Há uma grande oportunidade de economizar dinheiro - de fazer você mesmo uma incubadora. Não é tão difícil quanto parece à primeira vista. No artigo, você aprenderá sobre os recursos da criação de uma incubadora a partir dos materiais disponíveis, quais são os requisitos para esse processo e como escolher os ovos certos para a postura.
Descrição e tipos de incubadoras caseiras
As incubadoras produzem tamanhos diferentes de acordo com o número de ovos usados na postura. O papel e a localização do dispositivo desempenham um papel. Mas mesmo a incubadora mais simples deve ser equipada com um termômetro para fixar as bandejas de microclima, ventilação e ovo.
Você sabe O frango diariamente tem as mesmas habilidades e reflexos que uma criança de 3 anos de idade.
Prós
- Entre as vantagens de tais "galinhas", criadores experientes de aves chamam:
- economia no consumo de energia;
- confiabilidade
- a capacidade de pôr grandes volumes de ovos;
- universalidade (igualmente adequada para todos os tipos de aves);
- microclima adequado para a sobrevivência dos pintinhos.
Contras
- Uma incubadora doméstica tem algumas desvantagens:
- ao criá-lo, é importante levar em consideração os requisitos para esses dispositivos; caso contrário, o resultado não será alcançado;
- a aparência de um dispositivo desse tipo geralmente é inferior à adquirida;
- se você estiver montando a incubadora pela primeira vez, há uma chance de cometer um erro ao montá-la.
Por exemplo, antes de iniciar a montagem do dispositivo, é necessário fornecer todas as pequenas coisas. É possível eliminar algumas das deficiências, pois está na força de quem vai criar uma incubadora. Então você não pode pensar em comprar uma compra.
Requisitos de dispositivo caseiro
Para que um projeto possa desempenhar suas funções com eficiência, ele deve atender aos seguintes requisitos:
- temperatura Ao coletar uma incubadora, lembre-se de que ela deverá manter um microclima a + 37 ° C ... 39 ° C;
- umidade. Durante todo o período dos ovos no dispositivo, este parâmetro precisará ser alterado de acordo com a fase do processo;
- ventilação. O aparelho deve ter um ventilador para que um fluxo constante de ar contribua para a proporção ideal entre calor e umidade.
Importante! É o complexo desses três componentes que fornece aos ovos as mesmas condições que sob a asa da galinha.
Regras gerais de fabricação
Hoje, as incubadoras domésticas são fabricadas a partir de uma ampla variedade de materiais e dispositivos (existem exemplos de tais dispositivos fabricados mesmo a partir de microondas).
No entanto, sua fabricação deve sempre obedecer a várias regras gerais:
- o trabalho é necessário apenas com materiais secos e limpos;
- Ao cobrir a estrutura, verifique se não há espaços ou furos para vazamento de calor (se necessário, use selante);
- na fase de planejamento, pense em onde colocar o recipiente com água para manter a umidade no dispositivo;
- é importante lembrar sobre o aquecimento: para garantir isso, várias lâmpadas de 25 W são usadas, uma das quais deve ser fixada na parte inferior para uma distribuição uniforme do calor;
- não se esqueça de fazer vários orifícios para ventilação de exaustão;
- Coloque um termômetro e uma janela de visualização com uma lâmpada (por exemplo, 12 volts) na tampa para monitorar a situação dentro da incubadora.
Você sabe Em pHá muitas funções no rebanho de galinhas: encoraja as galinhas a comer, protege-as de pequenos predadores e evita conflitos entre pássaros.
Como fazer você mesmo uma incubadora de ovos
Agora, com mais detalhes sobre como fazer um dispositivo caseiro para incubar galinhas e outras aves.
Para montar o dispositivo, você precisará de diagramas e desenhos com dimensões, além de um conjunto de ferramentas e vários materiais a partir dos quais planeja criar uma incubadora.
Virar automaticamente
Se não houver desejo de montar independentemente um mecanismo para um giro automático (como descrito no exemplo acima), você poderá comprar um design pronto: ele é fixo em qualquer dispositivo caseiro.
O princípio de operação do mecanismo de inversão automática é simples e eficaz. Ele não apenas desempenha as funções de uma galinha, mas também permite manter a temperatura dentro do dispositivo, porque a tampa se abre com menos frequência. Com esse equipamento, você não precisa se preocupar em ter tempo para entregar os ovos no dispositivo em tempo hábil.
Na geladeira
Uma opção igualmente popular para uma incubadora caseira é a fabricação de geladeiras inativas. Para fazer isso, você pode usar dispositivos industriais e de duas câmaras, porque seu design proporciona uma preservação cuidadosa da temperatura (que é extremamente importante para a incubadora).
Além da geladeira, para criar um dispositivo, você precisará de:
- caixa de papelão;
- blocos de madeira para criar uma moldura;
- lâmpadas incandescentes (com base em 4 peças por 100 ovos);
- bandejas para ovos (madeira, plástico, metal);
- fã
- um termômetro;
- regulador de temperatura;
- motor de engrenagem;
- rolamentos com braçadeiras;
- higrômetro (ele foi projetado para medir a umidade; portanto, se houver uma função no termostato, você pode fazer isso sem um dispositivo separado).
Vale a pena preparar uma série de ferramentas para o trabalho:
- quebra-cabeças;
- alicate
- uma faca;
- fita isolante.
A montagem de um dispositivo a partir de uma geladeira ociosa envolve várias etapas:
- Primeiro, faça furos por cima - para lâmpadas e ventilação.
- Para a mesma finalidade, são feitas 3-4 aberturas com um diâmetro de até 1,5 cm na parte inferior da porta da geladeira.
- Usando papelão, as paredes do dispositivo são isoladas.
- Na parte inferior da estrutura, um recipiente com líquido é instalado para manter a umidade no dispositivo.
- Prenda e conecte o ventilador à eletricidade. A velocidade ideal para ele é de 5 m / s. Apenas não direcione o fluxo de ar para as bandejas, caso contrário, os ovos poderão se deteriorar.
- Insira fios para lâmpadas incandescentes nos orifícios feitos de cima e fixe os aquecedores.
- É necessário equipar a incubadora com reguladores de temperatura. Um dispositivo tão grande geralmente usa três tipos: uma placa bimetálica (fecha a eletricidade quando um certo nível de aquecimento é atingido), um contator elétrico (desliga o aquecimento a uma determinada temperatura) e um sensor barométrico (fecha um circuito sob pressão excessiva).
- Tome cuidado com o mecanismo de rotação dos ovos. Na natureza, a galinha da ninhada os transforma 3-4 vezes ao dia, o que significa que a incubadora também deve ter um design especial. Para isso, instale uma caixa de velocidades na parte inferior.
- De cima, coloque a armação de madeira das bandejas para que elas se movam 60 ° para frente e para trás.
- A caixa de engrenagens com bandejas é conectada por uma haste.
Vídeo: Como fazer uma incubadora de ovos na geladeira
Espuma
Polyfoam (ou poliestireno expandido) é considerado um dos materiais mais econômicos e adequados para a criação de uma incubadora doméstica. Mantém o calor muito bem, tem baixo peso e é fácil de usar.
Você sabe O filhote precisa de oxigênio já no 6º dia de incubação.
Para fazer uma incubadora de espuma, você precisará desses materiais:
- 2 folhas de poliestireno (espuma);
- uma folha de plástico transparente para a janela;
- 4-5 lâmpadas e cartuchos para eles;
- regulador de temperatura;
- cola;
- bandejas (quantidade - dependendo dos desejos).
Também prepare as ferramentas:
- papelaria faca / tesoura para cortar espuma;
- ferro de soldar;
- canto e régua.
Chegando à montagem do dispositivo:
- Corte a folha em 4 partes idênticas, medindo tudo com uma régua / quadrado: estas serão as laterais do estojo.
- Cole-os. Esse é o quadro do design futuro.
- A folha deve ser dividida em 2 partes iguais, uma das quais adicionalmente é cortada em pedaços de 60 cm de largura (tampa do dispositivo) e 40 cm (sua parte inferior).
- A camada inferior é colada ao quadro final. Aperte toda a estrutura com fita para dar rigidez.
- Corte um quadrado de 12 x 12 cm na parte superior e feche-o com plástico: essa será a janela e a ventilação da nossa incubadora.
Importante! Alguns avicultores amadores também montam um ventilador na incubadora para melhor circular o ar. Somente o fluxo de ar deve ser direcionado para as lâmpadas, não para os ovos: a partir disso, eles secam.
- A partir dos resíduos de poliestireno, corte 2 vigas de 6 cm de altura e 4 cm de largura e cole-as no fundo ao longo dos lados longos (essas serão as pernas nas quais você colocará as bandejas de ovos).
- Nas paredes de 40 centímetros, faça 3 orifícios (1-2 cm de diâmetro) à mesma distância, a um nível de 1 cm da parte inferior.
- Para que o material não vaze, é necessário queimar as bordas com um ferro de soldar.
- Montamos o telhado. Para segurá-lo firmemente na armação, pranchas finas de espuma (por exemplo, 2 x 2 cm) devem ser presas a ela a partir de dentro, a uma distância de 5 cm da borda.
- Depois de terminar o design, é hora de fazer seu arranjo interno: monte os porta-lâmpadas para lâmpadas em uma ordem arbitrária (como desejar).
- Aperte o termostato 1 cm acima da bandeja. Não é difícil escolher - concentre-se apenas no número de ovos na guia planejada. Hoje, existem dispositivos à venda que podem controlar dispositivos para 20 ovos, 30 ovos e 1000 ovos. Se possível, é necessário escolher termostatos que medem simultaneamente a temperatura e a umidade.
- Coloque as bandejas. Entre eles e as paredes laterais, você precisa de um espaço de pelo menos 4-5 cm, caso contrário, não haverá boa ventilação.
Vídeo: incubadora de espuma DIY
Colocação de ovos na incubadora
Depois de coletar a incubadora, você pode prosseguir com a seleção de ovos para postura. Nem todos eles são adequados para a criação de aves.
Portanto, é importante saber escolher os corretos:
- preste atenção à concha: ela deve ser sem rachaduras, amolgadelas, tubérculos ou cor de mármore;
- ilumine os ovos na lâmpada e deixe os que têm uma gema formada claramente visível em um fundo transparente, sem manchas e manchas extras. Quando o ovo vira, ele deve se mover levemente;
- Escolha ovos maiores e regulares.
Importante! Se você planeja colocar ovos de várias espécies (galinhas, gansos, patos) em uma guia, use bandejas em níveis diferentes para isso. Cada pássaro tem seus próprios requisitos de tempo, temperatura e é importante cumpri-los para obter um resultado bem-sucedido.
Mas é importante não apenas escolher o material de plantio certo, mas também prepará-los para marcar:
- os ovos devem ser armazenados em local fresco por no máximo 7 dias;
- imediatamente antes da postura, é necessário transferi-los para uma sala com temperatura ambiente por 8 a 12 horas (caso contrário, a condensação se formará sobre eles em uma incubadora quente, e isso pode levar ao desenvolvimento de mofo e morte do embrião);
- Não há recomendações exatas para pôr ovos em bandejas: coloque-os na vertical, na horizontal. Quanto aos espécimes maiores, eles podem ser colocados com a ponta apontada para baixo ou mesmo em ângulo. Embora a maioria dos avicultores experientes argumente que, quando colocados na horizontal, os ovos aquecem melhor.
Após a postura dos ovos, verifique periodicamente sua qualidade. Já no 6-7º dia após o início do processo, vale a pena esclarecê-los através da lâmpada: os vasos sanguíneos na proteína e no embrião escuro já devem estar visíveis.
Condições de temperatura para diferentes tipos de aves
A temperatura é uma condição essencial para a eclosão dos ovos. A falta de calor retarda o crescimento de embriões e a hipotermia prolongada leva à morte. O superaquecimento pode levar às mesmas consequências. Se os embriões sobreviverem, as partes do corpo e órgãos serão deformadas nos filhotes como resultado.
Recomendamos aprender mais.
Diferentes tipos de aves têm seus próprios parâmetros para um microclima adequado:
- para galinhas, vale a pena manter o nível + 38 ° C- + 39 ° C, eventualmente caindo para + 37,6 ° C;
- os patinhos se sentirão melhor a + 37,8 ° C com uma diminuição gradual para + 37,1 ° C;
- os ovos de ganso requerem pelo menos + 38,4 ° C e, mais perto do final da incubação, você pode baixar a temperatura para + 37,4 ° C;
- para a Turquia, as flutuações são mais baixas: nos primeiros dias, vale a pena aquecer para + 37,6 ° C, diminuindo gradualmente o nível para + 37,1 ° C;
- codornas amam a mesma temperatura (+ 37,5 ° C) durante todo o processo de incubação.
Você sabe As galinhas gargalham por um motivo: elas trocam constantemente informações sobre o que está acontecendo, incluindo seu próprio bem-estar.
Portanto, fazer uma incubadora com suas próprias mãos não é tão difícil e caro. Mas você pode criar um dispositivo que seja ideal para suas condições em termos de tamanho, número de ovos para incubação. Antes da montagem, estude cuidadosamente as regras e os padrões sanitários para esses dispositivos, caso contrário, o sucesso da empresa estará em dúvida.