O sapatinho de Vênus, por ser uma orquídea, evoca associações com a selva, palmeiras e outros ambientes tropicais; no entanto, esta flor é o nosso compatriota, capaz de crescer em todos os lugares em nossas latitudes, embora hoje seja extremamente raro. Mas ocupa um lugar de destaque entre os cultivadores de flores que estão plantando ativamente essa orquídea, tanto em campo aberto quanto em casa. As características do cultivo de um sapato Venus em uma casa serão discutidas no artigo.
Descrição da planta
Esta planta herbácea perene, espalhada por toda a Eurásia, pertence à família das orquídeas, ou seja, é uma das espécies de orquídeas.
Na maioria das vezes, ele é chamado de chinelo de Vênus, mas ao mesmo tempo seu nome também é:
- papiopedilum;
- Cabeça de Adam;
- Chinelo de Maria;
- chinelo de vênus;
- botas de cuco;
- chinelo de calcário;
- galos;
- botas.
Os mais cultivados pelos floricultores Paphiopedilums são apresentados:
- damasco (Paphiopedilum armeniacum);
- Appleton (Paphiopedilum appletonianum);
- ingênuo (Paphiopedilum hirsutissimum);
- barbudo (Paphiopedilum barbatum);
- notável (Paphiopedilum insigne);
- Spicer (Paphiopedilum spicerianum);
- bonita (Paphiopedilum bellatulum);
- cabelos grosseiros (Paphiopedilum villosum);
- nevado (Paphiopedilum niveum);
- adorável (Paphiopedilum venustum);
- Lawrence (Paphiopedilum lawrenceanum).
Como escolher uma orquídea ao comprar
Sendo uma planta simpodial, o Paphiopedilum desenvolve brotos de flores dos últimos brotos superiores. Uma orquídea completa deve ter pelo menos três rosetas de flores; portanto, ao comprar, preste atenção ao número dessas rosetas na orquídea. Os especialistas não recomendam a compra de plantas com menos de três rosetas de flores. Mesmo com o cuidado perfeito de tais orquídeas, a probabilidade de elas sobreviverem não excede 40%. E se eles não morrerem, você não deve esperar o aparecimento de flores neles nos próximos 2 anos.
Além disso, ao comprar Paphiopedilum, você deve prestar atenção ao pote em que é vendido. A capacidade deve ser transparente para que seja possível avaliar a condição das raízes, cuja cor verde indica sua saúde.
Você sabe Na natureza, um sapato de Vênus pode passar do momento da germinação da semente até a primeira floração.–18 anos, o que não é surpreendente quando se considera a expectativa de vida de uma planta, variando de cinquenta a centenas de anos.
Como plantar um chinelo de venus de orquídea
O sucesso do plantio da orquídea discutida depende não apenas de ações organizadas e competentes durante o processo, mas também de ações preparatórias na forma de escolha correta do vaso e no substrato de qualidade com o qual é preenchido.
Escolha da capacidade de desembarque
Em casa, o sapato de Vênus é cultivado principalmente em vasos baixos de plástico e cerâmica, expandindo-se para cima, o que facilita muito o subsequente transplante da planta. Os materiais dos quais os potes são feitos têm prós e contras.
A porosidade dos recipientes de argila promove a troca de ar de alta qualidade do sistema radicular, no entanto, os mesmos poros contribuem para a secagem rápida do substrato, o que é indesejável para uma orquídea cujas raízes devem estar constantemente em solo úmido. Os recipientes de plástico que não têm poros inibem a troca de ar das raízes, mas retêm melhor a umidade, suas paredes transparentes permitem controlar a condição das raízes e é mais conveniente remover o nódulo radicular de um transplante de planta.
Importante! Para evitar a ocorrência de processos de putrefação no sistema radicular e estimular a troca de ar em vasos de plástico por uma orquídea, é desejável ter orifícios de drenagem não apenas no fundo, mas também no lado inferior do recipiente.
Preparação do solo e material de plantio
A melhor opção para encher recipientes para plantar um sapato Venus é um substrato adquirido, projetado profissionalmente especificamente para orquídeas. Mas você também pode fazer uma mistura do solo com as próprias mãos, a mais adequada para criar condições ideais para o crescimento de Paphiopedilum em casa. Os componentes mais populares da mistura do solo são casca de pinheiro e turfa, na proporção de 2: 1. Um papel significativo é desempenhado pelos aditivos na mistura, uma pequena quantidade que melhora a digestibilidade dos nutrientes existentes e acrescenta novos.
Na maioria das vezes, aditivos são adicionados ao substrato para orquídeas na forma de:
- farinha de dolomita;
- carvão vegetal;
- flocos de coco;
- esfagno;
- areia fina;
- conchas trituradas.
Vídeo: solo DIY para orquídeas
Tecnologia de pouso
A principal condição para plantar uma orquídea em um vaso é a profundidade em que a planta é plantada. Se for plantado muito alto, as raízes simplesmente ficam suspensas e seu desenvolvimento pára. E uma aterrissagem excessivamente baixa pode levar à deterioração da tomada. A altura da camada de substrato acima do rizoma não deve exceder 1 cm, caso contrário, a floração da orquídea pode ser inibida. Ao plantar, o arbusto da planta deve estar seco. Após o plantio, o solo não deve ser compactado.
Home Care
Embora o Paphiopedilum pertença a uma das orquídeas menos caprichosas, no entanto, ele requer cuidados consideráveis.
Alojamento em casa e condições ideais
Entre os muitos híbridos interespecíficos do sapato Venus, há mais termofílicos e mais resistentes ao ar frio. Por exemplo, espécimes variegados são mais exigentes em alta temperatura do que plantas com folhas lisas. O mesmo pode ser dito das orquídeas com flores maiores e mais brilhantes - elas também são mais exigentes com a alta temperatura ambiente.
No entanto, quase todos os Paphiopedilums se sentem confortáveis com temperaturas de verão na faixa de +22 ... + 25 ° С e com temperaturas de inverno não inferiores a + 15 ° С. As temperaturas críticas para esta planta estão abaixo de + 8 ° C e acima de + 32 ° C. E para a floração de alta qualidade, o sapato Venus exige uma diferença de pelo menos 5 graus entre as temperaturas diurna e noturna.
O paphiopedilum é capaz de suportar sombra parcial, mas não se sente tão confortável quanto na luz difusa, portanto, não é recomendável colocar vasos com essas orquídeas nos peitoris das janelas voltadas para o lado norte. Mas ao organizar as flores no lado sul no verão, é necessário protegê-las da luz solar direta.Para que o sapato de Vênus floresça esplendidamente e por muito tempo, ele precisa do horário de verão às 16 horas. No inverno, ele não pode ficar sem iluminação artificial. Além disso, em pé nos peitoris das janelas com mudas durante o período de desenvolvimento dos brotos, é necessário girar periodicamente ao redor do eixo para evitar a curvatura do caule.
Esta orquídea é muito sensível à umidade do ar, que deve atingir até 80%. Para atingir essa umidade em casa, é necessário recorrer a umidificadores, pulverizar com freqüência um spray ou colocar vasos de flores em bandejas cheias de argila expandida ou musgo embebido em água.
Rega e alimentação
O chinelo de Vênus deve ser regado abundantemente e regularmente com água parada ou filtrada, aquecida a + 30 ° C.
Importante! Durante a irrigação, a água nunca deve cair nos seios, para evitar a deterioração das saídas.
É melhor regar as orquídeas imergindo a panela em um recipiente com água por um quarto de hora. Após esta operação, você deve esperar até que o excesso de água flua pelos orifícios de drenagem para o cárter. Depois disso, a água deve ser removida da panela. Caso contrário, existe o risco de deterioração das raízes e danos ao fungo. A próxima rega deve ser realizada somente após a camada superior do substrato começar a secar.
É mais aconselhável alimentar o Paphiopedilum com fertilizantes preparados por profissionais especialmente para orquídeas. De importância fundamental, neste caso, é a predominância de nitrogênio na cobertura da primavera, que contribui para o crescimento da massa verde, e na fase de floração, o potássio, que estimula a floração exuberante. Além disso, a planta também precisa de fósforo para fortalecer o sistema de sarampo.
Vídeo: Paphiopedilum Home Care
Poda
No final do período adormecido, um caule de flor aparece no seio da folha a partir de uma saída floral. Em algumas espécies do sapato de Vênus, apenas uma flor pode florescer no pedúnculo, que dura até 4 meses. Em outras espécies do sapatinho de Vênus, as flores no pedúnculo florescem por sua vez ou uma nova flor desabrocha no local da floração (floração revolvida) dentro de seis meses ou até sete meses.
Depois que uma única flor desbota, o pedúnculo é cortado, pois não é mais adequado para a formação de flores. Pedúnculos, nos quais as flores florescem alternadamente ou um no lugar do outro, não são cortados até a última flor desabrochar.
Reprodução
Em casa, os sapatos de cuco são propagados exclusivamente dividindo a raiz. Embora a propagação através das sementes seja mais simples, os jardineiros amadores não a recorrem pelo motivo de que, com esse método de reprodução, temos que esperar o início da floração por pelo menos 5 anos.
Eles dividem o sistema radicular da flor durante o transplante, quando a planta tem mais de uma dúzia de rosetas. Separe o arbusto de forma que pelo menos 3 rosetas estejam presentes em cada parte destinada à propagação vegetativa. Como mencionado acima, as mudas com uma ou duas rosetas têm chances muito baixas de sobrevivência, e a probabilidade de as plantas sobreviventes florescerem nos próximos anos será zero.
Você sabe As sementes de orquídea não são capazes de germinar até que simbiontes que estimulam a germinação penetram em seus embriões.
Dormência e período de floração
Normalmente, em novembro, começa o período de dormência de Paphiopedilum de espécies variadas. Nesta fase da existência da planta, a temperatura ambiente é mantida em + 15 ° C, a rega abundante é substituída pelo umedecimento regular do solo com água por pulverização e a fertilização é interrompida. No modo de repouso, a flor não deve ser perturbada reorganizando a panela com ela do parapeito da janela ou girando-a.
Juntamente com a saída do pedúnculo da saída, o período de descanso termina. As espécies variadas florescem no verão e no outono, e nos sapatos de Vênus com uma cor uniforme das folhas, o período de floração dura desde o final do inverno e durante a primavera, após o qual ocorre um curto período de descanso. Na fase de floração, as orquídeas precisam de rega e adubação abundantes com fertilizantes que contenham floração estimuladora de potássio.
Características sazonais
Como já mencionado, dependendo do tipo, os chinelos Venus se desenvolvem de maneira diferente ao longo do ano. As folhas variadas florescem ativamente no período primavera-verão e descansam no inverno, e seus familiares com folhas monofônicas, pelo contrário, florescem principalmente no período inverno-primavera.
Pragas e doenças de plantas
As folhas e o sistema radicular são mais suscetíveis a doenças no sapato de Vênus.
As causas desses problemas são falhas agrotécnicas por parte dos jardineiros ou infecções infecciosas, expressas em:
- propagação acastanhada, o que leva à morte da folhagem e é causado pela introdução de uma quantidade excessiva de fertilizantes ou doenças fúngicas;
- secagem e queda de inflorescências não queimadas, cuja causa é a botrite do fungo do molde;
- o aparecimento de manchas marrons na pétala da flor e seu lábioindicando temperatura ambiente muito baixa;
- danos às plantas por ferrugem tardia, pitium e fusariumisso é uma conseqüência da rega excessiva.
Os biofungicidas (Phytosporin, Trichodermin), que tratam uma flor doente, podem salvar a planta de doenças. Como medida preventiva, é necessário ajustar a temperatura na sala onde a planta está localizada e também para evitar o seu excesso de umidade.
O chinelo de Vênus também pode ser atacado por pragas na forma de:
- cochonilha;
- ácaro;
- insetos escamados;
- carrapatos planos.
Você pode se livrar de todas essas pragas mecanicamente (removendo insetos manualmente) ou usando inseticidas e acaricidas que pulverizam a planta (Fitoverm, Actellik). Para evitar a subsequente invasão de pragas, é necessário aumentar a umidade e banhar periodicamente a flor sob um banho quente.
A abundância de nomes dados a uma planta, a massa de híbridos interespecíficos derivados de sua base, indica o interesse genuíno de uma pessoa em Paphiopedilum, como evidenciado pelo cultivo extremamente amplo do sapato Venus em residências em todo o mundo.