A agricultura foi trazida para a Grã-Bretanha por migrantes da Europa continental e não foi aceita pelos caçadores-coletores que existiam anteriormente nas ilhas.
Essa conclusão foi feita por especialistas do Museu de História Natural e da Universidade da Califórnia, em colaboração com a Universidade de Harvard, após um novo estudo do DNA antigo.
Os cientistas que pesquisaram as origens da agricultura no Reino Unido examinaram o DNA de 47 esqueletos de agricultores nos períodos neolítico ("Nova Idade da Pedra"), de 6.000 a 4.500 anos atrás, e seis esqueletos de caçadores-coletores mesolíticos ("Idade Média da Pedra") do período anterior (11.600 - 6000 anos atrás). Os esqueletos considerados incluíam o esqueleto de Cheddar Mans, o esqueleto humano quase completo mais antigo encontrado na Grã-Bretanha.A partir da análise do DNA, os pesquisadores conseguiram identificar que a maioria dos caçadores-coletores britânicos foi assimilada por aqueles com um pedigree originário da costa do Mar Egeu, onde acredita-se que as culturas agrícolas se espalhem desde o início no Oriente Médio.
As populações das primeiras culturas neolíticas viajaram ao largo do mar Egeu na Turquia, trazendo consigo agricultura e culturas específicas, como novos ritos funerários e cerâmica, espalhando-as por toda a Europa Ocidental ao longo dos dois principais corredores do Mar Mediterrâneo e do eixo Reno-Danúbio do Centro Da Europa.O autor do estudo, professor Mark Thomas (UCL Genética, Evolução e Meio Ambiente), acredita que “a transição para a agricultura é uma das inovações tecnológicas mais importantes na evolução humana. Ele apareceu pela primeira vez no Reino Unido cerca de 6.000 anos atrás; antes disso, as pessoas sobreviviam através da caça, pesca e coleta.
Por mais de 100 anos, os arqueólogos debatem se ele foi trazido para a Grã-Bretanha por agricultores imigrantes ou se foi recebido por caçadores-coletores locais. "Nosso estudo apóia firmemente a noção de que os agricultores imigrantes introduziram a agricultura na Grã-Bretanha e substituíram amplamente a população indígena de caçadores-coletores".