Nas prateleiras dos supermercados ucranianos durante várias inspeções, toda uma série de mercadorias nocivas foi revelada. Especialistas criaram uma lista desses produtos.
Mais ativamente, os fabricantes falsificam produtos lácteos. Acrescenta produtos químicos, óleos vegetais em vez de animais, substitutos do açúcar.
Em primeiro lugar entre o leite condensado falsificado. Mais de 60% de seus nomes estão cheios de "química" prejudicial e açúcar vencido.
O dióxido de titânio é adicionado ao leite condensado, a gordura animal é substituída pela gordura vegetal. E o açúcar é um desastre. Em vez disso, existem substitutos do aspartame ou do açúcar de sacarina no produto. As crianças não devem comer esses produtos, afirma Maxim Gonchar, da Associação de Proteção ao Consumidor da Ucrânia.
Confira
Maionese em segundo lugar em termos de fraude. Este molho é um ingrediente constante em muitas saladas. Os empreendedores econômicos aprenderam a cozinhar mesmo sem ovos.
Em uma receita clássica de maionese, os ovos são necessários. Eles podem estar ausentes apenas no molho de maionese. Uma especialista do Centro de Especialistas em Consumidores de Test Expertise, Nina Kildiy, aconselha a leitura cuidadosa da composição na embalagem. Os primeiros lugares devem ser ocupados por óleo vegetal, ovos e mostarda. Então o vinagre e o ácido cítrico devem desaparecer. Último lugar pode ser especiarias naturais.
A manteiga é outro produto falsificado ativamente, diz Elena Sidorenko, especialista em segurança alimentar. Agora não vale a pena substituir as gorduras do leite por óleo de palma ou coco. Além disso, a Ucrânia está constantemente aumentando suas exportações. Com o consumo constante desse óleo, podem ocorrer distúrbios do sistema cardiovascular, diabetes mellitus e câncer. Ao comprar petróleo, você pode se concentrar no preço. Manteiga natural sem aditivos e substitutos prejudiciais não pode custar agora menos de 40 UAH por pacote.