Cada jardineiro quer enobrecer o território da casa e pensar no paisagismo nos mínimos detalhes. Abaixo está uma descrição de como fazer você mesmo, se você tiver uma seção estreita e longa.
As vantagens e desvantagens de uma seção estreita
Muitos acreditam que em uma terra alongada não há vantagens. No entanto, isso não é verdade. Faz sentido realizar idéias interessantes em seu zoneamento.Um pedaço retangular de terra pode ser facilmente dividido em zonas funcionais e cada um pode encontrar uma aplicação adequada. Os fãs da vinha vão gostar desta forma de terra porque o espaço estreito parece favorável no design das videiras. Mesmo que o território seja desconfortável, ainda é possível alocar um canto para a horta ou horta, e isso pode ser feito sem comprometer o design da cabana de verão alongada.O inconveniente no território dessa geometria será a impossibilidade de construir uma casa de sua escolha, aqui você deve proceder das opções possíveis para tais formas. Também será problemático erguer uma cerca alta ao redor do lote. Uma cerca alta e densa impedirá a penetração da luz solar, o que é desfavorável para a maioria das plantas usadas no projeto paisagístico. Árvores altas demais que dão muita sombra também não são recomendadas para o plantio., porque eles ocultam visualmente o espaço.
Você sabe Joseph Addison mencionou pela primeira vez a arte do paisagismo em 1712, mas o termo surgiu muito mais tarde, em 1828.
Uma tarefa quase insolúvel no planejamento de tais locais é o problema do isolamento acústico, especialmente quando existem fontes de ruído nas imediações. É aconselhável envolver especialistas em design no planejamento de uma horta estendida. Mas se os meios são limitados, você pode tentar organizar seu próprio lote de terra, usando recomendações profissionais e literatura especial.
Recursos de planejamento
As parcelas longas e estreitas são as mais difíceis de projetar. Como a área é bastante limitada e tem uma forma original, não é possível aplicar todos os projetos domésticos disponíveis e a decoração do jardim. No entanto, você não deve se desesperar, porque existem várias técnicas para o ajuste visual do território. Eles permitem expandir opticamente o espaço e tornar sua aparência mais proporcional.
Esses truques incluem:
- uso de diagonais;
- divisão do espaço em setores de diferentes tamanhos;
- formação de zonas.
Uma seção estreita é considerada com até 20 m de largura e uma característica de seu design será o uso de todo o território, incluindo cantos distantes. Antes do planejamento, é necessário determinar os principais objetivos de cada terreno. Para todos os edifícios, você deve pensar no local com antecedência.
As casas nessas áreas são construídas de forma a serem convenientes e confortáveis para os moradores. Pode haver um arranjo longitudinal e transversal. Todas as comunicações devem ser planejadas com antecedência: abastecimento de água, esgoto, aquecimento, fiação elétrica, tubulação de gás. Isso deve ser feito com base na localização da futura casa, bem como em todos os outros edifícios no local.
Local da residência
Como um edifício residencial é o detalhe mais importante de qualquer paisagem, antes de projetar e construir, é necessário considerar a localização do alojamento para que as paredes laterais fiquem a oeste e leste. Somente neste caso, não haverá falta de luz solar na sala. A forma do edifício é geralmente preferida à retangular, mas você pode considerar outras opções ao projetar.Isso depende em grande parte das características do terreno. Muitas vezes, é possível encaixar um edifício ao longo de uma parede em um local com esse padrão; no entanto, se você não quiser fazer isso categoricamente, considere a opção de vários andares ou uma casa com uma superestrutura no sótão. Se a casa retangular for escolhida como final, você poderá diversificar seu design com uma solução original.
Por exemplo, pode ser um edifício, cuja saída das salas pode ser feita diretamente para o território da horta. Você também pode pensar na construção do tipo de carro, em que os quartos estão localizados um após o outro e são detalhados. De qualquer forma, a largura mínima da sala deve ser de 5 a 6 m, pois se a sala já for estreita, será absolutamente desconfortável estar nela.
Se o terreno estiver localizado em uma zona barulhenta, a fachada não deve ser removida para a rua. Então faz sentido construir uma casa no aprofundamento do local para fornecer o isolamento acústico necessário. É necessário levar em consideração as normas de construção de edifícios em áreas nas quais pelo menos 3 m devem permanecer da fronteira com os domicílios vizinhos até a fachada da casa.Segue-se que, ao lado da cerca, uma casa não pode ser construída. Em um território alongado, é preferível alocar um local para um edifício próximo a uma cerca distante, mas se o local não permitir, a construção poderá ser dividida ao meio. Nesse caso, o quintal e o quintal da frente são obtidos.
Zoneamento do site
Se o território do lote for muito modesto em tamanho, o zoneamento poderá consistir em apenas duas partes principais: o jardim da frente e o prédio residencial.
Importante! Ao planejar uma área de lazer, é necessário levar em consideração sua localização em relação aos pontos cardeais. Durante o período de verão, o lado oeste é iluminado na maioria das vezes pelo sol brilhante.
Em um site de tamanho médio, é recomendável colocar um após o outro na seguinte sequência:
- buffer;
- representante;
- privado;
- agregado familiar.
Ao planejar o design de um site alongado, mas impressionante em tamanho, você pode fazer o zoneamento a seu próprio critério. A zona de amortecimento é um território diretamente no portão, ajudando a tornar a casa mais protegida dos olhares indiscretos. Muitas vezes, os contadores são colocados aqui para que os testadores não se aprofundem no site. Você pode proteger esta área com espaços verdes ou de qualquer outra maneira.A plataforma representativa inclui elementos da paisagem: um gramado, uma colina alpina, canteiros de flores, figuras de jardins, várias plantas. Nesta parte do site, também faz sentido organizar uma garagem ou estacionamento para carros, mas eles devem ser emitidos no estilo de design geral apropriado. Como essas parcelas têm especificidades próprias, não será supérfluo criar um gramado de forma irregular com elementos dispostos de forma assimétrica do projeto da paisagem.
A área privada é projetada para relaxar. Faz sentido organizar um gazebo, cobertura, mobília ao ar livre. Para o máximo conforto, essa parte do território deve estar localizada perto da cerca e separada por uma cerca viva. Em um local pequeno, essa área de lazer pode ser projetada como uma extensão da casa - um terraço. Se estiver fechado ao mesmo tempo, no inverno poderá ser usado como um jardim de inverno ou como uma varanda coberta.
Você sabe Um dos elementos da arte da paisagem é o bonsai, que, há milhares de anos, serviu como a melhor fonte de restauração do balanço energético. Plantar no jardim fala não apenas do prazer estético de ver o bonsai, mas também da possibilidade de renascimento espiritual.
A área de serviço é destinada a várias salas de serviço, por exemplo, galpões, estufas, um chuveiro e banheiro de verão, um local para secar roupas. Dependendo de onde a propriedade da casa está localizada, a zona econômica pode estar localizada atrás ou nas proximidades. É aconselhável cercá-lo para que não seja observado no setor de recreação.
Você também pode destacar zonas adicionais:
- piscina;
- horta e horta;
- campo esportivo;
- área de recreação para crianças.
Obviamente, a piscina e outras zonas adicionais são planejadas na presença de espaço livre e em uma grande área do local. Além da piscina em si, é necessário fornecer, nas imediações dela, um local para se aproximar dela e a localização dos acessórios de praia. A horta e a horta podem ser conectadas à zona econômica, usando caminhos e sebes durante o design.
Um campo esportivo pode ser localizado próximo ao econômico. Faz sentido cobri-lo com um revestimento emborrachado especial ou grama. A área de recreação deve estar na zona de visibilidade da casa e ao lado da área de recreação, para que seja possível ficar de olho nas crianças.
Escolhendo um estilo para um alongamento alongado
Para registrar o lote de forma alongada, os paisagistas recomendam a escolha de um dos seguintes estilos.
- Clássico ou regular. Uma característica desse estilo é a escolha de formas geométricas estritas. Eles devem ser rastreados em tudo: zoneamento, a forma dos caminhos do jardim, a aparência das plantas. Aqui, elementos de natureza intocada não seriam apropriados: pedras, arbustos e árvores não barbeados. Pedras ou madeira tratadas podem ser usadas, mas tudo deve estar na forma correta.
- País de origem. Essa direção envolve estilizar o território como uma vila. O estilo não é muito caro, nem financeiramente, nem no trabalho de design, nem nos cuidados subseqüentes. Não implica linhas e formas claras e estritas, e também não há regras estritas de decoração. O princípio básico será a criação de conforto rural. Madeira e pedra não são processadas, preservam a estrutura natural. Se um lago é esperado, seria desejável que fosse coberto de junco.
- Japonês. Projetado para revelar a beleza da paisagem. Localizado em um site feito neste estilo pode: lagoa, terraço, gazebo japonês, pedras grandes. O jardim de estilo oriental é caracterizado pela contenção da paleta de cores. É indesejável repetir os tamanhos e formas de vários elementos decorativos. Tudo neste jardim deve contribuir para a paz.
- Arquitetura. Combina componentes de dois estilos de design: clássico e alta tecnologia. Os principais elementos aqui são elementos decorativos no jardim, como: caminhos passo a passo, terraços, pontes, vários arcos, bordas, lagoas. Um jardim assim é fácil de manter.
- Paisagem ou inglês. Esse estilo é exatamente o oposto da arquitetura. A principal tarefa aqui é enfatizar a naturalidade e a beleza intocada da natureza. Os jardins ingleses não são chamados a subjugar as forças da natureza, mas sim - harmoniosamente se encaixam no tumulto da vegetação. Prevalecem linhas suaves, uma aparência natural que contribui para o relaxamento.
Maneiras de expandir visualmente o site
Para expandir opticamente o espaço da seção alongada, os seguintes truques são usados:
- Você pode plantar árvores de tamanhos diferentes em extremidades diferentes da colocação, com árvores baixas no início e árvores altas no final. Visualmente, as copas dessas árvores estarão na mesma linha, o que tornará o local não tão estreito. Da mesma forma, apenas plantas em grande escala localizadas no final do jardim são usadas.
- O próximo método de esticar visualmente a largura da plotagem é organizar objetos brilhantes no fundo, como um mirante se afogando em cores coloridas ou elementos de uma decoração de jardim em cores ricas. Essa técnica ajuda a aproximar visualmente a parte mais distante do site.
- Você pode empurrar opticamente os limites da área de terra usando caminhos de jardim localizados ao longo de uma cerca curta. As trilhas podem ser diluídas com plantas plantadas.
- A maneira mais eficaz seria um design multinível do território. Ao mesmo tempo, é dividido em segmentos com diferentes alturas. Se a área já tiver alívio, a aplicação desse método será muito menos dispendiosa. No entanto, se você o colocar uniformemente, ainda poderá usar esse método, enfatizando diferentes níveis. A colina deve estar localizada na parte central do território, para distrair mais atenção e o alongamento do local irá pelo caminho. Se você colocar um objeto alto no fundo, isso aproximará visualmente essa parte do jardim.
Erros de design típicos podem incluir:
- Plantar árvores altas ao longo da cerca, o que leva ao efeito do beco.
- A construção de caminhos diretos ou camas ao longo da cerca.
- Envolvimento de não toda a área. Cantos distantes não são usados e permanecem vazios.
Você sabe A Austrália é considerada líder em design de paisagem mundial. Mais de 30.000 especialistas neste campo trabalham aqui.
Pequenas formas e decoração arquitetônicas
Os principais elementos da decoração da área alongada são:
- Hedge. Para uma área estreita retangular, uma cobertura baixa é adequada. O uso desse elemento contribui para a criação de cercas visuais e a organização de formas geométricas no site.
- Bordas de flores. Os contornos dos canteiros deste tipo devem ser lisos, para que se ajustem organicamente à paisagem do território. Tais plantas são usadas para bordas de flores: cereais, tulipas, íris, crisântemos, ásteres.
- Pérgola. A colocação desse elemento permite criar conforto no site, dividindo-o em cantos separados. Eles são construídos com materiais duráveis: madeira, metal. O design pode ter a forma mais diversa.
- Canteiros de flores em relevo. Contribua para a expansão visual de uma seção estreita. Eles são fáceis de organizar e nos cuidados subseqüentes. As plantas são usadas para o plantio nessas “ilhas”: coníferas baixas, arbustos anões, flores perenes baixas.
- Mixborders. Estes são canteiros de flores retangulares. Geralmente, equipá-los nas bordas do site, ao longo de caminhos passo a passo. Eles são decorados com essas plantas, plantadas em grupos: arbustos baixos, trepadeiras, flores perenes. A principal condição é a preparação de mixborders para que os representantes da flora floresçam continuamente ou se tornem verdes ao longo da temporada.
Além disso, esses elementos decorativos são usados no design do território extenso do jardim: luminárias, esculturas, vasos de flores, cercas e cercas, lagoas artificiais, fontes, gramados, móveis de jardim, passarelas e até mandris e rotundas. As regras básicas para sua localização serão tamanhos bem escolhidos, materiais adequados e uma combinação harmoniosa com outros elementos da decoração. Quais plantas podem ser escolhidas durante o projeto?
Importante! Jardineiros inexperientes não devem escolher rosas para o plantio, pois são representantes caprichosos do mundo das plantas. As rosas reagem negativamente à irrigação precoce, alimentação inadequada ou falta de prevenção de doenças.
Para começar, é preciso levar em consideração que parte do território estará frequentemente na sombra, respectivamente, onde não são plantadas plantas que amam a luz. É melhor dar preferência a árvores frutíferas, arbustos, cereais e plantas perenes fáceis de cuidar. É necessário compor, levando em consideração o estilo geral de paisagismo do território. Para enfatizar a singularidade da beleza do site, você pode plantar: girassóis decorativos, sinos, íris, tulipas, ásteres, crisântemos, floxes.
Criando um site multinível
Um arranjo de vários níveis de elementos da paisagem pode se tornar uma das decisões interessantes ao projetar o território de um local alongado. Dessa forma, você pode expandir visualmente a área do terreno.Para isso, será necessário criar terraços improvisados, e esse processo não é fácil, exigindo investimentos financeiros significativos. O número de terraços é determinado com base no tamanho e na inclinação do território.Na maioria das vezes, é necessário elevar a parte central ou distante do site, mas isso pode ser feito se a localização dos objetos principais, como uma casa, garagem, mirante, permitir. A elevação do centro limitará visualmente a visibilidade da distância. Se os níveis forem montados com competência, será criada a impressão de terraços separados, o que violará a integridade do lote, e isso é necessário neste formulário. O território em uma colina pode ser equipado para relaxar ou como uma colina alpina.
Se o terraço estiver do outro lado, isso reduzirá visualmente o site. O plantio também pode ser multinível; é utilizada vegetação de altura contrastante e aterros adicionais do solo. Criar caminhos com etapas também pode ajudar a fazer o site parecer mais largo e alto. Não é supérfluo prestar atenção à maneira vertical de paisagismo.
Importante! Para que as plantas trepadeiras criem uma cobertura, é necessário levar em consideração alguns aspectos: sombreamento, rosa dos ventos, chuva e outras características da área do jardim.
Para criar um muro de vegetação, você pode usar cercas, muros de mandris, arcos, barras de jardim, pérgulas. Você não pode apenas plantar trepadeiras ao longo desses objetos, mas também combiná-las com vasos de flores. Mini-jardins verticais são usados para delimitar zonas no território. A escolha dos representantes da flora deve ser abordada com cuidado para não cometer erros. Por exemplo, o lúpulo é uma planta trepadora, mas cresce rapidamente e é capaz de inundar toda a área.
Adequado será:
- uvas bravas;
- ervilhas doces;
- clematis.
No projeto paisagístico, canteiros de legumes redondos com abóboras decorativas e feijão turco parecem interessantes. Adicione-os a uma composição existente em sua área. Tendo estudado as vantagens e desvantagens de uma seção estreita, você se concentrará em pontos importantes. Tendo considerado as características de seu zoneamento, métodos de expansão visual e outras nuances do projeto da paisagem, você pode refinar o território da casa da melhor maneira.