Estudos mostram que toneladas de antibióticos ainda são usados na avicultura do Reino Unido em meio a preocupações crescentes com a disseminação de doenças resistentes a medicamentos.
Toneladas de antibióticos, conhecidas como ionóforos, são vendidas no Reino Unido que, segundo os ativistas da AMR, representam uma ameaça à saúde humana e ao meio ambiente.
Os ionóforos são usados para prevenir a coccidiose de doenças intestinais que afeta galinhas quando engolem excrementos de galinha.Os participantes da campanha dizem que, em fazendas intensivas de aves, quando o espaço para cada frango é menor que uma folha de papel A4, essa doença é inevitável.Os ativistas temem que certos ionóforos possam causar resistência a antibióticos, que são medicamente importantes para os seres humanos.
O secretário de Saúde Matt Hancock havia alertado anteriormente que a resistência antimicrobiana é tanto uma ameaça à humanidade quanto a mudança climática, e pediu uma ação imediata para reduzir o uso indevido de antibióticos.