As batatas ucranianas gostam tanto de compradores estrangeiros que os exportadores continuam a vender ativamente os "ativos de batata" existentes no país.Parece que só se pode regozijar-se com o zelo dos agricultores domésticos e se orgulhar de suas realizações, mas a alta demanda no exterior (especialmente no Azerbaijão e entre os compradores da Moldávia) afeta significativamente o custo das batatas para os próprios ucranianos.
"O custo de um quilograma de batata atingiu seu pico - não registramos esse aumento de preço no final de dezembro nos últimos anos", afirmam analistas de mercado.
Confira
Outro fator que está contribuindo ativamente para o aumento dos preços da batata e sua escassez no mercado é o truque dos vendedores. Na esperança de vender o máximo de batatas possível na véspera de Ano Novo e torná-lo o mais caro possível, os agricultores e distribuidores cuidam de seus suprimentos até "tempos melhores".
"No ano passado, compramos batatas de fornecedores agrícolas a um preço 40% menor do que hoje", reclamam os compradores atacadistas. "Os produtores de batata mantêm seu produto para vendê-lo antes das férias e por algum tempo depois deles."