A popularidade do alho é determinada não apenas pelo seu sabor. De acordo com a pesquisa científica e a experiência de muitas gerações, tem um efeito positivo na saúde humana. Esta é a razão do constante crescimento da demanda por este produto, com o qual o interesse dos residentes e cultivadores de verduras nas características do cultivo de alho está crescendo.
Rendimento do alho
O cultivo desse vegetal é realizado por jardineiros comuns que cultivam produtos para suas famílias e por industriais que fornecem vegetais para lojas, bazares etc. No primeiro e no segundo casos, é importante saber quanta colheita pode ser obtida por hectare ou cem, depende do rendimento da variedade ou de outros fatores.
Importante! Para ter certeza da qualidade da semente, é melhor comprá-la de um fornecedor certificado.
Primavera
Para começar, deve-se notar que as variedades de culturas de primavera de alho são destinadas ao plantio no início da primavera. Essas variedades incluem: "Branco ucraniano", "Moscou", "Nível", "Cedo", "Cirilo".
Eles são geralmente usados em casa ou em áreas onde o inverno é muito severo e as plantas de inverno não têm tempo para produzir colheitas. O alho da primavera tem um sabor menos pronunciado e uma carne macia agradável. O rendimento das variedades de primavera é em média 15 toneladas por 1 ha. Com cem partes, você pode coletar cerca de 150 kg.
Importante! É melhor não plantar variedades de alho da primavera no chão, onde antes disso cresciam batatas, tomates ou cebolas. Os melhores antecessores para esse vegetal são couve, abóbora, raízes ou culturas verdes.
Inverno
As variedades de alho no inverno incluem "Lyubasha", "Spas", "Kharkiv Violet", "Sofievsky", "Messidor" etc. Os vegetais dessas variedades são melhor plantados no outono. Eles normalmente toleram o frio e produzem uma safra muito maior do que a primavera - é por isso que as variedades de inverno são muito mais frequentemente usadas para fins industriais. A partir de um hectare de uma variedade típica de inverno, pode-se obter um rendimento médio de 20 a 25 toneladas. De cem partes é obtida uma safra de 200 kg.
Fatores que afetam os rendimentos
Um grande número de fatores afeta o rendimento desse vegetal. Para obter uma boa produtividade no cultivo de alho, você deve primeiro se familiarizar com a lista deles.
Dentre os fatores que afetam o rendimento do produto em questão, destacam-se:
- variedade (as mais frutíferas são: "Sofievsky", "Alekseevsky", "aniversário de Gribovsky", "Lyubasha", "Vela", "Spas");
- tempo e profundidade do pouso;
- preparação adequada do material de plantio;
- cuidados completos (rega, cobertura, proteção contra pragas);
- solo e sua composição química.
Como aumentar o rendimento de alho
Para alcançar resultados máximos no cultivo deste vegetal, você deve:
- Escolha o horário certo para o pouso. No caso das variedades de inverno, a melhor época para isso é do final de setembro a meados de novembro (a data deve ser escolhida para que os vegetais possam se enraizar antes da primeira geada, mas ainda não tiveram tempo de brotar). Se você escolheu o alho da primavera, precisará plantá-lo no início da primavera, assim que a neve derreter e o solo estiver pronto para o plantio.
- Preparar o material para o pousodesmontando as cabeças em dentes separados e selecionando deles o maior, intacto e saudável. Além disso, o material de plantio deve primeiro ser tratado de doenças fúngicas e nemátodos - para isso, é utilizada uma solução fungicida, na qual os dentes devem permanecer por 30 minutos.
- Quebrar flechas. A maioria das variedades desta planta é de atirador. Para uma boa colheita, as flechas de alho devem ser removidas quando atingirem 10 a 15 cm de comprimento.
Além disso, você precisa preparar o solo em que vai plantar alho:
- o solo deve ser fértil, com alta concentração de húmus;
- o solo deve ser argiloso, úmido, mas não úmido (o pH deve ser de 6,5 a 7);
- deve ser plantada em solo em que nos últimos 2 anos não tenha sido cultivada: rabanetes, cenouras, todos os tipos de verduras ou ervas;
- o solo para esse vegetal não precisa de afrouxamento frequente, o que pode causar pulverização, deterioração da estrutura, secura excessiva ou aceleração do processo de mineralização do húmus;
- 2-3 meses antes do início do plantio da semente no solo, inicie o controle de ervas daninhas: aplique o herbicida no solo, que contém glifosato.
Importante! Se você cultivar alho em solo preto, esteja preparado para o fato de que a casca do vegetal acaba por estar muito contaminada, ela será mal limpa e as próprias cabeças não serão adequadas para armazenamento a longo prazo.
Recursos para cuidar do alho
Um dos fatores mais importantes que afetam o rendimento de um determinado produto é o cuidado com as plantas. Inclui não apenas a preparação de solo e sementes para o plantio, mas também a rega adequada, fertilização do vegetal, proteção contra pragas e doenças comuns.
Rega
O nível ideal de umidade no solo é a condição mais importante para obter uma boa colheita. Com quantidade insuficiente de chuvas naturais, é necessário regar regularmente as plantas a cada 10 dias. Se você cultivar esses vegetais no período seco, precisará regá-los com mais frequência - uma vez a cada 5 dias.
O alho precisa especialmente de umidade durante o período desde a germinação até a formação de cravo. A água usada para aumentar o nível de umidade no solo onde esse vegetal cresce deve ser quente (15–18 ° C). Após a irrigação, o solo precisa ser afrouxado a uma profundidade de 2 a 3 cm, o que deve ser feito no dia seguinte após a umedecimento do solo.
Você sabe Na Grécia antiga e na Roma antiga, o alho era o remédio principal. Fervido em água junto com outras plantas consideradas medicinais, foi utilizado como curativo, analgésico e desinfetante. Devido ao fato de o alho ter um número tão grande de propriedades benéficas e um sabor incomum, Pitágoras chamou esse vegetal de rei das especiarias.
Top vestir
A quantidade e a composição qualitativa das coberturas a serem realizadas para o alho dependem da qualidade do solo e da região onde a planta é plantada. Como regra, durante o primeiro período de vegetação (quando a planta começa a crescer massa verde), verbasco líquido é usado. Também durante a irrigação, você pode usar uma solução de levedura, que não apenas satura o solo com substâncias úteis, mas também protege as plantas contra danos causados por doenças fúngicas.
Proteção de pragas e doenças
Entre as pragas que podem prejudicar o alho, existem:
- pulgões;
- mosca de cebola;
- nemátodo da haste;
- carrapato da raiz;
- traça de cebola;
- carrapato de alho de quatro patas.
Além disso, esta planta é propensa a doenças comuns (ferrugem, bacteriose, mosaico, fusarium, podridão do pescoço, etc.). Você pode combatê-los com a ajuda de preparações que contenham cobre ou, em alguns casos, cortando manualmente as áreas afetadas da planta.
Você sabe Na cidade de São Francisco, localizada na costa oeste dos Estados Unidos, há um restaurante chamado "Alho". Uma característica desta instituição é que não existe um único prato que não contenha alho. O lema do restaurante é: "Nós temperamos nosso alho com comida!". Todos os meses, os visitantes deste restaurante incomum comem cerca de uma tonelada do produto em questão juntos. No menu do restaurante há até sorvete com esse vegetal.
Dicas adicionais
Algumas dicas mais importantes sobre como obter um alto rendimento:
- Escolhendo a data do pouso, concentre-se não no dia do mês, mas nas condições climáticas, fenômenos naturais. Por exemplo, as variedades de inverno devem ser plantadas para que, desde o momento do plantio e até as geadas, demorem cerca de um mês.
- As camas com vegetais plantados podem ser cobertas com uma fina camada de palha ou ramos de abeto para prender a neve e impedir o congelamento das plantas.
- Se você notar que o solo próximo ao alho começa a azedar e fica verde, é imperativo adicionar cinzas ao solo.
- Para obter uma colheita abundante, não é recomendável devolver o vegetal ao seu local de plantio mais cedo do que após 3-4 anos.
- O principal sinal de maturação da planta em questão é o amarelecimento das folhas a um quarto do comprimento do topo.