Morel é um cogumelo que os catadores inexperientes freqüentemente confundem com o cogumelo venenoso, privando-se da oportunidade de desfrutar de uma verdadeira iguaria. Portanto, o artigo considerará uma descrição detalhada da aparência do fungo, seus benefícios e possíveis danos, como aprender a distinguir morels de cogumelos não comestíveis externamente semelhantes.
Descrição biológica
Morels - cogumelos pertencentes ao gênero morels e à família Morshell, são um dos maiores representantes dessa família. A altura varia de 6 a 20 cm, e o peso de uma amostra pode chegar a 500 G. Possui um chapéu carnudo e alongado em forma de ovo, fortemente enrugado e composto por recessos.
Morel é tão popular nos Estados Unidos que, em 1974, o estado de Minnesota declarou-o um cogumelo oficial aprovado por lei.
Sua altura geralmente não excede 7 cm e um diâmetro de 8 cm.A cor pode variar: de amarelo a cinza. Uma característica distintiva das cópias antigas das cópias jovens é a cor escura do chapéu. As pernas são de forma cilíndrica e firmemente conectadas às tampas. Comprimento - de 3 a 9 cm, espessura - de 1,5 a 3 cm.
Os espécimes jovens têm pernas de cor branca, os velhos diferem em tom creme e amarelado. Ao inspecionar visualmente o fungo, ele é proporcional: o tamanho da tampa e das pernas é o mesmo. A incisão tem uma cor creme clara. A carne, que é quebradiça, se desfaz facilmente com o impacto mecânico.
Existem algumas das espécies comestíveis mais comuns de morels:
Estação de Coleta e Distribuição
Na natureza, os cogumelos são comuns na Europa, Ásia, América do Norte e Austrália, preferem florestas de coníferas e caducifólias, mas também podem crescer em jardins e parques. O rendimento máximo é coletado em clima temperado, em áreas gramadas brilhantes e em solos calcários leves.
O período de frutificação cai na primavera. Onde o clima é mais ameno e quente, você pode começar a colher em março, em regiões frias os cogumelos crescem mais tarde - de abril a maio. Se o outono estiver quente, a colheita poderá ser recolocada de outubro a novembro.
Comestibilidade
Os cogumelos são bastante comestíveis e saborosos, crescem sozinhos, por isso geralmente não é possível para os catadores de cogumelos coletar grandes colheitas. Do ponto de vista científico, o morel é um cogumelo condicionalmente comestível, que está incluído na categoria 3, pois contém uma pequena quantidade de hidrosina tóxica para o corpo humano. Coma esses cogumelos somente depois de serem submetidos a tratamento térmico por 10 minutos.
Importante! No processo de secagem, a hidrosina tóxica desaparece, portanto, em um estado seco, os morels são bastante seguros para o consumo humano.
Falsos duplos
Dobros falsos de moral são linhas, na aparência, eles são muito semelhantes, então os catadores de cogumelos inexperientes podem ser facilmente confundidos e, em vez de uma colheita comestível, coletar mortais. As linhas contêm uma substância tóxica potente - a gromitrina, que, quando ingerida em grandes quantidades, leva à morte.
Se você comer uma pequena quantidade de linhas cozidas, as consequências podem não ser tão assustadoras, mas o efeito tóxico no corpo se manifestará na forma de envenenamento grave, danos ao sistema nervoso central, fígado e trato gastrointestinal.
As linhas se referem a marsupiais da família dos Discins. A aparência do ponto do chapéu se assemelha à superfície de uma noz, é apresentada na forma de um círculo irregular, pode atingir um diâmetro de 2 a 10 cm e as bordas da parte inferior estão firmemente conectadas à perna. A cor pode variar: de marrom-amarelo a vermelho-marrom, dependendo da área de crescimento.
A perna é de forma irregular, curta - até 3 cm de altura e até 2 cm de diâmetro, enrugada, com muitos sulcos, na base apresenta um leve espessamento. Dentro da perna é oca, a carne é rosa-amarela. A linha é comum em florestas de coníferas, prefere áreas ensolaradas, cresce em detritos de plantas.
Você sabe Morels são muito caros, uma vez que não são cultivados artificialmente, mas colhidos apenas na natureza. Um kg de cogumelos secos pode ser adquirido em média por US $ 100.
Para não confundir os cogumelos comestíveis e perigosos, é necessário considerar as principais diferenças entre eles:
- o chapéu de uma amostra comestível geralmente tem a forma de um cone e a linha é arredondada;
- os morels são completamente visíveis na superfície do solo e a perna dos pontos é parcial ou completamente imersa no substrato; praticamente não é visível na superfície;
- o comestível tem um vazio dentro da tampa e o comestível é completamente preenchido com carne sinuosa;
- o cogumelo comestível praticamente não tem cheiro de cogumelo, enquanto o cogumelo não comestível tem um cheiro pronunciado.
Benefício e possível dano
Todos os tipos de morels são um produto útil, pois contêm vitaminas A, PP, além de fósforo e cálcio em grandes quantidades.
- O uso de cogumelos na comida permite:
- fortalecer os músculos oculares, o que torna possível corrigir a hipermetropia senil;
- evitar turvação das lentes, fornecendo profilaxia para catarata;
- estimular o apetite e a produção de suco gástrico;
- proporcionar um efeito analgésico com reumatismo e radiculite (na fabricação de tinturas de álcool à base do fungo);
- melhorar a digestão, promover a absorção de nutrientes;
- tem efeitos antimicrobianos e antivirais no corpo;
- aumentar a resistência geral do corpo.
Apesar dos benefícios do fungo, o dano do consumo também está presente se você o comer por alguns problemas de saúde.
- Contra-indicações para o uso de alimentos e o uso de remédios populares baseados em morel são:
- problemas com o coração e vasos sanguíneos;
- gravidez e lactação;
- intolerância individual.
Importante! Vale lembrar que o morel, como qualquer outro cogumelo, não deve ser administrado a crianças menores de 12 anos.
Assim, os morels são cogumelos saudáveis e saborosos se forem seguidas as recomendações de uso. Para se proteger de possíveis envenenamentos graves ou morte ao comer gêmeos, você deve ser capaz de diferenciá-los e abordar com responsabilidade o procedimento de coleta de cogumelos, ignorando áreas suspeitas.