Os benefícios de qualquer cereal para o corpo humano são inegáveis, mas nem todos os cereais são igualmente populares para cozinhar. Entre estes, o mingau não comido frequentemente, pertence à cevada. Mas se você examinar mais de perto todas as propriedades úteis deste produto, a opinião poderá ser alterada drasticamente.
A composição de grumos de cevada
O índice glicêmico deste cereal, de acordo com o banco de dados internacional, varia de 22 a 50 - dependendo do país de origem:
- doméstica - 22;
- Canadense - até 27;
- Indiano - até 48;
- Tunísia - até 50.
A composição dos grumos de cevada inclui:
fósforo | sódio |
cálcio | ferro |
enxofre | zinco |
manganês | boro |
cobre | flúor |
vitaminas A, E, D, PP, B | ácido fólico |
amido | carboidratos complexos |
fibra alimentar | proteína |
aminoácidos (lisina) | ácidos gordos |
Mais de 65% dos cereais de cevada são carboidratos complexos.
Valor nutricional e propriedades benéficas
Conteúdo calórico de 100 g de cereal um pouco mais de 320 kcal.
O número mencionado de grãos contém:
- 10,4 g de proteína;
- 1,3 g de gordura;
- 66,3 g de carboidratos.
Grumos de cevada têm muitas propriedades que podem melhorar qualitativamente a condição do corpo humano e fortalecer sua saúde. Os cereais são valiosos para adultos e crianças, para idosos e mulheres grávidas. Mas, como qualquer produto, o mingau de cevada pode ser benéfico se for cozido adequadamente, consumido em uma quantidade regulada, levando em consideração todas as contra-indicações.
Importante! Há uma opinião de que quanto menores os grãos de cevada triturada, mais úteis eles são.
Benefícios gerais de saúde
- As principais características positivas do mingau de cevada são:
- ajuda a baixar o colesterol, fortalecer a imunidade;
- previne a ocorrência e progressão de doenças do trato gastrointestinal, rins e vasos sanguíneos;
- devido à saturação significativa de cereais com carboidratos complexos, seu uso em alimentos ajuda a limpar o corpo de substâncias tóxicas, escórias e outros elementos de decomposição;
- torna possível manter uma sensação de saciedade por um longo tempo, o que é útil se você deseja perder peso;
- indispensável quando você precisa manter a dieta;
- melhora o sistema endócrino;
- tem efeitos antiespasmódicos, diuréticos, envolventes e anti-inflamatórios no corpo;
- melhora a visão;
- reduz manifestações alérgicas;
- ajuda a estabilizar o humor e o funcionamento do sistema nervoso como um todo, fortalece a resistência ao estresse;
- ajuda a produzir colágeno, afetando positivamente a condição da pele;
- previne a obesidade e a constipação.
A água em que os grãos de cevada foram embebidos é saturada com gordecina, que possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Para crianças
Grumos de cevada de baixo custo, mas muito úteis e nutritivos, podem ter um efeito benéfico no corpo de crianças em crescimento. A presença de uma quantidade significativa de proteínas e carboidratos se torna um excelente suporte energético para ele.
A composição estrutural do produto é ideal para o trato gastrointestinal da criança e não exerce carga desnecessária sobre ele.. Mingau de cevada vai ajudar com a constipação, normaliza o trato digestivo da criança, se tornará um obstáculo ao desenvolvimento de raquitismo. O fósforo em sua composição promove a absorção de cálcio e a correta formação do esqueleto das crianças.
Importante! Os pediatras recomendam começar a comer mingau de cevada com um ano e meio de idade. Para crianças em idade pré-escolar, sem dúvida, será útil.
Mas ao alimentar uma criança com mingau de cevada, deve-se seguir algumas instruções:
- é melhor começar com a preparação de apenas uma colher de chá de cereal;
- para as primeiras refeições, cozinhe mingau esparso;
- até que fique claro que o produto é bastante adequado para o corpo, não adicione outros componentes a ele;
- após a primeira dose, observe a reação do corpo da criança durante o dia;
- aumentar porções gradualmente.
Durante a gravidez e amamentação
Não é segredo que as gestantes precisam de uma dieta caracterizada por benefícios e equilíbrio máximos. O mingau de cevada pertence a esses produtos. Praticamente não causa reações alérgicas, ajuda a manter o equilíbrio energético do corpo e não ganha excesso de peso, afeta favoravelmente o sistema nervoso e o trato gastrointestinal e evita a formação de edema.
Mas, com todos os aspectos positivos, o mingau de cevada deve ser usado com cautela, não abusado, é melhor consultar um médico primeiro.
De fato, devido à possibilidade de um efeito diurético e antiespasmódico no corpo de uma mulher grávida, o risco de interrupção prematura da gravidez não pode ser descartado. A ingestão simultânea de mingau de cevada e produtos proteicos também pode ter um efeito negativo no corpo, provocando inchaço e flatulência.
Pratos de grumos de cevada ajudam a mulher a se recuperar após o parto, saturam seu corpo com substâncias úteis, o que melhora a amamentação. Portanto, os cereais de cevada na dieta de uma amamentada têm um efeito benéfico não apenas na mãe, mas também no filho e praticamente não têm contra-indicações.
Você sabe Nos tempos antigos, o grão de cevada era usado como medida de comprimento e peso. O comprimento de três grãos não refinados é igual a 1 polegada inglesa (2,54 cm) e a massa de cinco grãos descascados é igual ao quilate árabe (0,2232 g).
Para perda de peso
Uma dieta baseada em mingau de cevada é a melhor opção para quem quer perder peso. Essa dieta é facilmente tolerada, não causa desconforto, fermentação ou sensação de peso no estômago. Além disso, enche o corpo de nutrientes e nutrientes, tão necessários durante o período de perda de peso.
O mingau de cevada ajuda a limpar o sangue, reduz o efeito do colesterol "ruim" e reduz as camadas de gordura. Recomenda-se seguir a dieta por cerca de uma semana, após o que fazer uma pausa. Depois de um tempo, o curso pode ser repetido novamente.
Para os idosos
Mingau de cevada é extremamente útil para pessoas em idade avançada.. Inclui potássio, cálcio, manganês, ferro e outros componentes que ajudam a melhorar a atividade cerebral, normalizar processos metabólicos, fortalecer o sistema nervoso e o músculo cardíaco, estabilizar as funções visuais, limpar os vasos sanguíneos e aumentar sua elasticidade.
Você sabe Platão também proclamou a cevada e o trigo como os principais componentes na dieta dos cidadãos de seu "estado ideal".
Possíveis danos e contra-indicações
O mingau de cevada, como qualquer outro produto, se abusado, pode causar algum desconforto no trabalho do corpo humano. A proteína do glúten, que faz parte do cereal, pode provocar inchaço. Recomenda-se que os pratos à base de grãos de cevada sejam consumidos não mais do que duas a três vezes por semana.
Além disso, cereais inadequadamente preparados a partir de cereais podem ter um efeito prejudicial ao organismo. Se você cozinhar mingau com leite gordo e açúcar ao fazer dieta para se livrar de quilos extras, isso não apenas trará os resultados esperados, como também possibilitará o ganho de peso extra.
- As contra-indicações incluem:
- intolerância ao glúten;
- formas exacerbadas ou crônicas de doenças do trato gastrointestinal, nas quais a possibilidade de comer pratos de grumos de cevada deve ser consultada com seu médico;
- idade das crianças até 1,5 anos.
Receitas de mingau de cevada
Deste cereal, os cereais são frequentemente preparados em água ou leite. Eles funcionam muito bem no fogão e no fogão lento. A garupa deve ser cuidadosamente lavada previamente com uma peneira, e partículas estranhas maiores devem ser removidas manualmente.
Receita de mingau de cevada para água
430 minutos
sal, temperos, ervas, óleo
provar
Valor nutricional por 100 g:
- Antes de cozinhar, o grão pode ser frito em uma panela por 5 minutos.
- Ferva a água e despeje em um recipiente com grãos.
- Adicione sal e especiarias.
- Cozinhe de 20 a 25 minutos (para formar uma consistência mais viscosa) ou até 15 minutos e, em seguida, enrole por meia hora (para mingau friável).
- Adicione o óleo, ervas.
Você sabe Orzotto é o equivalente ao risoto de cevada, popular no norte da Itália. Também à base de cevada produz a cerveja mais deliciosa.
A receita de mingau de cevada no leite
630 minutos
sal, açúcar, especiarias
provar
Valor nutricional por 100 g:
- Despeje a aveia em água, deixe por cerca de 8 horas, escorra o líquido restante antes de cozinhar, adicione 2 xícaras de água quente fervida.
- Cozinhe por 5 minutos.
- Adicione sal, açúcar, especiarias.
- Despeje o leite quente e cozinhe por mais 5 minutos.
- Você pode adicionar, se desejar, várias frutas secas, nozes, mel.
Importante! O volume de cereais da cevada durante o cozimento pode aumentar em quase 5 vezes.
A receita de mingau de cevada em um fogão lento
430 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Lavar os cereais e secar completamente.
- Despeje na tigela de várias fritadeiras e frite por 7 minutos no programa “Fritar”, sem fechar a tampa e mexer ocasionalmente.
- Despeje o cereal com água, adicione sal.
- Inicie o programa "Mingau de leite" por 35 minutos.
- Tempere com manteiga e deixe o prato de molho em uma tampa fechada por mais 20 minutos.
Mingau cozido em uma multicooker tem um sabor especial e atraente cor dourada.
Uso médico
Grumos de cevada muitas vezes se tornam um bom ajudante para fins médicos. Devido à presença de fibra grossa, pode ajudar significativamente com a constipação. Com o uso regular de alimentos, o cereal ajuda a limpar as paredes intestinais, melhorar sua motilidade e normalizar a microflora.
Os médicos recomendam, para fins medicinais, comer mingau de cevada pela manhã com o estômago vazio. A cevada é reconhecida na medicina popular como um agente terapêutico e profilático para resfriados, tosse, urolitíase e até diabetes. Todas as suas propriedades medicinais relacionadas ao aspecto médico estão descritas acima.
Uso em cosmetologia
Os aminoácidos que compõem os cereais de cevada estão envolvidos na produção de colágeno. Esta substância ajuda a melhorar a elasticidade da pele, suavizar e prevenir rugas. A cevada é rica em componentes minerais e vitamínicos que ajudam a manter as unhas e os cabelos saudáveis.
- Além disso, este produto ajuda a eliminar os produtos em decomposição do corpo, o que afeta favoravelmente a eliminação de problemas de pele:
- redução de acne;
- obstrução na ocorrência de tampões sebáceos e contaminação dos poros.
Máscaras faciais são feitas de mingau de cereais triturados crus. É adicionado às banheiras para fins de cura e tratamento, a fim de acalmar e tonificar a pele, melhorando sua condição. A cevada é realmente capaz de participar ativamente da extensão da juventude.
Você sabe Cevada conhecida é cevada. Seu nome vem da palavra "pérola".
Regras para a seleção e armazenamento de grumos de cevada
Para obter o máximo benefício dos grumos de cevada, você deve aprender a escolher e armazenar corretamente.
Ao escolher, considere o seguinte:
- data de validade;
- os grãos devem estar secos, sem mofo e com um odor desagradável, o mais uniforme possível em tamanho, fácil de polvilhar;
- a embalagem deve estar intacta, sem danos e manchas.
Para que o cereal mantenha suas características de qualidade por mais tempo, durante o armazenamento deve:
- para determiná-lo em um local seco e quente, é melhor se for um armário isolado com chave;
- Não coloque perto de alimentos com cheiro;
- despeje em recipientes selados ou sacos em uma base tecida;
- uma vez por mês, você precisa verificar os cereais;
- no banco ou sacola onde o cereal está armazenado, você deve especificar a data de validade se a embalagem original não tiver sido preservada.
Você sabe Os antigos gladiadores romanos tinham o conceito de "quem come cevada", graças ao qual conseguiram ganhar massa muscular em pouco tempo.
O alto valor nutricional, a saturação com vitaminas e minerais úteis, levam os cereais à cevada a vários produtos que às vezes são vitais para que todos possam incluir em sua dieta. As pessoas idosas, consideradas fígados longos, nem sempre tiveram a oportunidade de ler sobre os benefícios deste produto, apenas o utilizavam regularmente como alimento, sentindo que preenchiam o corpo com força e energia.