A variedade de espécies de rosas não deixará indiferente a nenhum jardineiro, porque hoje você pode encontrar flores para todos os gostos. Entre as opções mais populares estão as rosas Floribunda, que têm muitas vantagens. Quais características eles têm, como cuidar deles, o que você deve saber sobre o plantio e quais variedades você pode escolher - leia mais sobre isso.
O que é floribunda rose
As rosas Floribunda são uma variedade de chá híbrida, cuja utilização também foi usada para variedades de polianthus e noz-moscada. Obviamente, cada um deles tinha suas próprias diferenças, vantagens e desvantagens, mas como resultado, os criadores ainda conseguiram obter uma planta relativamente despretensiosa, com altas qualidades decorativas.
Com base em uma variedade específica, a altura do caule das flores pode variar de 30 a 100 cm e, no topo, há um monte de flores brilhantes e perfumadas. O diâmetro da corola é em média de 4 a 10 cm, as flores têm formato de copo ou cálice, simples ou duplas.
O início da floração geralmente ocorre no final de junho ou no início de julho, após o qual continua até novembro ou até a primeira geada. Cada onda de floração é caracterizada pelo aparecimento de um número crescente de flores e, mais importante, por sua vantagem em esplendor e abundância: os arbustos são literalmente completamente cobertos por flores grandes.As rosas Floribunda podem ser cultivadas em forma de arbustos ou plantas comuns, e envasadas, para que se tornem não apenas uma decoração do jardim, mas também um excelente elemento decorativo do interior, terraço ou varanda, mantendo seu frescor por um longo tempo.
Você sabe O cultivo de rosas beneficiará não apenas esteticamente, mas também ajudará a melhorar o estado emocional de uma pessoa. Pesquisadores da Universidade de Rutgers chegaram à conclusão de que quanto mais uma pessoa inala o aroma de rosas, mais gentil fica, mais brilhante e iluminando sua aura.
Variedades
As rosas da variedade descrita são caracterizadas por uma lista considerável de variedades, mas as mais comuns incluem o seguinte:
- Quimono - uma planta bastante alta, atingindo 100 cm de altura. Parece mais as variedades de chá padrão, com botões de rosa pálido ou cor de pêssego. 5-20 botões são geralmente formados em um pincel, devido ao qual a rosa é considerada uma das mais floridas. Os brotos são retos e fortes, não têm medo da geada ou da maioria das pragas de jardim.
- Baile de máscaras - uma rosa camaleão, capaz de mudar a cor de suas flores de amarelo para rica framboesa, e as duas variantes de flores são frequentemente formadas no mesmo galho, o que torna o arbusto ainda mais incomum e elegante. Os gomos são caracterizados por um aroma fraco, portanto, apesar de seu grande número (às vezes até 10 a 20 peças em um pincel), um aroma pronunciado não pode ser obtido. A floração geralmente continua até outubro. As folhas são verde-escuras, pequenas em tamanho.
- Freesia - difere do resto na cor dourada dos botões, que mantêm a cor mesmo quando estão constantemente expostos ao sol. O arbusto cresce até 70 cm de altura, floresce cedo e é caracterizado por boa resistência à alta umidade, doenças e pragas.
- Rumba - Outra variante de rosas Floribunda com flores de camaleão, cujo diâmetro pode chegar a 5 cm e, quando abertas, são todas pintadas de vermelho, mas o meio amarelo se torna gradualmente visível. O arbusto cresce para 60 cm, todos os brotos são retos, densamente espalhados com folhas verde-escuras com superfície fosca. Pode ser plantada como uma única planta ou em combinação com outras variedades em um arranjo de flores comum. A variedade de rumba não pertence a plantas resistentes em termos de pragas e doenças, portanto, precisa de monitoramento constante.
- Stromboli - Uma ótima opção para criar coberturas. Flores - vermelhas, com pétalas em relevo, colocadas 3-5 em um único pincel. A floração continua desde o início do verão até o final do outono, como resultado do qual um aroma agradável e bastante forte se espalha pelo jardim. Uma das vantagens características da variedade é a retenção de sua forma por brotos, e mesmo durante a estação de chuvas prolongadas. Em altura, as rosas Stromboli atingem pelo menos 80 cm, mas ao mesmo tempo parecem compactas e atraentes, o que se deve em grande parte à folhagem fina, verde escura e brilhante.
Plantio de mudas em campo aberto
O processo de plantar rosas Floribunda não é muito diferente de plantar outras variedades de rosas, mas aqui algumas nuances importantes devem ser levadas em consideração.
Você sabe Juntamente com brancos, amarelos, vermelhos, rosa e outros tons populares de rosas, hoje existem flores azul-céu criadas no Japão em 2009. Os criadores da Suntory Corporation desempenharam um papel fundamental em sua aparência.
O momento
Independentemente da variedade selecionada, é aconselhável plantar mudas no final da primavera (no meio ou no final de maio) ou já no início do outono. O plantio de variedades de rosas Floribunda pode ser realizado em qualquer época quente do ano, o principal é que o solo esteja quente o suficiente (temperatura não inferior a + 10 ° C).
Seleção de assento
A escolha de um local para colocar flores deve ser abordada com toda a responsabilidade. Essa deve ser uma área quente e bem iluminada, sem a presença de rajadas repentinas de vento. No entanto, a exposição constante à luz solar direta terá um efeito prejudicial sobre a cor da maioria das variedades; portanto, é melhor dar preferência a locais com pouca sombra.
É bom se o local selecionado estiver no lado oeste da casa, onde ao meio-dia o sol não cairá sobre ele. Antes de plantar flores, certifique-se de limpar a área de detritos, ervas daninhas e cavá-la a uma profundidade de meia baioneta de uma pá.Quanto à composição do solo, uma opção ideal para a rosa Floribunda é um solo argiloso arenoso com boa friabilidade. A troca de ar entre o ambiente externo e o sistema radicular da planta contribui para a formação de brotos com uma cor brilhante; portanto, se o local for predominantemente denso, você poderá relaxá-los um pouco aplicando húmus.
Esquema e profundidade
Você pode desenterrar completamente a área sob as roseiras desde o outono, mas antes do plantio direto das plantas, você terá que nivelar a superfície do solo novamente e desenterrar as plantações. O esquema de plantio de rosas de Floribunda permite sua colocação a uma distância de 50 cm entre si e à mesma distância da linha adjacente.
Em condições próximas, o sistema radicular das flores se desenvolverá mal, o que afetará negativamente o florescimento dos arbustos.
Depois de colocar as mudas nos caroços (o colo da raiz deve estar 2-3 cm abaixo da superfície da terra), o espaço restante deve ser coberto com uma mistura nutritiva de solo preparada a partir de 2 partes do solo do jardim, uma parte da turfa, a mesma quantidade de areia e húmus.
Além deles, você também pode adicionar ½ parte de argila triturada e desgastada pelo tempo, um punhado de superfosfato e farinha de ossos, que será um excelente fertilizante para as rosas. Depois que o buraco é preenchido e compactado levemente, resta apenas regar as mudas plantadas e cobrir o solo ao redor delas com grama cortada ou serragem.
Importante! Se você estiver plantando Floribunda rose por um método de grupo, é aconselhável colocar no máximo 7 plantas por 1 m² de terra.
Isso protegerá as plantas da evaporação da umidade e da germinação de ervas daninhas.
Dicas de cuidados
Para rosas decorativas altas, qualquer variedade de plantas exigirá cuidados adequados, com base em rega, cobertura e poda adequadamente organizadas. Além disso, o controle de ervas daninhas, que pode afogar muito as flores, fazendo com que sejam cortadas, será importante. Considere os requisitos para cada evento.
Rega
A secagem do solo durante o cultivo de rosas Floribunda é inaceitável, caso contrário os arbustos derrubarão todos os botões. A melhor solução é manter constantemente o solo um pouco úmido, no verão, regando-o diariamente, mas com uma pequena quantidade de líquido.
Você não deve contar com chuva e, se tem medo de umedecer demais o solo, dar vida às flores depois de um dia quente ajudará a pulverizar as folhas com água morna de um spray fino, mas apenas no início da noite. Algumas horas após a rega, você pode afrouxar o solo ao redor do arbusto, aumentando o fluxo de ar fresco para o sistema radicular da planta.
É aconselhável regar a rosa Floribunda em um buraco pré-organizado, passando em círculo, a uma distância de 20 a 30 cm do tronco do mato. É melhor derramar água no recesso com uma corrente fina, evitando a erosão do substrato.
Importante! Em épocas secas, os arbustos terão que ser regados mesmo no outono, pelo menos 1-2 vezes por semana, o que ajudará o sistema radicular da planta a estocar umidade suficiente.
Em setembro, a rega é completamente interrompida, o que impedirá o crescimento indesejado de novos brotos e a formação de ovários de flores, que com o início do tempo frio simplesmente congelarão.
Aplicação de fertilizantes
Para uma floração estável e abundante, qualquer rosa precisa da aplicação regular de nutrientes que podem ser usados durante toda a estação. Misturas orgânicas (por exemplo, solução de húmus ou verbasco) e fertilizantes minerais como nitrato, uréia e potássio são igualmente adequados para o papel de cobertura.
O resultado ideal de seu uso pode ser alcançado apenas pela alternância de orgânicos e minerais, com uma frequência de 1 vez em 2-3 semanas.
O método de aplicação de nutrientes depende do seu tipo: por exemplo, o estrume pode simplesmente ser espalhado na superfície do solo, e compostos complexos especiais podem ser dissolvidos em água e usados para regar as plantas.
No entanto, ao escolher misturas combinadas, dê preferência apenas às opções sem alto teor de sal, especialmente ao cultivar rosas Floribunl em solos pesados e densos.
Acumulando no solo, eles afetam adversamente o crescimento e a floração da planta; portanto, é melhor não usá-los ou usá-los em quantidades limitadas. O primeiro curativo de uma muda pode ser realizado não antes de um ano após o plantio em um local constante de crescimento.
Afrouxamento e controle de ervas daninhas
Afrouxar o solo é outro evento importante ao cuidar de qualquer rosa. Essas flores não toleram o endurecimento do solo, porque seu sistema radicular não recebe oxigênio vital. A implementação deste procedimento deve ser sistemática, logo após a rega, a uma profundidade não superior a 5 cm.Somente ao realizar todas as ações, tente não danificar o sistema radicular da rosa, pois isso ameaça não apenas sua infecção, mas também a ativação do crescimento de brotos silvestres.
Simultaneamente ao afrouxamento, é desejável remover todas as ervas daninhas, que em qualquer lugar afetam adversamente o desenvolvimento das rosas. Eles não apenas retiram uma parte substancial de seus nutrientes e umidade, mas também obscurecem os botões que apareceram da luz solar, como resultado das quais as flores se tornam pequenas e não tão bonitas.
Você pode usar compostos herbicidas no controle de plantas daninhas apenas como último recurso, ou seja, escolher medicamentos que não atinjam a rosa em si. A maneira mais fácil de remover manualmente a vegetação das ervas daninhas, principalmente porque essa lição não leva mais que uma a duas horas por semana.
Poda
Para qualquer planta ornamental, a poda é um componente importante dos cuidados, porque somente com sua ajuda é possível manter uma aparência atraente da planta na primavera, verão ou outono e preparar um arbusto para abrigo no inverno.
O principal encurtamento dos brotos de Floribunda é geralmente realizado na primavera, quando os brotos são encurtados em 10 a 15 cm, removendo espécimes doentes ou congelados e formando uma bela coroa do mato.
No verão, é aconselhável cortar os botões desbotados em tempo hábil (para que a rosa jogue novos), e no outono você pode cortar apenas arbustos fracos ou aqueles que serão cobertos no inverno (todas as inflorescências desbotadas e folhas restantes são removidas deles).
Para qualquer finalidade que esse procedimento seja realizado, para sua implementação, você precisa escolher apenas tesouras de jardim afiadas, previamente higienizadas com um desinfetante.
Abrigo para o inverno
Antes de cobrir a planta para o inverno, como todas as rosas, a variedade Floribunda deve ser cortada e tratada com uma mistura de Bordeaux e polvilhada com turfa ou folhas caídas sob o arbusto.Em regiões com invernos rigorosos, você terá que embrulhar o mato com agrofibra ou isolar com uma camada de ramos de abeto.
Em áreas com invernos com neve e relativamente quente, um monte de neve marcado de cima ajudará a resolver o problema do aquecimento.
Rose Floribunda certamente merece atenção, especialmente se você estiver interessado em variedades híbridas de chá. Suas altas qualidades decorativas, combinadas com a facilidade comparativa de cuidados, fazem dos arbustos as plantas desejadas em qualquer jardim, o que é fácil de ver alguns anos após o plantio de uma muda.