Muitos jardineiros querem cultivar macieiras Medok. Para isso, recomenda-se familiarizar-se com sua descrição e características básicas, plantio e cuidados adicionais com a árvore, bem como com possíveis dificuldades no cultivo.
Descrição e características da variedade
Medoc é um tipo colunar de macieira com um período de maturação de frutas no início do outono. A variedade foi criada pelo Instituto de Horticultura de Moscou em 1987. O nome oficial da planta foi atribuído em 1999. Os participantes da seleção de maçãs eram professores V.V. Kichin e N.G. Morozov.
Você sabe A maior maçã foi cultivada em 2005 pelo japonês Chisato Iwasaki. Seu peso era 1,85 kg.
A planta começa a dar frutos no 3º ano de plantio, possui frutos de grande e médio porte. A coroa é pequena, com até 2,2 m de altura e 20 a 25 cm de largura.
O sistema radicular da planta é denso e poderoso, graças a essa macieira que pode ser transplantada na primavera e no outono. A árvore apresenta frutos arredondados, com uma casca densa de textura branco-amarela. Eles têm uma carne suculenta com um sabor doce.
Vantagens e desvantagens
- A variedade Medoc tem as seguintes vantagens:
- dinâmica de alto rendimento;
- em condições de regime de temperatura estável, boa qualidade de manutenção;
- a primeira safra já é colhida no 3-4º ano de crescimento;
- boa resistência à geada e à seca;
- bom gosto;
- Perfeito para assar.
Entre as deficiências da variedade, destacam-se uma pequena vida útil e alto custo do material de plantio. A qualidade comercial é mantida apenas por um mês.
Polinizadores
Macieira Medok é uma planta auto-fértil. Ao lado, árvores comuns de galhos ou árvores colunares, mas de outras variedades, devem crescer.
Podem ser maçãs e peras de 2-3 variedades diferentes, que servirão de polinizadores para elas. O principal é que o momento das árvores floridas coincide.
Produtividade
Sujeito às técnicas de cultivo agrícola de uma árvore, você pode obter uma colheita de até 20 kg de maçãs. O pico de frutificação ocorre no quinto ano de crescimento, enquanto muitos jardineiros coletam até 9 kg de maçãs.
O cuidado intensivo das árvores leva a um aumento no rendimento. A partir de 1 ha, você pode coletar até 100 kg de safra de maçã.
Recursos de desembarque
Devido à sua excelente resistência ao gelo, as mudas jovens podem ser plantadas na primavera ou no outono. Nesse caso, é necessário preparar um local no jardim, escolher as melhores mudas e determinar o esquema de plantio.
Preparação do assento
O melhor lugar para colocar um jardim jovem é a planície, onde se acumula a quantidade necessária de neve, que protege o sistema radicular do congelamento e da morte.
Antes do plantio de mudas no solo, o buraco deve ser preparado preliminarmente, para isso é necessário adicionar húmus, superfosfato, potássio e uréia em proporções iguais.
Importante! Se o plantio for realizado em solos pesados, é necessário adicionar areia ou cascalho no rio.
O local de desembarque deve estar bem iluminado. Uma árvore pode crescer no lado ventoso do jardim.
Escolhendo as melhores mudas para o plantio
Para comprar mudas é necessário apenas em viveiros especiais que se dedicam ao cultivo de plantas adaptadas às condições climáticas específicas. Para obter um bom crescimento anual, você deve escolher uma planta anual.
Para o plantio, recomenda-se escolher mudas com um sistema radicular poderoso e aquelas com folhas frescas. Antes do procedimento, use drogas como Kornevin ou Heteroauxin.
Padrão de aterrissagem
O plantio de uma macieira dessa variedade deve ser realizado de acordo com este esquema:
- observar o intervalo entre mudas jovens de 40 a 60 cm;
- a profundidade do poço de aterrissagem deve ser de cerca de 50 cm;
- o espaçamento entre as linhas é de 50 cm.
Como cuidar das macieiras em forma de colônia da variedade Medoc?
A árvore precisa de manutenção regular, que consiste em regar, soltar o solo, fertilizar com fertilizantes e controlar pragas e doenças.
Características de alimentação e rega
Para um bom crescimento da macieira na primavera, fertilizantes orgânicos devem ser aplicados ao solo. A melhor maneira de fazer isso é excremento de frango ou húmus de vaca.
Importante! Durante a frutificação, as plantas são alimentadas com potássio e fertilizantes orgânicos. Como orgânicos, você pode usar misturas preparadas com base em água e fezes de frango, na proporção de 1:30 ou esterco podre na proporção de 1:10.
Durante a floração, a árvore é alimentada com fertilizantes à base de potássio e fósforo. Você também pode realizar o molho foliar. Para isso, a planta é pulverizada sobre as folhas florescentes com uma solução de uréia (30 g são dissolvidos em um balde de água).
As plantas jovens nos primeiros anos de crescimento precisam de manutenção regular. A quantidade mínima de rega é 2 vezes por semana, 2 baldes de água morna são trazidos sob cada árvore. Para o cultivo industrial, é melhor usar a irrigação por gotejamento.
Cortar e moldar a coroa
Como todas as árvores colunares, a variedade Medoc consiste em um tronco sem ramos laterais e, portanto, a planta não precisa de poda. Os processos laterais recém-formados devem ser removidos imediatamente, sem levar à rigidez.
Para manter a forma da colônia da planta, é necessário deixar um botão apical.
Você sabe Devido ao fato de que o fruto da macieira consiste em 1/4 do ar, ele não afunda na água.
Preparações de inverno
A planta é capaz de tolerar geadas até –42 ° C, portanto, não requer cuidados especiais no inverno. Portanto, você não pode se preocupar em proteger o círculo do tronco.
Nesse sentido, é aconselhável cultivar uma árvore frutífera perto da Faixa do Meio, na região de Moscou e em todas as regiões da Sibéria.
Para proteger a planta no inverno da invasão de roedores, o tronco da macieira e seus galhos baixos devem ser embrulhados com material denso e durável.
Possíveis dificuldades crescentes
A macieira, apesar de sua resistência a doenças, precisa de medidas preventivas regulares. Para reduzir o risco de contrair doenças fúngicas e a invasão de insetos nocivos, recomenda-se tratá-lo com fungicidas e inseticidas.
Pragas e métodos comuns para controlá-los:
- Pulgões. As folhas retorcidas da árvore testemunham sua aparência. Para combater, recomenda-se tratar a planta com uma solução de "Karbofos" 3% a cada primavera em botões de dormir a cada primavera. Se os rins já começaram a florescer, a solução deve ser 2%.
- Sarna. Sua aparência pode ser desencadeada por frequentes neblinas pesadas e precipitação, além de rega excessiva. Um sintoma é a formação de manchas verdes claras na superfície das folhas. Para preservar a fruta, recomenda-se pulverizar a árvore com uma das preparações como Zircon, Vectra ou Skor.
- Traça de maçã. Colocar ovos em galhos jovens, come folhas e brotos. Deixa uma teia e vive em colônias. Para combatê-lo, é necessário tratar as árvores com uma solução de Nitrafen a 3% no início da primavera. Além disso, você deve pulverizar com uma solução a 7% de clorofos ou a 2% de zolon após a abertura dos brotos.
Doenças comuns da maçã:
- Proliferação, ou "vassoura de bruxa". Provoca a rápida formação de brotos laterais. Isso implica uma desaceleração na frutificação e falta de maturação. As frutas empalidecem. Árvores afetadas na raiz.
- Oídio Primeiro, uma teia de aranha branca se forma nas folhas, depois elas secam. Pequenos pontos escuros aparecem nos frutos. Para evitar isso, é recomendável plantar árvores, observando o intervalo entre elas. Para combater o oídio, uma solução fungicida é pulverizada 3-5 vezes. Isso deve ser feito uma vez a cada 12 a 15 dias durante o verão.
- "Ferrugem". As folhas da árvore são cobertas com um revestimento marrom característico. Para combater a doença, recomenda-se tratar a planta com líquido de Bordeaux, enxofre ou "Haupsin".
A maioria das doenças fúngicas é tratada precocemente com fungicidas, como Karbofos, Bordeaux líquido ou Nitrafen.
Se a macieira estiver infectada com uma doença viral, é melhor arrancá-la e eliminá-la até que o vírus se espalhe pelo jardim.
Você sabe Na Nova Zelândia, a menor maçã é criada. Suas dimensões são 40-50 mm.
Colheita e armazenamento
A maturidade comercial das maçãs ocorre na última década de agosto. Seu grau é afetado pela região de crescimento e condições climáticas.
Uma das desvantagens da planta é o curto prazo de validade das frutas colhidas (cerca de 1 mês), portanto, recomenda-se usá-las para fins culinários na confecção de compotas, conservação, compota, secagem e compotas.
Você também pode cortar a maçã e armazená-la em um saco de vácuo no freezer. Isso tornará possível a qualquer momento cozinhar um produto congelado e obter uma bebida saudável.
Recomendações de jardineiros experientes
Em relação ao plantio e cuidados adicionais com macieiras, jardineiros experientes recomendam:
- Se o jardim tiver solo arenoso, você pode derramar solo argiloso no fundo do poço para plantar com uma camada de 10 cm. Ao mesmo tempo, primeiro deve ser misturado com húmus em proporções iguais. Isso facilitará a penetração de nutrientes nas raízes da árvore.
- Estrume fresco e fertilizantes contendo nitrogênio não devem ser utilizados durante o plantio, para não aumentar a probabilidade de rejeição de mudas.
- Pulverize as mudas com uma solução fungicida antes que os botões floresçam. Isso impedirá o aparecimento de pragas e doenças.
Importante! Não plante zimbro ao lado da árvore, pois isso pode causar uma doença de "ferrugem".
Todo produtor gostaria de obter uma boa colheita de maçã. Para esses fins, muitos escolhem a variedade Medoc. Observando as regras de plantio e cuidados adicionais com a árvore, você pode obter o resultado desejado.