Tulipas modernas são apresentadas em uma ampla gama de cores. A capacidade de cuidar deles tornará o seu jardim mais brilhante e mais bonito. Para mais informações sobre como e quando plantá-las em campo aberto na região de Moscou e Leningrado, leia o material.
A melhor hora para pousar
Para plantar tulipas em campo aberto, você pode escolher uma das duas estações: primavera ou outono. Se no verão suas lâmpadas no jardim desaparecerem, será necessário desenterrá-las. Uma exceção é feita para crianças pequenas, a partir do momento em que não passaram mais de 2 anos. Eles são deixados no chão. Ao selecionar as lâmpadas, descarte as danificadas ou com marcas de mofo. Jogue fora tudo macio ou seco e depois prossiga com o plantio.
Para amostras escavadas, é necessário fornecer tempo de processamento à temperatura ambiente, secagem e destilação. Após a conclusão dos dois processos, você terá uma lâmpada em suas mãos, pronta para brotar e dar uma flor. Portanto, a primavera é a hora de plantar plantas adultas.
Quanto ao plantio no outono, é conveniente que todos os processos fisiológicos que ocorrem no bulbo após a escavação, incluindo forçar, ocorram no ambiente natural. Você não precisa alterar os regimes de temperatura, primeiro abaixando e depois aumentando a temperatura e a iluminação. A natureza fará isso por você.
O melhor momento para plantar é considerado 6 semanas antes da primeira geada. A regra é válida para todas as regiões. Considerando que na região de Moscou e na região de Leningrado, as primeiras geadas ocorrem em 27 de setembro, o plantio de cebola deve ser realizado no início de setembro.
Importante! Tente não plantar bulbos se a temperatura exceder + 10 ° C. Isso causa anormalidades no desenvolvimento e torna as plantas mais vulneráveis a doenças fúngicas.
Mas se você perder a janela de aterrissagem "correta", nada de ruim acontecerá. O pouso ainda pode ser realizado quando a temperatura cai abaixo de + 10 ° C, mas estará acima de + 4 ° C. Mesmo apenas cobertas pelo solo do jardim, as lâmpadas poderão passar o inverno antes de plantar na primavera.
Vídeo: Plantando tulipas no outono
Escolhendo uma variedade para plantar
O período máximo de desenvolvimento das plantas, desde o momento do plantio no solo até o início da floração, não passa de 17 semanas. Se as lâmpadas permanecerem no solo por mais tempo e o período de frio se prolongar, elas formarão pedúnculos fracos e frágeis.
De acordo com o tempo de tulipas floridas são divididos em:
- cedo
- meio;
- atrasado.
As primeiras variedades começam a florescer imediatamente após a neve derreter. Se você estiver no Mediterrâneo ou na Crimeia, as primeiras flores aparecerão em março. Mas na faixa do meio - não antes da terceira década de abril. Assim, as flores no meio da floração agradarão 2-3 semanas depois. E depois de 3 semanas depois irá florescer.
Como outro marco, os jardineiros usam o florescimento de outras flores da primavera. Assim, os primeiros coincidem em termos de floração dos açafrões, e os segundos com peônias. A base das primeiras variedades são as tulipas de Gesner, juntamente com elas Bibershtein, Greig, Foster, Kaufman florescerão mais cedo. As tulipas da classe Triumph e Darwin pertencem à floração intermediária. A época da floração é no final de abril ou no início de maio. Para o final - liliaceae, franjas, Rembranta e algumas outras variedades. Eles vão florescer até o final de maio. Mas os papagaios e as flores verdes completarão a temporada de floração das tulipas em junho.
Armazenamento do bulbo antes do plantio
Uma característica das lâmpadas escavadas é que elas são sempre fisiologicamente ativas. Eles precisam ser resolvidos, jogando fora os mimados. Em seguida, desconecte os novos dos antigos. Realize tratamento antifúngico, seque e classifique por graus e tamanhos. Em seguida, coloque em armazenamento em redes ou sacos de papel.
Você sabe Se você cultivar variedades híbridas de tulipas, precisará transplantá-las anualmente. Caso contrário, eles degenerarão e retornarão ao seu estado original, ou seja, a variedade com base na qual o híbrido foi criado.
Secar os bulbos antes de mais armazenamento é necessário, pois os ácaros e outras pragas adoram a água. Portanto, a ausência de umidade causa a morte da maioria deles. De infecções fúngicas, as tulipas são tratadas com Fundazol. Para o processamento, prepare uma suspensão. Os bulbos são mergulhados nele e secos. A solução é feita a partir de 200 g da substância ativa dissolvida em um litro de água.
A sala deve ter uma temperatura do ar de cerca de + 20 ° C e uma umidade de cerca de 70%. Em seguida, as tulipas são expostas a temperaturas mais baixas. Esse processo é chamado de destilação. Ocorre igualmente com sucesso, tanto em campo aberto como em estufa. A tarefa da destilação é estimular o aparecimento de vegetação e floração.
Vídeo: As sutilezas da preparação de bulbos de tulipa para plantio, destilação, cuidados
Como plantar flores
A aterrissagem é realizada no solo quando a temperatura do ar cai abaixo de + 15 ° C. Para fazer isso, escolha um dia ensolarado e seco.
Requisitos básicos de desembarque:
- iluminação: área ensolarada;
- o vento: as plantas devem ser cobertas pelo lado norte;
- o solo: arenoso, argiloso, drenado;
- co-cultivo: Você pode plantar junto com outras flores da primavera narcisos, jacintos, açafrões;
- como plantar: 15–20 cm abaixo do nível do solo e com uma distância de 5–15 cm entre eles;
- quando plantar: de setembro a início de outubro para as zonas 4 e 5 (mín. t -35 ° С); de outubro ao início de novembro para as zonas 6 e 7 (mín. t -23 ° С); de novembro a início de dezembro para as zonas 8 e 9 (mín. t -12 ° С); do final de dezembro ao início de janeiro para a zona 10 (min. t -1 ° С);
Nas zonas 8 a 10, as lâmpadas devem ser armazenadas na geladeira por 6 a 8 semanas antes do plantio.
O que você precisa para pousar
Para plantar tulipas, você precisa de uma pá ou enxada de jardim. Ela precisa fazer buracos. Em um recipiente esmaltado, uma preparação é diluída para o tratamento de bulbos de fitopatógenos. Pode ser o Fundazole ou outro remédio. Dilua de acordo com as instruções da embalagem.
Vídeo: Plantando tulipas em outubro
Também necessário para o pouso:
- lâmpadas;
- preparação para tratamento contra fitopatógenos;
- fertilizantes.
Seleção do local e preparação do solo
Escolha uma área ensolarada com boa drenagem. Tulipas não crescem bem na sombra. Além disso, na área sombreada, as raízes apodrecem devido ao excesso de umidade. Também é importante organizar a proteção contra os ventos do norte.
Você sabe Mais de 150 espécies de tulipas crescem no mundo. Existem mais de 3000 variedades diferentes.
As tulipas crescem em praticamente qualquer solo, mas preferem areia, com muita matéria orgânica.. Verificar como o solo atende aos parâmetros é bastante simples. Misture com água. Se você conseguir enrolá-lo em uma "linguiça" não apodrecida - esse é um solo arenoso. Se o solo for argiloso e muito pesado, adicione areia. Se houver muita areia, vice-versa, adicione argila.
- O solo arenoso do barro tem muitas vantagens:
- aquece mais rápido pelo sol;
- retém bem o calor à noite;
- vazamentos moderados de água;
- boa permeabilidade ao ar;
- contém muitos produtos orgânicos.
No final do verão, existem algumas sementes de ervas daninhas e pragas no chão. Portanto, 2 semanas antes do plantio, corte a grama e cubra o solo com material de polietileno escuro.. O solo abaixo dele aquecerá a uma temperatura de + 60 ° C, o que causará a morte de insetos e ervas daninhas.
Ao remover o filme, cave uma porção a uma profundidade de 15 a 20 cm. Se o solo for muito denso, os restos de grama que queimam sob o filme servirão como fertilizante. Você também pode adicionar húmus ou um pouco de palha picada, se precisar afofar a textura do solo.
Importante! É proibido o uso de esterco ao plantar tulipas. Isso é repleto de queimaduras e morte da lâmpada.
Processamento de Bulbos
Para proteger os bulbos de doenças bacterianas e fúngicas, você precisará tratá-los com Fundazol. Mergulhe os bulbos em uma suspensão preparada a partir de 20 g da substância ativa dissolvida em 1 litro de água por 5 minutos para umedecer bem a superfície. Em seguida, retire da solução e seque.
Plantando uma planta
Para que as plantas o agradem com sua floração, elas devem ser plantadas corretamente.
Tecnologia de pouso:
- Misture o solo dos canteiros e os aditivos e fertilizantes que você precisa aplicar: composto, areia ou argila. Sua tarefa é fazer com que o solo corresponda ao máximo possível à referência.
- Prepare os poços de aterrissagem. Cada um deles deve ter 3 vezes o tamanho da lâmpada. Da superfície até o fim, deve haver 2 alturas da lâmpada.
- Plante tulipas com pelo menos 5 cm de distância.
- Se necessário, adicione uma colher de sopa de farinha de osso em cada planta.
- Certifique-se de instalar as lâmpadas de cabeça para baixo. As tulipas brotam mesmo que vire de cabeça para baixo, mas será melhor se a planta for plantada corretamente.
- Certifique-se de regar as tulipas plantadas.
Cuidados e preparação de flores para o inverno
Se estamos falando sobre o plantio de outono, então esse cuidado com os bulbos é concluído. A exceção é uma queda acentuada na temperatura do ar. O problema é criado pela presença de umidade no solo. Em temperaturas abaixo de zero, ele se transforma em gelo. Os cristais danificam as raízes pequenas e afetam adversamente o sistema radicular das plantas.
Para evitar danos, o solo é coberto com uma camada de cobertura morta. Mas você precisa fazer isso quando o solo congela. Caso contrário, sob uma camada de cobertura morta, o solo ficará mais quente e, se houver umidade, os fungos do solo se desenvolverão ativamente, o que é ruim para a planta.
Você sabe As pétalas das tulipas são comestíveis. Fazem parte de algumas receitas como tempero e substituem as cebolas verdes.
Quando transplantar
As tulipas podem se reproduzir não apenas com bulbos, mas também com sementes. Este método de plantio é praticado pelos criadores. Uma flor de uma variedade é polinizada pelo pólen de outra para produzir uma nova variedade. As sementes resultantes são armazenadas até a primavera em um saco com turfa a uma temperatura de 0 ° C. E na primavera eles plantam em um recipiente e colocam na cama. Durante a estação de crescimento, as sementes brotam e formam pequenas plantas. O transplante dessas tulipas para um local permanente de plantio é possível não antes de dois anos.
Tulipas florescendo trazem prazer estético. Se você seguir as regras de plantar e crescer, certamente apreciará o resultado.