Um alto rendimento de pimenta em uma casa de veraneio depende de muitos fatores. E o primeiro é a escolha certa da variedade cultural. Não é fato que as condições do seu site agradarão qualquer variedade varietal. Uma das variedades exigentes é a pimenta califa. Como cultivá-lo, continue a ler.
Descrição e característica
O califa é um híbrido de variedades de pimenta maduras e de alto rendimento. O Japão é sua terra natal: criadores japoneses que trabalham para Sakata trabalharam no desenvolvimento da forma híbrida.
A planta pode ser reconhecida por um arbusto compacto indeterminado, cuja altura varia entre 60 e 90 cm e é abundantemente coberto por uma fina folhagem verde escura. Você pode saborear frutas com pimenta após 95 dias após o plantio.
Vídeo: Características da pimenta Khalif F1
O califa é caracterizado por um alto rendimento de deliciosos pimentos suculentos, que podem ser reconhecidos pelas seguintes características:
- forma cúbica;
- cores: os pimentões podem adquirir do branco leitoso ao vermelho intenso;
- alta suculência e densidade da polpa: a espessura das paredes da polpa é de 7 a 9 mm, enquanto os vegetais são cobertos por uma pele fina;
- acordes de sabor doce, sem amargura;
- peso do fruto: de 180 a 210 g;
- comprimento do fruto: de 9 a 12 cm.
Você sabe Nos tempos antigos, a pimenta era usada como moeda: um vegetal não só podia pagar por mercadorias, mas também pagar uma multa.
Vantagens e desvantagens
- As vantagens eloquentes da variedade varietal Caliph são as seguintes:
- alta produtividade (14 kg / m²);
- gosto impecável;
- aparência de mercadoria;
- a capacidade de comer vegetais durante a maturidade técnica, isto é, quando ficar esbranquiçada;
- o tamanho e o peso dos pimentos são convenientes para qualquer manipulação culinária: podem ser recheados, em conserva, frescos, salgados;
- resistência a doenças e pragas;
- uniformidade de forma;
- boa transportabilidade;
- a capacidade de armazenar por um longo período de tempo.
Plantar e cultivar pimentas
Plantar e cultivar Khalifa envolve simples manipulações agrícolas. Leia mais abaixo.
Condições ideais
Antes de começar a semear pimentas, você precisa preparar as condições ideais para o cultivo de mudas. Então, a cultura prefere o calor. Antes de os brotos aparecerem, é recomendável manter os recipientes com futuras mudas em condições de temperatura de + 22 ° C, a iluminação não é tão importante. Depois que os primeiros brotos aparecerem, verifique se a temperatura diurna na sala varia entre + 26 ... + 28 ° C e a temperatura noturna - + 10 ... + 15 ° C, e também é necessário fornecer boa iluminação aos brotos. Assim, das 7h às 21h, as mudas devem receber luz. Se não houver luz do dia suficiente, cuide de fontes de luz adicionais.
A pimenta não tolera o ar seco; portanto, é necessário monitorar a umidade do ambiente em que está localizado. A sala deve ser ventilada regularmente e, se necessário, pulverizar os brotos.
Importante! Proteja as mudas dos rascunhos!
Datas e tecnologia de plantio de sementes para mudas
Jardineiros experientes aconselham a semear sementes de pimenta para mudas aproximadamente 60 a 70 dias antes do plantio planejado na estufa e três meses antes do plantio em campo aberto.
O tempo ideal de semeadura é o final de fevereiro - o início de março.
As sementes são melhor compradas em uma loja especializada ou diretamente do fabricante via Internet. Ao comprar, certifique-se de solicitar um certificado de qualidade.
Imediatamente antes da semeadura, a semente deve ser processada. Portanto, é necessário colocar a semente em água morna (+ 50 ° C) por aproximadamente 5 horas (até a semente inchar), estimulantes de crescimento podem ser adicionados à água. Para desinfetar o material de plantio, ele é colocado em uma solução de permanganato de potássio por 20 a 30 minutos. Em seguida, a semente é envolvida com um pano úmido e deixada por 2-3 dias em condições de temperatura + 22 ° C. Também é recomendado tratar a semente com agentes antifúngicos. Somente após essas manipulações eles começam a semear.
Inicialmente, o recipiente é preenchido com um substrato, preparado pela mistura de húmus, areia e terra na proporção de 2: 1: 1. Para cada quilograma de substrato, recomenda-se adicionar 1 colher de sopa. eu cinzas de madeira. O tanque é preenchido com o solo, após cuidar da drenagem, e hidratado. Em seguida, coloque as sementes e polvilhe-as com o solo, cuja espessura da camada é de 5 mm. A distância ideal entre as sementes (se plantada no recipiente) é de 1,5 a 2 cm. Se a semente for semeada mais densa, os brotos germinados se esticarão, obscurecerão um ao outro.Importante! Deve-se notar que as mudas de Khalifa (assim como outras variedades de pimenta) não toleram picaretas, portanto, é recomendável plantar sementes em um recipiente separado, por exemplo, vasos de turfa com diâmetro de 8 a 10 cm e capacidade de 300 a 500 ml.
Após a semeadura, o recipiente é coberto com uma película de polietileno e ventilado periodicamente, combinando esse procedimento com a irrigação por spray.
Cuidados com mudas
Com o advento dos primeiros brotos (o período de germinação depende das condições de temperatura, aproximadamente 5 a 7 dias), os contêineres com mudas devem ser movidos para um local bem iluminado, com uma temperatura do ar de + 15 ... + 17 ° C.
Forneça mudas com rega moderada, mas não exagere. A rega das mudas é necessária quando a camada superior do solo seca. Com a rega excessiva, as mudas podem ficar doentes com uma perna preta. É importante que a água para irrigação esteja quente - + 30 ° C. A água fria pode levar a doenças das mudas: ficará frágil, fraca e poderá morrer em breve.
Além disso, as mudas precisam de ventilação e umidificação regulares.Você sabe Suco de pimenta — uma excelente ferramenta para aliviar a fadiga ocular, aumentar o crescimento de cabelos e unhas, além de fortalecê-los. Você pode melhorar o sabor e as qualidades saudáveis do suco combinando-o com cenoura.
Se você plantou pimenta em recipientes, com a aparência de 4 folhas reais nas mudas, as mudas precisam ser mergulhadas em recipientes separados. As mudas devem ser cuidadosamente retiradas do recipiente anterior, tomando cuidado para não danificar o caule e as raízes, e colocadas em um novo.
Ao escolher, as raízes devem ser cuidadosamente endireitadas, para que possam ser localizadas livremente no tanque. Recomenda-se aprofundar o colo das raízes em cerca de 5 mm no solo. Mudas de cultura são muito dolorosas para transplantar, então seu crescimento pode se tornar monótono. Para ajudar as mudas a superar o estresse, elas são pulverizadas com Epin.
Antes de transplantar mudas para um local permanente, deve-se fertilizar com substâncias orgânicas. A primeira vez que isso é feito 14 dias após o mergulho, e a segunda - 14 dias após a primeira alimentação.
É melhor fertilizar mudas com preparações complexas, como argamassa, Fertik Lux, Krepysh, Agricola.
Importante! Não reorganize as mudas em outro local, imediatamente após o mergulho, ele deve estar nas mesmas condições para retomar o crescimento em breve e adaptar-se a um novo local.
Tecnologia de plantio de mudas em local permanente
É possível transplantar mudas para um local permanente em estufas já em abril, se o plantio for realizado em campo aberto, o melhor é fazer isso em meados de maio, quando as mudas não serão ameaçadas pela geada. Imediatamente antes do plantio, as mudas precisam ser temperadas: as mudas são mantidas ao ar livre e aumentam gradualmente o tempo de tais procedimentos. É importante que a temperatura ambiente não caia abaixo de + 13 ° C.
A pimenta ficará ótima no local, que antes era plantada com cebola, abóbora, repolho, pepino, cenoura e abobrinha. A cultura não se instala bem no jardim, onde batatas, tomates, berinjela e pimentão cresceram antes dela.
Quanto ao solo, o califa prefere solto e leve. Recomenda-se preparar o local desde o outono, por escavação e adubação profunda (50 g de potássio e superfosfato por m²). Na primavera, o substrato é fertilizado com amônia - 40 g / m².
Esquema de plantio - 40 × 40, ou seja, 4 arbustos de cultura devem ser colocados em 1 m². As plantas devem receber apoio.Importante! Cinco dias antes do plantio das mudas, o solo deve ser descontaminado com uma solução de sulfato de cobre (1 colher de sopa / balde de água).
É feito um orifício separado para cada muda, cuja profundidade não deve exceder a espessura da camada de substrato no tanque de mudas. As raízes não podem ser expostas durante o transplante e o pescoço deve estar acima do solo. O nível do jardim no qual o califa será plantado precisa ser elevado de 25 a 55 cm acima do resto do jardim, porque a variedade não gosta de solo frio.
Cuidados com a pimenta após o plantio
Tradicionalmente consiste em regar, adubar, podar e formar um arbusto. Detalhes para cada item.
Rega e alimentação
O califa, como outras variedades de pimenta, tem medo de secas, por isso deve ser regado a cada 2-3 dias (manhã ou noite) e em dias secos - de manhã e à noite. A cultura precisa especialmente de umidade durante o período de amadurecimento da fruta: se a rega for insuficiente, as paredes da fruta serão finas. A temperatura ideal da água para irrigação é de + 22 ... + 25ºС. A água para irrigação pode ser aquecida ao sol durante o dia. Você pode parar a hidratação apenas durante chuvas prolongadas. Tipo de rega - gotejamento.
Além da umidade, a pimenta precisa de fertilizante. Para a temporada, você precisa organizar 3-4 a alimentação. Assim, após o plantio, as mudas podem murchar. Para estimular seu crescimento, é necessário alimentá-lo com amônia (10 g de ácido / 10 l de água). Você também pode recorrer à ajuda de medicamentos como Gumat ou Novosil.Importante! Ao regar a pimenta do califa, certifique-se de que a água não entre na folhagem, pois isso pode causar queimaduras no processo de secagem da água ao sol.
Se o tempo estiver quente por um longo tempo, o califa precisará ser pulverizado com Epin para aliviar o estresse.
Durante a floração, a pimenta precisa de curativos complexos, necessários para a formação de ovários. É melhor comprar fertilizantes em lojas especializadas, mas as preparações para ovários, que contêm azofoska, kemir e cristais, são adequadas.
Para melhorar o sabor da fruta, uma semana antes da coleta, o califa é alimentado com uma solução de sulfato de potássio (15 g / 10 l de água) e superfosfato (20 a 30 g da substância são dissolvidos em 10 l de água).
Poda
Os jardineiros experientes são aconselhados a cortar os arbustos de pimenta durante a estação de crescimento. Este procedimento é necessário para que os galhos não se ocultem. Sua essência é encurtar os longos rebentos. Recomenda-se realizar essas manipulações a cada 10 dias, e elas não devem parar nem mesmo após a colheita, pois as novas amadurecem.
Formação de Bush
A formação de um arbusto de pimentas é remover todos os brotos laterais que crescem abaixo do primeiro garfo e um ponto de crescimento. Recomenda-se também que jardineiros experientes removam a primeira flor do califa, a fim de obter uma boa colheita.
Importante! O procedimento de remoção da parte aérea deve ser realizado em clima quente, mas úmido, pois em clima quente e seco as folhas impedem a evaporação da umidade.
Doenças e Pragas
O califa tolera constantemente ataques do mosaico do tabaco - a variedade é imune a esta doença.
Mas, como outras variedades de pimenta, pode ser afetada pelas seguintes doenças, com as quais é necessário iniciar imediatamente a luta:
- Perna preta. A doença é reconhecida pela cor marrom do fundo das hastes, a deterioração das áreas alteradas, o que leva à morte do mato. A perna preta se desenvolve se a colheita for plantada com muita espessura ou sofrer umidade excessiva. Para eliminar a doença, é aconselhável regar arbustos de pimenta com solução de manganês (na fase inicial), soltar o solo e realizar a aterramento do colo da raiz da planta. É possível reduzir a umidade do solo polvilhando-o com areia ou cinza.
- Praga tardiacausada pela propagação de esporos de fungos. Manchas marrons, como na perna preta, afetam rapidamente toda a planta, incluindo as frutas. Portanto, desacelerar a luta não vale a pena. Os arbustos afetados precisam ser tratados com a solução de Gamair (você pode regar - 1 comprimido / 5 l de água ou pulverizar - 2 comprimidos / 1 l de água), Alirina-B (rega: 2 comprimidos / 5 l de água; pulverização: 2 comprimidos / 1 l de água) , Fitosporina-M (10 g / 5 l de água, pulverizada).
- Podridão de vértice, que afeta os frutos da cultura: manchas pretas aparecem nas pontas, que se espalham rapidamente por todo o feto. O aparecimento da doença é causado por rega insuficiente e, também, se a planta precisa de cobertura de cálcio e é saturada com nitrogênio. Os pimentões que já sofreram da doença não podem ser reanimados, devem ser destruídos, após o que é necessário tratar os arbustos com uma solução de nitrato de cálcio a 0,2%.
- Podridão branca - Uma doença causada por fungos que ocupam a parte inferior do caule (mais próxima da raiz). A parte afetada do caule é coberta com revestimento branco, formando escleródios (acúmulo denso de esporos de fungos) dentro dela, e logo todo o arbusto fica intoxicado. Uma planta que sucumbiu aos ataques de podridão branca não pode ser salva: elas precisam ser destruídas o mais rápido possível. Como a doença é causada por alta umidade e baixa temperatura do ar, a luta contra ela é regar os arbustos com água morna.
- Fusarium, que se manifesta no amarelecimento e torção das folhas do califa causado por ataques de fungos. A fonte da doença são as sementes infectadas com o fungo ou o solo. Os métodos de cura dessa doença ainda não são conhecidos; portanto, os arbustos afetados devem ser destruídos (em qualquer caso, eles morrerão em 10 a 20 dias). Você pode tentar o tratamento com uma solução a 0,2% de Topsin-M ou Fundazol, mas isso apenas inibirá o desenvolvimento da doença.
As pragas que podem atacar a pimenta do califa incluem:
- Besouro de batata do Colorado, cujos ataques são repelidos com uma solução do medicamento Commander (1 ml / balde de água). Antes da pulverização, é recomendável coletar insetos dos arbustos. Se você não iniciar a luta em tempo hábil, os besouros gulosos, juntamente com suas larvas, deixarão apenas caules de arbustos de pimenta.
- Slimmer. Eles prejudicam os verdes e os frutos: eles os roem e provocam deterioração. Para eliminar esses convidados não convidados, ajudará a pulverizar com uma solução do inseticida Strela (50 g / balde de água).
- Mosca branca, na luta contra a qual o medicamento Fosbetsid é eficaz (a solução é preparada estritamente de acordo com as instruções).
- Pulgões, cujo perigo reside no fato de literalmente sugar todos os sucos da planta, como resultado da qual ela pode morrer. Os pulgões se multiplicam rapidamente e ocupam todos os arbustos; portanto, quando aparece, vale a pena tratar imediatamente a pimenta com uma solução de Karbofos ou Celtan, com estrita observância das proporções especificadas nas instruções. Você também pode borrifar os arbustos com sua própria preparação feita à mão com cinzas (1 colher de sopa), líquido doce (1 colher de sopa) e água (10 l).
- O ursinho, que não se importa de comer folhas de pimenta. O odor de querosene, que é pulverizado em locais de sua acumulação, ajudará a parar o hóspede não convidado.
Datas de colheita e armazenamento
Você pode apreciar os frutos da pimenta califa 95 depois do plantio. Se você cultivar uma variedade em uma estufa, poderá colher a primeira colheita em julho. Sujeitas ao cultivo de variedades em campo aberto, as datas de coleta são em agosto.
Guarde os legumes recomendados na adega ou no porão. Para armazenamento, você precisa selecionar frutas recém colhidas. Condições ideais de armazenamento: temperatura - 0 ... + 2ºС, umidade 80–90%. Sob tais condições, o vegetal pode ser armazenado por cerca de 2-3 meses.
A opção mais popular para economizar pimenta fresca é colocá-la no freezer.Mas, nessas condições, é mais prático armazenar o vegetal na forma de corte.Importante! Para evitar problemas durante o cultivo da pimenta Khalif, desinfecte o material das sementes e o solo antes do plantio.
Como você pode ver, observando as regras simples de plantio e cuidado, você pode facilmente cultivar pimentões deliciosos e suculentos em sua própria horta, o que diversifica de maneira brilhante e útil o seu cardápio.