Big Star é uma nova variedade de cerejas que faz parte da Star Series, lançada no mercado pela Universidade de Bolonha (Itália). Leia sobre que tipo de variedade é e sobre os recursos de sua tecnologia agrícola na revisão.
História e Região de Reprodução
As cerejas Big Star foram desenvolvidas pela Universidade de Bolonha em colaboração com o CRPV. A cereja amadurece no meio da temporada e apresenta excelentes características: frutas bonitas e alta qualidade organoléptica.
Você sabe Agora no mundo existem cerca de 500 variedades de cerejas.
Descrição e características da variedade
A variedade é caracterizada por um período de maturação precoce, rendimento estável, frutos grandes. Big Star é uma árvore auto-fértil que não precisa de companheiros polinizadores. Sua resistência ao inverno e tolerância à seca são classificadas como altas.A árvore é termofílica. Em solos ácidos, piora, mas ainda mostra um rendimento estávelCaracterística da variedade:
- A árvore pertence ao vigoroso, com alta energia de crescimento. Sua altura é de cerca de 6 m.
- A coroa é grossa, de forma piramidal.
- Formações de frutas são colocadas nos galhos do buquê.
- Os brotos são grossos, principalmente verticais, marrons.
- Folhas de formato elíptico, pontiagudas, com placa plana, tamanho médio.
- As flores são brancas, com formato de cálice e pedúnculo médio.
Aparência de cerejas Big Star
A árvore é bastante alta. Se você não formar uma coroa, a altura poderá exceder 6 m, o que não é muito conveniente para manutenção. A forma da coroa é clássica - piramidal. O tronco é sempre vertical. O sistema radicular da árvore é do tipo haste.
Importante! O rendimento da cereja depende da quantidade de sol recebida. Quanto mais, maior o rendimento.
Os frutos são caracterizados por:
- tamanho grande: 20 × 24 mm;
- forma: redondo plano;
- peso: 9-12 g;
- cor: vermelho escuro;
- carne: rosa muito denso, perfumado;
- sabor: agridoce.
A peculiaridade da fruta cereja é que ela possui um conjunto exclusivo de antioxidantes, que lhes conferem uma cor rica. Eles também têm excelentes características de sabor.
Na composição de frutas (em 100 g):
- açúcar - mais de 16,5 na escala Brix;
- ácidos - 0,1-0,15%.
As frutas são consideradas universais e são adequadas para o consumo fresco. A variedade é caracterizada pelo amadurecimento amigável das bagas. Devido ao curto prazo de validade, são colhidas no inverno, congeladas ou transformadas em sucos e outras bebidas.
Produtividade
Amigável o amadurecimento de frutas ocorre na segunda década de junho. A frutificação ocorre aos 4 anos. O rendimento médio de uma árvore é de 35 a 50 kg de fruto.
Importante! Duas variedades idênticas não são adequadas para polinização cruzada, e cerejas e cerejas não são recomendadas para polinização umas das outras.
Polinizadores
Big Star é autopolinizante isso significa que uma árvore madura dará frutos sem exigir pólen de outra variedade de cereja doce. No entanto, cerejas adicionais próximas (dentro de 15 m) de uma variedade diferente podem melhorar a frutificação e o rendimento. Se lhe parecer que não há insetos polinizadores suficientes no jardim, polvilhe o tronco com água doce para atrair abelhas com um aroma adicional.
Prós e contras da variedade
- Vantagens da classe:
- alta produtividade - até 50 kg;
- frutas grandes - 12 g;
- boas propriedades organolépticas;
- alta resistência ao inverno;
- boa resistência ao cracking;
- resistência a doenças fúngicas.
- Como desvantagem, pode-se notar que:
- a variedade não estava representada pelo fabricante no mercado russo. Consequentemente, não há dados confirmados sobre o rendimento e a resistência da árvore às condições climáticas da Rússia.
Características do cultivo e cuidados
Cultivar cerejas é bastante simples. Eles podem crescer em zonas de resistência do inverno de 6 a 8. As temperaturas permitidas no inverno são de –12 ° C a –23 ° C. Um lote para cerejas deve ser selecionado ensolarado. As árvores precisam de solo bem drenado e terão dificuldade em crescer em solos argilosos.
Você sabe Uma cerejeira típica produz cerca de 7.000 bagas.
Ao plantar em solos pobres - quanto mais fundo o poço e mais raízes de estrume apodrecido, melhor sua árvore se desenvolverá. Também faz sentido perguntar sobre o tipo de material no qual a árvore é enxertada. Suas características afetam o rendimento, a resistência a doenças e a resistência ao gelo.
Escolhendo um local e material de plantio
As árvores prosperam em uma área ensolarada, com solo fértil e drenado. A luz do sol deve durar pelo menos 6 a 8 horas por dia. O sol é necessário não apenas para a produção de frutas de qualidade, mas também para a prevenção de doenças fúngicas. A drenagem é necessária para manter a saúde do sistema radicular da árvore. Argila pesada retém água, contribuindo para o desenvolvimento de podridão e bolor.Se, além de um local como esse, você não tiver mais espaço, tente melhorar o solo ao plantar aplicando areia, esfagno ou turfa (1/3 da massa do solo) para fornecer friabilidade e fertilizantes orgânicos para melhorar a fertilidade. Em solos arenosos, a árvore sofre com a seca, sendo melhorada pela aplicação de argila. A cereja doce se adapta bem a uma grande variedade de solos, mas prefere acidez de 6,0 a 7,0 pH. Inspecionando o local, imagine uma árvore adulta.
Você sabe As cerejas da colheita podem ser colhidas em 7 segundos. É assim que um agitador mecânico precisará, que colhe cerejas nos jardins da Europa. O agitador apenas sacode a árvore e os frutos caem em uma lona especial. Mas essa eficiência reduz a vida útil das cerejas em 7 anos.
Certifique-se de que:
- a coroa não tocará os fios nem entrará em contato com outros obstáculos durante o crescimento;
- as raízes não interferem nos cabos subterrâneos, tubulações, sistemas de irrigação, serviços públicos ou outras linhas;
- a árvore não bloqueia a vista das janelas;
- árvores vizinhas não o perturbarão.
A muda selecionada é caracterizada pelos seguintes parâmetros:
- idade: 3 anos;
- casca: marrom;
- tronco: liso, sem danos mecânicos;
- raízes: 3 raízes de 0,2 m, no corte branco, fibroso;
- ramos: com botões fechados.
Aterragem direta
As cerejas são plantadas mesmo quando o ar está bem fresco - em torno de +5 ... + 10 ° C. Se houver geada intensa, é recomendável adiar o pouso até que a temperatura se torne positiva. As raízes não devem ser expostas a baixas temperaturas, caso contrário as mudas morrerão. Antes de plantar: mergulhe as raízes em um balde ou banho grande com água por 1-2 horas. Isso os impede de secar. Evite encharcar por mais de 6 horas.
Tecnologia de pouso:
- Cavar um buraco de pouso. A profundidade deve ser de 0,6 M. O diâmetro também é de cerca de 0,6 M. O poço deve ser sempre maior que a bola de raiz para dar à árvore mais espaço livre para o desenvolvimento da raiz.
- Para soltar o solo, misture estrume podre, composto de jardim ou musgo de turfa com o solo em uma proporção de 1/3 da matéria orgânica e 2/3 do solo.
- Coloque a árvore no centro do buraco de plantio, endireitando as raízes.
- Encha o buraco. Mantenha o ponto de junção do descendente e porta-enxerto a uma distância de 5 cm do chão.
- Encha suavemente o solo, socando-o ao encher o poço de aterrissagem. Isso eliminará os bolsões de ar de pouso.
- Espalhe o solo uniformemente ao redor da árvore.
Vídeo: instruções para o plantio de cerejas
Rega e alimentação
A produtividade depende de quão bem a cereja é regada. A muda é regada 2-3 vezes por semana, despejando 1-2 baldes de água debaixo da árvore. Certifique-se de que o solo não seja pantanoso nem seco. Se a umidade sair rapidamente do solo devido à sua leveza ou calor, cubra a zona radicular com material de cobertura: serragem, palha, etc.Se você plantou fertilizantes orgânicos durante o plantio, não precisa alimentar as mudas por 2-3 anos. Uma árvore adulta é regada com menos frequência - 1-2 vezes por mês. A rega começa na primavera e termina no verão em agosto.
Você sabe Acredita-se que a palavra "cereja" vem do nome da cidade grega de Serasus, moderna Giresun, localizada na Turquia. Foi daqui que as cerejas chegaram à Europa. Mas alguns historiadores acreditam que a própria cidade recebeu o nome de cereja doce.
Antes da fertilização, verifique sempre o solo quanto ao nível de vários minerais. Para fazer isso, você pode comprar um testador especial ou verificar o solo no laboratório. Solos diferentes podem ter quantidades diferentes de elementos necessários para apoiar o crescimento e desenvolvimento de cerejas.
As árvores prosperam quando macronutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio estão disponíveis. O nitrogênio é responsável pelo crescimento vegetativo. O fósforo fornece o desenvolvimento do sistema radicular e a floração. O potássio é responsável pela resistência da árvore às doenças, além de apoiar os processos celulares. Como as cerejas não consomem muitos nutrientes, será necessário fertilizante com baixo teor de nitrogênio.A proporção percentual de nitrogênio, fósforo e potássio na composição da cobertura pode ser 5-10-10. Durante a estação de crescimento, passe 3 refeições. O primeiro é antes da abertura dos botões, o segundo no momento da floração e o terceiro em junho, quando os frutos começam a amadurecer. A taxa de aplicação mineral é de 200 g / 1 de árvore adulta.
Cortar e moldar a coroa
A poda é uma parte muito importante do cuidado adequado das árvores de fruto. Planeje todos os anos durante o período de descanso. Na maioria das vezes, é planejado para o final do inverno. A forma natural que a cereja adota nem sempre é a melhor para a frutificação máxima.Portanto, é afinado. 3-4 ramos são deixados no primeiro nível, o segundo e os subsequentes são formados de acordo com o mesmo princípio. Ramos danificados por doenças ou danos também são podados. O tronco central deve ser encurtado.
Preparações de inverno
No início do outono, o jardim começa a se preparar para o inverno. É limpo de ervas daninhas, folhagem, carniça. Cavar o solo. Se um buraco para irrigação foi feito na zona do tronco próximo, ele é nivelado para não acumular excesso de umidade nas raízes no outono. Para tornar os galhos lignificados, a rega é interrompida em agosto-setembro.
Realize também as seguintes atividades:
- Na zona do tronco próximo, uma camada de cobertura é colocada com uma profundidade de 5-6 cm. Ele se tornará uma camada isolante que protegerá as raízes do congelamento.
- O porta-malas está embranquecido no final de setembro. Isso irá protegê-lo de rachaduras durante temperaturas extremas de dia e noite no inverno.
- Uma cerca de malha é estabelecida para árvores jovens, que os protegerá do contato com roedores que se alimentam de galhos e cascas jovens.
Controle de Pragas e Doenças
Para entender com que frequência você precisa pulverizar árvores, consulte as informações sobre possíveis pragas e doenças em sua área. Muitos problemas podem ser evitados por pulverização oportuna. A parte principal da doença tem uma natureza fúngica. Sua prevenção começa com a pulverização com uma solução a 1% do líquido Bordeaux até que os botões se abram.
As principais doenças:
- Esporose em bolha de cereja ou manchas perfuradas. O nome da doença caracteriza bem o principal sintoma que aparece nas folhas. Para combater fungos, trate a árvore e o solo com solução a 1% de sulfato de cobre antes de brotar.
- Coccomicose - manchas marrom-avermelhadas. Antes de florescer, a árvore é tratada com uma solução a 3% de sulfato de ferro. O processamento pode ser repetido novamente, após a colheita. Em casos avançados, outro spray é realizado 2 semanas após o primeiro.
- Moniliose (podridão cinza) manifesta na forma de secar parte das folhas, bem como o aparecimento de podridão na fruta. Para tratamento usando uma solução a 1% de líquido Bordeaux. Certifique-se de remover também todos os frutos danificados da árvore.
- Bacteriose (câncer preto) afeta as plantas após a geada. Ramos com danos, sinais de rachaduras e casca preta devem ser removidos durante a poda. Todas as seções são tratadas com sulfato de cobre e depois revestidas com uma fina camada de tinta a óleo para formar um filme protetor.
- Gomose (detecção da gengiva) Tem muitas razões: fungos, pragas, excesso de nitrogênio. A madeira no local onde as gotas aparecem é limpa para uma camada saudável, tratada com sulfato de cobre e coberta com verniz de jardim.
Variedades que não são danificadas por pragas ou resistentes a elas não existem. Portanto, a pulverização com inseticidas é usada para detectar pragas. Usando qualquer preparação quimicamente ativa, use recipientes de vidro, equipamentos de proteção individual e siga as instruções na embalagem exatamente.
As pragas da cereja doce podem ser divididas em vários grupos: aquelas que afetam as raízes, partes esqueléticas da árvore, brotos, brotos, folhas e frutos:
- Pragas das raízes - o urso, peixe dourado e larvas. Eles são especialmente perigosos para mudas. Para combatê-los, recomenda-se afrouxar bem o solo antes do plantio, remover as raízes das árvores antigas do local e tratar os troncos com fertilizantes com fósforo. Eles servem não apenas como fertilizantes, mas também como um meio de combater os insetos do solo.
- Partes esqueléticas das árvores afetam minhocas e besouros. Eles fazem movimentos, o que faz com que os galhos sequem. Os mesmos fertilizantes que contêm fósforo protegem a árvore dessa categoria de insetos. Além disso, durante a estação de crescimento, as cerejas podem ser pulverizadas com "Zolon".
- Os rins são danificados por várias espécies de borboletas e suas larvas. Entre eles estão os gorgulhos, as minhocas, os canos e os cachinhos de ouro. Para combatê-los, cintos de caça e pulverização com drogas "Fufanon-Expert", "Barguzin 600" são amplamente utilizados.
- Pragas de brotos, folhas e frutos extremamente diversificado. Isso e abelharuco de maçã e pulga de folhas e muitos outros. Para combatê-los, os inseticidas são pulverizados com um amplo espectro de ação.
Colheita e armazenamento
Os frutos aparecerão 4 anos após o plantio de uma muda sob condições normais de cultivo e cuidados adequados. O principal sinal de maturação dos frutos é a aquisição da cor vermelha saturada. Você também pode observar pássaros começando a visitar sua doce cereja no café da manhã. Para combatê-los, os agricultores cobrem as árvores com uma rede.
A colheita de frutas é realizada em um dia ensolarado e seco. As cerejas não podem amadurecer após a colheita. E o teor de açúcar aumenta acentuadamente precisamente na última semana de amadurecimento. Portanto, aguarde o melhor sabor possível e inicie a coleção. A geladeira permitirá que você mantenha a colheita por vários dias - cerca de 7. Cerejas frescas são muito suculentas, por isso é recomendável processá-las quase imediatamente. Não lave as frutas até estar pronto para usá-las. Caso contrário, eles vão mal muito rapidamente. Para armazenamento mais prolongado, é necessária preservação, congelamento ou secagem. Antes de salvar, classifique e descarte cuidadosamente qualquer fruta danificada ou potencialmente infectada.
A variedade Big Star é pouco exigente e tem muitas vantagens. É perfeito para crescer em escala industrial ou em uma trama pessoal. Observando as regras simples do cuidado das árvores, você receberá regularmente uma boa colheita de deliciosas frutas.