Um dos maiores grupos de plantas de interior, com um grande número de espécies, variedades e formas, são violetas. É bastante difícil entender essa variedade e fazer uma escolha. Vamos nos familiarizar com uma das belas e populares variedades de senpolis chamadas Angélica.
Descrição botânica da planta
Violet Angelica é o trabalho de criadores russos. Ela se destaca entre seu próprio tipo de coloração incomum de folhas e flores. As folhas desta senpolia são formadas da forma e tamanho usuais. São simples, lisos, com dentes ao longo das bordas. A placa da folha superior é pintada de verde escuro, o fundo é vermelho. As flores são rosa, duplas, grandes, com um diâmetro de 5-7 cm.
Bordas onduladas e uma borda de duas cores de listras nas cores branca e violeta proporcionam um efeito decorativo especial. As bordas das pétalas estão cheias de pontos azuis ou roxos. A cor das plantas jovens e maduras é um pouco diferente. Em dias quentes, a borda ilumina, a baixas temperaturas, fica saturada. Floração abundante - 6-7 flores por arbusto. As primeiras flores aparecem em maio. A floração dura muito tempo - de 20 a 30 dias.Você sabe A flor de interior mais cara foi vendida por 202 mil dólares. Foi por tanto que eles venderam a orquídea Shenzhen Nongke em um leilão em 2005.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Violet Angelica pertence a variedades despretensiosas. Mas, para que floresça profusamente, não fique doente, cresça bem e se multiplique, é necessário fornecer condições ideais para o crescimento e a qualidade dos cuidados. Para uma flor, calor, luz brilhante, alta umidade são importantes.
Alojamento
A planta deve ser colocada em um local bem iluminado, com iluminação difusa e ao mesmo tempo protegida da luz solar. O horário de verão deve ser de 12 a 14 horas. No inverno, você precisa instalar iluminação adicional.O local ideal para o crescimento da flor é o peitoril da janela nordeste e noroeste. Ao crescer no lado sul, é necessário sombreamento. Violet não tolera rascunhos. Portanto, ao arejar um apartamento, ele deve ser reorganizado em outra sala.
Modo de temperatura
A melhor decoratividade e crescimento estável são observados nas plantas cultivadas a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. À noite, é permitido baixar a temperatura para + 18 ... + 19 ° C. No inverno, a criação de condições mais frias para violetas não é necessária. O violeta é capaz de tolerar a queda de temperatura máxima possível a curto prazo para + 10 ° C. Elevar a coluna do termômetro acima de + 30 ° C afeta negativamente seu crescimento, desenvolvimento e beleza.
Importante! No outono-inverno, o violeta deve crescer longe de baterias e dispositivos de aquecimento.
Humidade do ar
A umidade ideal do ar é de 60 a 70%. Mas a flor não gosta de pulverizar. Para manter a alta umidade necessária, é necessário instalar um umidificador de ar, limpar as folhas com um pano úmido, borrifar ar próximo à flor para que não caiam gotas sobre ela, colocar a panela em um palete com pedras molhadas ou argila expandida.
Home Care
Atividades para o atendimento do padrão violeta de Angélica: rega, adubação, poda e transplante.
Rega
A rega deve ser moderada. Para violetas, é preferível encher a água em uma panela ou usar o método de mecha. A rega sob a raiz também é possível, mas, neste caso, você precisa garantir que a umidade não chegue às folhas, flores e caules.
Recomenda-se produzir 1-2 hidrações em 7 dias. Para irrigação, use chuva, filtrada ou estabilizada em temperatura ambiente por 2 dias. Após 30-40 minutos após a umidificação, a água restante na panela deve ser drenada. Não deve ser permitido estagnar - isso aumenta o risco de deterioração da raiz.
Top vestir
A cobertura é realizada durante a estação de crescimento. Eles são necessários para preservar a beleza das folhas, a floração longa e abundante e a saúde do arbusto. Em tenra idade, mais fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados, nos maduros - fertilizantes de potássio e fósforo. Use iscas de raízes líquidas projetadas especificamente para violetas.A fertilização é interrompida em outubro. Isso é necessário para que a planta entre confortavelmente em estado de dormência e possa ganhar força antes da estação de crescimento.
Importante! Senpolia deve ser fertilizado sob a raiz somente após rega abundante. A fertilização em solo seco pode causar queimaduras nas raízes.
Poda
A flor não precisa de poda. Seus arbustos são compactos e parecem bem arrumados. As folhas secas e velhas devem ser removidas conforme necessário. Além disso, durante a floração, é necessário colher botões desbotados em tempo hábil. Isso estimulará a formação de novas flores.
Transplante
As violetas degeneram muito rapidamente. Geralmente eles são atualizados a cada 2-3 anos. O transplante é realizado uma vez por ano, no início da primavera, por transbordo, sem destruir o coma de terra. Um vaso e um solo maiores são adquiridos para esse procedimento. Essas flores podem crescer em qualquer vaso - plástico ou cerâmica. Mas é importante selecioná-los de acordo com o tamanho da planta, porque em recipientes razoavelmente grandes eles se recusam a florescer e em pequenos eles crescem mal. Deve haver orifícios de drenagem no tanque de desembarque.Em lojas especializadas, você pode comprar vasos especiais para violetas - eles fornecem um local para drenar água desnecessária e um orifício especial para fornecer umidade. O primeiro vaso violeta é necessário com um diâmetro de 6 cm, o próximo é 2-4 cm maior.O tamanho máximo do vaso para uma planta adulta é de 10 cm de diâmetro. Para o crescimento e desenvolvimento normal da flor, ele precisa de um solo especial - solto, leve, com boa permeabilidade ao ar e à água.
O nível de acidez deve estar na faixa de pH de 5,5 a 6,5. O solo para o plantio de flores pode ser adquirido em uma loja especializada. Na embalagem de um solo adequado, é indicado: "Saintpaulia", "Violet", "Para semear e transplantar mudas". Como esse substrato é muito leve e tem uma desvantagem significativa - o rápido fluxo de água e sedimentação no fundo da panela, ele é aprimorado com a fabricação de vários aditivos.
A melhoria do solo pode ser feita desta maneira:
- Misture 5 litros de solo preparado para violetas com 0,5 litros de biohumus, 0,5 litros de perlita, 0,5 litros de vermiculita e 0,5 litros de esfagno picado.
- Combine 10 l de substrato solto leve na turfa de cavalo com vários comprimidos de carvão ativado triturado, 1-2 pitadas de agroperlita e 1-2 pitada de vermiculita.
Importante! O substrato adquirido já está gravado, não precisa de processamento e está pronto para o plantio. O solo feito à mão está sujeito à desinfecção obrigatória - tratamento com solução de permanganato de potássio ou calcinação no forno, microondas.
O processo de transplante é o seguinte:
- Molhe bem a violeta.
- Remova junto com um pedaço de terra.
- No fundo da nova panela, coloque uma alta camada de drenagem de argila expandida, seixos, tijolos quebrados, areia grossa e carvão.
- Despeje uma camada de solo.
- Defina uma sala de terra.
- Polvilhe com o solo restante, sem socar.
- Para regar.
Reprodução
Propague o violeta de 2 maneiras:
- Estacas.
- Semente.
O primeiro método é o mais simples:
- Corte cuidadosamente uma folha grande e resistente com um pecíolo.
- Eles o colocam para enraizar na água em condições quentes.
- Antes que as raízes apareçam, a água deve ser periodicamente alterada para fresca.
- Depois que as raízes aparecem e atingem um comprimento de 4 cm, o caule é plantado em solo úmido, especialmente para violetas, a uma profundidade de 1-1,5 cm.
- Organize uma mini-estufa cobrindo-a com uma garrafa de plástico ou um recipiente de vidro.
- Passe o ar diariamente e hidrate regularmente.
- Após a formação da saída, é feito um transplante no vaso.
O desembarque é o seguinte:
- Hidratar o solo.
- As sementes são colocadas na superfície.
- A tampa do cassete está fechada.
- São colocados em um regime de temperatura de + 24 ... + 25 ° C.
- Umedeça colocando os cartuchos na água.
- Após a emergência, cerca de 14 a 25 dias depois, a tampa é substituída por um material de cobertura do tipo Spanbond.
- Após o aparecimento de 2 folhas, faça uma palheta em recipientes separados.
Possíveis dificuldades crescentes
A violeta raramente fica doente ou é afetada por insetos nocivos, mas somente quando cultivada nas condições certas e com cuidados regulares. Se o proprietário ignorar as recomendações para o cultivo de uma flor, ele poderá ser afetado por essas doenças:
- Fusarium Manifesta-se por apodrecimento das raízes, raiz do pescoço, amolecimento das folhas. A planta não está sujeita a tratamento. Deve ser propagado por estacas saudáveis.
- Podridão cinzenta. Desenvolve-se devido à umidade excessiva. É necessário reduzir a frequência e o volume da irrigação, tratar a flor com Fundazolum, cortar as raízes podres, pulverizar com carvão e transplantá-las para um novo vaso e solo.
- Oídio O principal sintoma é um revestimento branco nas folhas, semelhante à farinha. O tratamento é realizado com Topázio ou outro fungicida.
Das pragas da flor são perigosas:
- Tick Você pode descobrir que esse parasita se estabeleceu em uma flor pela teia, localizada nas folhas e brotos. Nesse caso, as folhas começam a ficar amarelas, caem. Condições favoráveis para a reprodução de carrapatos são de alta temperatura em combinação com o ar seco. Para combater insetos, é usada a limpeza de folhas e brotos com água e sabão. Com infecção grave, são necessários tratamentos com Fitoverm, Bi-58, Karate, Iskra-M e Actellik.
- Tripes. Pode assentar em violetas com ar muito seco. Eles tratam a flor pulverizando com os inseticidas Actellik, Inta-Vir, Fitoverm, Aktara.
- Nematóide. Sintomas de danos - manchas marrons nas folhas, ressecamento dos brotos, crescimento ativo das saídas da filha. Para lutar é necessário executar o processamento por Fitoverm. Se o medicamento não ajudar, a planta deve ser destruída junto com o solo e o vaso.
- Pulgões. Esse inseto sugador pode causar grandes danos à planta e, se não for tratado, pode levar à morte. Primeiro, as folhas ficam amarelas e marrons na flor. Você precisa tratar a violeta da mesma maneira que quando infectada por um carrapato. É dada preferência a métodos populares gentis.
Você sabe A flor mais fétida do mundo é reconhecida como raflesia ou lírio cadavérico. Cresce nas ilhas de Kalimantan e Sumatra. Seu cheiro é como o cheiro de carne podre.
Erros no atendimento, além de doenças e insetos nocivos, podem levar a outros problemas.
Descrição do problema | Razão | Soluções |
Falta de floração |
|
|
Secagem do pedúnculo | Baixa umidade | Aumente a umidade colocando a planta em um palete com argila expandida úmida ou instalando um umidificador de ar. |
Folhas amareladas |
| Estabelecer uma causa e eliminá-la: pritenit, estabelecer o regime de fertilização e rega, aumentar a umidade. |
Manchas marrons nas folhas |
|
|
Portanto, a variedade Angelica sem dúvida atrairá os amantes de violetas. Cresce bem, floresce lindamente e não precisa de cuidados frequentes e completos. O principal é colocar a flor em um local bem iluminado, para garantir uma rega moderada regular e a ausência de correntes de ar. A violeta cresce melhor quando umedecida em paletes ou mechas.