A polpa doce de melancia contém açúcares simples e é um produto de alto índice glicêmico (IG). Produtos com aumento do IG (acima de 70) devem ser evitados por diabéticos e pessoas que desejam perder peso, mas a melancia é considerada uma exceção agradável à regra. Vamos descobrir qual GI e composição de uma melancia, como é útil e como usá-lo, quais são as contra-indicações.
Qual é o índice glicêmico da melancia?
Os açúcares, que estão na polpa da melancia, são rapidamente divididos em glicose no corpo, portanto o índice glicêmico dessa baga é bastante alto - 65 a 70 unidades. Uma fruta doce bem amadurecida e acumulada acumula ainda mais - 75.
Você sabe Não apenas o produto, mas também o método de sua preparação podem influenciar o nível de IG. Assim, nas cenouras cozidas é muito alta (85) e nas cenouras cruas é muito menor (35). As batatas fritas têm um IG de 111 e cozidas em seus uniformes - 65, purê de batatas - 90.
Ao comer alimentos com altos níveis glicêmicos no nível de glicose no sangue de uma pessoa aumenta rapidamente, o pâncreas começa a produzir ativamente insulina. Isso leva ao acúmulo de gordura corporal.
O sentimento de plenitude desaparece rapidamente e uma pessoa logo quer comer novamente. A maioria dos alimentos com alto IG é assada e doces, e os com baixo IG incluem cereais e legumes, muitos vegetais e frutas, chocolate amargo e laticínios.
No entanto, a atitude dos nutricionistas em relação à melancia está longe de ser inequívoca. Embora tenha alto IG, uma baixa quantidade de glicose entra na corrente sanguínea quando é consumida. A carga glicêmica da melancia é pequena e tudo porque é quase 90% composta por água, e há muito pouco carboidrato em sua polpa.
Composição química e vitamínica
Ao compilar sua dieta, é necessário considerar não apenas a carga glicêmica e glicêmica, mas também a composição e o conteúdo calórico do produto.
Considere com mais detalhes o BZHU e o valor nutricional em 100 g de polpa de melancia:
- proteínas - 0,6 g;
- gorduras - 0,1 g;
- carboidratos - 5,8 g;
- fibra alimentar - 0,4 g;
- água - 92,6 g;
- cinza - 0,4 g.
100 g de polpa de melancia contém apenas 27 kcal, um produto de baixa caloria.
A composição de vitaminas e minerais por 100 gramas é visível na tabela abaixo:
Vitaminas: | Minerais: |
Caroteno - 0,01 | Sódio - 16 |
B1 - 0,04 | Potássio - 110 |
B2 - 0,06 | Cálcio - 14 |
B4 - 4.1 | Fósforo - 7 |
B5 - 0,22 | Ferro - 1 |
B6 - 0,09 | Magnésio - 12 |
B9 - 0,01 | Cobre - 0,04 |
C - 7 | Silício - 12 |
E - 0,1 | Enxofre - 6,1 |
PP - 0,5 | Cloro - 24,7 |
Manganês - 0,04 | |
Zinco - 0,1 |
Propriedades úteis de melancia
Baga suculenta é 90% de água. Isso ajuda na desidratação. A melancia tem um efeito diurético e colerético, que permite remover toxinas e outras substâncias nocivas do corpo. Portanto, ele "lida" perfeitamente com uma ressaca severa, contribuindo para a eliminação do álcool.
Você sabe A grande maioria das melancias é cultivada na China (63 milhões de toneladas). A Turquia ficou em segundo lugar, com uma margem muito ampla em relação aos chineses - 3,8 milhões de toneladas.
E também suporta o equilíbrio água-sal de uma pessoa, remove a areia dos rins. Fibra e pectina ativam bem o intestino. A presença de magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e ácido ascórbico tem um efeito positivo no sistema cardiovascular e nervoso.
O ácido fólico melhora a memória e ativa a atividade cerebral. A presença de ferro ajuda na anemia. A citrulina contida na melancia melhora a circulação sanguínea, dilata os vasos sanguíneos, melhora a potência nos homens.
A polpa desta baga é útil em caso de alta acidez, pois ajuda bem com a azia. A melancia tem propriedades anti-inflamatórias e é recomendada para consumo em resfriados e também em doenças infecciosas. Remove os germes, reduz a febre. Gargarejar com suco de melancia reduz a inflamação na amigdalite.
Devido ao alto teor de antioxidantes, incluindo o licopeno, esse produto é uma boa profilática contra o aparecimento de câncer. Eu uso suco de melancia para fins cosméticos. Nutre perfeitamente, aperta, rejuvenesce e hidrata a pele.
Importante! Somente um produto de alta qualidade sem excesso de substâncias nocivas trará benefícios. Você pode verificar se há excesso de nitratos na melancia comprada - coloque um pedaço de polpa em um copo de água. Se o líquido no vidro ficar brilhante, o consumo desse produto deve ser descartado.
Funcionalidades da aplicação
A melancia deve ser consumida separadamente de outros produtos alimentares. Recomenda-se consumir com o estômago vazio ou algum tempo após uma refeição. A polpa de melancia é digerida rapidamente e o consumo de frutas com outros alimentos retarda o processo de digestão. Isso causa fermentação, o que leva à flatulência e, em alguns casos, dor de estômago.
Este produto é pobre em calorias e é ótimo para perder peso. Quem quer perder peso pode substituí-los por uma das refeições. Existem mono-dietas de melancia que permitem perder peso. Eles podem ser usados por pessoas que não têm contra-indicações para o uso deste produto. Eles geralmente levam vários dias e consomem 1 kg de polpa por 10 kg de peso.
Eles não duram muito tempo, pois os nutricionistas acreditam que uma pessoa saudável e adulta não pode comer mais do que 2–2,5 kg deste produto por dia sem se machucar. Para combater quilos extras, não é recomendável beber suco de melancia, pois praticamente não há fibra após um espremedor.
A composição desta baga suculenta inclui carboidratos simples; portanto, depois de comê-la em pouco tempo, há uma sensação de fome, especialmente em pessoas que sofrem de açúcar no sangue.
Importante! Antes de incluir um novo produto em seu cardápio, os diabéticos devem consultar um médico.
Com diabetes tipo 2, você não pode comer mais de 100 g de polpa de melancia, ao mesmo tempo, revise o conteúdo de carboidratos em sua dieta. Os diabéticos tipo 1 não podem consumir mais de 300 g de melancia de cada vez e não mais de 700 g por dia. É estritamente proibido aos diabéticos permanecerem em mono-dietas de melancia.
Possíveis contra-indicações
Um dano frequente deste produto é que as melancias que estão à venda no início do período do verão geralmente contêm muitos nitratos. Isso pode causar envenenamento, porque cada baga tem seu próprio termo. Uma pessoa que foi envenenada por nitratos tem diarréia, vômito e náusea.
Também pode ocorrer um aumento da temperatura corporal, convulsões e dor nas articulações. Crianças menores de 2 anos não recebem este produto. Cuidadosamente, você precisa consumir melancia para nutrizes, pois a criança pode ter uma reação alérgica e aumentar a formação de gases.
- Melancia tem contra-indicações:
- Grandes pedras nos rins. O suco de melancia ajuda a remover pedras e areia dos rins, e pedras grandes podem ficar presas nos canais.
- Doença pancreática.
- Inchaço.
- Distúrbio intestinal.
- Processos adesivos no intestino.
- Adenoma de próstata.
- Alergia a este produto.
O consumo de polpa de melancia em grandes quantidades pode levar a inchaço, flatulência, diarréia. Apesar do alto índice glicêmico, a melancia, dentro de limites razoáveis, é permitida na dieta de pessoas com diabetes, com sua ajuda, você pode perder quilos extras. O consumo regular de bagas doces pode trazer muitos benefícios, mas não devemos esquecer as contra-indicações existentes para uso e monitorar a qualidade das frutas adquiridas.