Todos os jardineiros estão familiarizados com os pulgões - uma pequena praga que afeta quase todos os tipos de vegetais, frutas e bagas. O destruidor de pepinos é pulgão de melão. E será discutido: quão perigoso é, bem como como lidar com isso com a ajuda de vinagre e outros remédios populares.
Que dano pode pulgões
O pulgão de melão é muito pequeno, não tem mais de 2 mm de comprimento. Sua cor varia de amarelo e verde a marrom escuro e preto. Sua força na fertilidade e gula. Em um verão, uma fêmea pode desistir de 50 gerações. Eles adoram brotos jovens, folhas e ovários. Os insetos escolhem o lado oposto das folhas como seu local de residência; aí podem ser encontrados assentamentos inteiros.
Importante! As formigas são amigas dos pulgões: cuidam, protegem de outros insetos e as ajudam a se multiplicar e, em troca, recebem uma almofada doce. É por isso que a luta contra os pulgões não será eficaz se você não combater as formigas, fazendo armadilhas para elas.
Que dano o pulgão faz:
- Os insetos sugam suco de folhas, pecíolos e brotos jovens. A planta está esgotada, não possui força suficiente para o crescimento e desenvolvimento do fruto. Você pode perder não apenas a colheita, mas todo o arbusto.
- Esses insetos secretam um líquido venenoso, devido ao qual a folhagem se enrola e morre, e os chicotes param de crescer.
- A queda, isto é, o líquido pegajoso com o qual o pulgão cobre a superfície da folha, interrompe o processo de fotossíntese, portanto, o desenvolvimento geral da mata é prejudicado: o crescimento diminui, a floração e a frutificação são atrasadas.
- A praga pode transportar doenças infecciosas e infectar pepinos com eles.
Sinais da presença de pulgões na cultura do pepino:
- substância pegajosa na folhagem e brotos;
- as folhas jovens ficam macias, penduram lentamente, enrolam e as folhas velhas mantêm sua forma, mas perdem o turgor;
- flores e ovários caem;
- manchas claras ou escuras (insetos individuais) ou manchas sujas (colônias inteiras) são visíveis na parte de trás das folhas;
- formigas correm em torno das plantas e perto delas.
Eficácia do vinagre
Em lojas especializadas, você pode comprar muitos agentes químicos e biológicos eficazes no combate aos pulgões. Mas antes de comprá-los, você deve pensar cuidadosamente. Após o processamento com uma preparação química, os frutos não devem ser consumidos por 20 dias. Ao processar produtos biológicos, esse período é reduzido para 5 dias. Mas se você usar métodos populares, os pepinos permanecem constantemente comestíveis.
Um desses remédios populares é a solução de vinagre. O vinagre tem um odor muito forte que os pulgões não podem tolerar. Além disso, em uma certa concentração, o ácido pode matar esses insetos. Esta ferramenta não é menos eficaz do que os preparativos da loja. Isso é evidenciado por sua popularidade entre os jardineiros. As vantagens da solução de vinagre incluem o fato de que ela é preparada com muito mais facilidade e rapidez do que outros remédios populares e é muito fácil de usar. O período de atividade do pulgão melão dura de maio a final de julho.Durante esse período, você pode borrifar vinagre em pepinos, sem medo de danificar as plantas e os frutos. Para maior eficiência, é necessário umedecer com uma solução cada folha, especialmente o lado inferior. Com um grande número de pragas, a pulverização pode ser repetida 2 ou 3 vezes ao dia. Depois que as plantas de pepino estiverem livres de pulgões, a próxima necessidade de pulverização será necessária não antes de 3-4 semanas depois.
Como aplicar um remédio popular
O vinagre é de tipos diferentes e tem uma concentração diferente. Isso afeta a dosagem de ácido nas receitas.
É misturado com água nas seguintes proporções:
- vinagre de mesa - 1 colher de chá. para 1 litro;
- vinagre de maçã (menos concentrado) - 1 colher de sopa. para 1 litro;
- essência de vinagre (muito concentrado) - 1-2 colheres de sopa. para 10 litros
Para que o tratamento com solução de vinagre tenha um efeito maior sobre insetos nocivos, é frequentemente adicionado com sabão em pó (1 colher de sopa. Por 1 litro de solução) ou detergente líquido (6 a 7 gotas).
Importante! Aumentar a dose de vinagre nas receitas é perigoso. Uma solução mais concentrada pode queimar folhas de pepino e prejudicar a si mesmo.
Ação de sabão:
- mantém o vinagre na superfície da folha, prolongando seu efeito;
- cola insetos nas folhas para que não fuja.
Maneiras adicionais de combater
Além da solução de vinagre, existem muitos outros remédios populares. Os jardineiros experientes são aconselhados a alterná-los, aplicando em seus jardins contra pulgões.
As seguintes soluções podem ser classificadas como as mais eficazes:
- Sabão líquido (2 colheres de chá), óleo vegetal (1 colher de sopa). Água (2 colheres de sopa). Pulverize 3 dias seguidos.
- Alho (moer 10 dentes), detergente (1 colher de sopa. l.), óleo vegetal (50 g), água (500 ml).
- Mostarda em pó (100 g) mexa em água fervente (3 l) e insista 5 horas. Coe a solução de mostarda, adicione sabão líquido (5 colheres de sopa), óleo vegetal (3 colheres de sopa) e água para fazer 10 litros.
- Bicarbonato de sódio (3 colheres de sopa), detergente (5 colheres de sopa) e óleo vegetal (3 colheres de sopa) misturam 10 litros de água.
- Amoníaco (10%, 50 ml), sabão (5 colheres de sopa. L.) e óleo (3 colheres de sopa. L.) Dissolvido em um balde de 10 litros de água.
Óleo vegetal e sabão líquido cobrem o corpo do inseto. Ele não pode respirar, mover-se e perecer com isso.
Além da pulverização, existem outros métodos adicionais de controle de pulgões, biológicos:
- plantar ervas aromáticas e urtigas no jardim ao lado de pepinosque atraem comedores de pulgões - joaninhas, germes, amarras, vespas e pássaros;
- plantar plantas ao longo dos canteiros que repelem os pulgões: cebola, alho e febres (camomila dálmata).
Prevenção de pulgões
Afídio destrói uma planta com grande velocidade. 7-10 dias após o aparecimento de insetos podem destruir todo o plantio de pepinos. Se o jardineiro não os encontrar a tempo e não iniciar uma luta oportuna com eles, ele perderá a colheita inteira. O melhor método de controle de pragas é a prevenção.
Você sabe As formigas não apenas ordenham os pulgões, mas também cuidam do inverno, trazendo as fêmeas e seus ovos para o formigueiro durante o inverno.
Inclui as seguintes ações regulares:
- ervas daninhas, como o pulgão primeiro se deposita na grama e depois se muda para os pepinos vizinhos;
- limpeza de camas de grama rasgada e outros detritos de plantas;
- desinfecção pré-implantação com sementes de permanganato de potássio, solo e superfícies de estufa, pois podem ser infectadas com larvas;
- plantio não muito denso de mudas; caso contrário, condições favoráveis à infecção são criadas não apenas por pulgões, mas também por outros insetos e doenças;
- tratamento preventivo de plantas de pepino pelos meios acima ou armazenar inseticidas;
- nutrição oportuna com os nutrientes necessários, o que fortalece a planta para resistir a doenças e pragas;
- cortar a grama regularmente ao redor do jardim;
- Escavação de outono de um site;
- armadilhas para formigas e destruição de formigueiros.