Um dos objetos mais amados da decoração da dacha foram e continuam sendo os mandris. Os desenhos servem como um local maravilhoso para o resto de toda a família e também são um objeto original de decoração de um jardim ou de um terreno pessoal. Descubra o que são os gazebos, em que consistem e como usá-los corretamente no projeto da paisagem - descubra no artigo.
O que é um gazebo
O mirante é uma estrutura arquitetônica simples e leve, localizada no jardim ou na cabana de verão, projetada para proteger da chuva ou do sol, além de relaxar e conduzir conversas, que deram o nome à estrutura. Hoje, a variedade de casas de campo é tão grande que permite escolher um objeto para qualquer estilo e design. Você pode comprar uma construção pronta ou pode fazer você mesmo, tendo em mãos materiais de construção simples.
Os especialistas aconselham a escolha de um terraço com jardim, com base no tamanho da parcela e no estilo geral da paisagem. O edifício descrito deve se encaixar harmoniosamente no conceito de decorar uma cabana de verão, não parecer um objeto alienígena. Ao comprar ou construir um mirante, lembre-se de que não é apenas um lugar aconchegante e bonito para relaxar, mas também a decoração de um jardim ou terreno.
As principais funções dessa estrutura:
- organização de um local de descanso no local;
- proteção contra fatores externos, como vento, chuva, raios solares;
- use como uma sala de jantar de verão na natureza;
- decoração de um enredo pessoal.
Os pavilhões de verão ao ar livre podem ser muito diferentes: abertos e cobertos, de madeira e tijolo, redondos e quadrados. Seus projetos podem ser equipados com equipamentos adicionais, móveis, itens de decoração, luminárias. Essa variedade de opções permite que o design da paisagem traduza em realidade as idéias mais criativas e ousadas dos designers.
Você sabe Um dos primeiros paisagistas foi Claudius Julius Caesar. Ele passou quase todo o seu tempo livre no jardim, criando um design único. Ele tinha uma paixão especial por rosas, que cultivava em grandes volumes.
Em que consiste
A construção de uma casa de verão é uma tarefa difícil e responsável, que requer atenção e preparação adequada. Primeiro de tudo, você deve saber em que consiste a estrutura descrita.
O equipamento mínimo para o pavilhão de verão inclui:
- paredes
- o telhado;
- revestimento de piso.
Principalmente para maior conforto e conveniência, os bancos são montados no lado interno das paredes ou as cadeiras são instaladas. No entanto, esse "equipamento" básico sempre pode ser complementado. Se você planeja usar a casa como um local para festas ou banquetes, vale a pena colocar uma mesa no centro, enquanto sua forma deve corresponder à forma da estrutura. Uma mesa quadrada em uma haste redonda não parecerá muito elegante e vice-versa.
Em um dos lados do edifício, você pode organizar um churrasco. Nesse caso, você precisará aumentar o tamanho do mirante em vários metros quadrados para montar o braseiro e oferecer espaço suficiente aos hóspedes.
Importante! Ao instalar o braseiro, não devemos esquecer a construção da chaminé, que evitará a propagação de uma coluna de fumaça para pessoas próximas.
Tipos de mandris
Há um grande número de opções para varandas de rua no verão, que diferem em forma, material de fabricação, funcionalidade e finalidade, estilo. Cada espécie tem vantagens e características únicas. Qual escolher depende das preferências pessoais da pessoa, suas capacidades materiais e o tamanho do site.
Por tipo
De acordo com o tipo de construção, os mandris são diferenciados:
- Aberto. O tipo mais simples de estrutura, composto por quatro postes de aço ou madeira que sustentam o teto. Esses pavilhões são caracterizados pela simplicidade e rapidez de instalação, custos físicos e financeiros mínimos. Casas abertas não ocupam muito espaço, não bloqueiam outros edifícios, muitas vezes complementados por bancos, mesa e cadeiras.
- Fechado. Tais projetos se assemelham a uma pequena casa separada, pois são fechados por todos os lados por paredes. Como material para construção, use tijolo ou madeira. Às vezes, o gazebo é fornecido com aparelhos de eletricidade e aquecimento, complementados por uma cozinha de verão com forno, churrasqueira ou churrasqueira. Como regra, estruturas internas são instaladas em grandes parcelas pessoais.
- Meio aberto. Uma característica dos objetos semi-abertos é que, ao longo do perímetro da estrutura, eles montam pequenos lados ou cercas de aço ou madeira. Tais cercas não servem para proteger o edifício de vários fenômenos climáticos, mas para mostrar claramente os limites do próprio caramanchão.
Em forma
Se mandris anteriores foram construídos na maioria dos casos apenas quadrados, hoje a forma da estrutura pode ser qualquer, tudo dependerá da imaginação dos projetistas.
Todos os pavilhões de verão podem ser divididos em:
- Redondo (cilíndrico ou oval). Eles são muito populares entre os residentes de verão, porque têm uma forma original e incomum que fica ótima na paisagem. As casas redondas incluem rotundas em postes e um telhado.
- Poligonal. Edifícios semelhantes harmoniosamente olham para qualquer terreno pessoal. Na maioria das vezes, os designers preferem estruturas hexagonais ou octogonais. O que consome mais tempo na construção de casas poligonais é a organização do sistema de vigas.
- Combinado. Tais projetos incluem várias formas. Podem ser casas quadradas com copa, prédios de dois andares ou prédios de elite com base poligonal.
O tamanho do mirante, como observado acima, depende do tamanho do site. A escolha mais bem-sucedida para uma família pequena é uma estrutura poligonal 3 × 3. Se o mirante estiver planejado para uso em atividades ao ar livre, é melhor dar preferência a estruturas retangulares de 6 a 12 m².
De acordo com o material utilizado
Os pavilhões de verão podem ser feitos de vários materiais, entre os quais os mais populares e os mais procurados são:
- De madeira. A madeira é um material ecológico, natural e esteticamente atraente, que serve como uma excelente matéria-prima para a fabricação de mandris. É fácil de processar, o que torna possível fazer a forma necessária. Casas de veraneio de madeira sempre parecem relevantes, modernas e harmoniosas. Eles podem ser quadrados, ovais ou poligonais. Na maioria dos casos, para a fabricação de estruturas utilizadas madeira de coníferas, que é pré-tratada com compostos especiais de podridão, secagem, queima.
- Tijolo. Tais matérias-primas são caracterizadas por alta confiabilidade, resistência e eficiência. Mandris de tijolo parecem mais impressionantes, interessantes e impressionantes, eles ajudam a proteger as pessoas de dentro dos fenômenos naturais negativos.
- De metal. As estruturas de aço, apesar da aparente fragilidade visual e falta de confiabilidade, são as mais duráveis e resistentes. Tais estruturas não são suscetíveis à deterioração, não se desintegram e praticamente não se desgastam.
- Policarbonato. Nos últimos anos, a demanda por estruturas de policarbonato aumentou significativamente. O material é acessível, barato, fácil de instalar, protege perfeitamente da luz solar e da umidade, não é sensível a variações de temperatura, tem uma aparência atraente.
Cada um dos materiais de construção acima tem vantagens e desvantagens e é adequado para a construção de mandris de um determinado tipo.
Por tipo de fundação
Pérgulas podem ser instaladas diretamente em terreno nivelado e bem compactado. No entanto, para a confiabilidade da estrutura e longa vida útil, recomenda-se instalá-lo em uma base fundamental erigida anteriormente.
De acordo com o tipo de fundação, existem:
- pilha - Uma ótima opção para gazebos que precisam ser instalados nas encostas. Entre todos os outros fundamentos, é o mais complexo, demorado e raramente usado para mandris tradicionais;
- prato - A solução ideal para pequenas estruturas planejadas para serem localizadas em uma superfície plana;
- colunar - o caramanchão construído nessa base se eleva um pouco acima do nível do solo. A fundação é adequada para qualquer tipo de solo.
Por estilo
O design de interiores de casas de campo de verão pode se basear no uso de vários estilos. Ao mesmo tempo, o material de construção, sua forma, decoração interna ou externa podem ser alterados ou combinados, no entanto, é muito importante que o estilo geral não seja violado e não contradiga a paisagem do jardim.
Importante! Independentemente do estilo escolhido do mirante, ele deve ser projetado e posicionado de forma que uma visão atraente se abra diante da pessoa dentro da estrutura: um jardim de flores, um lago, um jardim, etc.
Os mais populares são os mandris feitos no estilo de:
- Clássico. Tais estruturas são caracterizadas pela presença de linhas rígidas e restritas, pelo uso de formas retangulares, quadradas, claras e proporções corretas. Faltam vários detalhes decorativos e acessórios múltiplos.
- Leste. Em tais instalações deve haver tudo que você precisa e nada mais. Aqui existem tetos abobadados característicos, compostos por várias camadas, ornamentos orientais, cortinas orientais de bambu, telas de portas deslizantes. Os edifícios de estilo oriental são complementados por flores, arranjos de flores, uma pequena mesa com banquinhos.
- Russo. Como regra, mandris no estilo russo implicam a presença de uma cabana velha feita de cabanas de madeira. Os principais elementos do design são o fogão russo, que pode jogar um braseiro, uma grande mesa de madeira com bancos e um baú.
- Alta tecnologia. Refere-se a estilos modernos, cujas características são a falta de forjamento e ornamentos decorativos. A principal característica do estilo de alta tecnologia é o laconicismo e o pragmatismo. Para a decoração do edifício com materiais poliméricos, faixa de LED e iluminação.
- Art Nouveau. Um dos estilos mais incomuns, cuja característica distintiva é a falta de linhas e ângulos claros. Os gazebos Art Nouveau mantêm suas formas naturais e são caracterizados por uma grande quantidade de luz solar. É por isso que a maioria dos edifícios modernos consiste em um grande número de janelas.
Aplicação de desenho paisagístico
Um gazebo com design competente é um dos elementos centrais do projeto paisagístico. Escolhendo uma variante da estrutura futura, você deve decidir sobre seu tamanho, escala, finalidade. Pode ser um edifício projetado para crianças, equipado para dormir no verão ou atividades ao ar livre com os amigos. Obviamente, o design do edifício deve atender a sua finalidade, inclusive construtivamente. Por exemplo, se este é um lugar para relaxar, deve ser protegido do sol ou da chuva, para dar a oportunidade de se aposentar completamente.
Além disso, uma casa de verão deve necessariamente corresponder ao conceito geral de uma casa de verão. Perto do caramanchão, é aconselhável traçar caminhos, organizar canteiros ou canteiros de flores brilhantes, fazer um gramado. Se você não pode criar canteiros de flores em casa, pode criar uma área cega original de seixos, pequenas pedras ou cascalho. O território ao redor do perímetro pode ser decorado com vasos de flores, vasos de plantas, vasos decorativos com flores.
Você sabe Para ampliar visualmente a cabana de verão, os designers usam o chamado efeito "Alice no País das Maravilhas", que é esverdear o espaço com plantas anãs e espécies de árvores comuns.
É importante não esquecer que o mirante é um objeto bastante grande e dimensional, por isso não deve obscurecer outros elementos significativos do projeto da paisagem, por exemplo, um lago artificial, um belo jardim, um reservatório, pequenas formas arquitetônicas. Frequentemente, a localização do edifício de verão será determinada por sua função. O edifício na parte de trás do jardim, tem um romance e relaxamento isolado. O mirante, que fica perto de casa, é ótimo para relaxar em uma empresa barulhenta.
No enredo, o objeto mais prático, funcional e útil é, sem dúvida, considerado um mirante projetado e localizado com competência. Não apenas complementa e cria um design holístico da cabana, mas também serve como um excelente lugar para relaxar. No projeto da paisagem, o edifício deve ser o edifício central, e é por isso que os especialistas aconselham que ele seja escolhido com cuidado e responsabilidade, para que o caramanchão pareça harmoniosamente no fundo de uma casa comum e perto de uma cabana luxuosa.