | 18-19 |
Desde que ajude o aquecimento adicional. Alguns proprietários de criadores usam equipamentos adquiridos para isso, mas você pode organizar um dispositivo adequado com suas próprias mãos.
Para fazer isso, você precisa de uma lâmpada incandescente, um frasco de 3 litros com tampa, um cartucho com um cabo (seu comprimento é selecionado levando em consideração a distância da chocadeira até a tomada) e um plugue, além de um tecido de algodão que pode ser coberto com esse design.
Etapa | Acção |
1 | Conecte o plugue na extremidade do cabo. |
2 | Do outro lado do fio, prenda o mandril. |
3 | Enrosque a lâmpada no suporte e fixe-a na tampa da lata, para que a lâmpada esteja na altura necessária. |
4 | Jogue um pano sobre a jarra para reter o calor. |
5 | Conecte a uma tomada. |
Muitas pessoas usam lâmpadas infravermelhas convencionais para aquecer a chocadeira, mas podem levar rapidamente ao superaquecimento.
Importante! OhCertifique-se de pendurar um termômetro na chocadeira para poder monitorar o clima interno.
Se você forneceu aos filhotes aquecimento constante, é necessário garantir que eles não levem ao ar seco. A umidade ideal na chocadeira deve variar entre 70 e 80%.
Desenhos para fazer uma chocadeira
Antes de comprar materiais e montar a própria estrutura, é necessário fazer desenhos.
Cada proprietário pode ter suas próprias condições individuais para a instalação, colocação e uso de tais estruturas. Portanto, mesmo que você decida usar o exemplo de outra pessoa, é melhor refazê-lo de acordo com seus parâmetros, concentrando-se nas instruções passo a passo para a construção (consulte a seção 2.3).
Isso ajudará a calcular a quantidade certa de materiais e economizar seu dinheiro, além de oferecer a oportunidade de prever vários erros.
Critérios para escolher um design final
Se não houver tempo ou vontade de criar uma cria, você poderá comprar uma versão pronta.
Ao escolher, preste atenção:
- no tamanho da estrutura. Pode ser diferente (dependendo da idade das galinhas que você vai manter lá). É melhor escolher a opção certa junto com o assistente de vendas;
- para a presença de um piso de beliche: superfícies para galinhas e um fundo removível, que facilitará a limpeza da estrutura;
- para equipar o dispositivo com um alimentador e um bebedor automático. Se você não estiver satisfeito com a qualidade desses dispositivos, é melhor não pagar a mais pela disponibilidade deles;
- para ventilação: por qual princípio ele é projetado, quão confiável;
- para aquecimento: com a ajuda de que é realizada, se a fonte de calor está muito próxima dos pintos;
- sobre a qualidade do piso: não deve ser escorregadio; caso contrário, as galinhas podem danificar as patas. Uma opção ideal seria uma malha de plástico com células pequenas.
Você sabe As galinhas têm visão telescópica nítida, característica principalmente de aves de rapina.
Pontas da galinha da ninhada
Para cultivar pássaros saudáveis, não basta colocar as crianças em uma ninhada, mas também é necessário criar os cuidados adequados para o desenvolvimento. Para fazer isso, você precisa:
- monitorar de perto o regime de temperatura;
- durante as primeiras duas semanas de vida das galinhas, mantenha a lâmpada na chocadeira ligada o tempo todo;
- Nos primeiros 20 dias, você precisará alimentar as galinhas com uma ração composta especialmente projetada, pois elas ainda não absorvem a fibra, encontrada na alimentação de adultos;
- Não se esqueça dos três primeiros dias para realizar a prevenção de doenças intestinais;
- Ao menor sinal de doença encontrado em pelo menos um pintinho, é melhor chamar um veterinário.
O crescimento de galinhas em uma ninhada ajudará a proporcionar condições confortáveis para o desenvolvimento completo, semelhantes às naturais. Hoje essas unidades podem ser encontradas à venda. E você pode salvar e fazer você mesmo, não vai demorar muito tempo.
Cuide da disponibilidade de iluminação, aquecimento, alimentadores e taças para que as galinhas tenham tudo o que precisam, mas lembre-se de observar vários padrões sanitários (temperatura, umidade).