Planejar seu próprio enredo pessoal para que os convidados fiquem de tirar o fôlego de prazer e, ao mesmo tempo, não se voltem para os caros serviços de profissionais da área de paisagismo é uma tarefa difícil, mas bastante viável. Para sua implementação, é muito importante definir claramente para si mesmo o espírito geral que o projeto deve cumprir e tentar, se possível, aderir aos cânones clássicos de uma determinada direção. Sobre quais princípios devem ser seguidos para o design do território da casa no estilo mourisco invariavelmente na moda - abaixo em todos os detalhes e detalhes.
História do estilo e seus cânones clássicos
A Mauritânia é um estado muçulmano moderno na África Ocidental, com uma história rica e complexa., que se reflete nas tradições, gostos e atitudes em relação à organização de suas próprias casas. Assim, mais de cem séculos antes do nascimento de Cristo, os nativos da raça negróide foram gradualmente suplantados pelas tribos nômades berberes que mais tarde se converteram ao islamismo. A partir do século XI da nova era, o país foi completamente conquistado pelos árabes, que gradualmente incutiram em berberes e negros não apenas a linguagem e a religião, mas também suas próprias idéias sobre beleza.
Você sabe O nome "Mauritânia" em terras pedregosas e desertas na costa atlântica do continente negro, há mais de cinco mil anos, foi dado por marinheiros da antiga Fenícia. Literalmente, "Mauharim" significa "borda ocidental".
No entanto, embora o estilo mouro seja a personificação do espírito do estado muçulmano medieval e seja projetado para recriar uma atmosfera de um oásis de frescor e luxo férteis no meio de um deserto sedento, consistente com a geografia da Mauritânia, a história dessa tendência no paisagismo não está relacionada à África, mas à Europa.
Nos séculos VIII - XVI. no território da Espanha moderna havia um estado árabe - o emirado de Granada. A proximidade direta das duas culturas - oriental e ocidental - não era nada pacífica, mas, no entanto, elas inevitavelmente exerceram uma influência direta uma sobre a outra, surpreendentemente entrelaçando e criando algo novo que não era característico de cristãos ou muçulmanos.
Foi nessa “combinação de incongruente” que o Alambra foi criado - a famosa fortaleza do palácio, cercada por um magnífico conjunto de parque, que os árabes ergueram no topo de uma pitoresca colina no sul da Espanha. Durante muito tempo, os Alambra foram a residência da dinastia dos emires que reinavam em Granada, mas em 1492 os espanhóis a conquistaram - o rei Fernando II de Aragão e sua esposa Isabella I de Castela.
Importante! A principal diferença entre o estilo mourisco na arquitetura e na paisagem do puramente árabe é o afastamento da escala obrigatória na forma de vastos espaços: os europeus aprenderam a colocar o luxo oriental em qualquer praça, mesmo que muito pequena.
Com o reinado dos monarcas mediterrâneos nos jardins árabes, a aparência do complexo arquitetônico foi modificada e adaptada à cultura européia, e isso se refletiu principalmente no fato de que os conquistadores espanhóis, inerentes aos emires muçulmanos, usaram os conquistadores espanhóis para decorar os pátios de suas casas, preservando os originais. sofisticação e sofisticação de linhas.
Como resultado de estranhas metamorfoses e transformações, nasceu um estilo que mais tarde foi chamado mouro. É esta característica que permite usar amplamente as tradições do estilo mourisco no paisagismo, inclusive no design de territórios domésticos particulares.
Características de um site de estilo mourisco
O Moorish Garden é uma ilha de vegetação no meio do deserto. Tudo deve estar presente aqui que um viajante, cansado do calor, poderia sonhar, imaginando o céu na terra: a fragrância de grama fresca e flores exóticas, o murmúrio de uma corrente que dá vida, uma brisa leve e fresca - em uma palavra, uma profusão de cores, sons e aromas. No geral, a “maldade do homem” não é tão importante para se cumprir com essa idéia, porque a natureza rica em sua natureza primitiva por si só parece incrível.
Você sabe Al-Beit al-Akdam, ou Kaaba, é um dos principais santuários muçulmanos localizados em Meca, no território da Mesquita Proibida (Masjid al-Kharm) e um local de peregrinação durante o Hajj. A construção, feita na forma de um cubo, de acordo com o Alcorão, foi o primeiro edifício na história da humanidade que as pessoas ergueram para adorar a Deus.
No entanto, numa interpretação moderna, o estilo mourisco de paisagismo envolve a observância de regras bem definidas:
- A presença de uma fonte de água no centro da composição. Pode ser um reservatório artificial, uma fonte ou uma cachoeira, no entanto, todos os outros elementos devem ser construídos ao redor da água. Como o Islã é praticado pelos povos que vivem nos territórios de países quentes com um clima predominantemente deserto, a atitude em relação à água como algo sagrado refletiu-se claramente em todo o sistema de entendimento e pensamento dos muçulmanos. Não há vida sem água, e a paisagem moura é impossível sem ela.
- Corrija formas geométricas. Os muçulmanos, como você sabe, aderem ao estrito haram (proibição) na imagem de qualquer criatura viva. A razão filosófica para essa estranha restrição, na opinião européia, é o seguinte postulado: quem cria a imagem de uma pessoa ou animal se compara ao Criador, Allah, e esse é um grande pecado. Uma vez que o cumprimento de tal requisito restringe significativamente o campo da criatividade de artistas, escultores e arquitetos, no estilo árabe, é de extrema importância a elegância e, ao mesmo tempo, a nitidez das linhas.
- Conformidade com o princípio de composição de "chor-bak", traduzido literalmente como "quatro jardins".Envolve dividir o local em quatro partes na forma de quadrados regulares (o cubo e o quadrado são símbolos sagrados do Islã). Os limites desta seção divergem do centro nos pontos cardeais (em grandes áreas, a cada trimestre, por sua vez, devem ser divididos da mesma maneira). Este princípio personifica os quatro rios do Éden - o Tigre, o Eufrates, Jeyhun e Fison. No centro de cada quadrado, de acordo com os cânones clássicos, uma fonte de água deve ser novamente localizada. As linhas divisórias podem ser becos ou caminhos pavimentados em pedra, sebes e, melhor ainda, canais (riachos).
- Pátio Esse espaço pode estar localizado em qualquer parte do local, mas é importante que o território seja fechado por olhares indiscretos por edifícios ou vegetação. De acordo com a tradição muçulmana, aqui, em completa reclusão e longe dos olhos agitados e curiosos, o proprietário pode realmente sentir harmonia com a natureza, entrar em pensamentos sobre o eterno, voltar-se para Deus.
- Verdes numerosos e variados. É muito importante que seja plantada aleatoriamente e pareça deliberadamente negligenciada. O contraste de linhas estritas na construção do esquema do local e total liberdade na abordagem de seu design floral é uma das características fundamentais do estilo mourisco. Arbustos e árvores não devem ser cortados, e ervas e flores devem ser selecionadas para que suas cores sejam as mais ricas e bizarras possível.
Nuances de Design
Depois de descobrir como nasceu o estilo mourisco no paisagismo e quais são suas principais características distintivas, é hora de tentar enviar as informações recebidas ao canal aplicado, aplicando-as à organização de um site específico.
Corpo de água
A água é um atributo indispensável da paisagem moura, mas não deve ser muito. No deserto, cada gota de umidade que dá vida vale seu peso em ouro e, portanto, não se pode falar de fontes grandiosas pulverizando desperdiçadas jatos de água potentes e barulhentos em torno de si.
No conceito de "reservatório", é perfeitamente possível ajustar um pequeno riacho pitoresco, fluindo suavemente em um determinado canal ou descendo com um murmúrio silencioso a partir de uma pequena altura, bem como uma lagoa ou piscina muito pequena, cercada com um meio-fio ou bancos altos para relaxar.
Esse recurso é muito importante para a compreensão, porque torna um estilo incrivelmente bonito e refinado na paisagem acessível para as massas de proprietários de terras, porque um lago artificial não é um projeto barato; no entanto, se você pensar sobre sua estrutura corretamente, esse elemento pode ser construído com base em um sistema de rega regular, que já está disponível Disponível em quase todos os jardins.
Proteção solar
O melhor lugar para se esconder do sol escaldante do meio-dia é o mirante. Mas o estilo mourisco dita suas próprias regras no design deste edifício. Ao contrário da forma clássica inglesa de um pavilhão simples e elegante, a versão árabe do gazebo assume sofisticação máxima e até pretensão.
O telhado é geralmente realizado na forma de uma cúpula, e esse requisito (geralmente não rigoroso, mas ainda recomendado para ser observado como o "cartão de visita" do Oriente) pode complicar bastante a tarefa de "manter o estilo determinado", pois apenas um especialista pode construir esse telhado carpintaria.
Além disso, idealmente, o teto e as paredes devem ser decorados com ornamentos orientais ou entalhes complexos, o que também está longe da força de todos. O espaço interno do gazebo pode ser dividido em seções, é especialmente importante fornecer essas partições se a estrutura tiver uma área grande.
Outra característica do estilo é a expansão de um lugar para descansar não apenas no território dentro do mirante, mas também na área ao seu redor. É recomendável instalar bancos aqui e colocar um churrasco estacionário ou tandoor por perto - um forno especial na forma de uma bola ou jarro para assar carne.
Se o mirante for fechado, as janelas deverão ser muito grandes para que o espaço interior seja limpo com uma brisa fresca e os convidados não se sintam abafados. Mas, como o material do qual o pavilhão é feito, o estilo mourisco não impõe requisitos rígidos, embora seja melhor usar madeira ou pedra decorativa.
O que escolher plantas para o jardim
Não há leis claras ao escolher plantas no paisagismo mourisco, mas você deve tentar encher o terreno com flora para não violar a regra principal: o jardim deve parecer um oásis em um deserto quente, não uma clareira em uma floresta de taiga.
Importante! O estilo mourisco é uma tradição mediterrânea com um acentuado sabor árabe.
Guiadas por esse princípio, as plantas devem ser, se possível:
- termofílico;
- Exótico
- multicolorido;
- brilhante e florescendo por muito tempo;
- muito perfumado.
A presença de uma fonte aberta de água implica o desembarque de culturas que amam a umidade. Como já mencionado para cortar plantas perenes altas e, mais ainda, tentar dar a elas as formas certas ou estritamente pensadas, você não deve: o jardim mouro sugere um contraste entre as linhas retas dos caminhos e a negligência deliberada da vegetação.
Ao mesmo tempo, deve haver muita vegetação no território, as plantas devem literalmente preencher todo o espaço livre, dando uma sombra preciosa e protegendo do calor abrasador. Um canteiro de flores com rosas é quase a mesma parte integrante do Oriente que um reservatório.
Você precisa escolher uma composição para que cada flor se diferencie de suas vizinhas em cor e forma, e é muito importante que todas as variedades tenham seu próprio aroma - o jardim de rosas deve literalmente ser inebriante e inebriante ao se aproximar dela.
Não ignore a lagoa ou piscina em si. A superfície da água será muito mais consistente com o estilo, se você a decorar com nenúfares brilhantes, nenúfares perfumados e algas decorativas.
Por falar em árvores, as melhores opções para o jardim mouro são:
Confira
- romã;
- figos;
- pêssego;
- amêndoas.
Essas plantas amantes do calor não são muito familiares na faixa do meio, mas as rápidas mudanças climáticas fazem ajustes nas idéias predominantes sobre as zonas territoriais do cultivo de frutas, além disso, os criadores estão constantemente envolvidos no cultivo de variedades e híbridos resistentes ao gelo, expandindo a flora tropical mais ao norte.
Portanto, hoje em dia o proprietário de uma dacha perto de Moscou pode muito bem cultivar romãs, kiwi e caqui em sua região. No entanto, no jardim mourisco sempre haverá um lugar para macieiras, cerejas, damascos e outras árvores frutíferas que são familiares em nossas latitudes, você só precisa tentar selecionar variedades com uma coroa redonda ou piramidal, que se encaixa muito bem no estilo oriental.
Gramado mourisco
Se o gramado inglês é um gramado bem aparado, de uma cor verde suculenta, que ocupa um espaço vasto e, ao mesmo tempo, completamente aberto, então, no estilo mourisco, geralmente é difícil falar sobre o gramado em seu significado clássico.
O jardim oriental praticamente não envolve áreas abertas, também não há e não pode ser aparada grama. Pequenas distâncias entre plantas perenes e altas em um “paraíso no meio do deserto” devem ser ocupadas por exuberantes e perfumadas ervas.
Para obter esse gramado, você pode comprar misturas especiais, dominadas por ervas aromáticas e flores silvestres coloridas, ou providenciar o material de plantio. É muito importante escolher plantas para que elas floresçam em momentos diferentes, e o "gramado" nunca perde sua aparência elegante e manchada, permanecendo simplesmente verde.
Como possíveis componentes para essa mistura, vale a pena usar:
Confira
- flores;
- margaridas;
- sinos multicoloridos;
- malmequeres;
- violetas;
- lavanda;
- Lírios
- calêndula
- febril;
- linho comum ou de flores grandes;
- papoula oriental;
- bluegrass;
- prado de grama timothy;
- Echinacea purpurea;
- polevole fino;
- azevém para pastagem.
A composição também pode ser complementada com plantas bulbosas - narcisos, tulipas, açafrões, jacintos, etc. Em geral, as flores brilhantes e perfumadas do prado são excelentes plantas de mel, pelas quais atraem abelhas, borboletas coloridas e outros insetos e, por sua vez, - pássaros.
Como resultado, a atmosfera no local é repleta de agitação alegre, vibrante e agitada, e quanto mais vida está presente no jardim, mais sabor oriental é sentido nele.
Mixborders
No projeto paisagístico, um mixborder se refere a canteiros ou canteiros complexos, plantados com plantas de diferentes crescimentos, como se estivessem em várias camadas. Uma característica importante dessa composição é a cultura tão selecionada pelo momento da floração que, durante toda a estação, o canteiro nunca fica sem flores e sua cor sempre parece harmoniosa.
O último requisito em relação à borda morna dos mouros não pode ser observado: no jardim oriental não é importante manter um sabor impecável, não há lugar para o conceito de “demais” - quanto mais cores contrastantes e brilhantes, melhor.
Você sabe Um dos representantes mais caros da flora no mundo é a medinilla, uma planta tropical nativa da Ásia e da África, com grandes flores de delicada tonalidade rosa, penduradas nas hastes, como uvas. Esse arbusto pode ser uma maravilhosa decoração do jardim mouro, no entanto, uma única planta custa cerca de 150 dólares.
O nível "inferior" do mixborder pode ser formado devido às flores do prado e do jardim listadas acima, e o nível médio e superior podem ser preenchidos com arbustos decorativos e floridos, incluindo:
- rosas;
- lilás;
- hortênsias;
- camélias;
- Weigel;
- jasmim
- açafrões
- rododendros;
- ações;
- micose;
- nemesia;
- Spirea
- forsítia;
- hibisco etc.
Fazendo um mixborder, não se deve esquecer que as plantas devem ser não apenas brilhantes, mas também certamente perfumadas.
Faixas
Os caminhos no jardim mourisco devem ser perdidos à sombra das árvores e afogados em uma vegetação luxuriante. De acordo com os cânones estritos do estilo, os azulejos certamente devem ser usados como capa - melhor decorativa, decorada com ornamentos orientais e dispostos em forma de mosaico.
Esgrima
O palácio de qualquer governante oriental sempre foi protegido do mundo dos meros mortais por uma cerca alta e confiável, e essa peculiaridade da mentalidade é uma das razões pelas quais o jardim mouro não pode ser aberto e acessível. A abundância de sebes e divisórias é necessária não apenas para criar um sentimento de solidão, mas também para enfatizar sua própria exclusividade, segurança e isolamento do barulho externo.
Quando o sol está brilhando, a vegetação está quase completamente ausente, e a água é um luxo quase inacessível, contrastando com toda essa terra arrasada, um oásis de vegetação, frescor, fragrância de flores e um alegre twitter de pássaros devem ser escondidos de maneira confiável, mesmo dos olhos de outras pessoas, para que apenas o senhor possa apreciá-lo - Khan, Emir, Padishah, etc.
As cercas forjadas no jardim mourisco clássico usam grades verticais forjadas e estruturas do tipo sem arco, enquanto, seguindo a idéia geral do máximo paisagismo possível, é aconselhável trançar até mesmo essas sebes com um denso tapete verde de videiras decorativas - videira chinesa, uvas para meninas etc.
Quanto à distinção interna entre zonas quadradas, elas são melhor feitas na forma de sebes ou bordas, e é importante que as plantas não sejam muito altas.
Importante! Como as plantas cumprem o papel sagrado de dividir as linhas ao formar bordas, ao contrário da regra geral, essas coberturas podem e devem ser cortadas com cuidado, mantendo suas formas idealmente regulares.
Móveis e outros acessórios de estilo
Os móveis e a decoração interior da sala oriental são muito diferentes da idéia ocidental de beleza e conforto. O principal acessório do estilo mourisco no interior é a abundância de tapetes e travesseiros de várias cores e tamanhos. Guiado por essa regra, para projetar um mirante ou terraço, você pode usar quase todos os móveis - de madeira, vime e até plástico, modelando-o de acordo com o "leste".
Mas na versão clássica, o luxo árabe envolve o uso de material mais caro para a fabricação de móveis - mármore, forjamento (para bancos), madeira natural. Outro atributo importante do estilo mourisco é a abundância de vasos, castiçais e lâmpadas intrincados à la "lâmpada de Aladim", bem como uma banheira com plantas exuberantes - encaracoladas, ameixas ou simplesmente espalhadas.
Louças e outros utensílios domésticos são principalmente porcelana, faiança e cerâmica, sem falhar com ricos ornamentos orientais e uma abundância de flores douradas: nunca há muito brilho no estilo oriental. Cortinas de tecido leve e translúcido, por exemplo, seda, que devem cumprir o papel de proteção contra o sol e insetos, são muito adequadas para a cor.
O site no estilo mourisco é a personificação dos contos mágicos de Shaherizada de "Mil e uma noites". Mas, apesar de todo o seu luxo deliberado e custo aparentemente alto, na realidade esse projeto pode ser implementado mesmo dentro de um orçamento bastante modesto em uma área muito pequena, especialmente porque o espaço aberto no conceito oriental está completamente ausente.
Outra vantagem indiscutível do estilo mourisco na paisagem é que, neste caso, o jardim praticamente não exige saída, modelagem e corte, porque a principal característica do paraíso no deserto é a abundância de vegetação luxuriante que a mão humana não tocou.