Se você gosta de floricultura de interior e deseja reabastecer a coleção de suas plantas com uma amostra exótica, recomendamos que você preste atenção à ginura. Devido à sua diversidade de espécies e paleta de cores brilhantes, esta flor única não deixará indiferentes nem mesmo jardineiros experientes. Falaremos sobre como cuidar da ginura e propagá-la em casa, em nosso material.
Descrição botânica da planta
Ginura violeta, ou pássaro azul - uma planta ornamental da família Asteraceae. Folhagem bonita tem uma pubescência roxa, o que torna a flor espetacular e cativante.
Ginura começa a florescer no início da primavera e desaparece no outono. Ao mesmo tempo, é produzido um odor fétido nas flores, para que sejam cortadas no estágio de brotamento.Os parâmetros externos da ginura são descritos na tabela:
Sistema raiz | Fibroso, tuberoso |
Caule | Carnuda, suculenta |
Forma de folha | Lanceolato oblongo |
Cor da folha | Verde com uma tonalidade roxa |
Forma da flor | Oval |
Cor da flor | Roxo, laranja, dourado |
Forma de frutas | Sementes pequenas e arredondadas |
Cor da fruta | Amarelo |
Tipos principais
Ginura é impressionante em sua diversidade: existem espécies de baixo crescimento, e altas, alaranjadas, rosa, verdes e roxas, de vime e comuns, para que todos possam escolher uma planta a seu gosto. Considere os principais tipos desta flor:
- Ginur de laranja pode ser reconhecido pelo alto crescimento de brotos (até 1 m). No fundo, existem folhas em forma de ovóide, no topo - bordas afiadas, cor roxa. Folhas e caules são felpudos. As vilosidades têm uma cor roxa, as flores são alaranjadas ou douradas.
- Ginur de vime reconhecido por cílios caídos. É cultivada como uma planta ampel. A flor atinge uma altura não superior a 60 cm e sua folhagem é pequena, mas longa - cerca de 7 cm.
- Escalada em Ginura é extremamente raro. É cultivada em condições especiais em estufa. Tem a aparência de um arbusto semi-espalhado. Folhas ovais ao longo da borda são cobertas com cravo. É melhor cultivar essa espécie em um cache-pot. Isso é conveniente para cílios longos de dois metros pendurados.
- Ginuru aberto enfatiza sua propriedade medicinal: as folhas podem ser comidas para tratar doenças do sistema digestivo.
- Variegate Ginur caracterizar numerosos ramos com folhas afiadas verdes com franja rosa-púrpura.
Importante! Cuidado com o ginura laranja. Contém veneno, perigoso para animais e humanos. Use luvas de borracha durante o transplante ou outras manipulações de flores.
Condições de cultivo da casa
Para o pleno crescimento, desenvolvimento e floração da ginura, é importante cuidar da sua localização, temperatura e condições da água.
Localização e Iluminação
Coloque a panela com o ginura no peitoril da janela, localizado no lado leste ou oeste do apartamento. Se você colocá-lo em uma janela localizada na parte sul, precisará cuidar do sombreamento da flor. No inverno, você deve colocar a planta no local mais iluminado e iluminá-la.
Temperatura
Forneça à flor temperatura moderada do ar. Para o verão, a faixa ideal seria +20 ... + 25 ° C, para inverno - +12 ... + 14 ° C. É importante proteger a planta contra correntes de ar, mas observe o modo de ventilação.
Humidade do ar
Para ginura, o aumento da umidade é importante. Para fazer isso, coloque a planta em um palete amplo, onde você adiciona água periodicamente. Uma alternativa seria pulverizar a área ao redor da flor com um frasco de spray.
Você sabe Ginura traduzido do grego significa "mulher com rabo". Este nome é devido ao crescimento da flor na forma de uma cauda.
Como cuidar em casa
Para que o ginura floresça lindamente, ele deve ser regado de maneira adequada e imediata, fertilizado, podado e transplantado periodicamente.
Rega
Durante a estação de crescimento, a planta deve ser regada de maneira uniforme e abundante. Irrigue o solo quando o solo superficial estiver ligeiramente seco. No inverno, a frequência e a abundância de rega devem ser reduzidas. A água deve ser macia e quente, previamente assentada. Certifique-se de que a água não caia nas folhas, caso contrário, aparecerão manchas marrons.
Top vestir
Durante a estação de crescimento (primavera e verão), você precisa fertilizar a planta 1 vez por mês. Estes podem ser fertilizantes prontos para plantas de casas decíduas decorativas. No inverno, a alimentação deve ser descartada.
Poda
Após resfriados de inverno, a poda deve ser feita. Isso aumentará a bushiness e acelerará o crescimento das plantas. Para fazer isso, basta apertar a parte superior de cada haste do ginura.
Transplante
Um transplante deve ser feito quando a flor ainda é jovem, mas seu sistema radicular já é muito denso. Esse procedimento geralmente é realizado no segundo ano após o plantio.O processo de transplante passo a passo é o seguinte:
- Regue bem a planta.
- Faça uma panela um pouco maior que a flor no momento.
- Estabeleça a camada de drenagem e a mistura do solo com o solo do relvado.
- Retire a ginura da panela velha com o solo.
- Remova com cuidado o solo antigo do sistema radicular. Para fazer isso, use um bastão ou lápis, mas faça tudo para não danificar as raízes.
- Coloque a flor no centro da panela para que as raízes descanse no chão.
- Pulverize a nova mistura do solo para que as raízes fiquem completamente cobertas com o solo.
Importante! Depois de replantar a flor, você precisa parar completamente de regá-la 2–3 dias e leve a planta para a sombra. Caso contrário, não sobreviverá.
Vídeo: Transplante de Ginura
Propagação por estacas
O procedimento de propagação por estacas é realizado na primavera e no verão:
- Corte cuidadosamente o pedúnculo, coloque-o em um copo de água e coloque-o em um local quente e iluminado.
- Dentro de 10 dias, o caule criará raízes.
- Depois disso, o caule é plantado no chão.
Você sabe Devido à forma assimétrica das folhas, cortadas ao longo das bordas, a ginura é popularmente apelidada de "crocodilo".
Dificuldades crescentes
Em geral, esta planta é bastante resistente a várias doenças e pragas. Mas se você cuidar do ginura incorretamente ou insuficientemente, ele poderá adoecer e até morrer. Considere as principais doenças e pragas desta flor doméstica e como lidar com elas.
Doença
Se algo estiver errado com a planta, ele sinalizará sobre isso com alterações na aparência:
- Se as raízes apodrecem, o problema está na rega excessiva. É necessário reduzir a abundância e a frequência da irrigação.
- Se as folhas se tornarem verde brilhante em vez de roxa, a flor não terá luz. Coloque-o em um peitoril da janela mais iluminado.
- Se manchas pretas aparecessem nas folhas, você pingava água nelas. Evite molhar as folhas e use um borrifador para irrigar o solo, o que proporcionará uma rega menos intensiva.
- Se as flores emitem um cheiro desagradável e a folhagem seca, você precisa remover as flores e todos os brotos.
- Se o ginura deixar cair as folhas ou começar a ceder, transplante-o.
Pragas
Além das doenças, o ginura pode sofrer a influência de insetos nocivos:
- Se a folhagem mudasse de forma e ficasse pegajosa, apareceriam pontos verdes - isso pulgões. Pulverize a flor com Peretrum ou Actellic.
- Se apareceu escudos, trate com solução Actellic. Repita o procedimento após 7 dias.
- Pequenas mariposas brancas são moscas brancas. Pulverize a planta com Actellic, Mospilan, Fufanon, Fosbetsidom ou Confidor.
- Ter visto vermes mealyque sugam o suco de ginura e atingem as raízes, use Aktara, Mospilan, Fitoverm, Calypso ou Biotlin.
- Se uma teia aparecer, um carrapato acaba na planta. Nesse caso, trate a flor com Actellic.
Sinais e superstições
Há uma crença de que ginura pode ajudar uma mulher a se tornar feliz; portanto, esta flor é um presente de boas-vindas para o belo sexo. Além disso, limpa a casa da energia negativa e ajuda a se livrar de sonhos assustadores.
Os esoteristas dizem que se você plantar uma flor que cheira desagradável (e ginura se refere a essas plantas), ajudará a impedir que pessoas ingênuas e muito amorosas tomem decisões e erros precipitados.
Então, obviamente, ginura é uma planta doméstica incomum. Requer atenção e cuidados suficientes, rega e iluminação oportunas, fertilizantes e transplantes. Mas a beleza e o exotismo desta flor valem a pena.
Comentários
É uma planta muito boa, cresce rapidamente, é muito interessante de se ver e não há problemas, apenas precisa ser suspensa em algum lugar, para que cresça. (Tirei de um amigo na primavera uma pequena sessão - agora já a tenho cerca de um metro).