Pepino Shosha é uma opção ideal para qualquer residente de verão. Esta planta é despretensiosa e bem adequada para o cultivo na zona climática média. Além disso, os frutos do pepino combinam excelente sabor e características culinárias, o que o torna uma planta universal. Neste artigo, você aprenderá em detalhes as principais características da variedade, bem como as principais sutilezas de seu cultivo no campo interno.
Caracterização e descrição da variedade
O pepino Shosha é um dos produtos mais avançados da seleção russa. Os cientistas criaram uma planta resistente ao frio, caracterizada por excelente produção e sabor. Isso tornou possível o cultivo da cultura em quase todas as regiões, da zona sul às regiões central e norte.
Além disso, este híbrido é capaz de crescer e se desenvolver perfeitamente em:
- condições de estufa;
- ambiente da sala, no peitoril da janela;
- terreno aberto.
Galeria de Fotos
Shosha é uma variedade auto-polinizante e altamente produtiva, com um caule poderoso e ramificado, além de um sistema radicular forte. Esta é uma espécie gramínea anual, mais adequada para crescimento e frutificação em solo aberto, em áreas com clima temperado. O comprimento médio da planta é de 1,5 m, mas em condições ideais, pode ser estendido até 2 m. A floração no mato aparece junto, as flores são pequenas, de cor amarela brilhante, lembram uma coroa.Você sabe Os frutos do pepino na cultura apareceram cerca de 6 mil anos atrás e não surpreende que esta planta seja mencionada na Bíblia. Nas escrituras, o vegetal era caracterizado como uma das principais culturas alimentares dos habitantes do antigo Egito.
Produtividade e frutificação
A estação de crescimento da variedade é curta, apenas 39 a 45 dias, após os quais as primeiras frutas podem ser colhidas. A fruta é pequena, com até 10 cm de comprimento e 3 cm de largura, suculenta, com casca crocante e polpa elástica. É caracterizada por uma rica tonalidade verde escura e uma superfície montanhosa. O peso médio da fruta está na faixa de 40 a 80 g, permitindo coletar de 1 m² de plantações até 18 kg de safra por estação.
Campo de aplicação
O pepino Shosha é ideal para consumo fresco, seu sabor doce e rico e agradável complementa perfeitamente saladas sazonais e outros pratos frios. Os frutos também são insubstituíveis para a preparação de picles, inclusive durante toda a preservação. Tais produtos são diferenciados pelas características de alto sabor, além de uma longa vida útil.
Prós e contras do crescimento
- As principais vantagens da variedade sobre as variedades relacionadas de pepino:
- excelentes qualidades de sabor de frutas frescas e processadas culinárias;
- excelente adequação da colheita para a preparação de picles;
- alta produtividade;
- aumento das características de produção e commodity;
- versatilidade, a planta é adequada para cultivo doméstico e industrial;
- os frutos da planta são ricos em vitaminas e em todos os tipos de oligoelementos.
- A planta tem algumas qualidades negativas:
- não se distingue pelo aumento da resistência a certas doenças específicas;
- não pode ser cultivado a partir de sementes de sua própria coleção, uma vez que é obtido no processo de cruzamento direto das variedades originais;
- não possui características únicas de sabor.
Hora ideal para o pouso
Hoje, na jardinagem, distinguem-se dois métodos de cultivo de pepinos, que não podem deixar de afetar o método geral de cultivá-los, bem como o tempo de semeadura. O chamado método de cultivo de mudas e semeadura direta no solo é conhecido. O primeiro é usado para a criação de culturas nas zonas temperadas e do norte, caracterizadas por um curto verão, além de indicadores de baixa temperatura. A segunda, no cultivo de variedades em condições artificiais ou nas regiões sul, com clima quente e ameno.
Os pepinos são semeados para mudas na segunda quinzena de fevereiro ou no início de março. Assim, até o final de maio, as plantas atingirão a fase foliar de 3 a 4, mais adequada para mergulhar pepinos jovens em solo aberto ou para cultivar mais em casa de vegetação e em condições de ambiente. A semeadura diretamente no solo natural é realizada quando a temperatura média diária é de + 15 ° C.
Você sabe As regiões florestais da Índia, bem como o sopé do Himalaia, são consideradas o berço do pepino. Nesta área, até hoje, você pode encontrar formas selvagens de vegetais.
Plantar e cultivar pepinos
Essa variedade requer medidas e habilidades padrão, para que mesmo um iniciante possa cultivá-la. Ao mesmo tempo, você deve definitivamente escolher um método para cultivar pepino, do qual depende a técnica agrícola geral de cultivar uma colheita. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que o pepino é um representante das plantas tropicais; portanto, você deve observar estritamente as sutilezas de seu cultivo.
Plantio de mudas
O cultivo de Shoshi pelo método de plântulas apresenta muitas vantagens, sendo as principais a produção de quase 100% dos brotos das sementes, bem como o amadurecimento mais curto dos frutos de pepino. Eles iniciam o processo com a escolha do solo, apenas solos férteis e bem fertilizados são adequados para o procedimento, ricos em compostos orgânicos e minerais. Uma mistura de partes iguais de húmus e terra úmida é mais adequada para isso.Em 10 l desse substrato, adicione:
- 1 xícara de cinzas de madeira picada;
- 20 g de superfosfato;
- 10 g de sulfato de potássio.
Pepinos são plantados em geral grandes recipientes e vasos individuais. Eles podem ser feitos de qualquer material, mas o principal requisito para eles é a altura. Deve ter cerca de 10 cm, o que permitirá que as sementes se enraízem com segurança e desenvolvam uma raiz poderosa. O fundo do tanque deve ter um orifício de drenagem e uma camada de cascalho, cascalho pequeno ou tijolo quebrado, liberando o excesso de solo do substrato.As sementes são semeadas a uma profundidade de 3-4 cm, enquanto a distância entre cada poço deve ser de cerca de 5 cm Após a semeadura, os recipientes são regados abundantemente e, se possível, cobertos com polietileno transparente ou vidro. Isso ajudará a criar condições de efeito estufa acima da superfície do solo que afetam favoravelmente o desenvolvimento de brotos. Sem isso, a velocidade de seus rebentos diminui significativamente.
Depois disso, os brotos devem criar o regime de cuidados e manutenção apropriado. Para fazer isso:Importante! Cada poço deve ter cerca de 2-3 sementes, o que ajudará a proteger contra a baixa germinação das sementes. No entanto, no futuro, não mais que 1 muda deve ser deixada em um buraco.
- os vasos de sementes são transferidos para um local bem iluminado (com uma luz diurna de pelo menos 10 horas por dia) e um local quente (com uma temperatura de +22 ... + 26 ° С);
- as mudas recebem rega moderada, mas diária;
- após o aparecimento de 2 folhas, é necessário remover o abrigo protetor (gradualmente, durante vários dias);
- brotos fornecem afrouxamento regular, 1-2 vezes por semana;
- o excesso de ovários se rompe;
- se necessário, as plantas estão ligadas a um suporte.
Método de mudas
Qualquer solo é adequado para a semeadura de pepinos pelo método sem plântulas, mas a colheita dá frutos em substratos bem fertilizados com alto teor de húmus (chernozems, barro arenoso fertilizado e solos argilosos). Para isso, a parcela é bem fertilizada com adubo ou estrume (6 kg / 1 m²), além de misturas de potássio e minerais (20 g de superfosfato e 10 g de sulfato de potássio por 1 m²). Somente áreas abertas e bem iluminadas são adequadas para o cultivo de vegetais. Se você planeja cultivar um pepino em um caule, eles também não devem sombrear um ao outro.Fertilize a terra designada para o plantio logo no outono. Isso é necessário para que os compostos orgânicos transformem e saturem o substrato. Além disso, a partir do outono, o solo deve ser semeado a uma profundidade de cerca de 20 cm, o que contribui para congelá-lo instantaneamente no inverno, o que destrói pragas e patógenos perigosos de muitas infecções no solo. Se possível, na primavera o lote é fertilizado com nitrogênio mineral, ajudará a acelerar o crescimento e o desenvolvimento de pepinos jovens. São utilizadas formas secas e líquidas de uréia (50 g / 1 m²).
As sementes são semeadas em solo aberto, de maneira fileira. Para fazer isso, na área designada, as linhas são cortadas com cerca de 4-5 cm de profundidade, com um espaçamento de 40 a 50 cm.Em cada linha, as sementes são colocadas em grupos de 2-3 peças., A uma distância de 10 cm uma da outra. Depois que os brotos brotam, as camas são cuidadosamente afinadas. Assim, entre cada broto adulto deve haver um espaço de pelo menos 10 cm.
Importante! Pepinos devem ser cultivados após cenouras, repolho, cebola, tomate, pimentão. Por sua vez, você não deve cultivar a planta após melão e abóbora.
Cuidados com o pepino após o plantio
O pepino Shosha requer medidas padrão para o cuidado após o plantio. Eles consistem na implementação correta e oportuna de rega, cobertura de arbustos e liga, sem os quais será difícil obter alta produtividade. Além disso, o vegetal deve ser tratado de doenças e pragas, que muitas vezes levam à morte completa dos plantios de pepino.
Fertilizantes e rega adequada
Os pepinos são regados regularmente, essa cultura exige bastante umidade, portanto o procedimento é realizado diariamente. As camas não são umedecidas abundantemente, portanto, é necessário obter um regime de água no qual os 10 cm superiores do solo estejam constantemente umedecidos.
Molhar abundante com intervalos longos para pepinos é indesejável, esse regime não é capaz de fornecer à planta a umidade necessária, o que afeta drasticamente o tamanho e a qualidade da fruta. A água é aplicada aos canteiros tanto sob a raiz quanto na parte superior, mas somente com a alternância de métodos é observado o maior rendimento da colheita.Fertilize pepinos várias vezes por temporada. Use para este molho mineral e orgânico. Os orgânicos são introduzidos 2 semanas após o plantio de mudas, não antes da fase de 4-5 folhas. Use para esta solução de esterco (1: 5) ou excremento de frango (1: 7), uma ração de 1 m² não deve exceder 5 litros. Antes ou durante a floração, os pepinos são alimentados com aditivos minerais, o mais adequado para isso será uma mistura de 20 g de superfosfato e 10 g de sulfato de potássio (por 1 m²). Dissolvê-los em 10 l de água e levar para a raiz.
Jarreteira e modelagem
A preparação para a liga é iniciada mesmo durante a semeadura de sementes ou no transplante de mudas em solo aberto. Para isso, um suporte de 2 metros de altura, feito de estacas de madeira ou hastes de metal, é instalado próximo a cada planta. À medida que crescem, o pepino é preso ao suporte, amarrado com barbante.
Esse suporte pode ser substituído por uma estrutura geral composta por 2 racks e uma haste horizontal. Ele é instalado ao longo de toda a linha, após o que uma liga de cordões fixados no manche instalado na zona raiz de cada broto é baixada de uma barra horizontal para cada planta. À medida que crescem, o pepino é trançado em torno do fio, que se torna o principal suporte.
Forma pepinos já na fase de 8-9 folhas. Durante o procedimento, é necessário remover completamente os ramos laterais na parte inferior das plantas, e os que estão na parte central são encurtados por 1 formando frutos e folhas. Os brotos apicais são cortados em 2-3 folhas. Assim, é possível obter um arranjo uniforme de frutas no mato, além de evitar o desperdício de energia da planta na manutenção de peças irracionais.
Cuidado do solo
Como qualquer outra safra, o pepino não tolera a concorrência com as ervas daninhas, o que reduz drasticamente sua produtividade. É por isso que a capina dos canteiros é realizada regularmente, a fim de evitar o aparecimento de qualquer vegetação externa. O procedimento é realizado 1-2 vezes por semana, a uma profundidade de 5 cm. O afrouxamento é frequentemente combinado com a remoção de ervas daninhas e adicionalmente realizado após chuvas fortes ou prolongadas. Ajuda a saturar o solo com oxigênio, o que melhora não apenas o rendimento da colheita, mas também a resistência do pepino a uma variedade de fatores adversos.
Cobrir os pepinos o mais rápido possível, imediatamente após o plantio das mudas ou na fase de 2 a 3 folhas (quando cultivadas de maneira sem mudas). A cobertura é feita com serragem de madeira, casca e outros materiais naturais, podendo ser substituídos por agrofibras especiais feitas de materiais poliméricos.A cobertura oportuna torna possível:
- evitar a perda de umidade do solo;
- resistir ao intemperismo de substâncias minerais do substrato;
- eliminar a possibilidade de congelamento do sistema radicular;
- excluir o abate de arbustos;
- criar um microclima especial no solo;
- reduzir a necessidade de plantas para afrouxamento frequente.
Possíveis dificuldades crescentes
Como a variedade Shosha é considerada uma planta despretensiosa, as dificuldades surgem apenas se as regras e medidas necessárias para manutenção não forem observadas.
Isso leva ao surgimento de condições favoráveis na zona de crescimento dos estandes para o desenvolvimento de uma variedade de doenças específicas e todos os tipos de pragas. Eles causam amarelecimento, torção da folhagem, além de inibição do crescimento do pepino e diminuição do rendimento.Doenças e pragas do pepino Shosh e métodos para sua eliminação:
Organismo parasitário | Sintomas da lesão | Métodos de reparo |
Tesouro | Manchas marrons escuras na folhagem e frutas | Os arbustos são tratados com uma solução de sulfato de cobre (1:10) |
Nematóide | Folhagem amarelada, ovário em queda | As partes afetadas são pulverizadas com sulfato de cobre (solução aquosa 1:10) |
Pulgões | Pequenos pontos pálidos na parte inferior da folhagem, quando copiados abundantemente, levam ao declínio da massa verde | As plantações são tratadas com uma solução a 2% de permanganato de potássio |
Folheto | Pequenas lagartas verdes (cerca de 2 cm de comprimento) alimentando-se de folhas de plantas | Os arbustos e o solo próximo são tratados com infusão de alho ou uma solução de permanganato de potássio (2%) |
Colheita
A primeira colheita de Shoshi é realizada 40 dias após o início da vegetação ativa. Neste momento, as primeiras frutas atingem 10 cm de comprimento, o tamanho ideal para consumo fresco e posterior cozimento. A colheita de pepinos é realizada 7 a 10 dias antes. A colheita é realizada gradualmente, selecionando apenas os frutos do tamanho necessário. Os pepinos são colhidos juntamente com o caule, após o que é reduzido para 0,5 cm para armazenamento a longo prazo, e desta forma, a 0 ... + 5 ° C, o pepino é capaz de armazenar completamente sua frescura por 10 a 14 dias.
A forma híbrida do pepino Shosh ganhou popularidade entre os produtores de hortaliças devido à excelente qualidade da fruta, despretensiosidade nas condições de detenção e também alto rendimento. Além disso, oídio, mosaico de pepino e manchas semelhantes a alvos não têm medo desta planta, o que facilita muito os cuidados pós-plantio da colheita. Cresça em seu lugar, Shoshu, e você certamente verá todas as vantagens dessa variedade.Importante! Durante o período de frutificação em massa, os frutos devem ser colhidos a cada 2 dias, caso contrário, isso levará ao aparecimento de pepinos maduros, o que reduz o rendimento da colheita várias vezes.