Cultivar damascos na Sibéria é uma tarefa muito real, embora para sua implementação seja necessário escolher a variedade certa. A história do cultivo de árvores frutíferas amantes do calor em condições extremamente frias na Rússia já dura cerca de um século, período durante o qual os cientistas conseguiram desenvolver um número bastante grande de variedades de zonas, portanto a escolha hoje é bastante grande. Uma das opções dignas de atenção é o damasco Sibiryak Baykalova, que será discutido abaixo.
A história da seleção de variedades Sibiryak Baykalova
O autor desta variedade resistente ao gelo é o famoso criador soviético Ivan Leontyevich Baikalov, que dedicou meio século de sua vida, voluntariamente, à idéia de promover damascos nas regiões da Sibéria, o que, devo dizer, poucas pessoas acreditavam inicialmente. Graças aos esforços desse cientista, além do Baikalov da Sibéria, surgiram variedades conhecidas de damasco como a Sibéria Dourada, a Sibéria Oriental, a Sayan, a Montanha Abakan, o Orgulho de Khakassia, o dom da natureza.
No entanto, se a maioria das variedades de damasco recomendadas para cultivo nos Urais e na Sibéria foram obtidas através do cruzamento de árvores frutíferas da espécie Prinus armeniaca (damasco comum) com seu parente local, Prinus sibirica (damasco siberiano), que possui uma dureza muito alta no inverno, mas ao mesmo tempo apresenta frutas quase intragáveis Baikalov siberiano não é um híbrido, mas uma muda aleatória. Em sua fórmula genética, é claro, existe a linha de Prinus sibirica, um polinizador de damasco cultivado em Altai, em um jardim particular. O trabalho para consolidar o resultado a longo prazo da polinização livre foi realizado com base em duas instituições científicas - o Instituto de Pesquisa Científica para Problemas Agrários de Khakassia e o Instituto de Pesquisa Agrícola do Extremo Oriente (Território de Khabarovsk).Você sabe As realizações de Ivan Leontyevich Baikalov no campo da criação de variedades de damasco siberiano em 2010 foram marcadas pela participação no Livro dos Recordes russo.
Em 2002, 12 anos antes da morte do autor, a variedade que recebeu seu nome foi incluída no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa e foi recomendada para cultivo na região leste da Sibéria da Rússia - em Khabarovsk e Krasnoyarsk, Khakassia, Transbaikalia, Yakutia, Buriácia, Tuva e também região de Irkutsk.
Descrição da variedade e características de Sibiryak Baykalova
Como convém aos damascos siberianos, Baikalov siberiano forma uma árvore baixa, de até 3,5 m com uma coroa esférica que se espalha e não é muito espessa, mas bem folhosa, com até 4 m de diâmetro.A força da variedade é caracterizada como intensa em tenra idade, mas depois que a árvore atinge a maturidade, a taxa de crescimento anual diminui.
A cor da casca da árvore é vermelho escuro, os galhos esqueléticos são longos e grossos, os brotos são de tamanho médio, o arranjo é em forma de buquê, nos brotos anuais três peças cada (fruto nas laterais e crescimento no centro), nos galhos mais velhos, dois ou mais. O ângulo de desvio do rim da parte aérea é significativo.As flores são médias a grandes; a cor é branca ou rosa claro.
Folhas de tamanho médio, verde escuro na frente e mais claro na parte traseira (característica de Prinus armeniaca). A forma da folha é oval, com um ápice afiado e afiado, o caule é curto, colorido.
Característica da fruta:Você sabe O mais incomum de todos os damascos é justamente considerado preto, que é um híbrido aleatório de damasco e ameixa de cereja. A cor da pele dessas frutas lembra mais a cor da ameixa, mas para as frutas alaranjadas tradicionais de Prinus sibirica, mesmo a cor roxa ou vermelha escura não é tão característica que a fruta ainda é chamada de preta.
- tamanhos - bastante grande, de 25 a 37 g, dependendo da idade da árvore, seu cuidado e racionamento da colheita;
- o formulário - arredondado e levemente achatado;
- cor da pele - laranja pálido com um rubor estranho;
- pubescência - pequeno;
- cor da polpa - laranja;
- estrutura de celulose - moderadamente denso e suculento;
- porcentagem de sólidos, açúcar e ácido — 16/8,3/2,4;
- porcentagem de ácido ascórbico — 0,81;
- porcentagem de pectina — 0,57;
- características de sabor - não é ruim, o sabor é doce com acidez, há um aroma frutado;
- avaliação de degustação - 4,8 pontos em uma escala de cinco pontos;
- osso - núcleo pequeno, facilmente destacável e comestível;
- o compromisso universal.
O período de floração de Sibiryak Baikalov cai no final da primeira - o início da segunda década de maio. A colheita atinge maturação biológica no final de julho ou início de agosto, o que permite que o damasco seja classificado como uma variedade de amadurecimento precoce. A árvore entra na fase de frutificação já a partir do segundo ou terceiro ano de vida, quando atinge a idade adulta, mostra-se estável produtividade dentro de 20 kg de uma árvore. No entanto, para garantir esse resultado, é necessária a poda correta da formação, bem como a presença de polinizadores, uma vez que a variedade não difere na alta fertilidade. Nesta capacidade, é melhor usar outras variedades desenvolvidas por I.L. Baikalov - Gorny Abakan, Sayansky, bem como Altai, etc.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Para uma história relativamente curta da variedade, os jardineiros conseguiram apreciar as seguintes vantagens:
- alta resistência ao gelo da madeira (até -40ºС);
- a capacidade de recuperar rapidamente em caso de brotos congelantes;
- baixo poder de crescimento na idade adulta, o que elimina a necessidade de poda anual;
- entrada antecipada na fase de frutificação;
- colheitas regulares;
- frutos grandes, não característicos de outras variedades siberianas;
- amadurecimento precoce;
- muito boas qualidades de degustação de frutas;
- boas características do produto, em especial forma regular e tamanhos uniformes de frutas;
- qualidade da manutenção das culturas e adequação ao transporte;
- finalidade universal do fruto.
Importante! A variedade Sibiryak Baykalova se distingue pela alta resistência ao gelo, mas baixa resistência ao inverno.
- No entanto, Sibiryak Baykalov tem algumas desvantagens. Isso geralmente inclui:
- indicadores de rendimento relativamente baixo;
- um curto período de dormência no inverno, o que leva a uma alta probabilidade de congelamento dos brotos de frutos;
- aumento do risco de choro no pescoço da raiz;
- auto-infertilidade;
- instabilidade a mudanças nas condições climáticas;
- baixa imunidade a doenças e pragas.
Esses conceitos precisam ser distinguidos. A resistência ao gelo é entendida como a capacidade de uma árvore suportar a redução da temperatura do inverno para limites significativos, enquanto a resistência do inverno é um conceito mais amplo. Implica também a resistência de brotos jovens e, principalmente, de brotos de frutas a uma mudança acentuada nas geadas e degelos severos, bem como nas geadas de retorno da primavera.
Regras para o plantio de damasco Sibiryak Baykalova
Tendo em conta as características acima mencionadas da variedade, para que a árvore se desenvolva normalmente e tolere o clima da Sibéria que não é muito favorável para as culturas frutíferas, é muito importante plantá-la corretamente.
Seleção de tempo e assento
O Baikalov da Sibéria é projetado especificamente para o cultivo na Sibéria Oriental, e os jardineiros recomendam seguir estritamente esse princípio de zoneamento. Assim, a tendência de uma árvore de arrancar o pescoço na região da Sibéria Oriental é menos acentuada, já que os invernos aqui, apesar de severos, são caracterizados por clima estável e ausência de nevascas antecipadas, degelos inesperados e nevascas no solo que não tiveram tempo de congelar.
Ao mesmo tempo, na região de Moscou e em outras regiões centrais da Rússia, onde o clima parece mais ameno, o damasco dessa variedade, com seu curto período de dormência no inverno, tem muito mais probabilidade de congelar no final do inverno, quando outro degelo estimula a árvore a despertar, e a geada subsequente destruirá os rins despertados. O mesmo problema está na árvore na Sibéria Ocidental e Meridional. Quanto às regiões com clima quente, faz sentido escolher mais variedades de damascos de elite, além de no sul, as árvores geralmente são muito mais afetadas por infecções e pragas por fungos, e Sibiryak Baykalova é muito instável nesse sentido. Quanto aos horários de pouso recomendados, deve-se seguir as regras gerais de zoneamento.
Importante! O plantio de árvores frutíferas no outono tem uma série de vantagens inegáveis sobre a primavera, mas não é adequado para regiões frias, pois o risco de congelamento no inverno é maior do que as possíveis dificuldades com o enraizamento da primavera.
Planta Baikalov da Sibéria é necessária na primaveraquando a terra já aqueceu o suficiente, mas ao mesmo tempo os brotos da árvore ainda não tiveram tempo de acordar. Normalmente, um período adequado começa por volta de meados de abril ou um pouco mais tarde, mas em um clima em mudança, você deve se concentrar nas condições climáticas atuais.
Para uma muda, você precisa escolher o local mais ensolarado e bem aquecido, protegido ao máximo das rajadas de vento repentinas. A composição recomendada do solo é barro ou arenito: o solo deve ser leve, solto e fértil, perto de equilíbrio ácido-base neutro.
Preparação do terreno e material de plantio
A área de plantio de damasco é mais bem preparada no outono. Primeiro, o local selecionado deve ser bem limpo de detritos e resíduos orgânicos, e você pode começar a preparar a mistura do poço e do solo.
As dimensões do poço dependem diretamente de quão alta qualidade e adequada em todos os parâmetros básicos para o damasco é o solo no local. As dimensões mínimas do recesso - 70 x 70 cm - são usadas se a composição original do solo tender ao ideal. Em todos os outros casos, o poço precisa ser cavado aproximadamente 30% mais profundo e mais amplo, após o que é parcialmente preenchido com terra especialmente preparada para esses fins.
Os princípios gerais para ajustar a composição do solo são os seguintes:
Parâmetro: | Adicionar componente para melhorar | Componente de downgrade |
Acidez: | Turfa ácida (málica ou acética) | Farinha de calcário, giz, casca de ovo |
Estrutura: (leveza) | Areia, musgo esfagno | Argila |
Após a conclusão do principal trabalho de ajuste do solo, o solo deve ser enriquecido com fertilizantes orgânicos e minerais.
Para esse fim, com base em uma muda, é necessário adicionar o seguinte ao solo:
- composto, estrume apodrecido ou húmus - 2-3 baldes;
- superfosfato - 150-350 g;
- vermicomposto - 400-500 g;
- sulfato de potássio ou cinza de madeira - 100-150 g ou 400-500 g, respectivamente.
No entanto, deve-se notar que a melhor opção para Sibiryak Baikalov, o desembarque é de acordo com um método especialmente desenvolvido pelo autor dessa variedade, bem como outros jardineiros conhecidos Chuguev e Zhelezov especificamente para damascos da Sibéria. Este método não envolve a preparação de um buraco; em vez disso, uma árvore é plantada em uma colina.
Ao usar essa técnica, essa colina também é melhor preparada imediatamente antes do plantio; caso contrário, na primavera, as bordas serão lavadas com água derretida e todo o trabalho precisará ser feito novamente. Mas faz sentido preparar a mistura do solo para uso posterior no outono, já que o esterco e outros fertilizantes nitrogenados no solo não devem ser "frescos"; caso contrário, você pode queimar o sistema radicular de uma árvore jovem.As mudas são melhor compradas em viveiros de árvores de fruto comprovados., é muito importante que as instituições estejam localizadas o mais próximo possível do ponto final do plantio: essa árvore será muito mais fácil de sobreviver ao estresse do transplante e ganhar uma posição em um novo local.Você sabe Os americanos gostam tanto de damascos que até dedicam um feriado a eles, que por algum motivo é comemorado no inverno de 9 de fevereiro.
Idade ideal das plântulas - 1 ou 2 anos (a altura dessa árvore é geralmente de 100 a 150 cm). Diretamente antes do plantio, é recomendável mergulhar a plantaimergindo suas raízes e aproximadamente 30% do caule em água por 24 a 48 horas. Em seguida, o sistema radicular deve ser mergulhado na lama preparada com argila, água e esterco, esperar até a mistura secar um pouco e depois cortar as pontas dos principais processos radiculares para estimular seu desenvolvimento e divisão intensivos.
O processo de plantio de mudas jovens
O plantio de uma muda de acordo com os métodos de Baikalov, Zheleznov e Chuguev envolve o seguinte algoritmo de ações:
- A partir de uma mistura de solo previamente preparada, misturada com todos os fertilizantes necessários, forme e compacte a colina. A altura do aterro deve ser de pelo menos 50 cm, diâmetro - 2–2,5 m.
- Cavar um buraco no topo da colina, cujo volume total deve ser aproximadamente 30% do tamanho do sistema radicular das mudas.
- Despeje água em abundância com pelo menos 1 a 2 baldes. A água deve ser deixada em pé e aquecida a uma temperatura quente, para que as raízes da árvore não sofram estresse devido à hipotermia.
- Coloque a árvore na cova, orientando-a para os pontos cardeais da mesma forma que cresceu no viveiro (esse ponto deve ser verificado com o vendedor, embora geralmente seja feito o enxerto de mudas de árvores frutíferas no lado sul).
- Depois de espalhar os processos radiculares das mudas e direcioná-los em direções diferentes, comece cuidadosamente a polvilhar o poço com uma mistura nutritiva do solo, interrompendo constantemente para socar (não deve haver bolsas de ar nas raízes).
- Depois que o poço adormeceu completamente, o pescoço da raiz de damasco deve permanecer na superfície, em nenhum caso deve ser enterrado no chão.
- Após o plantio, a árvore não é regada. Além disso, não se deve formar o chamado “colarinho” ao redor de uma muda - um local para reter água que é cercada por uma muralha de terra ao redor de um círculo. Em vez disso, pelo contrário, você precisa compactar a terra ao redor da árvore para que imediatamente a partir do tronco uma inclinação comece em um ângulo de cerca de 45 ° (quanto mais nevados são os invernos na região e maior a probabilidade de mudanças de gelo e degelo, mais íngreme a inclinação).
- Para fixar o relevo da colina imediatamente após o plantio, recomenda-se que suas inclinações sobre toda a área sejam semeadas com grama, o melhor é comprar misturas à base de brotos, retém o solo e não compete com o sistema radicular da árvore. e servirá o damasco como uma defesa natural contra o frio.
Vídeo: Damasco. Instrução de pouso
Cuidado e proteção contra doenças e pragas
Ao cuidar do Baikalov da Sibéria, é preciso ser guiado pelas regras padrão relevantes para todas as variedades dessa árvore, mas é muito importante ter em mente que o cultivo de damascos na Sibéria tem algumas diferenças fundamentais em relação à tecnologia agrícola usada no sul.
As principais características do tratamento com damasco siberiano são as seguintes:Você sabe O maçapão é um famoso produto de confeitaria, que, como você sabe, é feito de farinha de amêndoa. No entanto, algumas donas-de-casa empreendedoras, em vez de amêndoas caras, usam miolo de damasco para fazer maçapão, e o resultado é bastante autêntico.
- Rega limitada. O principal perigo que ameaça a árvore frutífera nas condições de um verão curto e fresco não é uma possível seca, mas uma possível estagnação da água nas raízes.Tradicionalmente, os damascos pertencem a culturas resistentes à seca, sem rega regular eles são capazes de dar frutos mesmo em regiões muito quentes, mas um excesso de umidade no solo leva, no mínimo, ao craqueamento dos frutos e, no mínimo, à deterioração do colo da raiz e à subsequente morte da árvore.
- Polêmica é a questão da conveniência de cobrir a superfície do círculo do troncoporque esse procedimento ajuda a reter a umidade do solo. Para regiões com clima árido e invernos sem neve, a cobertura pode ser usada, mas em áreas onde o Baikalov siberiano é geralmente cultivado, é melhor não aplicar esse método.
- Enrole uma árvore para o inverno, a fim de proteger da geada não deve ser. O fluxo de seiva que começou durante o degelo, que já é muito perigoso para essa árvore frutífera, sob o abrigo, aumenta ainda mais o aquecimento da casca. Este incômodo, por sua vez, bloqueia a troca de nutrientes entre a parte superior da planta e as raízes; como resultado, os damascos despertados na primavera secam e morrem muito rapidamente. Ao mesmo tempo, jardineiros inexperientes geralmente acreditam que a árvore matou a geada e tentam embrulhar mudas ainda mais fortes no próximo outono, enquanto esse evento na realidade leva a um resultado ainda mais deplorável.
Caso contrário, cuidar do Baikalov da Sibéria envolve a implementação de três procedimentos padrão - corte, cobertura e tratamento preventivo.
Como foi dito, a característica biológica da variedade é a baixa taxa de crescimento na idade adulta, portanto poda é suficiente uma vez a cada dois anos. O melhor momento para isso é o final do inverno ou o início da primavera, quando o fluxo de seiva ainda não começou.
Importante! Quanto mais damasco é podado, melhor produz frutos, e a poda regular afeta favoravelmente não apenas o número de frutas, mas também seu tamanho.
A alimentação de uma árvore deve começar dois anos após o plantio. Tradicionalmente, os procedimentos de aplicação de fertilizantes radiculares são realizados na primavera (com ênfase no componente nitrogênio) e no outono (fertilizantes à base de potássio e fósforo). Além disso, no verão, no momento do plantio, é possível adornar a árvore com micro-elementos como boro, magnésio, enxofre, cálcio, zinco, manganês etc. No mesmo período, é possível adicionar matéria orgânica às encostas ao redor da árvore, em escavação.
A quantidade necessária de fertilizante está intrinsecamente ligada a um conceito como área de alimentação. Nos primeiros quatro a cinco anos, o sistema radicular da árvore não se estende além da colina do tronco da árvore, ou seja, a área de alimentação é de 2,5 a 3 m². No futuro, esse parâmetro deverá ser aumentado adicionando 50 cm² a cada ano.
O volume recomendado dos principais elementos (por 1 m²) da área é:
Tipo de fertilizante: | Dose de aplicação, g: |
Orgânicos (húmus) | 4000 |
Fósforo | 8 |
Potássio | 5 |
Nitrogênio | 6 |
Os damascos da Sibéria, ao contrário de seus colegas do sul, raramente são afetados por doenças e pragas, por isso muitos jardineiros não usam pesticidas para cuidar das árvores. No entanto, a imunidade de Sibiryak Baykalov a esses problemas deixa muito a desejar, portanto, pelo menos duas vezes (na primavera, no estágio de inchaço dos brotos e imediatamente após a floração) a árvore é preferencialmente tratada com preparações inseticidas, fungicidas e acaricidas. Para esses fins, você pode usar uréia, sulfato de ferro ou cobre, mistura de Bordeaux ou agentes biológicos modernos - Fitoverm, Fitosporina M, Guapsina, Tricodermina, etc.Se a árvore, apesar das medidas tomadas, bater infecções fúngicas (Kleasterosporiose, citosporose, filosticose, etc.) ou pragas (mariposa, verme, pulgão, gorgulho, mosca, carrapato da fruta), ferramentas mais poderosas são usadas para processamento, por exemplo:
Medicamentos fungicidas (antifúngicos) | Inseticidas (preparações contra pragas de insetos) | Acaricidas (preparações de carrapatos) |
"Velocidade" | Angio | Touro |
Refrão | Aktara | Hexoran |
Topázio | Coragen | "Massai" |
Fital | "Match" | "Blaster" |
Colheita e armazenamento
Sibiryak Baykalova é tradicionalmente caracterizado como uma variedade com alta resistência ao fruto, porém esse indicador é um valor relativo e também é muito importante saber que para prolongar a vida útil damascos nunca devem estar maduros, verdes: ao contrário de outras frutas, por exemplo, ameixas, essas frutas, embora possam adquirir a cor e a maciez desejadas quando armazenadas em casa, nesse caso, serão significativamente inferiores em termos de composição bioquímica aos frutos da mesma variedade amadurecida em uma árvore.
Importante! Quaisquer damascos devem ser considerados como frutos perecíveis.
Deste ponto de vista, recomendações gerais sobre a possibilidade de armazenar a colheita de Sibiryak Baikalov em uma adega ou geladeira por 2-3 semanas não parecem muito realistas. No entanto, ao longo de vários dias, os damascos dessa variedade ainda podem ser preservados em condições de comercialização, sujeito a várias condições importantes:
- não use frutas que caíram no chão para armazenamento, mesmo que pareçam completamente inteiras;
- colher em tempo seco;
- coloque damascos em caixas planas ou caixas de papelão não mais densas que em três camadas;
- ao empilhar e transportar a colheita, evite golpes e trepidações das frutas - isso leva muito rapidamente à deterioração;
- a cada poucas horas para classificar os materiais coletados, removendo imediatamente as amostras que ficaram macias e, além disso, que começaram a apodrecer ou vazar.
Faz sentido usar todas as recomendações acima, se você deseja usar a colheita fresca. Os damascos são enviados para processamento diretamente no dia da coleta ou, em casos extremos, no dia seguinte.
O alto teor de açúcar nos frutos de Sibiryak Baikalov os torna igualmente adequado para preparar qualquer louça e preparações - Do recheio de tortas a compotas, compotas e compotas. Essa variedade é menos adequada para espremer suco, mas é bem possível secá-lo.Você sabe Damascos secos são damascos, secos, sem caroço. No entanto, esse tipo de fruta pode ser seco sem violação prévia de sua integridade; nesse caso, a fruta seca resultante será chamada de "damasco" ou "sussurro", mas se você colocar o caroço extraído da semente na fruta antes da secagem, poderá chamar corretamente a iguaria preparada de "kaisa".
Para catadores e frutas fora de forma a melhor direção de uso é a preparação de vinho caseiro ou bebidas espirituosas mais fortes, por exemplo, um análogo do damasco armênio (o chamado álcool envelhecido em barris de carvalho, obtido por destilação do suco de damasco fermentado).
Damasco Sibiryak Baykalova - uma das melhores variedades projetadas especificamente para o cultivo na Sibéria. Comparada com os frutos geralmente frutados, indescritíveis e quase sem sabor que caracterizam a maioria das árvores frutíferas resistentes ao inverno, essa variedade é diferenciada por damascos grandes e muito doces, que, além disso, são muito bem armazenados. Existem certas deficiências em Sibiryak Baykalov, mas, em geral, elas são facilmente niveladas pelo desembarque adequado e pela tecnologia agrícola competente.