Entre as variedades de repolho, os híbridos holandeses de alto rendimento merecem atenção especial. Ankoma F1 é um desses. Este é um híbrido de amadurecimento tardio da primeira geração, destinado ao consumo fresco e processamento adicional. Leia sobre os recursos da variedade e a técnica agrícola de cultivar esse repolho em uma revisão.
Descrição de repolho Ankoma
Ankoma F1 é um representante de variedades de médio e tardio cuja maturidade técnica ocorre 120 dias após a emergência. Cabeças de repolho densas e atraentes, pesando até 4 kg, são distinguidas pela alta palatabilidade.
A variedade foi introduzida para registro no Registro Estadual em 2002 e incluída em 2007. Originador - Rijk Zwaan Marne Aktiengesellschaft. Zoneado para as regiões centrais da Rússia.
Características do repolho Ankoma
Ankoma F1 (Ancoma RZ F1) é o principal produto da empresa no setor de repolho. É caracterizada pela aparência comercializável, bom armazenamento e transportabilidade. Ele tolera condições climáticas adversas, incluindo a seca, e mostra um rendimento estável. Resistente à murcha de fusário e outras doenças fúngicas.
As características básicas da variedade:
- saída de folhas: vertical ou elevada;
- cabeça: redonda, densa, com folhas finas;
- folhas: médias, arredondadas, ligeiramente onduladas ao longo da borda, com revestimento de cera de intensidade média;
- coto externo: tamanho médio;
- peso: 2,5-4 kg;
- textura: densa, crocante;
- tolerância: resistente ao fusário;
- período de maturação: 120-130 dias;
- palatabilidade: alta;
- produtividade: 100–120 t / ha.
Você sabe Na China, repolho — símbolo de riqueza: ambas as palavras são pronunciadas da mesma forma — "Tsai". Talvez esse fato tenha acrescentado a palavra "dinheiro" no idioma russo à palavra "repolho".
O repolho descrito pode ser cultivado em parcelas pessoais e em grandes fazendas, apresentando rendimentos de até 120 t / ha. Recomenda-se plantá-lo em mudas, mas também é semeado com sementes em campo aberto ou em estufa.
Produtividade e frutificação
O rendimento da variedade, confirmado no arquivo do Registro Estadual, é de 418-610 kg / ha. O rendimento máximo obtido na região de Smolensk durante o teste de variedade é de 714 c / ha. Este indicador é afetado pela fertilidade do solo e pelo número de dias de sol durante a estação de crescimento.
Campo de aplicação
Os graus inicial e médio, bem como todos os híbridos, devem ser utilizados na forma fresca, cozida e cozida: em saladas, sopas, pratos principais, tortas. Devido às suas propriedades e benefícios nutricionais, os produtos do repolho estão presentes quase o ano todo em nossa dieta.
Aprenda sobre o cultivo de outras variedades de repolho:
Resistência a doenças e pragas
Diferenças na resistência entre variedades são observadas no campo, tanto para a folhagem quanto para o sistema radicular. Ao testar variedades, apenas essas doenças são distinguidas cuja resistência foi demonstrada em todos os campos. Na variedade Ankoma F1, trata-se de murcha de Fusarium. A variedade também mostra resistência moderada a outras doenças fúngicas.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Vantagens da classe:
- rendimento alto e constante;
- excelente sabor;
- resistência a condições climáticas adversas (incluindo resistência ao gelo);
- a capacidade de armazenar até a primavera sem perda de sabor;
- excelente apresentação das cabeças de repolho, não se deteriorando durante o transporte;
- resistência a doenças fúngicas;
- despretensiosidade em sair.
Deficiências da variedade não são identificadas. As características incluem o fato de que, nas regiões centrais da Rússia, é desejável cultivar repolho médio-tardio em mudas.
Regras de crescimento
O repolho é bastante fácil de cultivar: é resistente, tolera quaisquer condições climáticas e é cuidadoso e despretensioso. Para obter uma boa colheita, é aconselhável escolher o local certo para o cultivo com solo fértil e realizar oportunamente atividades agrícolas básicas.
Você sabe A China é o maior produtor de repolho e a Rússia — seu maior consumidor.
Plantio de mudas
Para aplicar o método de muda, você precisará preparar:
- sementes;
- solo;
- recipientes para cultivo.
As sementes antes do plantio são desinfetadas para proteger contra a microflora patogênica. Acelere processos biológicos neles usando estimulantes de crescimento. Os recipientes para mudas são lavados com sabão ou desinfetados se usados na última temporada. A mistura do solo é preparada de forma independente ou comprada no solo da loja para vegetais.
O momento
O tempo de plantio depende das condições climáticas da região. No momento do transplante de mudas para o solo, sua idade deve ser de aproximadamente 40 dias. Portanto, se as mudas forem plantadas em um local permanente no final de maio, as sementes serão plantadas de 20 a 25 de abril. Durante o período de crescimento, 3-5 folhas reais devem se formar nas plantas.
Você sabe O calendário de semeadura popular aconselha a plantar mudas de repolho no chão em 18 de maio — no dia de Irina, o viveiro. E para finalizar a colheita, recomenda-se 27 de setembro.
Preparação do solo
O repolho cresce bem em solo neutro ou quase neutro. Este vegetal não deve ser cultivado em solos ácidos: isso contribui para a infecção das plantas e do solo com a quilha, uma doença crucífera perigosa. Certifique-se de verificar a acidez do solo em que vai cultivar mudas e a terra no local.
Para proteger a colheita futura, a mistura do solo é descontaminada. É tratado com água fervente ou alta temperatura para destruir os ovos das pragas. Você também pode tratá-lo com uma solução a 3% de permanganato de potássio para destruir a microflora patogênica.
Preparando o material de plantio
A preparação de sementes consiste em:
- calibração
- desinfecção
- brotando.
Calibração é o processo de seleção de sementes em germinação. Para isso, são embebidos por 5 minutos em solução de cloreto de sódio a 5%. As sementes pop-up estão vazias. Eles são jogados fora e o restante é lavado com sal e desinfetado com uma solução de permanganato de potássio a 3%.
O tratamento estimulador do crescimento é usado para aumentar a imunidade das plantas. Isso aumenta a resistência a doenças e otimiza o desenvolvimento do repolho. Mas esse procedimento não é obrigatório e é realizado a pedido do agricultor.
Importante! Os nitratos que permanecem no tecido da planta após a pulverização com pesticidas passam gradualmente para o coto, portanto devem ser descartados. Apenas folhas são usadas para alimentação.
A germinação de sementes acelerará o desenvolvimento das plantas. Além disso, é possível controlar o percentual de germinação das sementes, uma vez que apenas serão plantadas as que germinarão. Para fazer isso, eles são colocados em um pires e cobertos com um pano úmido. À temperatura ambiente, eles devem germinar em 3-4 dias. Se você precisar aumentar a temperatura, cubra o pires com polietileno.
Cuidados com mudas
O cuidado das mudas consiste em garantir as condições climáticas corretas, irrigação regular, alimentação e endurecimento.
Assim que os brotos aparecerem, a temperatura deve ser reduzida para +7 ... + 10 ° C - a taxas mais altas, as plantas começam a se esticar. Certifique-se de organizar uma iluminação de qualidade para as mudas: se isso não for feito, ele começará a se estender em direção à fonte de luz, por exemplo, uma janela. Para excluir isso, as caixas com plantas são iluminadas com lâmpadas fluorescentes ou LED.
Quando 2-3 folhas reais aparecem nas mudas, elas precisam ser mergulhadas - esse é um processo no qual as plantas são transplantadas em xícaras individuais e encurtam a raiz central. Graças a esse procedimento, não apenas uma raiz é formada, mas também as raízes laterais começam a se desenvolver, o que melhora a nutrição e o desenvolvimento da planta como um todo.
Regue o repolho do regador depois que o solo estiver ligeiramente seco. As culturas de alagamento não devem ser. Na fase 2 das folhas, as plantas são alimentadas com um fertilizante balanceado, no qual estão presentes proporções iguais de nitrogênio, fósforo e potássio. A segunda cobertura é realizada 2 semanas após a primeira, imediatamente antes do plantio de mudas no solo.
Vídeo: Os segredos do cultivo de mudas de couve
As plantas endurecem começam 1 semana antes do plantio. É realizado por 1 hora no primeiro dia, aumentando gradualmente o tempo gasto no ar. O endurecimento reduz o grau de estresse das plantas devido a temperaturas extremas em ambientes internos e externos.
Uma semana antes do plantio, a rega é interrompida para interromper o crescimento das plantas. Na véspera do plantio, é realizada uma rega abundante - isso ajudará a extrair as plantas dos vasos. Se cresceram em recipientes de papel ou turfa, são plantados no chão sem remover as mudas.
Transplante aberto
Antes de tudo, é necessário considerar que as mudas não podem ser plantadas no local onde o crucífero ou outros vegetais folhosos cresceram na temporada anterior. Durante o crescimento, patógenos e pragas suficientes se acumulam no solo para reduzir o rendimento das plantas plantadas. Você pode retornar a esse site após 4 anos.
Importante! O repolho branco precisa de muita luz, portanto as camas não devem ser obscurecidas por árvores ou edifícios. Sem boa iluminação, as plantas não saem.
O repolho é exigente na qualidade do solo. Avalie visualmente a qualidade do local, de acordo com a condição das plantas que crescem nas proximidades: se elas parecem saudáveis, o solo é fértil o suficiente e você pode adicionar apenas metade da dose de fertilizante. A área esgotada deve ser fertilizada.
A roseta das folhas de Ankoma pode ser horizontal ou apenas ligeiramente elevada. Ela precisa de cerca de 50 cm de espaço livre. O plantio é realizado em fileiras, colocando as plantas a uma distância de 0,5 m uma da outra, e as fileiras - a uma distância de 0,6 a 0,8 m.O repolho pode ser plantado e compactado - desde que algumas cabeças sejam colhidas para uso até o momento da colheita principal a colheita. Ao plantar nas trincheiras de aterrissagem, é introduzido húmus ou estrume podre à taxa de 5-8 kg / m².
Datas de chegada - do final de maio ao início de junho. A idade das plantas neste momento será de 35 a 40 dias. A profundidade do plantio deve ser a mesma em que as plantas cresceram em recipientes. O plantio de plantas no solo é necessário em clima quente e seco e na ausência de geada no solo pela manhã.
Cuidados de acompanhamento
Diretamente ao plantar, as plantas são abundantemente regadas, o solo ao redor das raízes é compactado. Cuidados adicionais consistirão em rega, fertilização, colheita, plantio direto e controle de pragas.
Rega e fertilizantes
O repolho branco é extremamente exigente com a umidade. Em clima normal, é regado uma vez por semana. A taxa de consumo de água é de 3-5 litros para uma planta, sua temperatura é de + 18 ° C. Molhar com água fria é perigoso, pois provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas - perna preta, podridão. Se chover, também não é necessário regar as plantas.
Será ótimo se você puder usar irrigação por gotejamento. Com essa irrigação, a água é fornecida à zona radicular com um conta-gotas: o solo é umedecido com alta qualidade e diretamente ao lado das raízes da planta, e muito menos água é usada.
Importante! Regue a planta uniformemente - caso contrário, a cabeça do repolho pode rachar. O mesmo acontece com a rega pesada no momento em que o repolho termina de amadurecer.
A primeira alimentação do repolho é realizada 2 semanas após o plantio. Para uma instalação, é utilizada uma solução de 0,5 l de estrume apodrecido: é preparada a partir de 1 parte da substância e 10 partes de água. Se forem usados excrementos de frango, a quantidade de água na solução aumenta 2 vezes. Após a cobertura, o solo é polvilhado com cinzas - é uma fonte adicional de potássio, bem como um meio de combater algumas pragas (a norma é de 1 copo / m²).
O segundo curativo é realizado 2 semanas após o primeiro. A frequência é mantida até o final de julho. Em julho, recomenda-se alimentar com um aumento da dose de fertilizantes com potássio.
Controle de Pragas e Doenças
Plantas saudáveis são menos suscetíveis ao ataque de pragas e doenças e resistem melhor a elas. O perigo das pragas reside no fato de que elas estragam o tecido da planta e também são portadoras de doenças virais. Através de buracos feitos por insetos, os patógenos entram na planta, o que pode levar à sua morte.
O plano de medidas preventivas inclui necessariamente o controle de ervas daninhas, a remoção de resíduos orgânicos após a colheita, a escavação de uma parcela no outono e a rotação de culturas.
As principais pragas do repolho:
- Traça de repolho - São traças de 1,5 cm de comprimento que danificam as folhas. Suas larvas são lagartas verdes que combinam com as folhas na sombra. Para processamento a partir deles, são utilizados inseticidas sistêmicos, por exemplo, Ditox, biológicos - Fitoverm, químicos - Borey, Decis Expert, Antitlin.
- Caçador secreto de repolho - besouro preto com uma tribuna longa e fina. Suas larvas roem as passagens, movendo-se para o sistema radicular da planta, que causa sua morte. Durante a estação de crescimento, Alpha-Amiprid é usado para pulverização.
- Pulgas - uma família de besouros de até 2,5 mm de tamanho, de cores diferentes. Eles se alimentam da carne da folha. Para a pulverização, Borey, Ditox, Di-68 e Antitlin são usados.
- Repolho branco - Borboleta branca com bordas escuras de asas. Suas lagartas danificam as folhas. Para o tratamento, Barguzin, Borey, Fufanon são usados. Alguns jardineiros praticam redes. Como resultado, borboletas e mariposas não podem pousar em plantas e pôr ovos.
- Slug - os habitantes da maioria dos jardins. Eles não apenas danificam o repolho, mas também deixam muco pegajoso ao longo do percurso. Para combatê-los, os corredores são polvilhados com rocha triturada ou serragem - a textura do material é muito dura para as lesmas e elas não superam essa barreira. Além disso, as colheitas são pulverizadas com uma solução a 0,5% de sulfato de cobre.
- Pulgões afeta freqüentemente as hortaliças. Estes são pequenos insetos verdes que se alimentam de seiva das plantas. Eles se instalam na parte inferior da saída da folha. São portadores de vírus. E o pegajoso "xarope de mel" secretado pelos pulgões se torna um terreno fértil para o desenvolvimento de fungos fuliginosos. Para combater os pulgões, pulverize com uma solução de alho ou tabaco.
A prevenção de doenças fúngicas consiste em pulverizar as culturas com soluções à base de cobre - pode ser uma solução a 1% de líquido de Bordeaux ou 0,5% de sulfato de cobre. Os íons de cobre são ativados pela manhã, interagindo com o orvalho. O resultado é um revestimento invisível das folhas que neutraliza patógenos. Recomenda-se que as plantas sejam tratadas antes que os sinais da doença apareçam, bem como após as chuvas.
Você sabe O repolho ajuda na cicatrização lenta de feridas externas. Compressas de folhas frescas são especialmente eficazes para danificar a perna.
As principais doenças:
- Perna preta - Este é um fungo que se desenvolve com alta umidade. Afeta o pescoço da raiz - escurece e apodrece. Plantas doentes são queimadas e os canteiros são tratados com uma solução de permanganato de potássio a 3%.
- Kila - Uma doença perigosa que afeta plantas em solo ácido. Crescimentos espessados se formam nas raízes. Essas não são as raízes. Eles não podem consumir nutrientes do solo. As próprias raízes morrem enquanto causam a morte do repolho. As plantas afetadas são removidas do local junto com o solo, e a área onde cresceram é polvilhada com bastante cal. A doença não é tratada e é possível retornar com repolho a esse local o mais cedo possível em 5-7 anos.
- Bacteriose da mucosa - Estas são as partes úmidas e enegrecidas das folhas que começam a cheirar desagradáveis. No futuro, a cabeça do repolho fica completamente espantada.Essas plantas são removidas e os canteiros são tratados com tricodermina.
- Peronosporose (míldio) - manifestada por manchas amareladas nas folhas. Eles aumentam gradualmente, o que leva à morte da folha. Recomenda-se remover as partes infectadas das plantas e tratar as culturas com Oxychom.
Colheita e armazenamento
A maturidade técnica da variedade ocorre 120 dias após a emergência. Mas você pode comer repolho mais cedo. As variedades do meio da tarde são boas, pois as cabeças de repolho coletadas podem ser armazenadas por até 6 meses sem perda de qualidade.
Você sabe Repolho é frequentemente aplicado no rosto para limpar a pele propensa a acne. Provou-se que possui muitos antioxidantes que protegem a epiderme de danos, especialmente da radiação ultravioleta.
O repolho será bem armazenado em prateleiras de treliça em uma despensa fresca, seca e escura por longos meses. As prateleiras de treliça permitem que o fluxo de ar sopre ao redor das cabeças do repolho, evitando a formação de mofo. Eles também podem ser armazenados em redes. Antes de guardar, retire o excesso de folhas exteriores; podem estar lesmas por baixo delas!
A variedade Ankoma é despretensiosa: pode ser cultivada em qualquer solo, bem como sob uma variedade de condições climáticas. Observando as regras básicas para cuidar de plantas, você terá uma boa colheita desses vegetais saudáveis.