As maçãs da nova safra já estão à venda. Os agricultores ucranianos esperam que, na nova estação, os preços das frutas sejam mais altos, e as relações comerciais com clientes externos que foram desenvolvidas nos últimos três anos ajudem a estabelecer outro recorde de exportação, disseram analistas da Info-Shuvar.
Durante a temporada 2018-2019 A Ucrânia conseguiu manter uma balança comercial positiva para as maçãs, aumentando as entregas de exportação para um recorde de 62 mil toneladas.No ano anterior, as exportações eram pelo menos a metade.
Ao mesmo tempo, o Serviço Estatístico de Estatísticas registrou um aumento quase três vezes nas importações de maçã: de julho de 2018 a junho de 2019, 19,5 mil toneladas dessas frutas foram importadas para a Ucrânia.
A sazonalidade de importação e exportação foi significativamente diferente da MY anterior. Na temporada 2018-2019. mais de 80% do volume total de importações ocorreu em maio e junho. Considerando que em MG 2017-2018. as importações de maçã começaram a crescer lentamente desde meados do inverno.
"Em abril de 2019, o fornecimento de maçãs ucranianas era excessivo e os preços eram baixos, as importações também eram escassas. Mas o potencial de armazenamento de maçãs da colheita de 2018 era baixo devido ao amadurecimento acelerado a altas temperaturas no início do verão.
Portanto, já em abril, sentimos os primeiros sinais de falta de uma maçã de qualidade e começamos a importá-la da vizinha Polônia ”, disse Tatyana Getman, chefe do departamento de Análise do ORSP de Shuvar.