Para os residentes da Rússia, o cedro nada mais é do que um pinheiro siberiano (também é cedro e cedro siberiano). Mas, na realidade, essas são plantas diferentes - árvores perenes da família Pine. Os pinhões crescem no pinheiro da Sibéria e são chamados de cedro devido à sua semelhança. É útil descobrir exatamente onde as frutas crescem, em que zona e também por que elas não estão na Bielorrússia.
Onde os pinhões crescem na Rússia
O pinheiro siberiano é uma espécie procurada que cresce na taiga, nas montanhas e aparafusada na natureza. Cresce abundantemente na parte norte da China (a variedade principal é branca chinesa, ou Pinus Armandii), Afeganistão (o mais popular Pinus Bungeana), na Mongólia. Na Europa, a colheita é feita principalmente de pinheiros suíços e de pedra (Pinus Pinea), e na Ásia, de Chilgoza Pine (cresce no Himalaia) e Pinus Koraiensis (pode ser visto na Coréia). Ela cresce em territórios russos em grande número e, muitas vezes, é pinho anão e pinho cedro.
Importante! O que os russos estão acostumados a chamar de pinhões na realidade não tem nada a ver com cedro, já que suas sementes são intragáveis. E comem pinhões siberianos, incluindo casca, manteiga, leite e até farinha de tais frutas.
As principais áreas de cultivo de pinhões coletados de cedro (o nome é figurativo, pois não há relação direta com cedro real) na Rússia são as seguintes:
- Carélia.
- Crimeia
- Sibéria, principalmente ocidental.
- A cidade de Anapa.
- Urais (oeste das montanhas e até o cume de Timan).
- Regiões de Sverdlovsk, Vologda, Arkhangelsk e Moscou, região de Moscou, menos frequentemente região de Kostroma.
Frutos de pinus de cedro após 20 anos de crescimento. O amadurecimento de frutas leva 2 anos, mas eles têm uma composição única rica em minerais, proteínas, aminoácidos, gorduras, oligoelementos e vitaminas saudáveis.
Importante! Em quase todas as espécies de pinheiros, a duração padrão do amadurecimento das sementes. A partir do momento em que os cones se formam — 2 anos
É útil saber que diferentes espécies de pinheiros têm seu próprio habitat na Rússia, a saber:
- Pinho coreano. Sua pátria original é o Japão, e na Federação Russa a planta é encontrada no Extremo Oriente, em particular na região de Amur, Primorye, no Território de Khabarovsk. A altura é de até 60 M. Os brotos são bastante grandes, modificados. Uma árvore pode dar até 500 cones, dos quais cerca de 150 peças terão excelente ocupação. A semeadura ocorre a cada 4 anos, mas na natureza, a planta produz solavancos a cada 10 a 15 anos.
- Pinheiro siberiano. É encontrado principalmente na parte europeia, nomeadamente na Sibéria Oriental e na parte nordeste da região. O aglomerado principal é observado na taiga da Eurásia.
- Elfin de cedro. Este é um dos parentes mais próximos do pinheiro siberiano, que é um arbusto do tipo atrofiado. E cresce da parte norte da Eurásia até o Círculo Polar Ártico, e principalmente nas encostas e planícies das montanhas, ocasionalmente em Chukotka (nas regiões do círculo circumpolar), no Território de Khabarovsk (ao longo da fronteira sul). Os cones são de tamanho compacto e as nozes em si não são tão oleosas. O período de frutificação começa após 20 anos de crescimento e as formações se formam após 3 anos até que a planta atinja uma idade de cerca de 200 anos.
As nozes de cedro geralmente começam a colher na primeira quinzena de setembro. Mas as datas exatas são sempre determinadas pelas condições climáticas da temporada de verão, durante as quais o período de maturação cai. O momento ideal para amadurecer e subsequente fácil despejo de cones é o verão com alta umidade. Se houve uma seca, os frutos serão firmemente fixados no galho por meio de resina, o que significa que eles cairão mal.
Você sabe Pinus Sylvestris é o pinheiro mais antigo do mundo. Sua idade é de cerca de 4800 anos.
É proibido matar sementes que não estão maduras. Isso prejudica o suprimento de comida de pássaros e animais que vivem na área. A colheita tardia é sempre limitada à estação de caça. Quando a primeira neve cai, a colheita de nozes é considerada terminada, e geralmente este é o final de outubro. Na primavera, as nozes são colhidas de abril a maio e prestam atenção aos frutos caídos. Isso leva ao fato de que a eficácia da colheita da primavera é muito menor.
Em que zona o cedro cresce
A área de distribuição de cedro é uma zona florestal, em particular, na Rússia. A árvore é encontrada principalmente em plantações de grupos, ou seja, forma florestas inteiras. Estes últimos são freqüentemente chamados de taiga conífera escura. Na parte norte, o cedro geralmente cresce em baixas altitudes - 100 a 200 m, mas no sul cresce a uma altitude de 1000 a 2400 m A planta é resistente à geada a -60 ° C.
Por que os cedros não crescem na Bielorrússia
Na Bielorrússia, o pinheiro siberiano praticamente não cresce, portanto não funcionará para encontrar cones. A principal razão é o solo inadequado, ou seja, a sua acidez. O segundo fator é uma temperatura mais alta do ar em comparação com a Sibéria, o local nativo do crescimento do cedro. De fato, o pinheiro precisa de umidade e neve para o crescimento normal, o que não é suficiente nas terras da Bielorrússia.
Você sabe A maneira mais fácil de limpar os pinhões das cascas é mergulhá-los em água mineral ou simplesmente filtrada por 0,5 a 1 dias. Isso leva ao fato de que as frutas incham, a casca fica macia e você pode até dividi-la com os dedos.
Há exceções quando o pinheiro de cedro é cultivado à força em condições especiais, quase em estufas. Para fazer isso, pegue uma muda nova, para a qual eles criam um solo especial, com a acidez necessária e polvilhada com serragem por cima. A planta é regada regularmente, pois a secagem excessiva é muito perigosa. Além disso, no primeiro ano de vida, a árvore precisa de uma sombra, capinando as ervas daninhas. Mas, neste caso, você precisa se preparar para um crescimento muito lento - uma planta crescerá literalmente 50 cm nos primeiros 5 anos, mas as coisas serão mais rápidas.Os pinhões crescem em quase todo o mundo, como evidenciado pelos mapas botânicos desenvolvidos com marcas dos locais de crescimento dessas sempre-vivas. Existem também outros tipos de pinheiros com sementes adequadas para consumo.
Mas os frutos do pinheiro siberiano são considerados os melhores em termos de valor energético e composição química. Vale a pena notar as sementes de anão de cedro, que também são boas no conteúdo de várias substâncias ativas, mas um pouco inferiores na concentração de gorduras saudáveis.