As abelhas começaram a ser usadas pelas pessoas para obter mel e outros produtos apícolas muito antes do início de nossa era. No artigo, consideramos informações sobre a abelha - sua descrição, o trabalho dos órgãos, a composição do ninho, as características de reprodução e enxame, as principais características das raças populares e muito mais.
Você sabe Todas as raças de abelhas são indicadores de biomonitoramento do ambiente ecológico. Por seus indicadores fisiológicos e pela presença de substâncias nocivas nos corpos dos habitantes dos produtos da colméia e da apicultura, você pode monitorar o estado da ecologia da área.
Descrição e características das abelhas
O corpo deste inseto da família das abelhas é dividido em três partes - cabeça, peito e abdômen. O abdômen das abelhas é dividido em 6 articulações e, nos machos, é dividido em 7. O animal repousa sobre o exoesqueleto ao seu redor - a cutícula, que combina todas as partes do corpo em um único todo. O corpo em cima tem cabelos que ajudam a sentir e também protegem contra a sujeira do ambiente externo. Na cabeça do inseto existe um esqueleto interno chamado tentório, constituído por densos feixes de quitina.
Acima da cabeça, há um par de antenas, consistindo de 11 articulações do mesmo comprimento, e para machos (drones) - de 12. As abelhas têm um aparato oral complexo. A boca da frente é coberta por uma faixa estreita de quitina - o lábio superior. O lábio inferior e um par de mandíbulas inferiores (maxila) compõem a probóscide, visível apenas durante a absorção. No final, há uma pequena colher coletando néctar, inacessível ao tubo de sucção.Nos lados da boca estão as mandíbulas superiores (mandíbulas ou mandíbulas), que também desempenham as funções das mãos. Esses insetos passam por um ciclo completo de desenvolvimento e esse tipo envolve quatro estágios - ovos, larvas, pupas e insetos adultos. Segundo a classificação científica, os insetos pertencem ao reino animal. Portanto, as abelhas que vivem nas colméias pertencem a animais domésticos, mas não desempenham um papel tão importante na vida humana como, por exemplo, gatos e cães, e não são diferentes das selvagens.
Existem 30 raças de espécies de abelhas que diferem em cor e tamanho, comportamento e resistência a diferentes condições climáticas. Normalmente, as variedades deste inseto têm uma cor cinza ou listras amarelas características.
Você sabe O berço da abelha é a Ásia, onde apareceram cerca de 300 milhões de anos atrás e se estabeleceram na Eurásia e na África. Eles foram trazidos para a Austrália e o continente americano pelos europeus.
O trabalho do corpo e órgãos individuais
Considere os recursos da abelha.
Sistema digestivo
Três seções estão envolvidas na digestão dos alimentos. O primeiro consiste em uma faringe, esôfago e bócio de mel. Esse bócio se expande 3-4 vezes quando o néctar ou o mel entra e através de seus músculos pode espremer o néctar (mel) através da tromba. O principal processo de digestão ocorre no intestino médio (segunda seção).
Depois disso, tudo vai para a terceira seção (intestino delgado e grosso). O cólon (reto) possui uma capacidade considerável e acumula alimentos não digeridos, que são armazenados por um longo tempo devido à enzima catalase, que não permite sua decomposição.O esvaziamento para o inverno pára e a primeira vez ocorre durante a primeira partida na primavera. A serapilheira não é usada pelos seres humanos, não apenas porque é problemático para coletar, mas também porque pode conter agentes infecciosos. Às vezes, o lixo chama erroneamente de produtos da apicultura como morbidade e própolis.
Sistema respiratório
Ao inalar, o ar entra nos orifícios da cutícula (espiráculos) no peito (3 pares) e no abdômen (6 pares). Eles têm cabelos que limpam o ar que entra de pequenas partículas de poeira. Dos espiráculos, o ar vai para as bolsas emparelhadas presentes na cabeça, no peito e no abdômen. Destes, através da traquéia, ele atinge todos os órgãos do corpo.
Órgãos de movimento
As abelhas têm dois pares de asas - a anterior (muito maior) e a traseira: são apresentadas na forma de finas placas transparentes com veias. Durante o vôo, os dois pares de asas formam um plano, conectando-se através de ganchos (hamulus) de 17 a 28 peças localizadas na frente das asas posteriores. Quando eles pousam, eles se separam e as asas das abelhas se dobram.
Você sabe As abelhas podem atingir velocidades de até 65 km / h (leve) e voar para longe de suas casas a até 4 km de distância. Após um suborno, sua velocidade diminui para 20-30 km / h.
Órgãos sensoriais
Uma abelha tem visão em mosaico. A composição dos olhos complexos das fêmeas pode incluir 3-4 mil olhos (no útero) ou 4-5 mil olhos (nas abelhas que trabalham). Nos homens, o número chega a 7 a 10 mil. Três pares de olhos simples estão localizados na cabecinha. As abelhas vêem amarelo e azul, mas não percebem vermelho. Eles podem ver luz ultravioleta e polarizada, o que os ajuda a navegar se o sol se esconder atrás das nuvens.Um fato interessante é que as abelhas não têm órgãos auditivos no sentido usual, mas ouvem bem com antenas e pernas. As antenas também possuem receptores pelos quais o animal pode determinar a umidade, a temperatura e o nível de dióxido de carbono. As antenas ainda são órgãos olfativos. O toque ocorre através dos cabelos localizados na superfície do corpo. As papilas gustativas estão localizadas na garganta, nas antenas, nas pernas.
Glândulas venenosas
Na parte de trás do abdômen, há duas glândulas venenosas com capacidade de envenenar e uma picada de 2 mm de comprimento e uma espessura de apenas 0,1 mm. A picada é entalhada, como resultado da qual fica presa na pele de uma abelha picada e leva à morte. Quando uma picada é injetada, 0,3-0,8 mm de veneno de abelha. É incolor e tem sabor amargo e composição de múltiplos componentes.
Importante! A dose letal para um adulto é de 2 g, 500 a 1000 picadas de abelha.
Ciclo de vida e reprodução
As colônias de abelhas são colônias comunitárias nas quais cada membro realiza seu trabalho. Diferentes membros da família das abelhas variam na expectativa de vida, dependendo de alguns fatores.
Útero
Esta é a única fêmea de pleno direito no ninho capaz de se reproduzir. Seus genitais são soberbamente desenvolvidos - nos ovários, existem cerca de 180-200 tubos de óvulos nos quais ocorre a nucleação dos óvulos. Os ovários têm um par de ovidutos, que são conectados em um conectado pelo ducto deferente com o ducto deferente. Após o acasalamento com machos (drones), o espermatozóide entra e é armazenado no receptáculo por toda a vida do útero. O acasalamento geralmente ocorre no 7-10º dia de vida uterina.
No início, a partir de 3-5 dias desde o nascimento, ela faz manobras de familiarização. Então, escolhendo um bom dia, ela faz voos de criação com drones e companheiros com vários machos. Após 2-3 dias, ela põe ovos de 1,5 a 1,6 mm de tamanho em células de células preparadas por outras abelhas. Durante esse período, as abelhas trabalhadoras fornecem nutrição intensiva e regulam a postura dos ovos.Os drones emergem de ovos não fertilizados e as fêmeas de ovos fertilizados. Após 3 dias, as larvas emergem dos ovos, que nos primeiros 3 dias as abelhas operárias alimentam com leite e nos próximos 3 dias - uma mistura de mel e pimenta. Em seguida, as células são seladas com larvas, onde giram um casulo por um dia, tendo-as esvaziado anteriormente no canto da célula.
Após 12 dias, a larva se transforma em uma abelha de pleno direito, após o que o inseto roe seu caminho para a liberdade. No total, desde a postura dos ovos até o nascimento do indivíduo formado, passam 21 dias, mas o útero se forma mais rapidamente - em 16 dias. Se necessário, as abelhas podem trazer um novo útero para qualquer larva de 1 ou 2 dias de idade. O útero tem dimensões maiores (18–25 mm) e asas curtas em comparação com o corpo, além de uma probóscide um pouco mais curta (3,5 mm).
Importante! O útero pode colocar ovos drone devido à idade avançada ou devido a danos ao oviduto. Esta situação leva à morte da família das abelhas, para que os apicultores se livrem do zangão uterino.
É mais prolífico nos primeiros 2 anos de vida e depois a produção de ovos diminui. O próprio útero vive em média até 5 anos, mas pode atingir a idade de 8 anos. A reprodução do útero pode ser realizada de duas formas - natural (enxame) e artificial, para a qual são utilizados diferentes métodos (estratificação, divisão de famílias e incursões no útero).
Abelhas trabalhando
A base de qualquer colônia de abelhas é composta de abelhas que trabalham. Nas famílias numerosas, eles podem ter entre 20 e 30 mil indivíduos no inverno e até 80 mil cópias no verão. São mulheres com órgãos reprodutivos subdesenvolvidos. As abelhas operárias cuidam da prole, cuidam do útero, constroem, limpam e guardam o ninho, preparam as células dos favos e os selam, trazem presas.
As abelhas jovens (colméias) trabalham na colméia, não são fortes o suficiente para tentar subornar. Indivíduos com idades entre 15 e 18 dias que crescem e ganham força começam a se envolver na coleta ativa de pólen de flores e néctar, água e cola. Tais indivíduos são chamados de vôo. O tempo médio de vida de uma abelha trabalhadora durante um período de suborno é de 30 a 40 dias.No entanto, se o ciclo de vida ocorreu na estação fria, esses termos são estendidos, pois no inverno o tempo de trabalho na colméia é menor. Quanto uma abelha vive é afetada pela intensidade de seu trabalho. Quanto mais ela trabalha, mais curto é o seu ciclo de vida. As abelhas que apareceram no outono ou na ausência de uma ninhada podem viver até 12 meses.
Drones
Existem machos para inseminação do útero. São um pouco maiores que as abelhas que trabalham, mas não têm ferrão, e a probóscide é mais curta, o que as torna incapazes de trabalhar. Os drones têm um comprimento de 15 a 17 mm e um peso corporal de 0,2 g e são transformados em adultos a partir de um ovo em 24 dias. A maturidade sexual é alcançada pelos homens com menos de 12 dias de vida. No tempo quente, eles se acasalam com o útero, após o que morrem, deixando parte de seus órgãos genitais nele.
Você sabe Abelha africana, ou uma abelha assassina, que é altamente agressiva, também se refere às abelhas. Ela foi levada por acaso durante experimentos no Brasil em 1956.
Drones circulando o útero para fertilizá-lo distraem a atenção das aves que se alimentam de abelhas. Às vezes, os drones mudam de família por outro, mas durante o inverno são expulsos de qualquer ninho e morrem. Em geral, a expectativa de vida dos machos é altamente dependente da presença do útero na família e de sua disponibilidade para acasalar. Geralmente, a expectativa de vida é de 2 semanas a 6 meses.
Estrutura do ninho
A base do ninho das abelhas é composta por favos de mel de dupla face, de 24 a 25 mm de espessura, com células hexagonais. Entre eles, uma distância de 10 a 12 mm é deixada para o movimento.
As próprias células são polidas com própolis e são divididas nos seguintes tipos:
- Abelhas Nesses favos de mel, abelhas operárias são trazidas à tona e comida é adicionada (pão de mel e abelha). Em média, a largura é de 5,42 mm e a profundidade é de 11 a 12 mm.
- Drone. Neles, o útero põe ovos não fertilizados para chocar machos ou armazenar mel. A largura média dessa célula é de 6,5 mm.
- Bebidas mãe. Como regra, eles são construídos separadamente dos favos de mel, mas são adjacentes.
- Transitório. Eles têm uma forma irregular e estão em transição de favos de mel de abelha para zangão, ao longo das bordas das molduras ou onde ocorreram remendos dos ferimentos.
- Querida. Localizada na parte superior do favo de mel e com uma forma alongada, com uma inclinação para cima de 13 °, para evitar vazamento de mel.
Você sabe A lei russa não regula a propriedade do enxame. Na Roma antiga, um enxame de abelhas era propriedade do proprietário enquanto ele o perseguia. Se o proprietário não fizesse isso, então as abelhas enxame poderiam ser tomadas por qualquer pessoa.
Pululando e se espalhando na natureza
O útero produz uma substância uterina especial para as abelhas, que é transmitida a elas. Quando há muitos residentes no ninho, devido à postura intensiva de ovos pelo útero, isso não é suficiente e os insetos ficam inquietos. Primeiro, eles começam a se preparar para o enxame - formam uma célula para um novo útero e começam a restringir o antigo na reprodução, parar de construir favos de abelha, cessação completa ou incompleta da coleção de pólen e néctar.Então, quando as células rainhas são seladas, ocorre uma separação natural quando o útero antigo, acompanhado por uma parte das abelhas e zangões, voa para longe para construir um novo ninho em um local adequado. Primeiro, o útero, juntamente com sua escolta, é enxertado em um galho de árvore e pode ficar de várias horas a vários dias até a chegada das abelhas, encontrando um lugar para um novo ninho - uma cavidade, caverna ou fenda. Tal enxame pode ser repetido, e na próxima vez que o enxame for liderado por um jovem útero.
Você sabe As abelhas operárias precisam visitar 19 milhões de flores para coletar 1 kg de mel. Cada abelha pode coletar néctar de 7 mil flores por dia.
Raças comuns
Considere as características das raças européias mais famosas da apicultura:
- Caucasiano da montanha cinzenta. Tem uma cor cinza-prata, enxame fraco, não agressivo, mas protege bem a colméia. Possui excelente desempenho, coleta muito mel, mesmo de plantas com mel. Ela não tem a melhor resistência a doenças e geadas, os representantes podem roubar mel.
- Estepe ucraniano. Eles inverno bem, são muito trabalhadores e têm rainhas altamente produtivas. Eles são propensos a enxames, moderadamente agressivos, aceitam mal rainhas estrangeiras. Eles têm uma cor cinza, mas são encontrados indivíduos com três faixas amarelas.
- Cárpatos (Cárpatos). Possui disposição pacífica, alta eficiência, tolera invernos e é resistente a doenças. Não tem tendência a enxame. Ele coleta bastante mel, mesmo de plantas com mel e muda facilmente de um tipo de planta para outro. Tem uma cor cinza.
- Krainskaya (carnica). Pacífica, não cheia, produtiva. Tolera frio e calor. É pintado em tons de cinza-prata.
- Buckfast. Um híbrido baseado em uma abelha italiana. A raça é pacífica, produtiva, resistente a doenças, não propensa a enxames, caracterizada por um desenvolvimento mais rápido. Tem uma cor marrom-amarela.
- Italiano Raça amorosa e altamente produtiva, com lealdade média. Ela tem o útero com maior número de ovos. É melhor procriar no clima do sul, porque a raça não inverte bem.
- Russo central. Invernos bem, tem boa imunidade, resistência e desempenho. O útero é caracterizado pela alta produção de ovos. A raça é propensa a enxamear. Essa abelha prefere coletar de um tipo de planta, mas se necessário, pode coletar néctar de outras flores. Não rouba mel, mas é agressivo com o apicultor. Tem uma cor cinza escuro e um tamanho maior.
Manutenção e cuidados
Para criar abelhas com sucesso para obter produtos apícolas, é necessário instalar corretamente as colmeias e fornecer aos insetos os cuidados adequados.
Localização da Colméia
Para escolher o local certo para um apiário, você deve seguir as seguintes regras:
- O local deve estar calmo e protegido das rajadas de vento, bem como da luz solar direta.
- As evidências devem ser colocadas com uma inclinação para o sul, para que haja iluminação suficiente.
- O apiário está localizado longe de grandes massas de água, rodovias, fazendas, instalações industriais.
- Ao redor do apiário deve haver vegetação suficiente para dar néctar, com diferentes tempos de floração. Se não houver esse local, as evidências terão que ser transferidas para os locais de floração.
- O apiário e a área ao seu redor - para coletar néctar, este é um raio de 2 a 3 km, sem focos estáveis de doenças.
Você sabe Note-se que a raça russa central de abelhas emite as substâncias mais benéficas do mel.
Disposição
As evidências podem ser adquiridas ou feitas independentemente de uma árvore de raças moles. Um ponto importante é o revestimento das casas das abelhas com uma tinta especial de verniz, que protegerá bem a umidade e permitirá que a abelha encontre rapidamente seu lar. Para fazer isso, você precisa escolher amarelo, azul e verde.
Para atender o apiário, você deve adquirir as seguintes ferramentas:
- macacão;
- malha frontal;
- fumante
- a cera que é inserida na moldura - sem ela, você terá muitas células defeituosas;
- faca especial;
- tampas e células;
- espora;
- um cinzel;
- alimentadores e açúcar para xarope (necessário para a alimentação);
- enxame - uma caixa para pegar abelhas;
- pista de patinação.
Cuidado dependendo da estação
Cuidar de abelhas e apiários depende em grande parte da sazonalidade:
- Na primavera. Assim que a rua esquenta (+ 8 ° C), as evidências são transferidas para o ar fresco e transplantadas famílias com estruturas inteiras para novas casas. Ao mesmo tempo, uma moldura de pérgola é impressa. O mel em evidência deve ter pelo menos 8 kg. Colmeias antigas são reparadas, limpas e desinfetadas. Se o apiário estiver localizado em um local onde não sejam observados subornos na primavera, depois de 30 dias é necessário adicionar pergi e mel. Deve-se tomar cuidado para aquecer as evidências (cubra as articulações, cubra).
- No verão Eles controlam o processo de enxame e pegam apenas o primeiro enxame da colméia, coletando-o usando um enxame e uma colher. Indivíduos que não expressaram desejo de se mover para um enxame são levados para lá pela fumaça, soprando na direção certa. Se necessário, rainhas desnecessárias são removidas do enxame ou plantadas se não puderem ser capturadas.As lojas cheias são limpas e recolocadas para que as abelhas drenem as armações. No final de agosto, as lojas devem ser removidas.
- No outono. Na véspera do inverno, é necessário verificar a qualidade e a quantidade de mel quanto à presença de arroz. Para fazer isso, colete amostras e realize testes de laboratório ou tente determinar por conta própria. Se houver um arroz, o mel é removido dos favos de mel e armazenado para uso como alimento na primavera. No lugar da moldura, coloque uma moldura com bom mel ou sushi. Você pode usar xarope de açúcar como cobertura. No outono, você deve fazer a substituição de rainhas velhas por novas. Eles organizam ninhos para o inverno - com mel, parcialmente com mel ou xarope de açúcar enriquecido com vitaminas. Isolar as evidências, realizar tratamento para varroatose e prepará-las para o inverno.
- No inverno Mantenha a temperatura no local de invernada não inferior a 0 ° С ... + 4 ° С. Se for maior, é necessário reforçar a ventilação da sala. A umidade ideal deve corresponder a 80% e sempre deve estar escura. Deve proporcionar paz às abelhas no inverno, ausência de roedores e limpar os verões a cada 30 dias com arame. Examine periodicamente a morte da presença de doenças e pragas.
Importante! Certifique-se de focar no barulho das casas - quando tudo está normal, então - o barulho é abafado, mas se for aumentado, isso indica uma sala seca ou a cristalização do mel. A ausência de sons indica falta de comida e fome de insetos.
Quais são os benefícios das abelhas?
Primeiro de tudo, esses insetos dão mel, que é usado para consumo em alimentos, remédios, cosmetologia. Ao manter as abelhas, elas também recebem pão de abelha, geléia real, própolis, cera e veneno de abelha. Todos os produtos da apicultura são antibióticos naturais utilizados para fins médicos. Um ponto muito importante é o fato de as abelhas estarem ativamente envolvidas na polinização de plantas entomófilas, necessárias para obter uma boa colheita e sementes.
Doenças e sua prevenção
Considere as doenças frequentes das abelhas:
- American foulbrood - desta doença infecciosa, as larvas perecem em células seladas por abelhas. As larvas apodrecem, formando uma massa escura que cheira a cola.
- Ascospherosis (ninhada calcária) - uma doença fúngica que destrói larvas. Após a morte, eles se tornam como formações sólidas de cor branca. Se as larvas nas células seladas são afetadas, um molde esbranquiçado aparece.
- Foulbrood europeu - afeta as larvas. Os sintomas são os mesmos que com o foulbrood americano.
- Vírus de paralisia aguda israelense (IAPV) - Causa uma diminuição acentuada da função imune, no contexto do qual muitas outras infecções aparecem. Pode causar destruição de colônias.
- Ninhada ensacada - É uma infecção de quarentena que afeta predominantemente a ninhada. Após a morte, as larvas se transformam em conchas cheias de líquido granular e, depois de secas, em crostas.
- Acarapidose. A doença causa um carrapato - esse parasita afeta os espiráculos, onde o ovo é depositado, então o segundo nome para a acarapidose é um carrapato traqueal.
- Braulíase A doença é causada pelo piolho de abelha (ou fly-braul sem asas). Afeta adultos. A presença de tais parasitas leva ao esgotamento das abelhas, o que reduz significativamente a postura e a produtividade dos insetos.
- Varroatose. A doença mais comum das abelhas causada pelos ácaros Varroa. Este parasita infecta adultos, bem como larvas e pupas. Sua atividade leva a um enfraquecimento geral das abelhas, uma diminuição da imunidade. O carrapato também carrega algumas doenças contagiosas.
- Nosematose. A doença aparece apenas em abelhas adultas. Esta doença é causada pelo parasita Nosema apis. Aosematose geralmente ocorre no final do inverno ou no início do período da primavera e se manifesta na forma de diarréia nos insetos, o que polui bastante os favos de mel e as evidências.
- Colds Ocorre devido ao superaquecimento do ninho, o que leva à morte da ninhada.
- Fome. Devido à falta de comida, as abelhas estão esgotadas, e isso pode causar a morte. A fome é carboidrato (falta de mel) e proteína (falta de carne bovina).
- Toxicose química - causar pesticidas, utilizados no combate a pragas de insetos, a fim de proteger as plantações. Elementos venenosos chegam às abelhas com comida.
- Padova toxicosis. Ocorre em caso de envenenamento - ingestão de melada.
- Toxicose do pólen - Afeta principalmente as abelhas que trabalham devido ao envenenamento com néctar de plantas tóxicas.
Para excluir a aparência de todos esses problemas, os apicultores experientes recomendam a seguinte profilaxia:
- as colmeias devem ser bem isoladas e ventiladas;
- realizar periodicamente inspeção, desunião e substituição de células-ninho;
- certifique-se de descontaminar o favo de mel, o inventário e os edifícios no apiário;
- depois do suborno, crie abelhas jovens para melhorar as famílias;
- ao expandir famílias, é obrigatório realizar aquecimento adicional;
- é importante que as abelhas forneçam alimentos de boa qualidade nas quantidades necessárias;
- realizar uma bombagem central do mel, bem como re-encerar;
- organizar bem um local de inverno;
- ao comprar, é melhor escolher espécies de abelhas resistentes ao gelo;
- escolha famílias fortes de abelhas, exclua vínculos estreitamente relacionados que reduzam a viabilidade dos insetos;
- Avalie os locais de coleta de néctar para vegetação tóxica. Se tais plantas forem identificadas, tome medidas para destruí-las;
- no período frio, certifique-se de incluir o pão das abelhas nos alimentos;
- inspecionar as abelhas para um diagnóstico oportuno do aparecimento da doença - isso ajudará a tomar as medidas necessárias em tempo hábil;
- fazer saneamento para eliminar odores, destruir pragas de insetos, patógenos e portadores de doenças, roedores.