Nos últimos três meses, na região de Dnipropetrovsk, três proprietários de grandes empresas agrícolas morreram misteriosamente. Parentes das vítimas disseram a Ivan Slobodianik sobre este capítulo do Conselho Agro-Alimentar.
“O que está acontecendo na região de Dnipropetrovsk é difícil de descrever em palavras. Esse crime organizado por grupos criminosos locais, que provavelmente estão conectados às autoridades locais. No último trimestre, três assassinatos, com características muito semelhantes à organização dos crimes ”, disse Ivan Slobodyanik.
Ele disse que, em todos os casos, os criminosos agem de acordo com um algoritmo: eles encontram uma empresa com 4-5 mil hectares de terra, se registram novamente através de registradores falsos e usam documentos falsos, e matam os legítimos proprietários, fingindo ser suicídio ou acidente.
Assim, na vila de Popasnoe, região de Dnipropetrovsk, após o registro ilegal da empresa, sua cabeça foi encontrada enforcada. Antes disso, ele foi oferecido para vender a empresa sob a ameaça de apreensão de invasores. Uma gravação em áudio dessa conversa foi apresentada pela sogra do falecido. Depois de algum tempo, seu corpo foi encontrado na piscina de sua própria casa.
Uma tragédia semelhante ocorreu na vila de Novopavlovka, na fronteira com a região de Donetsk. Em 10 de junho, o dono de uma grande empresa agrícola foi encontrado em casa com um ferimento de bala fatal e armas nas mãos, mas não encontraram nenhum invólucro na cena do crime. Um mês depois, em 10 de julho, após o novo registro, a empresa adquiriu um novo proprietário.
O presidente da Agro-Food Rada apelou ao presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky e aos futuros deputados da Ucrânia, com um chamado para levar a investigação sob seu controle pessoal e obter punição justa pelos responsáveis.