A principal tarefa dos agricultores é manter as aves em condições confortáveis e seguras, uma das quais é a proteção contra várias doenças infecciosas e parasitas. Sem medidas preventivas oportunas, elas são capazes de causar enormes perdas, e é por isso que cuidar de filhotes é literalmente importante desde as primeiras horas de vida. Antibióticos, que incluem o metronidazol, uma ferramenta eficaz para a prevenção e eliminação de doenças, ajudarão a se livrar de doenças perigosas. Vamos dar uma olhada em sua composição, propriedades farmacológicas, efeitos colaterais, bem como condições de armazenamento e métodos de uso.
Descrição da droga Metronidazole
O metronidazol é um medicamento antiparasitário que possui um amplo espectro de ação antibacteriana. Tendo um efeito adverso sobre parasitas e bactérias anaeróbicas, o medicamento é capaz de remover patógenos do corpo da ave dentro de 3 dias de maneira natural. Também atua como profilático que previne os sintomas da doença em um estágio inicial.
É amplamente utilizado para tratar as seguintes doenças comuns na avicultura:
- histomoníase - caracterizada por diminuição da produtividade, recusa de alimentos, diarréia, fraqueza geral e perda acentuada de peso;
- coccidiose - uma doença infecciosa, acompanhada de exaustão, inatividade, modificação de plumagem e fezes;
- a tricomoníase é uma doença particularmente perigosa, manifestada por danos ao trato respiratório, o que dificulta a ingestão de alimentos e, em seguida, a respiração e, como resultado, implica asfixia.
Composição:
Basicamente, os comprimidos de Metronidazol são usados para tratar pássaros, menos comumente, uma injeção ou pó. Os comprimidos do medicamento são de forma cilíndrica, com um tom branco ou levemente esverdeado; cada um contém:
- substância ativa metronidazol - 250 g;
- substâncias adicionais: amido de milho, celulose microcristalina, ácido esteárico, povidona, talco-clorito.
Formulário de liberação
Desde os tempos da era soviética, o medicamento tem sido muito popular e tem sido utilizado com sucesso no tratamento não apenas de aves, mas também de pessoas, por isso é vendido de várias formas, nomeadamente na forma de:
- pílulas - 30 peças por pacote;
- soluções de infusão - 1 garrafa em uma caixa;
- cremes para uso externo - 30 g em um tubo;
- velas - 7 peças em uma embalagem celular;
- granular - 0,5 g por saco de plástico.
Ação farmacológica
O metronidazol é um dos medicamentos com efeitos antibacterianos e antiprotozoários, sendo especialmente eficaz contra parasitas protozoários e microorganismos anaeróbicos. Após tomá-lo, é capaz de destruir as células bacterianas o mais rápido possível, sem afetar as saudáveis. Os seguintes microrganismos são mais sensíveis aos antibióticos:
- ameba disentérica;
- lamblia intestinal;
- vailonella;
- Trichomonas;
- histomonada;
- Gardnerella.
Importante! O abate de aves tratadas com Metronidazol pode ser realizado o mais tardar uma semana após a última ingestão; caso contrário, a carne desse indivíduo é adequada apenas para alimentos de carne e ossos para animais.
É completamente excretado dentro de 72 horas, juntamente com os excrementos, que adquirem uma cor vermelha escura específica. O medicamento mostrou-se excelente como um método eficaz de tratamento, inclusive para pintos, de modo que o tratamento oportuno proporcionará aos perus uma boa prevenção e aos agricultores uma população saudável e produtiva.
Indicações e contra-indicações
Deve-se lembrar que ainda não vale a pena se envolver de forma independente no tratamento de aves sem consulta prévia e prescrição direta de um especialista, uma vez que o uso inadequado da droga só pode agravar o curso da doença. Na maioria dos casos, o metronidazol é facilmente tolerado pelas aves e não possui restrições especiais.
Indicações para o uso da droga:
- infecções causadas por parasitas simples: tricomoníase, balantidíase, disenteria amebiana, coccidiose, toxoplasmose, uretrite;
- infecções causadas por bactérias anaeróbicas;
- infecções que afetam o sistema nervoso, articulações e ossos: meningite, encefalite, artrite infecciosa, osteomielite, empiema;
- doenças do trato gastrointestinal;
- inflamação aguda do intestino grosso (no contexto do uso prolongado de antibióticos).
Contra-indicações:
- dano cerebral orgânico;
- insuficiência hepática e renal;
- leucopenia;
- gravidez
- hipersensibilidade ao fármaco;
- combinação com outros antibióticos.
Dosagem e Administração
O metronidazol elimina efetivamente os sintomas em um estágio inicial da doença - no entanto, como administrá-lo depende da idade e do objetivo da recepção. Normalmente, a dose por ave é de 15 mg por quilograma de peso vivo por dia, mas fatores importantes como a concentração da substância e a natureza da doença devem ser levados em consideração - para este antibiótico, essas regras devem ser observadas sem falhas.
O uso da droga pode ser realizado de várias maneiras:
- Regue as aves com solução de Metronidazol, contando a substância ativa na dose de 10 mg por quilograma de peso vivo 2 vezes ao dia - no menor, é melhor usar uma pipeta. Alimentar pássaros dessa maneira leva 10 dias.
- Despeje o medicamento na ração ou na água, enquanto é necessário diluir a droga em 2,5 g de pó por quilograma de grão ou 2,5 g por 3 l de água; no entanto, a dosagem depende da intensidade da ingestão de ração pela ave.
- O metronidazol também é administrado em comprimidos, previamente moídos em pó. A porcentagem de medicação será determinada pelo peso do pássaro.
Para tratamento
Para cada doença, existem peculiaridades do uso da droga, no entanto, a principal condição é a pontualidade dos procedimentos médicos, caso contrário a doença se espalhará na velocidade da luz e levará à morte de todo o gado.
Histomonose
A histomoníase é uma doença extremamente perigosa que afeta as aves de peru, em geral, dos 10 dias aos dois meses de idade, e a população adulta praticamente não é suscetível à doença. É caracterizada por danos no fígado e no trato gastrointestinal, no entanto, a histomonose não é tão fácil de reconhecer devido à semelhança de seus sintomas com outras doenças; portanto, são realizados exames laboratoriais para identificá-lo.
Os recursos mais característicos incluem o seguinte:
- deterioração geral no bem-estar das aves, diminuição da produtividade e apetite, inatividade;
- plumagem suja e desgrenhada, asas abaixadas;
- baixa temperatura corporal;
- diarréia
- em casos raros, pode ocorrer escurecimento do couro cabeludo.
Coccidiose
A coccidiose é uma das doenças mais comuns dos perus, às quais os animais jovens são suscetíveis desde os primeiros dias de vida. Para essa doença, os distúrbios do sistema digestivo dos filhotes e uma falha completa do fígado são característicos, e em animais adultos a doença pode ser assintomática.
Você sabe Os perus não têm ouvidos e olfato, mas a audição e o paladar estão bem desenvolvidos.
Os principais sintomas da coccidiose aos quais você deve prestar atenção:
- perda de peso acentuada;
- a marcha dos perus torna-se incerta, a coordenação é perturbada em um estágio avançado;
- as penas são desarrumadas, sujas, os filhotes costumam ser desalinhados e com babados;
- letargia e inatividade;
- excrementos amarelos misturados com sangue;
- em alguns casos, também ocorre paralisia das extremidades.
Tricomoníase
Esta doença é caracterizada pela derrota do trato digestivo das aves de capoeira da Turquia, bem como pela ocorrência de úlceras características nas membranas mucosas. Os animais jovens são especialmente suscetíveis à doença, a partir dos 20 dias de idade e, na ausência de tratamento oportuno, a probabilidade de morte é de quase cem por cento. Surtos de tricomoníase são observados nas fazendas onde os perus estão particularmente em contato com aves selvagens, e a infecção também ocorre através de utensílios domésticos sujos, comida e água.
As manifestações da doença são as seguintes:
- diminuição do apetite e subsequente rejeição completa dos alimentos;
- as aves de peru parecem cansadas, mal se mexem, as penas são constantemente agitadas, as asas abaixadas;
- excrementos são líquidos, amarelos ou verdes, diarréia também é observada.
Sinusite
A sinusite, ou seja, coriza, é uma doença infecciosa que se manifesta na forma de inflamação do trato respiratório. Uma doença é capaz de afetar aves de peru a partir da segunda semana de vida, o que posteriormente afeta significativamente seu crescimento e desenvolvimento, de modo que o tratamento não permite atrasos. As bactérias patogênicas se sentem bem no solo, na água e no ar, de modo que a infecção nas aves pode ocorrer a partir de indivíduos já infectados, através de alimentos e equipamentos sujos.
Importante! Geralmente, ao misturar o medicamento com a comida, os pintinhos não a distinguem; no entanto, em caso de recusa de aves de peru em alimentos, o que também pode ser um sintoma da doença, é necessário alimentá-los à força.
Outras causas de sinusite também podem ser o aumento da umidade na sala, a falta de vitaminas e a caminhada em filhotes. Os sintomas desta doença são os seguintes:
- descarga mucosa ativa das aberturas nasais;
- falta de ar e chiado no peito;
- com uma acentuada deterioração da visão, os filhotes mal conseguem se mover e não conseguem encontrar comida por conta própria;
- falta de apetite, produtividade zero e inchaço sob os olhos.
Tuberculose
A tuberculose é uma das doenças mais perigosas das aves, uma vez que afeta todos os órgãos internos das aves e não fornece nenhum tratamento - um resultado fatal é inevitável. Os perus são infectados com tuberculose pelo contato direto com representantes de outras espécies de aves, e a doença imediatamente se torna crônica.
Importante! Sem o cumprimento das condições sanitárias de manutenção das aves, a droga será ineficaz.
O agente causador afeta imediatamente o sistema respiratório, após o qual entra no fígado, baço, coração e outros órgãos. Os sinais mais óbvios da doença são um esgotamento acentuado e uma completa falta de produtividade, apáticos emplumados e não mostram nenhum interesse no que está acontecendo ao seu redor. Outros sintomas incluem:
- lesões ulcerativas características na pele;
- atrofia muscular, em casos raros, claudicação;
- o pássaro congela constantemente e procura abrigo no calor;
- sonolência aumentada.
Para profilaxia
O metronidazol provou ser um método profilático e mesmo entre os agricultores com um gado saudável é muito popular, porque qualquer doença é melhor prevenir do que tratar. As doses para a prevenção de doenças das aves de capoeira da Turquia são significativamente diferentes, portanto, você deve prestar atenção a esses indicadores.A norma do medicamento para prevenir a histomonose será de 15 mg por quilograma do peso do pintinho por dois a cinco dias.
Como no caso do tratamento, o medicamento é misturado com alimentos. Para a prevenção da coccidiose, a dosagem é a seguinte: 25-30 mg por quilograma de peso vivo, o medicamento é alimentado misturando-se com alimentos a cada duas semanas, durante quatro dias, até que o filhote atinja um mês de idade. No caso da tricomoníase, o medicamento para fins profiláticos não é utilizado. Para prevenir a doença, vale a pena fornecer ao gado conteúdo e regime de alimentação de alta qualidade.
Como aumentar o efeito da droga
Deve-se relatar que, sem a devida conformidade com os requisitos de higiene, nenhum antibiótico, incluindo o metronidazol, dará um resultado positivo. Além da limpeza e desinfecção regulares de salas que contêm gado, são necessários a dieta e o regime de alimentação adequados para as aves, bem como o regime de temperatura. Outras condições de cuidados importantes incluem o seguinte:
- as galinhas recém-nascidas devem ser mantidas exclusivamente quentes, a temperatura diurna ideal para elas é de 25 a 27 ° C e à noite esses indicadores aumentam de 2 a 3 graus;
- na medida do possível, é necessário limitar o contato das aves de peru com representantes de outras espécies de aves, especialmente se elas já estiveram doentes com alguma doença;
- os animais jovens devem ser mantidos separadamente dos adultos;
- o pássaro com o menor indício de mal-estar deve ser imediatamente isolado e examinado quanto à presença da suposta doença;
- Também não será errado cuidar da prevenção de outras doenças igualmente desagradáveis de aves de peru, por exemplo, diarréia. Na diarréia amarela, um medicamento com cloranfenicol será efetivamente utilizado, sobre a dosagem necessária para consultar um médico;
- evitar aglomeração de pássaros - a sala deve ser espaçosa, bem ventilada e de preferência ensolarada;
- o lixo deve estar limpo e mudar periodicamente.
Você sabe No total, os perus precisam de cerca de 16 horas por dia para descansar: durante o dia, o descanso contínuo deve ser de pelo menos duas horas, quatro vezes ao dia e à noite — 9 horas de sono.
Efeitos colaterais
O metronidazol extremamente raramente produz efeitos colaterais, uma vez que é bem absorvido pelo corpo do pássaro, mesmo com um leve excesso de dosagem. Em alguns casos, pode ocorrer uma reação alérgica, devido ao aumento da sensibilidade ao medicamento, no entanto, como tal, a intolerância ao medicamento não é observada no início ou no final da dose.No entanto, o abuso do medicamento implica no aparecimento de animais jovens de uma doença fúngica - candidomicose, que provoca danos às membranas mucosas das aves.
Condições de armazenamento
O medicamento deve ser armazenado em local seco, fresco e escuro, a uma temperatura não superior a 25 ° C. O prazo de validade do medicamento é de 3 anos. É aconselhável usá-lo antes da data de validade indicada na embalagem.
Análogos da droga
Apesar do Metronidazol ser um dos meios mais eficazes de eliminar doenças na indústria avícola, não é o único capaz de lidar com essa tarefa. Aconselhamos que você preste atenção a vários outros substitutos não menos poderosos da droga:
- Metrogil - utilizado com sucesso no tratamento de doenças causadas por bactérias suscetíveis ao metronidazol. Este produto está disponível na forma de comprimidos e uma solução injetável.
- Flagil - Um análogo do metronidazol, comercializado sob a forma de supositórios. No entanto, em caso de intolerância ao Metronidazol, o uso de um substituto também será proibido.
- Rosex - este medicamento é ideal para os amantes de pomadas, pois sua eficácia é bastante alta e praticamente não há efeitos colaterais. O medicamento é estritamente proibido de usar para leucopenia, meningite e insuficiência renal.
- Bacimex - Um análogo eficaz do metronidazol na forma de uma solução injetável. É usado para várias infecções do sistema nervoso, trato gastrointestinal, articulações e ossos.
O metronidazol tem sido um meio comprovado, seguro e eficaz para eliminar e prevenir uma série de doenças às quais as aves jovens, principalmente os perus, são mais suscetíveis. No entanto, nenhum medicamento pode substituir um gado com os devidos cuidados; portanto, para que o medicamento permaneça ativo contra parasitas e germes pelo maior tempo possível, é necessário aderir a padrões sanitários simples e não se esqueça de consultar um médico.