A apicultura é um negócio bastante trabalhoso, exigindo muito tempo, esforço e conhecimento. Os habitats das abelhas são colmeias especialmente projetadas, cuja base é a estrutura.
Tipos de quadros de abelhas
Dependendo do tamanho e da configuração da colméia, existem quadros padrão e não padronizados que são adequados especificamente para cada colméia.
Você sabe Para produzir 500 g de mel, uma abelha deve voar de uma flor para sua casa 10 milhões de vezes.
Cobrindo
Eles estão localizados nas duas bordas do ninho e devem estar escuros. Sua principal função é preservar o calor no ninho da abelha e separá-lo do espaço vazio da colméia. Eles são preenchidos com mel e pão de abelha, cobrem os quadros da ninhada e os favos de mel são usados antes do tempo frio.
Alimentadores
Para o cuidado adequado da família das abelhas, são necessários alimentadores especiais, cuja essência é alimentar os insetos.
Eles devem:
- fornecer acesso para alimentar em qualquer clima;
- fácil de limpar e lavar;
- impedir que as abelhas se afogem em calda;
- excluir contato com insetos durante a distribuição de ração;
- proteger das abelhas de outras colméias;
- permitir que o apicultor monitore o consumo de alimentos.
Incubadoras, viveiros
Para a criação em massa de abelhas rainhas, as incubadoras são amplamente utilizadas. Eles se parecem com quadros padrão, que são colocados no meio do ninho. Para a maturação normal do útero, é necessário manter uma temperatura de +34 ... + 36 ° C e uma umidade relativa de 60%.
Os viveiros são uma estrutura de nidificação comum, na qual as ripas finas móveis são fixadas nas laterais. Seu objetivo é colocar as células uterinas com os licores-mãe.
Saver
Os caixilhos das cortinas são usados para aquecer a casa das abelhas e são feitos na forma de uma placa de madeira sólida feita do tamanho da colméia. Um aquecedor é inserido entre a parede lateral e a estrutura da cabeça.
Construção civil
Para obter cera das abelhas, reduza o número de zangões e lute contra as doenças das abelhas, prepare estruturas com tamanhos padrão e coloque-as no centro do ninho. Um fio é puxado no meio das tiras laterais, uma camada de cera é distribuída no topo de uma largura de 3 cm
Vídeo: Estrutura de construção em um ninho de uma família de abelhas
Secional
Usado para a produção de favo de mel. Eles são feitos na forma de semi-quadros padrão.
Importante! Inspecione as colmeias a uma temperatura não inferior a + 15 ° C, porque se estiver abaixo de + 13 °C, as abelhas podem ter espasmo muscular e não conseguirão voar.
Madeira ou plástico - o que é melhor
Para substituir as molduras de madeira veio a loja, feita de plástico. Cada espécie tem suas vantagens e desvantagens. Eles são os seguintes.
- Vantagens de madeira:
- Eles são baratos e podem ser fabricados de forma independente;
- a árvore não contém nenhum aditivo químico;
- reter o calor e fornecer ventilação.
- Contras:
- sob a influência de várias diferenças de temperatura, perdem sua forma;
- danificado por pragas;
- pesa mais que o plástico.
- As qualidades positivas dos quadros de plástico incluem:
- forte o suficiente, conveniente para o transporte, não danifique a cera;
- o prazo de validade é muito maior que o da madeira;
- não absorva mel;
- mais leve em peso;
- usado em qualquer extrator de mel.
- As desvantagens incluem:
- se danificados, eles não podem ser reparados;
- as abelhas são piores no manuseio de cera;
- melhor utilizado com excelente formação de cera.
Seleção de tamanho
A escolha do tamanho do quadro depende do tamanho da estrutura da colméia. Eles devem ser bem fixos, convenientemente estendidos.
Os principais requisitos para a colocação dos quadros são os seguintes parâmetros de distância:
- entre os centros das estruturas adjacentes do favo de mel, deve haver uma folga de 37 a 40 mm;
- das barras superior e inferior ao corpo da colméia - 8 a 10 mm;
- do último quadro inferior para o fundo da colméia - 20-30 mm;
- feixe superior - 25 mm;
- das paredes da colméia para os lados dos quadros - 6 mm.
Parâmetros padrão para 1 quadro:
- largura - 2,5 cm;
- a barra superior tem 1,8 cm de espessura, a inferior tem 1,5-2,5 cm;
- altura - 14,5 cm.
Coleção de molduras DIY em casa
Os quadros podem ser comprados prontos em uma loja especial, você ainda pode comprar os espaços em branco necessários e apenas dobrá-los, mas alguns apicultores preferem fazê-los em casa, seguindo os desenhos.
Vídeo: quadros DIY faça você mesmo
O princípio da construção
A estrutura padrão consiste em tiras superior, inferior e duas laterais do mesmo comprimento. Uma exceção é a barra superior, que deve ser um pouco mais longa e se sobressair além do tamanho de toda a estrutura. Se a escolha for limitada a materiais de madeira, eles deverão ser lixados com lixa e suavizados. Ao usar madeira de coníferas, além disso, também é necessário cobri-la com cera ou óleo de secagem. As juntas são lubrificadas com cola e as tiras são torcidas usando parafusos de aço que prendem bem a estrutura.
Importante! Após a aplicação da cola, todas as ações adicionais devem ser executadas com rapidez e precisão, pois a cola seca rapidamente.
Opções para a localização dos quadros dentro
A quantidade de mel coletada no futuro dependerá de quão correta e eficientemente o apicultor organiza os quadros de suas colméias. Os quadros podem ser colocados longitudinalmente ou transversalmente em relação ao orifício para a saída das abelhas de sua casa. A posição longitudinal é recomendada para especialistas que possuem um apiário grande, pois essa opção ajuda a examinar rapidamente o quadro. É melhor para os apicultores inexperientes usarem o arranjo transversal, graças ao qual cada quadro é inspecionado separadamente.
Armação de arame
Ao escolher um fio para os quadros, é necessário levar em consideração os requisitos de suas propriedades. Não deve esticar ao longo do tempo, nem ferrugem, ser confortável ao fixá-lo na estrutura, por isso é recomendável usar fios de aço - pretos e inox. O preto é mais barato, mais macio que o aço inoxidável, mas pode enferrujar devido à exposição ao processar quadros. O aço inoxidável, ou o fio de alta liga, é usado por mais tempo, custa mais e se estende com mais força na estrutura devido à sua rigidez.
Tecnologia para puxar fios
Depois que os quadros estiverem prontos, você poderá iniciar o processo de puxar o fio para fixar posteriormente a parede de transição da cera. Para isso, é necessário possuir uma bobina com fio, chave de fenda ou furadeira, gabarito, martelo, pregos, alicates e pinças.
A tecnologia de puxar o fio consiste nas seguintes etapas:
- Usando um condutor, faça furos nas barras antagônicas, dependendo da localização das cordas.
- Pregos nas quais o fio será puxado.
- Puxe o fio através dos orifícios com uma cobra.
- Enrole uma extremidade do fio em torno de uma unha adequada.
- Puxe o fio com um alicate e enrole a outra extremidade no segundo prego.
- Dedo ao longo das cordas para emitir um som musical, em caso de ausência - repita a tensão.
Você sabe Cientistas dos Estados Unidos ensinam especificamente as abelhas a encontrar explosivos.
Dicas úteis
Os especialistas recomendam fabricar colméias a partir de espécies coníferas de madeira; o pinheiro é o mais adequado, fácil de processar, não se deteriora por muito tempo e é rico em resina. Na produção de molduras, os apicultores costumam usar tília ou uma árvore de Natal, porque são fáceis de usar e não quebram.
Hoje, existe uma grande variedade de quadros que você pode escolher e comprar, dependendo do material de fabricação, custo e também da forma e tamanho das casas de abelhas. Mas você também pode fazê-los, seguindo as instruções, porque eles são um elemento muito importante de toda a colméia.