Uvas de mesa brancas com sabor a noz-moscada e uvas grandes sempre têm fãs. Um deles é o recentemente lançado Summer Muscat, que tem outros nomes - Elena, V-95-22. Conheceremos a variedade de uva de verão Muscat, sua descrição e características, como plantar e cultivar, coletar e armazenar.
Descrição e características da variedade
A variedade de uva de verão Mascate tem maturação precoce - seus cachos podem ser cortados e consumidos após 110 a 120 dias após a brotação. Dependendo da região de crescimento, é coletada do início de agosto (no sul) até meados de setembro. É cultivada principalmente na Rússia central, na Bielorrússia, Ucrânia e Moldávia. A variedade é bastante resistente ao gelo - até -23 ° C, embora alguns viticultores observem que ela pode tolerar temperaturas mais baixas, mas não por muito tempo.
Você sabe Vinhedos ocupam cerca de 80 mil km² de terra no mundo. Destes, 27% são cultivados para consumo fresco e 2% são destinados à secagem.
Aparência
As variedades de uva Moscatel têm arbustos de crescimento longo, cuja videira pode crescer até três metros. Os aglomerados têm densidade média e peso médio de 650 G. As escovas individuais atingem um quilograma. As bagas são grandes e alongadas, um cacho de cerca de 29 × 23 cm e, quando maduras, as uvas verdes tornam-se âmbar. Dentro deles existem várias sementes grandes. A casca é um pouco densa, mas bastante comestível. As bagas, quando totalmente maduras, são doces, com um sabor e cheiro distintos de moscatel. A acidez nas bagas é baixa e o teor de açúcar pode chegar a 20%.
Vantagens e desvantagens
A variedade de uva de verão Moscatel tem seus próprios pontos fortes e fracos.
- As vantagens da variedade incluem o seguinte:
- Amadurecimento precoce.
- Despretenção e resistência a doenças fúngicas. É o suficiente para realizar 2 tratamentos preventivos.
- Alta produtividade - a frutificação dispara em 80% e o coeficiente de frutificação 1,3 a 1,8. A videira pode suportar muito estresse, mas o amadurecimento diminui.
- Excelente transportabilidade.
- Bagas podem pendurar em um arbusto por um longo tempo.
- Flores bissexuais de inflorescências não requerem plantas polinizadoras.
- Sabor de noz-moscada pronunciado em frutos maduros e doces.
- Resistência relativa ao gelo.
- Bom enraizamento de estacas.
- Apresentação de cachos com grandes bagas âmbar.
Você sabe A cor das uvas depende do conteúdo da coloração dos pigmentos polifenólicos. As variedades densamente coloridas contêm antocianinas, enquanto as variedades brancas são ricas em catequina. A maioria dos antioxidantes está nos ossos e na casca dos frutos.
- As desvantagens incluem o seguinte:
- precisa ser protegido para o inverno;
- a presença de sementes dentro das bagas;
- o sabor muda e depende de muitas condições - clima, carga, solo, tempo de coleta;
- pode ser afetado por vespas;
- baixo rendimento de suco - variedade de mesa;
- o número de pincéis é melhor para normalizar.
Como escolher mudas de qualidade ao comprar
Recomenda-se a compra de mudas de verão em Moscatel em creches ou em vendedores de boa-fé com boas críticas. Caso contrário, a probabilidade de comprar uma muda de outra variedade aumenta. A compra deve ser feita durante o período de vendas em massa.
Durante um exame externo, deve-se prestar atenção ao seguinte:
- A espessura da videira nas mudas não deve ser mais fina que 0,5 cm, e melhor - 0,8-1 cm, e plântulas muito grossas também não devem ser tomadas.
- As mudas devem estar livres de vestígios de doenças e pragas.
- Se o recipiente for transparente, as raízes devem ser cuidadosamente examinadas - elas devem ser bem desenvolvidas, sem sinais de podridão.
- As mudas deste ano devem ter de 3 a 5 botões. Os rins devem estar vivos e não cair.
- Ao comprar uma muda com raízes nuas, você deve cortar a ponta de uma raiz com uma poda. O corte deve ser leve e úmido.
- Nas raízes não deve haver espessamentos e manchas secas.
- Não há necessidade de levar mudas com raízes tão finas quanto uma teia de aranha.
- As mudas devem ter pelo menos 30 cm de comprimento.
- Mudas anuais se enraízam melhor.
Importante! Quando plantadas no outono, as mudas não devem mais ter folhas e, na primavera, devem ter folhas verdes de pelo menos 4 pedaços.
Regras de desembarque
Depois de comprar a muda de uva de verão Muscat, ela deve ser plantada corretamente.
Quando plantar
Você pode plantar mudas de uva na primavera e no outono. Cada uma das opções de desembarque tem suas vantagens e desvantagens. Muitas pessoas preferem o plantio de outono - neste momento, a maior escolha de material de plantio, e ele sobrevive bem, mas pode sofrer geadas precoces se ainda não tiver sido protegido. O desembarque é realizado a partir de outubro e antes das geadas. Uma muda assim é cuidadosamente protegida do frio.
Geralmente, uma muda jovem é coberta com garrafas plásticas com orifícios para ventilação e, antes do início do gelo, é coberta com serragem, turfa, agulhas ou apenas terra. Se a muda foi comprada após o início da geada, é necessário garantir sua segurança no porão até o plantio da primavera.
Na primavera, na segunda quinzena de abril ou início de maio, são plantadas mudas anuais que já estão dormentes. Ao plantar, o solo já deve aquecer até + 10 ° C. As mudas verdes foram plantadas desde o final de maio, quando a ameaça do retorno do tempo frio passou completamente. Tais plantas criam raízes bem no outono e toleram melhor o inverno.
Onde plantar no local
O local para as uvas deve ser bem iluminado pela luz solar e não ter correntes de ar. Esta planta é plantada a uma distância de 2 a 3 m das árvores frutíferas e, ao mesmo tempo, recua 0,5 a 0,8 m da estrada de asfalto. As mudas podem ser colocadas no lado sul dos edifícios, partindo deles por 1 m, para que as raízes não destruam a fundação.
Uma variedade alta no verão de Mascate exige muito espaço para alimentos (de 3 a 5 m²), e a altura das treliças será de 2 a 3 m. O solo da vinha deve ser bem permeável e nutritivo e, em nenhum caso, pantanoso.
Como plantar
Os caroços de plantio para esta variedade de forte crescimento são cavados a uma distância de 2 m um do outro em fileiras e espaçamentos de 3 m. Eles começam a cavar algumas semanas antes do plantio e têm 80 × 80 × 80 cm de tamanho. Ao cavar, a camada fértil superior é dobrada separadamente e depois antes de plantar misturado com estrume (2-3 baldes) e cinzas. A eles também é adicionado um quilo de superfosfato. Em seguida, essa mistura de solo é colocada no fundo do poço e bem regada. É adicionada areia ao solo argiloso e, se o solo for arenoso, um buraco será cavado 25 cm mais profundo e uma camada de pedra britada (10 cm) e argila (15 cm) será derramada no fundo.
Antes do plantio, as mudas são embebidas em água, na qual se recomenda dissolver os estimulantes das raízes. Em seguida, uma camada fértil é colocada no fundo do poço e um "calcanhar" de plântulas é instalado a uma profundidade de 0,5 m. Em seguida, a camada infértil é derramada, molhada e pisada. Se necessário, as mudas são cobertas com terra até o crescimento. Somente as mudas plantadas são regadas 2-3 vezes por semana, despejando um par de baldes de água no buraco. Com o plantio do outono, eles são protegidos do frio.Importante! As águas subterrâneas não devem estar a menos de 1,5 m da superfície da terra.
Trabalho de cuidado
Além disso, as mudas de uva moscatel no verão devem ser cuidadas adequadamente.
Rega
Regar os arbustos de videira começa na primavera. Cerca de 2 a 3 baldes partem para 1 arbusto. A água para irrigação deve ser usada quente e bem mantida.
A próxima rega deve ser realizada durante o período de floração das plantações. Uma terceira rega é necessária antes do inverno, se as chuvas do outono não umedecerem suficientemente o solo. A frequência da rega depende em grande parte das condições meteorológicas. No calor, você pode gastar hidratação adicional da vinha.
Você sabe Recomenda-se semear salsa sob uvas - protege esta cultura de algumas pragas.
Top vestir
Grandes vinhedos começam a se alimentar três anos após o plantio de mudas.
Para esse fim, são utilizados fertilizantes de origem orgânica e química:
- Verbasco
- fezes de frango;
- turfa;
- compostagem
- húmus;
- sulfato de potássio
- nitrato de amônio;
- uréia
- superfosfato.
Os arbustos de frutificação devem ser alimentados três vezes durante a estação de crescimento:
- Meados de maio. Fertilizantes orgânicos ou nitrato de amônio são usados para esse fim.
- Quando o ovário aparece. Durante esse período, aplique fertilizantes de nitrogênio-potássio e fósforo.
- A última alimentação é realizada em meados de julho, durante a formação de frutos.. Para isso, são utilizados sulfato de potássio e superfosfato.
Cuidado do solo
Após a rega, é necessário afrouxar o solo entre as linhas para obter melhor entrada de umidade e ar no sistema radicular. Esse processo é realizado em conjunto com a remoção de ervas daninhas - a remoção de ervas daninhas. As ervas daninhas puxam muito a umidade e os nutrientes, impedindo o desenvolvimento do arbusto.
Para evitar a secagem do solo e impedir o crescimento de ervas daninhas, o solo ao redor dos arbustos pode ser coberto. Como cobertura morta, húmus, turfa, serragem e grama cortada são usados.
Prop
A videira é amarrada à treliça à medida que cresce. Para fazer isso, instale os suportes. Pilares de madeira, cantos ou tubos de metal são adequados como tais suportes. Para facilitar a manutenção, é necessário que a altura das estantes corresponda ao crescimento do proprietário das uvas. O intervalo entre os suportes deve ser de cerca de 3 m. Os racks são enterrados no chão a uma profundidade de cerca de 40 cm. O diâmetro dos suportes não deve ser superior a 10 a 11 cm.
Para dar estabilidade à estrutura, conecte as extremidades superiores dos pilares de suporte com trilhos ou tubos sólidos.
Moldando um arbusto
A variedade de uva de verão Moscatel atira até 3 metros de comprimento. Mas, para obter uma boa colheita, ao formar um arbusto, não devem ser deixados mais de 40 olhos. Caso contrário, haverá mais uvas, mas os frutos serão pequenos.
Poda
Nos primeiros três anos, podas feitas na primavera. Este procedimento é realizado antes da brotação. Arbustos mais maduros são podados no outono antes do abrigo para o inverno. Para o processo, use tesouras afiadas, para não ferir gravemente a videira. Após o corte, os locais dos cortes devem ser tratados com variedades de jardins para evitar o aparecimento de doenças. Na primavera, antes de tudo, as áreas congeladas e doentes são removidas.
Na poda, recomenda-se aparar os ramos superiores no 12º rim e os inferiores no 4º. Deve-se ter em mente que uma carga de 30 a 40 olhos é dada para cada arbusto muscat de verão.
Proteção a frio
Esta variedade é bastante resistente ao gelo e pode suportar geadas a -19 ... -27 ° C. Com invernos longos e gelados, as uvas devem ser cobertas no período frio.
Para proteger os arbustos, uma trincheira é puxada para perto e uma videira dobrada é colocada. Em seguida, coloque o filme, evitando o contato com os galhos. O topo é coberto com palha, ramos de abeto e uma pequena camada de solo. No inverno, a queda de neve também fornecerá proteção contra o frio.
O abrigo é removido após o tempo ter ajustado com uma temperatura do ar acima de 0 ° C.Importante! O processo de proteção é realizado antes do início da geada, pois na geada a videira perde sua elasticidade e pode ser danificada.
Colheita e armazenamento
As uvas de verão Moscatel amadurecem até o final de agosto ou início de setembro, dependendo das condições climáticas. É muito importante escolher o momento em que as uvas alcançaram o sabor ideal, e os viticultores são aconselhados a não se apressarem em colher.
Primeiro de tudo, a colheita deve começar em clima seco. No início da manhã, também não vale a pena iniciar esse processo, já que o orvalho da manhã nos aglomerados ainda não secou e o excesso de umidade leva a uma rápida deterioração da colheita. É melhor colher as frutas antes do jantar, quando as bagas são as mais perfumadas.
Os cachos devem ser removidos do arbusto com uma tesoura bem afiada para não danificar a videira. As uvas em escova devem ser colhidas em um recipiente limpo de parâmetros adequados. Para esse fim, cestas especiais são adequadas. Eles não devem ser preenchidos completamente para não esmagar os cachos inferiores. Em seguida, os cachos de uvas são classificados, os espécimes estragados são rejeitados para processamento.Para armazenamento, apenas frutas maduras e sem danos são selecionadas. Bagas impróprias (esmagadas, podres) são inspecionadas e cortadas cada escova. Em seguida, os cachos são colocados em uma caixa de madeira com um pente para cima. As frutas devem estar localizadas alguns centímetros abaixo da borda do recipiente para armazenamento.
Depois que as caixas são movidas para um local para armazenamento. Eles são colocados um em cima do outro e as barras são colocadas sob a gaveta inferior para garantir uma ventilação normal.
A temperatura ideal de armazenamento é de 0 a -1 ° C e a umidade da sala é de 91 a 95%. Uma umidade mais baixa faz com que as bagas sequem e uma umidade mais alta contribui para o aparecimento de doenças fúngicas.
A variedade tem baixo rendimento de suco, mas às vezes suas bagas são adicionadas ao vinho para um sabor de noz-moscada. A noz-moscada de verão é consumida principalmente fresca, mas pode ser usada para fazer compota de frutas, confeitos e decapagem. Suas bagas podem ser secas para passas, após a remoção das sementes.Você sabe Nas passas, existem substâncias muito mais úteis do que em um produto fresco. Ele contém a melhor proporção entre cálcio e magnésio.
As uvas frescas toleram bem o transporte, mas não são armazenadas por um longo tempo.
Noz-moscada de verão é uma variedade despretensiosa e de alto rendimento de uvas brancas de mesa com sabor a noz-moscada. Seu sabor pode variar de acordo com vários fatores e, ao colher, você precisa escolher o momento em que eles serão os melhores.