Ao cultivar tomates em casa de vegetação, um dos procedimentos obrigatórios é a cobertura. A saúde das plantas e sua produtividade dependem de quão corretamente são produzidas. O artigo contém recomendações para a alimentação competente de tomates com iodo.
Propriedades úteis de iodo
O iodo é frequentemente recomendado para ser usado como cobertura para várias plantas: vegetais, frutas silvestres, flores, frutas, gramíneas. Tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento de culturas vegetais, na qualidade das culturas e no aumento da imunidade. Além disso, é um anti-séptico que destrói bactérias, fungos e outros microorganismos que causam várias doenças.
Em particular, a solução de iodo evita efetivamente o desenvolvimento de doenças perigosas, como ferrugem tardia, oídio, podridão de raízes, frutas e ovários, quilhas, mofo, oídio. É usado para regar plantas e desinfetar sementes antes da semeadura.
Você sabe A maior fruta do mundo veio de um arbusto de tomate cultivado pelo fazendeiro americano Dan McCoy. Seu peso é de 3,8 kg. O tomate gigante ainda tem seu próprio nome - Big Zack.
É possível e para o que é necessário molhar os tomates com iodo?
Para comer tomates bonitos, suculentos e saborosos cultivados por suas próprias mãos em uma estufa, você precisa alimentá-los regularmente durante a estação de crescimento. E faça-o pelas regras, para não arruinar a colheita. Uma das substâncias recomendadas para a alimentação é o iodo.
- Quando usado corretamente, é capaz de exercer tais efeitos positivos:
- contribuir para um aumento no rendimento;
- melhorar o sabor das frutas;
- dê à pele dos tomates uma cor apetitosa;
- levar a um aumento no tamanho da fruta;
- aumentar a resistência das plantas à ferrugem tardia e outras doenças;
- influenciar a melhor assimilação de nitrogênio durante a alimentação;
- contribuir para mudas fortes.
Você sabe Não há opinião unânime sobre se um tomate é uma colheita de vegetais, bagas ou frutas. Na botânica, é chamada de baga. A sistemática tecnológica considera uma cultura vegetal. Nos atos normativos adotados em países pertencentes à União Européia, o tomate é uma fruta.
Sinais de deficiência de iodo do tomate
Pelo fato de o solo não possuir o elemento acima, os arbustos de tomate mostrarão sua aparência.
As principais características são:
- palidez e murcha de folhas;
- afinamento de hastes;
- localização em órgãos do solo;
- o desenvolvimento de doenças fúngicas;
- a formação de um pequeno número de ovários;
- o aparecimento de frutas com uma pele desbotada;
- retardo de crescimento e desenvolvimento.
Características da preparação da solução
A solução pode ser preparada diluindo o iodo na água ou em outras substâncias, como o soro.
Para preparar uma solução aquosa padrão, você deve aderir à dosagem recomendada em diferentes estágios do desenvolvimento da planta:
- após a formação de mudas de 2-3 folhas - 1 gota em 3 litros de água;
- 1,5 a 2 semanas após a mudança dos brotos para a estufa e antes da floração - 3 gotas por balde de água no modo de irrigação;
- para alimentar arbustos de tomate maduros - 20 gotas / 10 l de água com a adição de 1 l de soro.
Para o tratamento da praga tardia, a solução é preparada a partir dos seguintes componentes: iodo (40 gotas), água (10 l), peróxido de hidrogênio (1 colher de sopa), soro (1 l). Por falta de soro, é preparada uma mistura de leite desnatado (1 l), água (10 l), iodo (20 gotas).
Fertilização e rega de tomates
O mais eficaz é a alternância de regar sob a raiz e pulverizar na folhagem. A introdução de iodo pode ser feita desde os estágios iniciais do desenvolvimento dos arbustos de tomate - crescimento de mudas - até a formação do fruto.
Molho de raiz
A rega com solução de iodo das mudas antes de ser transplantada para o solo é feita 1 vez. 50 ml são consumidos por 1 broto.
Para determinar com que frequência adicionar cobertura de iodo, você deve usar as seguintes recomendações:
- Após o plantio em uma estufa, as plantas jovens também são regadas uma vez. Sob 1 arbusto, recomenda-se usar 0,5 l de solução. Antes da floração, o volume da mistura para 1 planta é aumentado para 0,7-1 l.
- A rega de arbustos adultos é realizada em intervalos de 7 dias. Vazão do fluido - 1 litro sob 1 bucha.
- A cobertura com a adição de soro é feita 1-2 vezes.
Importante! 2 horas depois de umedecer o solo, a estufa deve ser arejada para evitar um forte aumento de umidade e o risco de desenvolver doenças fúngicas.
Molho foliar
A cobertura foliar é introduzida pulverizando os órgãos do solo da planta. O procedimento deve ser planejado para as horas da manhã. Durante a temporada, você pode gastar 2-3 pulverizações foliares. A solução deve ser tentada para distribuir uniformemente.
Para evitar o desenvolvimento de uma praga tardia, é pulverizada uma mistura com a adição de soro ou leite a cada 14 dias, e o curativo de raiz e foliar deve ser feito apenas em solo úmido. Se o iodo é introduzido no solo seco, ele pode queimar o sistema radicular da planta.
É melhor organizar a irrigação por gotejamento na estufa. Para irrigação e adição à solução de iodo, é necessário usar água morna, aquecida a uma temperatura de +18 ... + 20 ° C.
Uso de iodo misturado com outras substâncias
Para fertilizar os tomates em uma estufa, você pode usar não apenas iodo com água, soro de leite ou leite, mas também com outras substâncias.
Soluções eficazes são constituídas por esses componentes:
- água quente (5 l) + cinza de madeira (250 g), depois de insistir por 1 hora + iodo (5 ml) + ácido bórico (10 g) + água (10 l). Para preparar a solução de trabalho, tome 1 litro da mistura e dilua em 10 litros de água. Use-o durante o período de frutificação;
- iodo (5 gotas) + zelenka (20 gotas) + água (5 l). A solução é usada para aplicação foliar. Frequência de pulverização recomendada para a prevenção de doenças fúngicas - 1 vez em 2 semanas;
Importante! Ao preparar uma solução de iodo, é proibido aumentar a quantidade de iodo, pois isso pode causar queimaduras na planta.
Precauções de segurança
É importante não exagerar, mas usar o curativo de iodo somente com a frequência recomendada. A alimentação muito frequente ameaça deformar as mãos e os frutos.
A evaporação do iodo pode ser tóxica para os seres humanos, portanto Ao trabalhar com ele, precauções especiais devem ser observadas: pulverize-o apenas com janelas e portas abertas na estufa, protegendo o corpo com um traje de proteção, mãos com luvas, vias aéreas com uma máscara e olhos com óculos especiais.
Importante! Se a substância entrar em contato com a pele ou os olhos, lave abundantemente com água corrente limpa. Em caso de vermelhidão nos olhos ou na pele, procure atendimento médico.
Assim, o iodo é uma ferramenta eficaz que pode melhorar o crescimento e desenvolvimento do tomate em estufa e impedir o desenvolvimento de doenças fúngicas. No entanto, ele deve ser usado com sabedoria e somente se necessário. É importante preparar adequadamente a solução, seguir as recomendações para seu consumo e observar as precauções de segurança.