Keta é uma das espécies de peixes de salmão do Pacífico. Seus belos, fortes e resistentes cardumes todos os anos sobem aos numerosos rios da Sibéria para desovar. Na Sibéria, é avaliada como uma fonte tradicional de reabastecimento das provisões de inverno. No artigo, você encontrará uma descrição do salmão chum, seu habitat e estilo de vida.
Descrição dos peixes
Chum salmon é uma espécie que pertence ao gênero do salmão do Pacífico, a família do salmão. Os peixes adultos vivem no oceano, migrando no final da vida para os rios de água doce para a criação. Ela gera apenas 1 vez na vida e depois morre. Na fase oceânica de sua vida, o chum parece surpreendentemente semelhante ao salmão. Mas quando retorna à água doce, sofre mudanças morfológicas acentuadas. Ambos os sexos formam fileiras de listras horizontais vermelhas e pretas brilhantes de tigre. O salmão chum jovem se desenvolverá em seu rio nativo, tentando permanecer perto da costa para proteção contra predadores. Antes de migrar para o oceano, ele terá um dorso escuro e uma cor clara da barriga. Os peixes jovens procuram águas mais profundas e evitam a luz, enquanto os rins e brânquias mudam, adaptando-se ao novo ambiente oceânico.
Você sabe Acredita-se que o chum salmon atinja os locais onde nasceu em seu rio nativo, concentrando-se no campo magnético da Terra. Embora os cientistas ainda não possam provar essa ou qualquer outra teoria.
Características básicas da espécie:
- nome científico: Oncorhynchus keta;
- tipo: predador migrando (anádromo) de um rio de água doce para o oceano no início da vida e de volta no final;
- habitat: no norte do Oceano Pacífico se espalha da costa do Ártico do Canadá para as regiões costeiras do norte da América do Norte e Ásia;
- desova: somente antes da morte;
- tempo de desova: final do outono - início de dezembro, menos frequentemente no verão;
- comida: larvas de insetos, copépodes, moluscos e uma variedade de peixes.
Como é isso?
Quando adulto, o jovem salmão chum ganha uma cor verde-azulada metálica nas costas e acima da linha lateral, com pequenos pontos abundantemente representados. A cauda é altamente bifurcada; é maior que a de outras espécies de salmão do Pacífico e possui listras prateadas ao longo (mas não entre) dos raios da barbatana.
Você sabe A pele de Chum é tão densa que na antiguidade era usada para fazer sapatos de couro.
À medida que os adultos viajam para desovar em água doce do rio, a cor e a aparência de ambos os sexos mudam dramaticamente. Os machos perdem a cor prateada e adquirem um tom de azeitona escura a marrom com listras verticais onduladas vermelhas ou roxas. Dentes em gancho aparecem na boca, semelhantes às presas de cães, e é por isso que em fontes estrangeiras o chum salmon é chamado de salmão de cachorro. As fêmeas são pintadas de marrom ou cinza com uma larga faixa horizontal escura que aparece ao longo da linha lateral. Eles também desenvolvem dentes da frente, mas são significativamente menores que os machos.
O salmão chum que emerge dos ovos tem 8 a 12 verticais, listras escuras na forma idêntica que não cruzam a linha lateral. A cor comum para mulheres e homens é marrom-esverdeado escuro ao longo das costas e verde iridescente pálido abaixo da linha lateral. No momento da migração para os espaços abertos, o crescimento jovem tem até 3-5 cm de comprimento.
Quantas vidas, tamanhos e peso
A vida útil média do salmão chum na natureza é de 2 a 7 anos. No momento da desova, a fêmea deposita de 1.500 a 10.000 ovos, mas apenas 10 deles sobrevivem para desovar. O comprimento médio de um peixe adulto é de 60 a 70 cm e o peso é de 4,5 a 10 kg. O comprimento máximo registrado de salmão chum foi de 100 cm e o peso da amostra foi de 15,9 kg.
Espécies
Chum não possui espécies botanicamente descritas. Apenas assume formas diferentes ao longo de sua vida. Na fase de alevinos, o peixe é adaptado para viver em água doce e, antes de ser enviado ao oceano, seu corpo sofre alterações e muda de cor. Ao longo da vida no oceano, o peixe alimenta gordura e, assim que se torna grande o suficiente, desova em seu rio nativo. Neste momento, seu corpo está mudando novamente.
A desova ocorre de junho a novembro. Aqueles peixes que vêm de ovos postos no verão são chamados de amigos de verão e, mais tarde, outono. A temperatura da água no momento do aparecimento dos alevinos será diferente, portanto, os peixes são ligeiramente diferentes em tamanho e desenvolvimento. O outono é considerado maior.
Habitats onde é encontrado na Rússia
O habitat do salmão chum fica na parte norte do Oceano Pacífico, em uma área que se estende da costa do Ártico do Canadá às regiões costeiras do norte da América do Norte e Ásia. Enquanto no mar, a maioria dos peixes permanece na parte oriental dos mares de Chukchi e Bering e no Golfo do Alasca. Na América do Norte, o peixe é distribuído por todo o Alasca, ao norte da baía de Kotzebue, depois as escolas são baixadas ao longo da costa oeste do Oceano Pacífico até a ilha de Kyushu no Japão e o rio Lena na Rússia, no leste eles nadam para os rios Mackenzie e Anderson no Canadá.
Os peixes adultos quase sempre retornam após a alimentação no oceano dos rios de onde se originam. A distância percorrida até as áreas de desova a montante varia muito entre populações e regiões. Ao mesmo tempo, alguns indivíduos permanecem na boca, enquanto outros continuam se movendo a montante por milhares de quilômetros. Os cientistas não encontraram populações que viveriam apenas em rios de água doce que não têm acesso ao mar.
No território da Rússia, o chum salmon vive na bacia do Oceano Ártico, com a entrada nos rios. Entre eles: Lena, Yana, Cupido, Kolyma, Indigirka, Caça e alguns outros. Ela é encontrada nos mares de Laptev, Chukchi, Okhotsk e Barents. No oeste do Oceano Pacífico, os peixes vivem na Coréia.
Estilo de vida e nutrição
Os salmões jovens, nascidos nas margens superiores dos rios, começam a se alimentar de larvas de insetos, movendo-se gradualmente para o mar. Chegando lá, eles vivem na zona costeira por vários meses, alimentando-se de crustáceos, insetos terrestres e arenque jovem. À medida que envelhecem, os alevinos saem para o oceano. Enquanto lá, eles se alimentam de crustáceos, moluscos e uma variedade de peixes. Tendo amadurecido, os peixes retornam à água doce para botar ovos e, nesse ponto, param de comer. A energia armazenada nos tecidos do corpo (gordura e músculos) é necessária para nutrir a força durante a desova.
Importante! Ao escolher uma carcaça para cozinhar, você vê tumores na barriga (estes são parasitas), olhos nublados ou escamas, então esse peixe é estragado e você não deve comprá-lo.
Desova
Kets aparecem do verão ao inverno. Eles aparecerão em áreas a montante para fornecer oxigênio aos alevinos em desenvolvimento. As fêmeas cobrem os ninhos com cascalho e põem ovos lá. Depois de adiado, os peixes adultos morrem. Suas carcaças são uma fonte valiosa de energia e nutrientes para o ecossistema fluvial. Está provado que eles melhoram o crescimento e a sobrevivência de animais jovens recém-nascidos, introduzindo nutrientes de nitrogênio e fósforo nas correntes de água.
Inimigos na natureza
Enquanto vive no oceano, o chum salmon pode servir como alimento para mamíferos marinhos. As carcaças de peixes adultos mortos após a desova se tornam forragem para pássaros, ursos, lobos. Os filhotes podem ser presas de peixes ou aves predadores de água doce.
Pesca
No mar aberto, o chum salmon permanece vivo na coluna d'água - raramente mergulha abaixo de 50 m. Uma profundidade típica de habitat fica a 13 m da superfície durante o dia e a 5 m à noite. Metade da captura mundial cai para os pescadores chineses e cerca de um quarto para a Rússia e os EUA, respectivamente. A captura industrial de salmão selvagem em 2019 (em setembro) no Alasca foi de 17.186.000.
Você sabe Normalmente, um peixe mantém um equilíbrio entre os fluidos corporais e o meio ambiente. Mas quando um amigo começa a desovar, não consegue mais adaptar suas células adaptadas à água salgada, e é por isso que literalmente explodem por dentro.
O salmão chum é considerado o menos comercialmente valioso de todas as espécies de salmão. A carne obtida é branca, rosa ou amarelada, com baixo teor de gordura. É de cor mais clara e não tão gordurosa quanto em outras espécies. É vendido fresco, congelado, seco, salgado, defumado ou enlatado. Quanto à pesca esportiva, eles a gastam na foz - onde os rios correm para o mar, no final do outono. Acredita-se que a pesca de chum salmon seja bastante difícil devido ao grande tamanho do peixe.
Composição química e teor calórico
Keta tem um sabor suave. Sua carne é caracterizada por um baixo teor de sódio, uma grande quantidade de ácidos graxos ômega-3, niacina, vitamina B12 e selênio. Ele vem à venda fresco e congelado, mas também pode ser encontrado em forma de conserva ou defumada. Sua carne é rosa, completamente diferente do salmão. A diferença é perceptível apenas em um local mais fino na frente da cauda. No salmão, a transição da cauda para a barbatana caudal é mais espessa.
Contém (em 100 g de produto):
- calorias: 120 kcal;
- gordura: 4 g;
- colesterol: 4 mg;
- sódio: 50 mg;
- carboidratos: 0 g;
- proteína: 20 g;
- Ácidos ômega-3: 0,7 g.
O peixe é recomendado para crianças a partir dos 4 anos e adultos.
Os benefícios da carne e caviar de salmão chum para o corpo
Chum salmon é um dos valiosos alimentos nutritivos. É rico em proteínas, vitamina B12, selênio e ácidos graxos saudáveis. Estes últimos são necessários para manter olhos, cérebro e coração saudáveis. O peixe é crucial para o crescimento e desenvolvimento do cérebro em bebês e é muito útil quando consumido durante a gravidez. Mais detalhadamente, a composição mineral e vitamínica do peixe é apresentada na tabela abaixo. Os dados são fornecidos por 100 g de produto.
Importante! As substâncias contidas no chum salmon protegem o fígado do álcool durante uma festa.
Nome | % da taxa diária | Peso (mg) |
Vitaminas | ||
Folato | 7,5 | 30 mcg |
Niacina | 53 | 8,4 |
Piridoxina | 31 | 0,4 |
Riboflavina | 19 | 0,11 |
Tiamina | 4,5 | 0,05 |
Vitamina A | 15 | 453 UI |
Vitamina C | 6,5 | 4 |
Vitamina D | 131,5 | 526 |
Vitamina E | 7 | 1,22 |
Eletrólitos | ||
Sódio | 3 | 47 |
Potássio | 8 | 392 |
Minerais | ||
Cálcio | 2,6 | 26 |
Ferro | 3 | 0,25 |
Magnésio | 24 | 95 |
Fósforo | 41 | 289 |
Zinco | 4 | 0,44 |
- Quanto às propriedades benéficas da carne deste peixe, os nutricionistas mencionam mais frequentemente do que outros:
- redução de náusea durante a gravidez;
- remoção do excesso de líquido do corpo, incluindo o que se acumula no espaço intercelular;
- prevenir a formação de células cancerígenas;
- manter a pele saudável;
- otimização do sistema digestivo;
- enchendo o corpo de energia;
- diminuição de açúcar no sangue;
- prevenção de queda de cabelo;
- desenvolvimento cerebral em crianças;
- neutralização de vários processos inflamatórios;
- prevenção de acidente vascular cerebral e doença vascular;
- prevenção de doenças ósseas e dentárias.
Comer frutos do mar ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, otimiza a função cerebral e suporta um peso corporal saudável. Recomenda-se que a carne de salmão chum e outro salmão seja consumida 2 vezes por semana para satisfazer as necessidades do corpo de ácidos graxos essenciais, proteínas, minerais e vitaminas solúveis em gordura.
O caviar de salmão Chum é pintado em uma cor laranja brilhante, graças ao útil antioxidante astaxantina. Aumenta a resistência da pele ao ultravioleta e está envolvido em processos oxidativos. O caviar é rico em proteínas, ácidos ômega-3 e vitamina D.
100 g contém:
- 250 kcal;
- 14 g de gordura;
- 29 g de proteína;
- 3 g de carboidratos.
Esta é uma proteína de alta qualidade, necessária para atletas e pessoas que levam um estilo de vida saudável.
Gosto e aplicação na culinária
Em termos nutricionais, o salmão chum tem um teor de gordura menor que o outro salmão, de modo que adquire um sabor mais suave e delicado, sem perder ácidos benéficos e outros oligoelementos, como selênio e niacina. Devido ao seu baixo teor de gordura e sabor mais suave, é adequado para quem não gosta do aroma mais pronunciado de outros salmões. Ao mesmo tempo, o chum salmon é saboroso o suficiente para encontrar aplicação em uma variedade de receitas culinárias.
Importante! A duração do tratamento térmico do salmão chum depende da espessura das peças. A cada 1,5 cm — são 4–5 minutos de fritar, estufar ou assar.
Perfil culinário do salmão chum:
- carne: rosa claro ou laranja;
- textura: densa, mais grossa que a do salmão;
- sabor: macio;
- aplicação: é possível assar, fritar, grelhar e fritar;
- Quota de filé: 70% do peso do peixe;
- disponível para captura: de julho a novembro.
Para maximizar a qualidade e a quantidade de caviar, o salmão chum é capturado posteriormente no ciclo de vida, durante a fase de desova. Neste momento, a carne fica mais macia e menos aromática. Na fase em que o peixe está no oceano, sua carne é de alta qualidade e sua aparência é indistinguível do salmão.
Keta é o peixe mais numeroso e valioso das regiões do norte. Ela mora em pequenas escolas nas camadas superiores da água, onde há muitos crustáceos e peixes pequenos - sua principal comida. Graças à boa nutrição, os adultos pesam cerca de 5 kg e adquirem excelentes qualidades de sabor que permitem contar com um lugar em sua dieta.