Hoje existe uma grande variedade de variedades de violetas: variegadas, com flores duplas, com estrelas inflorescentes e outras características. Uma das variedades com características varietais incomuns é a flor do LE Odalisque.
Descrição botânica da planta
A autora da variedade é a criadora ucraniana Elena Lebetskaya, cujas obras são conhecidas em todo o mundo e têm muitos prêmios. A roseta violeta LE-Odalisk cresce até 27 cm, formando um círculo com geometria quase perfeita. Folhagem verde escura em pecíolos grossos levemente levantados para cima à medida que crescem. As placas são distinguidas por manchas manchadas de branco: uma borda ao redor da borda e pontos espalhados pela folha.
Você sabe Os habitantes da antiga Sicília cunhavam uma imagem de violetas em suas moedas.
O tempo de floração pode ser qualquer, geralmente dura de 2 a 3 meses, depois é repetido com o devido cuidado. Em média, as violetas florescem 8 a 10 meses por ano. A variedade é de flores grandes, o diâmetro das inflorescências é de 6 a 8 cm e os pedúnculos crescem a partir do centro da saída, formando um hemisfério a partir de cestos de meia-flor. A cor das inúmeras pétalas é rosa-coral com um centro mais escuro e mais profundo.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Variedades variegadas precisam de condições especiais para que a planta não perca seu efeito decorativo.
Localização
As variedades variegadas são melhor cultivadas na prateleira, a direção das janelas é leste ou oeste. O melhor lugar no rack é a prateleira do meio. Saintpaulia, como também é chamada a flor, tem medo de correntes de ar, portanto sua colocação em passagens ou perto de portas é excluída.
Iluminação
A variedade prefere luz difusa, sem luz solar direta. Manchas brancas na cor das lâminas das folhas queimam especialmente rapidamente.O horário de verão deve durar de 11 a 12 horas. Uma iluminação adicional será fornecida por uma lâmpada fluorescente de 36 W, a distância da lâmpada à planta é de 25 cm.
Oferecemos a você o conhecimento de muitas outras variedades de violetas:
Modo de temperatura
Senpolia variegada tolera calor e frio igualmente mal. A temperatura ideal para o seu cultivo é + 18 ... + 22 ° C.
Humidade do ar
A variedade gosta de alta umidade na faixa de 65 a 70%. No verão, em dias quentes, são colocados ao lado do vaso paletes com material úmido (seixos, argila expandida), fontes artificiais ou aquários com água limpa.
Importante! Você não pode borrifar o violeta: suas folhas pubescentes retêm gotas de líquido, o que pode causar o desenvolvimento da podridão.
Características do atendimento domiciliar
Os procedimentos de cuidados com as plantas são padrão, embora existam algumas nuances.
Regras de rega
A saída do LE-Odalischi não é muito densa, portanto, a rega pode ser feita através de um regador com nariz estreito. Nesse caso, lembre-se de que o líquido não deve cair sobre a folhagem e os caules. A água deve repousar para que todas as principais impurezas se depositem. Sua temperatura deve corresponder à temperatura na sala.
Top vestir
É preferível realizar raízes de cobertura, alternando complexos orgânicos e minerais.
Por exemplo:
- "Stimovit" (preparação orgânica) - a solução é preparada na proporção de 25 ml / 1 litro de água, usada 1-2 vezes por mês;
- "Mestre" (complexo mineral) - a rega é realizada com uma solução na concentração de 5 ml / 1 litro de água, 1-2 vezes por mês.
Ambos os complexos aumentam a imunidade das violetas a doenças e ataques de insetos. Graças a composições equilibradas, a planta mantém a decoração da folhagem, floresce luxuriante e por muito tempo.
Poda
O procedimento de poda, como tal, não é para os idosos, a saída é rejuvenescida removendo as folhas inferiores quando elas se tornam muito grandes. Se qualquer placa de folhas secou, também é desejável removê-las do amarelecimento.
Transplante
Uma planta precisa de um transplante todos os anos, na primavera: à medida que envelhece, o arbusto expõe a base da saída, o que não parece esteticamente agradável. O vaso para a senpolia é selecionado 2 cm a mais que o anterior. Se transplantada para um tanque muito espaçoso, a planta começará a criar raízes em vez da formação de pedúnculos.
O solo pode ser comprado por violetas, por exemplo "Laflora". Deve ser diluído com composto deteriorado (10ª parte). Não deve ser feito um aumento na quantidade de aditivos orgânicos, pois a variação devido ao excesso de nitrogênio pode desaparecer. Além disso, aumente a acidez do solo, o que também não é desejável para o LE-Odalischi.
Importante! O solo deve ser esterilizado assando no forno por 30 minutos a t 100 ° C.
Tecnologia de transplantes:
- A panela precisa ser regada algumas horas antes do procedimento.
- Quando o solo secar um pouco, jogue suavemente a flor, tomando cuidado para não danificar as raízes.
- As raízes são inspecionadas, cortadas por muito tempo e tratadas com pó de carvão ativado.
- No fundo do novo tanque havia 2-3 cm de drenagem, despeje uma colina de terra.
- Coloque um arbusto senpolia e adicione o solo suavemente ao longo das bordas da panela.
- O centro da saída com um ponto de crescimento não deve ser aprofundado, caso contrário, começará a apodrecer.
- Após o transplante da planta por algumas horas, você precisa colocá-lo em um local escuro.
- Depois regue.
- A primeira alimentação não ocorre mais cedo do que após 2 semanas.
Como propagar
Para a propagação, é usado um talo de folhas, que é removido da segunda linha da saída. A folha deve ser de cor saturada, densa e sem sinais de murcha ou danos. Por um tempo (antes da formação das raízes) é colocado em um copo plástico com água. A água é trocada a cada 2-3 dias.
Após 10 a 12 dias, as raízes aparecem e a folha é enraizada em uma panela de solo. Em média, a vida de uma folha de pilão é de cerca de 3 anos, após os quais o arbusto precisa ser rejuvenescido. Para fazer isso, divida o arbusto em duas ou mais tomadas.
Processo de divisão:
- A terra na panela é umedecida antes do processo para facilitar a extração.
- A saída de mato extraída pode ser dividida manualmente ou com uma faca afiada.
- Polvilhe as fatias com carvão e seque.
- Cada uma das rosetas divisórias resultantes é enraizada imediatamente no substrato.
- Regada após algumas horas.
Você sabe As violetas eram as flores favoritas de muitas pessoas famosas e grandes: Shakespeare, Josephine Beauharnais, Turgenev, Wilhelm II, Heine, Sarah Bernhardt.
Doenças de plantas e pragas
Com os devidos cuidados, o LE-Odalisque não fica doente e suas folhas frágeis são evitadas por uma praga como um ácaro. Mas, como resultado da supervisão do produtor, alguns problemas são possíveis.
Métodos de controle de possíveis doenças e pragas:
- Podridão da raiz - a causa da doença é a inundação do solo. Tratamento: retire a violeta da panela, coloque o sistema radicular na solução de água Gamair (2 comprimidos / 1 l), transplante em solo seco e ajuste a rega.
- Bacteriose vascular - ocorre devido ao aumento da acidez do solo. Tratamento: regar o solo com uma solução aquosa de Bactofit (5 ml / 2,5 l).
- Pulgões - o inseto pode ser transportado pelo vento ao arejar na estação quente, os ovos da praga podem estar no chão. Métodos de controle: pulverização com “Aktara”, uma solução na proporção de 6 ml / 1 litro de água.
Violet LE-Odalisque é uma variedade colorida e luxuriante, as folhas da planta também são decorativas. Com os devidos cuidados, a flor irá decorar a casa, adicionando uma atmosfera de conforto e clima de primavera.