O terraço adjacente ao prédio de apartamentos geralmente se torna um local de férias favorito para toda a família. O teto dessa área pode ser transparente, para o qual vários materiais são usados. A seguir, são apresentadas as vantagens e desvantagens dessa solução, os princípios básicos da instalação da estrutura e uma visão geral dos materiais de construção utilizados.
Vantagens e desvantagens de um telhado transparente para um terraço ou varanda
Instalar um telhado transparente tem prós e contras.
- As vantagens indiscutíveis dessas áreas de recreação sobrepostas incluem:
- um aumento na quantidade de luz natural, que afeta favoravelmente o estado da saúde humana;
- expansão visual do espaço e aparência atraente;
- a luz do sol aquece o terraço em clima frio, permitindo que você relaxe sem aquecimento adicional;
- materiais modernos são resistentes à ferrugem, mofo, elementos químicos que podem estar presentes em sedimentos naturais.
- As desvantagens mais importantes desta solução são:
- custo relativamente alto de materiais e instalação;
- alta temperatura de aquecimento de piso em ambientes fechados durante o período de verão;
- a necessidade de constante cuidado e purificação;
- vida útil relativamente curta (até 15 anos).
Que telhados transparentes são feitos para terraços
O mercado da construção moderna oferece diversas variedades de materiais transparentes. Os materiais de vidro e polímero mais amplamente utilizados de várias composições. Eles diferem não apenas nas características técnicas, mas também no custo.
Você sabe Tiras estreitas de acrílico são usadas no turismo para acender fogueiras e acender, porque queimam de forma constante e brilhante mesmo em ventos fortes e não se tornam úmidas.
Vidro e Plexiglas
O vidro é um material tradicional que não perderá a transparência por décadas. Graças ao uso de janelas com vidros duplos, os fabricantes conseguiram obter altas propriedades de isolamento térmico e acústico, além da resistência e segurança da estrutura.
- As desvantagens desta solução para o telhado são:
- grande peso de janelas com vidros duplos e, portanto, a necessidade de maior resistência da base;
- fabricar apenas equipamentos profissionais e a complexidade da instalação;
- alto custo.
Plexiglas ou polimetilmetacrilato também podem ser usados para fazer telhados transparentes. Este material é mais leve e mais macio que o vidro comum, se presta bem à usinagem convencional e possui excelente isolamento acústico. Para coberturas e telhados, os plexiglas coloridos de tons de cinza e marrom são frequentemente escolhidos.
Policarbonato
- O policarbonato fornece quase 100% de transmissão de luz e possui vantagens importantes para a fabricação de um telhado:
- a possibilidade de auto-montagem sem equipamento especial, corte e fixação simples;
- carga mínima nos suportes (não mais de 4,5 kg por 1 m²);
- altas taxas de isolamento térmico;
- bom equilíbrio de peso e capacidade de carga;
- flexibilidade e resistência, o que permite a construção de estruturas em arco;
- inércia da superfície a muitos produtos químicos, bem como excelente desempenho contra incêndio;
- O período médio de garantia dos fabricantes é de 10 anos.
Você sabe O composto de policarbonato foi patenteado em 1953. A primeira chapa de policarbonato do favo de mel foi fabricada em Israel em 1976, cujo governo procurava uma alternativa ao vidro ao construir estufas para o cultivo de plantas.
Estão disponíveis policarbonato celular e monolítico. Na primeira modalidade, existem cavidades longitudinais desempenhando o papel de nervuras de reforço, devido às quais o painel pode dobrar. O policarbonato monolítico é apresentado no mercado por chapas de diferentes espessuras, podendo também ser perfilado.
É possível manchar e aplicar um revestimento especial com proteção UV.
Plástico ou PVC
Este material é a solução mais orçamentária para a criação de um telhado transparente. Com um alto grau de transparência, uma folha plana de PVC amolece sob forte aquecimento ao sol e pode ceder quando instalada em uma moldura de madeira ou alumínio. Portanto, os especialistas recomendam o uso de painéis perfilados (trapezoidal ou ondulado).
O mercado moderno de materiais de construção oferece ardósia em PVC - transparente, flexível e conveniente para a instalação. Sua transmissão de luz é de até 80%. A ardósia plástica tolera bem a precipitação, possui estabilidade UV suficiente, possui baixo peso. O material é produzido em folhas e rolos, vem em vários tons de cores.
Maneiras de criar um telhado transparente
O projeto usado para um telhado de terraço deve atender a vários critérios importantes:
- fornecer um indicador suficiente de iluminação;
- dar acesso para limpar a superfície da poluição e precipitação;
- ter o nível necessário de força e capacidade de manutenção.
A forma do telhado depende da aparência externa do prédio e pode ser simples ou complexa (por exemplo, uma cúpula ou uma pirâmide). Projetos projetados individualmente custarão ao cliente muito mais do que os projetos padrão oferecidos pelos fabricantes.
No quadro
O teto transparente pode ser instalado em uma estrutura remota separada, sem referência à estrutura principal.
Para o sistema de fabricação de estruturas, são utilizados sistemas de perfis de diferentes materiais:
- a solução mais econômica para pequenos sistemas feitos de policarbonato leve ou ardósia de PVC serão perfis de plástico projetados para cargas leves;
- com terraços de tamanho médio, perfis de alumínio leves são adequados;
- Para salas com grandes vãos, são utilizados perfis de aço duráveis.
Importante! Para uma fixação confiável do material, as recomendações do fabricante sobre o intervalo dos pontos de fixação devem ser rigorosamente observadas.
Nos postes
Você pode instalar um revestimento transparente com suporte na parede da casa, bem como em suportes remotos adicionais feitos de vigas de madeira. Eles devem ser colocados sobre uma base de concreto.
Um cálculo preciso da espessura dos suportes e da resistência da base é especialmente importante ao trabalhar com janelas de vidros duplos pesadas. Para evitar o colapso do telhado, recomenda-se confiar esse trabalho a profissionais. Os suportes para um telhado transparente devem não apenas suportar a carga necessária, mas também se encaixam no design geral do terraço. Vigas de suporte maciças nesses projetos geralmente não são usadas.
Regras de instalação do telhado
É melhor confiar a instalação de coberturas com vidros duplos aos profissionais, enquanto a instalação de estruturas plásticas leves pode ser feita de forma independente.
Nesse caso, você deve estudar cuidadosamente os recursos do material usado com antecedência e seguir as seguintes regras:
- a inclinação da inclinação deve ser de pelo menos 8% e o valor recomendado é de 10%;
- ao projetar um telhado de plástico com uma dobra complexa, o raio mínimo é de 2,5 m;
- é impossível andar sobre folhas de plástico, é instalado um piso ou escada especial para se mover;
- deve ser fornecida ventilação do espaço sob o teto;
- a saliência da folha de plástico não deve exceder 20 cm;
- a instalação de folhas de plástico é realizada sem fixação rígida, pregos ou grampos. Para instalar esse material, são utilizados parafusos auto-atarraxantes com arruelas ou vedações térmicas especiais que impedem a passagem de umidade.
Vídeo: instalação de um telhado transparente
Cuidados e manutenção
Um telhado transparente requer limpeza regular do proprietário, cuja possibilidade deve ser prevista com antecedência.
Para eliminar os efeitos de gelo e queda de neve em um terraço de vidro, são utilizados 2 métodos:
- ângulo de inclinação acima de 30 °;
- instalação de um sistema de aquecimento de vidro.
Importante! Não use raspadores ou outros objetos arranhados, especialmente em materiais revestidos.
É aconselhável fornecer a possibilidade de proteção contra a luz solar direta nos meses quentes do verão, para os quais são adequadas persianas, cortinas etc. O telhado é lavado com água e sabão comum, sem substâncias abrasivas, por fora e por dentro. Fazer esse trabalho é melhor em temperaturas externas moderadas.
O teto transparente no terraço não é apenas um elemento de design atraente, mas também uma fonte adicional de luz natural. O mercado de materiais modernos permite que você escolha a melhor opção para construir uma varanda com qualquer orçamento. Sujeito às regras de instalação e operação, esse teto desempenhará suas funções por muitos anos.