Uma planta perene é uma decoração maravilhosa para qualquer local. Cria um microclima único, enchendo o ar com substâncias úteis e purificando-o. Uma planta assim sobreviverá no clima mais severo e não perderá sua beleza. Popular é a criação de composições em paisagismo usando a beleza sempre viva do pinheiro. O artigo discutirá o cultivo de pinheiros das montanhas.
Descrição e dimensões da árvore
Pinheiro da montanha - planta conífera, árvore ou arbusto ramificado com várias hastes. Geralmente não é muito alto (até 7 a 8 m), mas às vezes atinge 10 m. Os galhos e o tronco são cobertos com casca escamosa cinza-marrom, que descasca de maneira desigual. Característica perceptível da espécie: a sombra da casca é irregular em toda a árvore.
De baixo é mais escuro do que de cima. Os brotos jovens são inicialmente verde-claros, depois ficam marrom-escuros e depois completamente marrom-roxo. As agulhas são verde-escuras, ligeiramente brilhantes, cobrem densamente os brotos. As agulhas estão ligeiramente torcidas ou dobradas.
O período de floração cai no final de maio - início de junho. Neste momento, a planta é bastante transformada. Perto da base, há belas espiguetas masculinas amarelas e rosa que adornam o arbusto. Cones femininos abertos em uma perna curta e reta. Os cones são simples ou emparelhados, triplos. Eles têm 2 a 7 cm de comprimento e 1,5 a 2 cm de largura e as sementes são pequenas, escuras e ovadas. Os cones amadurecem no final do próximo ano. Somente pinheiros com idade entre 6 e 10 anos podem florescer e dar frutos. Os pinheiros das montanhas vivem cerca de 1000 anos.Você sabe No mundo, existem cerca de 200 espécies de pinheiros, metade das quais cresce na Rússia.
Vídeo: As melhores variedades de pinheiros das montanhas
Quão rápido está crescendo
As coníferas crescem lentamente. Os especialistas dividiram as variedades existentes de pinus da montanha em grupos de acordo com a taxa de crescimento:
- adulto - adicione 30 cm por ano e, aos 10 anos, suba mais de 3 m acima do solo;
- semi-anão - adicione anualmente 15-30 cm;
- anão - 8-15 cm / ano;
- miniatura - 3-8 cm / ano;
- microscópico - menos de 1-3 cm / ano.
Você sabe O sudeste da Ásia é famoso pelo pinheiro Bunge. A casca dela é branca.
Como cuidar
Plantas coníferas são despretensiosas. Eles estão acostumados a sobreviver em várias condições, mas, para se enraizarem mais rapidamente em uma área suburbana, precisam ser cuidados adequadamente. O pinheiro é irrigado três vezes por estação. Debaixo de uma árvore, você precisa derramar 15-20 litros de água. Se o círculo próximo da haste estiver muito apertado, ele deverá ser afrouxado antes da rega. Ao plantar primavera nos verões quentes e secos, é necessário irrigar a árvore com mais frequência. Você pode usar aspersores convencionais.
Dentro de 2-3 anos após o plantio, os fertilizantes anuais devem ser aplicados anualmente no início da primavera (30-40 g por pinheiro). Você pode usar fertilizantes especiais para coníferas. Uma árvore adulta não precisa ser recarregada.
Suas agulhas caídas servirão como fonte de substâncias necessárias. Para que o pinheiro cresça lentamente e na direção certa, é necessário aparar os brotos. Então a coroa ficará mais densa. Brotos jovens beliscam um terço do comprimento.
Que solo usar
Na natureza, o pinheiro da montanha é usado para solo arenoso ou argiloso. Tem uma reação levemente ácida (pH 6-7). A umidade não deve estagnar no local de pouso. Se o local tiver solo argiloso pesado ou a água subterrânea estiver localizada perto da superfície, drene o poço de plantio com uma boa camada de argila expandida ou tijolo quebrado.
Espécies e variedades
Pinho de montanha nativo das montanhas da Europa Central e do Sul. Normalmente, essa árvore tem cerca de 200 cm de altura. Mas existem algumas variedades desta planta, significativamente diferentes em tamanho e forma.
Alpino
Pinheiro alpino - o proprietário de brotos rastejantes e pequenos galhos que olham para cima. Esse arranjo dá ao esplendor do mato. Agulhas duras e verdes saturadas cobrem densamente a planta. No quinto ou sexto ano, pequenos cones marrons aparecem nos arbustos. Esse tipo de pinheiro cresce bem em jardins de pedra ou em cercas ao redor da casa.
Importante! Ao plantar pinho em um terreno deserto, a solução Kornevin deve ser derramada no buraco e, um mês depois, fertilizantes para coníferas devem ser adicionados.
Anão
O dono da coroa esférica. O crescimento é uniforme e não é rápido, portanto raramente pode crescer mais de 150 cm. Pode adicionar 2 a 5 cm por ano. A espécie praticamente não dá frutos, por isso se propaga por estacas.
Suas agulhas são verde-escuras, brilhantes. As sessões são curtas, mas grossas e difíceis. Perfeitamente adaptado ao crescimento em uma cidade. Adora o sol, suporta alta umidade, resistente à seca. Ele tolera cortes de cabelo, em comparação com outras espécies, o que torna o arbusto um elemento indispensável do projeto da paisagem. Plantadas individualmente ou em grupos.
Vídeo: Pinheiro-anão
Liliput
Árvore anã com uma coroa hemisférica. Ela é muito densa. Um arbusto adulto de 10 anos de idade, com altura não superior a 50-60 cm. Além disso, o diâmetro de sua copa é de 100 cm. A planta adiciona 2-4 cm por ano. Suas agulhas são curtas e rígidas. Ele adora a luz do sol e o solo fresco e drenado. O pinheiro liliput deve ser usado preferencialmente em pequenos jardins de urze ou rochosos.
Kobold
Um arbusto anão de cerca de 100 cm de altura, de forma esférica e com galhos grossos. Seus rins aparecem em grupos de 3-5, localizados à distância um do outro e com comprimentos diferentes. Eles são grossos, sem brilho no final, marrons.
As agulhas são retas, compridas (20–35 mm) e finas (1 mm) de cor verde brilhante. Propagado por sementes, estacas e enxertos. Muito inverno resistente. Recomenda-se plantar em recipientes para paisagismo de telhados e jardins de pedras.
Como propagar um pinheiro
O pinheiro é propagado por sementes e enxertos. As estacas enraízam extremamente mal (8 a 10%). Para coletar as sementes, você precisa esperar até que a árvore complete 6 anos de idade. Pequenas protuberâncias aparecem no final do outono a cada dois anos. As sementes são coletadas, secas e depois plantadas na primavera em vasos com substrato arenoso. O solo deve ser pré-tratado com fungicidas.
Você sabe Pinus é o nome latino para pinheiro, que literalmente se traduz como "rocha". E tudo porque a planta é capaz de fixar suas raízes mesmo em pedras nuas.
As vacinas são colhidas em abril. O procedimento de vacinação pode ser realizado na primavera ou no verão, em agosto. Na primavera, um descendente adormecido é enxertado em um estoque que passou a crescer. A planta enxertada pode estar em uma estufa ou em campo aberto.
É necessário aguardar o início do fluxo de seiva (o aparecimento de velas). As coníferas são enxertadas na bunda. A junção é bem enrolada. Após um início óbvio ao crescimento do descendente, o enrolamento pode ser afrouxado e após alguns meses completamente removido. Se essa planta sobreviver com sucesso ao inverno, podemos dizer que o processo de enxertia foi bem-sucedido.
Plantando e crescendo
As mudas de pinus cultivadas em um recipiente devem ser plantadas no período entre o meio e o final da primavera ou entre o final de setembro e o início de outubro. No final do outono, é altamente indesejável plantar, porque uma planta jovem não terá tempo para crescer mais forte antes de fortes geadas.
Para que a planta plantada crie raízes rapidamente e não cause problemas no futuro, mas apenas agrade aos olhos, você precisa seguir algumas regras de plantio. Um local ideal para uma planta são as áreas bem iluminadas do jardim. Penumbra leve é aceitável. Na sombra, o arbusto fotófilo não para de crescer, mas é muito lento.a - enxerto para vacinação com as agulhas removidas; b - segurando um corte na alça; c - um corte é preparado na alça; g - realização de um corte no rebento apical da ação; d - um corte é preparado nas filmagens do estoque; e - a manivela é colocada no câmbio exposto da ação; g - as estacas são pressionadas em turnos raros ao corte na parte aérea do porta-enxerto; h - vacinação finalizada; C é o núcleo nu; K - câmbio nu; N - fio, ensanduichado entre um dedo e uma alça; Н1 - o fim da cintagem; Meça a distância do local selecionado até a fundação da casa. Deve ter pelo menos 5 m para que o sistema radicular não possa destruir a estrutura. Somente uma fundação monolítica colunar ou reforçada pode suportar a pressão. É bom se você tem um jardim rochoso em sua casa de verão, onde outras coníferas crescem.Importante! De acordo com especialistas experientes, para as regiões sul o tempo ideal de plantio é o outono, e para a zona intermediária e as regiões norte - início da primavera.
Importante! Ao plantar vários pinheiros, você deve observar uma distância de 150 entre eles–200 cm.
Descrição passo a passo do processo de plantio de árvores:
- Prepare um poço de aterrissagem. Deve ser comparável ao tamanho do coma de terra em que as mudas estão no recipiente. Idealmente, se acabar dobrando o poço. Caso contrário, adicione 15 a 30 cm de diâmetro e 20 a 40 cm de profundidade.
- Prepare o substrato: terra do relvado, turfa, areia do rio (3: 1: 1). Você pode adicionar um pouco de fertilizante complexo (20-30 g). A mistura do solo deve estar bem misturada.
- Dispor o fundo do poço com drenagem, em cima com o solo preparado.
- Remova cuidadosamente o arbusto jovem do recipiente e, sem sacudir o chão, coloque-o em um buraco. O pescoço da raiz não pode ser aprofundado. Se for obtido abaixo do nível do solo, deverá ser derramado no poço do solo.
- Polvilhe o solo com a mistura e tampe com cuidado. Forme um círculo de tronco e polvilhe abundantemente de um regador.
- Coloque uma camada de turfa de 5 a 10 cm para reter a umidade.
Se você tiver paciência, poderá cultivar pinheiros jovens a partir de sementes. Eles podem ser semeados em casa em vasos e imediatamente em solo aberto. Imediatamente no chão, é aconselhável plantar depois de descongelar a terra a uma profundidade na baioneta de uma pá. Para mudas de cultivo em casa, a semeadura é realizada no final do inverno em recipientes com uma profundidade de 15 a 20 cm. Devem ser preenchidos com a mistura de solo calcinado do solo da turfa, da turfa e da areia.
As sementes são enterradas por 2-3 cm, irrigadas abundantemente e cobertas com um filme. Deve-se tomar cuidado para manter o solo úmido. Com o advento das mudas, o tanque deve ser aberto e movido para um local bem iluminado. Para fins sanitários, o pinheiro jovem precisa ser pulverizado com fungicidas algumas vezes. No início de junho ou setembro, pode ser plantada no solo, coberta com um abeto vermelho para o inverno.
A semeadura em solo aberto é realizada em trincheiras com profundidade de 1,5 a 2 pás de baioneta e largura de 20 a 25 cm, pré-preenchidas com uma mistura de areia e terra de relva (1: 2). Os sulcos de 30 mm de profundidade são feitos em valas. A semente deve ser aprofundada 2 cm e polvilhada com areia por cima. Durante a primeira semana, você precisa regar as lavouras duas vezes ao dia para que o solo não seque.
A partir do oitavo dia, a rega é gradualmente reduzida. Em duas a três semanas, as mudas devem aparecer. Eles devem ser protegidos da luz solar direta. Uma vez por semana, para proteger contra doenças fúngicas, deve ser pulverizado com uma solução de permanganato de potássio (a condição necessária é rosa).
É aconselhável transplantar no quinto ano de vida. A essa altura, sua altura será de 0,5 m. No inverno, todas as árvores jovens precisam estar cobertas com galhos de abeto.
Pragas e doenças
Todas as plantas que possuem agulhas em vez de folhagem têm boa resistência a doenças e pragas. Mas frequentemente sob ataque de adversidade, árvores jovens caem. Eles são afetados negativamente por pássaros, condições climáticas, cuidados inadequados. Em um estado enfraquecido após o inverno ou um verão muito úmido, o pinheiro é afetado por uma doença fúngica - calha.
Você pode parar a propagação da infecção por tratamento com drogas que contêm cobre. Todas as partes afetadas da planta são removidas e queimadas. Para fins preventivos, durante os verões úmidos e quentes, os arbustos são pulverizados com enxofre coloidal.Por causa disso, as agulhas ficam marrons até um ponto preto, os galhos geralmente secam e ficam cobertos com uma teia de aranha. A razão para isso está na umidade insuficiente e na falta de nutrientes. Uma árvore doente pode não parecer decorativa, pois muitas vezes perde muitas agulhas.
Outro problema é a escleroderriose. Isso leva ao fato de que no topo dos galhos os botões começam a morrer e depois os próprios galhos. Partes doentes da beleza perene devem ser cortadas.
Northerner - uma doença que causa o aparecimento de um revestimento laranja nas extremidades das agulhas. A razão para isso é um cogumelo enferrujado. Você pode derrotá-lo apenas com a remoção completa dos arbustos afetados.
Os pulgões são uma praga comum que estraga a bela aparência do pinheiro. É expulso com medicamentos especiais como o lepidocida. Certifique-se de cuidar cuidadosamente das árvores doentes, para que elas se recuperem rapidamente.Aplicação paisagística
A introdução de um elemento de paisagem como um pinheiro da montanha pode transformar sua casa de verão em um paraíso. A composição ideal para uma beleza sempre-viva é um jardim de pedra ou uma colina alpina. Aqui, em combinação com a variedade azul de abeto, ficará ótimo mesmo entre as árvores do pomar.
Com a ajuda de espécies subdimensionadas de pinheiro, é fácil criar coberturas magníficas e composições de vários níveis. Você pode plantar essa planta misturada com cereais e arbustos com flores grandes.Variedades em forma de cúpula plantadas perto de bordos baixos parecem incomuns. Você pode plantar na vizinhança de heather, mas haverá muitos problemas de cuidado devido a diferentes requisitos de acidez do solo. Uma solução possível é criar um cenário de várias camadas.
Decorar uma horta com pinheiros não é difícil. Esta planta é despretensiosa e não requer cuidados especiais. Cabe perfeitamente em qualquer composição de jardim.