Com base nas informações divulgadas pelos principais especialistas em estatística do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, os compradores das Filipinas este ano podem quebrar seu próprio recorde de importação.
Estamos falando de compras de trigo, que em 2019 têm todas as chances de ultrapassar a marca de sete milhões e duzentas mil toneladas. Vale ressaltar que esse indicador excede o nível das importações em mais de vinte por cento.
2018, quando o volume de entregas no exterior foi de cinco milhões novecentos e oitenta mil toneladas.
A agência que divulgou essas informações esclarece que, entre janeiro e maio de 2019, as Filipinas conseguiram importar cerca de setecentas e quarenta e um mil toneladas de grãos, mais de vinte e cinco por cento, acima dos mesmos indicadores de um ano atrás.
Sabe-se que nos primeiros cinco meses de 2018 foram importadas cerca de quinhentas e noventa e um mil toneladas de grãos. Não será supérfluo notar que, na última década, os compradores filipinos aumentaram significativamente o volume das importações de trigo - mais que dobraram.
Vale ressaltar que o principal exportador de trigo para o mercado das Filipinas são os Estados Unidos da América. Sabe-se que noventa e cinco por cento de todo o trigo importado nas Filipinas é produzido por agricultores americanos.