Hoje, o tomate é um dos vegetais mais comuns do mundo - mais de 70 toneladas de tomate são produzidas anualmente. Essa popularidade dos vegetais em quase todas as cozinhas dos países da Europa e do Mediterrâneo levou ao surgimento de um grande número de métodos de preparação, um dos quais é a secagem. O tomate seco ao sol, apesar de sua recente emergência, já conseguiu conquistar gourmets e se estabelecer como um produto de alta qualidade e integrado com sucesso na culinária. Nosso artigo convida você a conhecer as propriedades básicas dos tomates secos, seus benefícios e malefícios, bem como os métodos de cozimento.
Propriedades dos Tomates Secos
A aparência dos tomates secos não é muito impressionante, mas isso não afeta o sabor deles, e os tomates secos ao sol são tão bons quanto enlatados ou frescos na quantidade de nutrientes.
Seu rico sabor picante e aroma, bem como a versatilidade de aplicação, irão deliciar os amantes de iguarias por um ano, sujeitos à técnica de cozimento correta. Vamos considerar com mais detalhes quais propriedades e desvantagens são úteis para este método de cozinhar vegetais.
Benefício
Os tomates secos ao sol são capazes de enriquecer nosso corpo com uma lista completa de componentes nutricionais úteis, porque eles não se deterioram, o que significa que eles armazenam todos os elementos vitamínicos e minerais necessários por um longo tempo.
- O produto em questão possui uma gama bastante extensa de propriedades benéficas que afetam a saúde:
- Como os tomates secos têm um teor calórico médio, eles podem ser facilmente integrados com moderação nas composições de várias dietas e nutrição adequada. Ao incluí-los em sua dieta diária, você a transformará e diversificará significativamente.
- Sendo um potente antidepressivo, o tomate seco ajudará a melhorar o humor e o estado geral, além de afetar positivamente o funcionamento da atividade cerebral e contribuir para melhorar a memória.
- Devido à preservação do antioxidante licopeno durante o tratamento térmico, os tomates secos inibem o processo de envelhecimento e reduzem significativamente o risco de tumores malignos.
- Devido ao alto teor de potássio nos tomates secos ao sol, o sistema cardiovascular melhora e a ocorrência de inchaço é evitada.
- Vitaminas e minerais, presentes em grandes quantidades em tomates secos, afetam efetivamente o funcionamento do trato gastrointestinal, bem como a visão e o sistema circulatório.
Importante! Antes de usar o tomate seco, é necessário mergulhá-lo por vários minutos em água morna para remover o sal acumulado e dar um sabor mais delicado e elegante às frutas.
Prejudicar
Como em qualquer produto, os tomates secos têm certas contra-indicações, e um vegetal seco só pode causar danos ao comer demais, pois contém uma alta taxa de ácido oxálico, que danifica o fígado.
- Vale a pena abster-se de comer tomate seco para pessoas que sofrem de:
- doenças crônicas do trato gastrointestinal;
- doenças agudas do fígado e pâncreas;
- a presença de pedras na bexiga;
- gota
- doenças articulares;
- aumento da tendência a alergias alimentares;
- hipertensão
Como escolher e preparar tomates para secar
Para a secagem, tomates pequenos e carnudos cultivados ao sol e não na estufa são ideais, pois possuem um aroma mais pronunciado. Na maioria das vezes, ao escolher tomates para secagem, eles são inclinados especificamente para variedades semelhantes a ameixas vermelhas com uma superfície intacta, sempre maduras e sem manchas, com o argumento de que há muito menos suco e sementes nesses tomates, portanto, o processo de secagem será mais rápido e produtivo.
Lista das melhores variedades de tomate para secagem:
- "Sino";
- "Roma";
- "Taça de âmbar";
- "Donald F1";
- "Caspar F1";
- "Data";
- A canela.
A preparação de tomates para secagem consiste em várias etapas:
- Para começar, os vegetais devem ser bem lavados e limpos da câmara de sementes, caules e divisórias, e também, se desejado, deixar ou remover a pele.
- Então você precisa cortar as frutas a seu critério - ao longo ou transversalmente, de preferência em anéis.
- A próxima etapa é uma secagem curta. Você também pode conservar os tomates antes de secar, se desejar.
- Um ponto importante é a escolha das especiarias que você adicionará aos tomates. As ervas italianas tradicionais são ideais: manjericão, alecrim, orégano, tomilho etc., mas cominho, gengibre, aipo, bérberis e coentro também são boas opções. As misturas selecionadas devem ser bem esmagadas antes do uso, para manter um aroma mais saturado.
- Dos consumíveis necessários para a secagem, várias assadeiras, como racks ou peneiras, serão especialmente úteis, e em nenhum caso de alumínio, pois reagem ativamente com os ácidos liberados pelos tomates. Recomenda-se untar as assadeiras com óleo vegetal para evitar que as frutas grudem. Os materiais obrigatórios também incluem papel alumínio ou pergaminho, onde os tomates precisarão ser posteriormente colocados.
Você sabe A receita para o tomate seco veio da Itália, onde o vegetal começou a secar pela primeira vez no século 19, e foi então que se espalhou pelo mundo. Hoje, em casa, as frutas secas não são mais tão populares e praticamente não são usadas como prato independente, mas costumam ser servidas como lanche.
Como secar tomates em casa
É claro que em todos os supermercados você pode encontrar tomates secos ao sol prontos para o uso, mas é mais barato e muito mais fácil secar tomates em casa. O processo de secagem dos tomates não levará muito tempo e esforço, e o resultado o agradará por muito tempo. Oferecemos-lhe para aprender quais métodos podem ser usados para preparar a cultura vegetal descrita, bem como para aprender algumas receitas simples e interessantes.
No forno
A maneira mais rápida e fácil de obter tomates secos é cozinhá-los no forno.
Os ingredientes utilizados são os seguintes:
- os próprios frutos, de preferência com casca fina;
- sal marinho;
- temperos para escolher;
- óleo vegetal refinado;
- alho
- uma colher de chá de pimenta picada.
O processo de cozimento é simples:
- Antes de tudo, certifique-se de preparar os tomates - lave-os bem, seque e corte em duas metades. Para secar no forno, os tomates cereja são mais adequados devido ao seu tamanho pequeno e, portanto, ao cozimento rápido.
- Em seguida, você precisa pré-aquecer o forno a 130 ° C e espalhar a fruta cortada em uma assadeira coberta com papel alumínio ou pergaminho.
- O próximo passo é polvilhar os tomates com uma mistura pré-selecionada de especiarias e alho em pó, adicionar algumas gotas de óleo vegetal e empurrar a panela para o forno pré-aquecido.
- Cozinhar tomates será de 2 horas. Para criar circulação de ar, a porta do forno precisa ser um pouco aberta, mas se o forno já estiver equipado com convecção, isso não deve ser feito. Também é aconselhável virar os tomates de vez em quando.
- No final do processo de cozimento, o lanche acabado é transferido para uma jarra e derramado com óleo vegetal.
Vídeo: tomates secos no forno
Os tomates secos cozidos no forno são ideais para cozinhar no inverno, mas você pode comê-los imediatamente, usando vários pratos como lanche.
No secador elétrico
Os tomates também são secos usando um secador elétrico.
Para preparar o prato, você precisará dos mesmos ingredientes com os quais precisa fazer o seguinte:
- Depois de lavar e descascar os tomates, eles precisam ser cortados ao meio e colocados em qualquer pano limpo com o corte cortado, para que todo o suco saia.
- Depois de algum tempo, vire as frutas, adicione sal, temperos e óleo preparados e coloque na parte inferior do dispositivo.
- Deixe o tomate secar por 7 horas, depois de definir o secador a 80 graus.
- Encha os frascos preparados com o lanche pronto, colocando 2-3 pequenos dentes de alho por cima, regue com óleo e feche bem.
Os tomates cozidos desta maneira irão decorar qualquer prato e deliciar-se-ão como uma preparação no inverno com um excelente sabor.
Importante! Monitore cuidadosamente o teor de sal dos tomates secos ao sol. A taxa diária de sódio não deve ser superior a 6 g, mas 100 g de tomate seco contém cerca de 0,12 g de sódio, portanto, não é recomendável salgar pratos em que essas frutas já foram adicionadas.
No microondas
Outra opção igualmente eficaz para cozinhar os tomates secos desejados é a secagem por microondas. Também não leva muito tempo e esforço, e o resultado não é pior do que nos métodos acima.
Com os componentes previamente preparados, faça o seguinte algoritmo:
- Corte as frutas previamente lavadas e descascadas ao meio, polvilhe cada parte com bastante óleo.
- Em seguida, polvilhe os tomates com suas ervas e especiarias favoritas, coloque os legumes em uma camada uniforme em um prato e envie para secar no microondas por 5 minutos na potência mais alta.
- Quando o tempo acabar, o dispositivo deve ser ligado por mais 11 minutos, sem retirar o prato.
- No final desse período, retire um prato e deixe os tomates fermentar por 5 a 10 minutos, após o que você pode transferi-los com segurança para uma jarra, despeje bastante óleo nela. O prato está pronto.
Vídeo: tomates secos no microondas
Regras básicas de armazenamento
Após o cozimento dos tomates, a questão importante de seu armazenamento vem à tona, pois o conteúdo inadequado de frutas secas pode provocar a deterioração do aroma e até de mofo.
Para que os vegetais sejam armazenados corretamente e não percam seus componentes nutricionais e propriedades úteis durante esse processo, antes de colocá-los em frascos, é necessário deixá-los esfriar completamente por algum tempo.
Outras regras de armazenamento para tomates secos incluem o seguinte:
- recomenda-se armazenar os tomates prontos em um recipiente de vidro, de preferência em frascos esterilizados, e usar tampas herméticas para fechá-los;
- depois de colocar o tomate em uma jarra e enchê-lo com todos os ingredientes necessários, ele deve ficar aberto por 5-7 horas em temperatura ambiente normal;
- você precisa manter os legumes na geladeira, mas como eles serão armazenados por apenas seis meses, você também pode usar o freezer;
- o pré-requisito para armazenar tomates secos é a adição de azeite, mas você pode fazer isso sem usar pratos de barro ou sacos de papel comuns para manter os legumes.
Você sabe Além do vermelho, também existem tomates verdes, rosa, roxos, laranja e até pretos.
Como usar tomates secos
Graças ao rápido desenvolvimento de tecnologias para a fabricação de tomates secos, seu uso na culinária está se tornando cada vez mais extenso. Cada cultura tem suas próprias receitas especiais para a preparação deste vegetal. Na maioria das vezes, os tomates secos são complementados por uma variedade de pratos de carne e peixe, e também será uma boa solução adicioná-los a molhos e molhos.
Os amantes da comida preferem essa iguaria na forma de um sanduíche, colocando tomates em cima de pão e queijo. Essa é a maneira mais fácil de usar o produto.Os tomates secos também são adequados como recheio para assar, se cortados, misture-os com outros vegetais e adicione, por exemplo, à torta. A opção mais ganha-ganha para usar o produto é adicioná-lo às saladas - é tudo sobre óleo, que confere ao prato um aroma e sabor únicos e o torna muito satisfatório. Tomates secos ao sol também são servidos como acompanhamentos para o restante dos pratos.
A tecnologia moderna oferece muitas oportunidades para cozinhar tomates à sua maneira, únicos, experimentando e usando toda a sua imaginação. Além dos enormes benefícios que o tomate seco traz para uma pessoa, eles também são um ótimo complemento para qualquer prato e um produto saudável independente que agradará agradavelmente a você e seus entes queridos.