Flores de interior As Achimeneses são cada vez mais ocupadas por peitoris de janelas de floristas domésticos. Eles são apreciados por causa das belas flores de cores saturadas e cuidados fáceis. Criadores também amam Achimenes. Como resultado de seu trabalho, muitas espécies, variedades e híbridos apareceram. Vamos conhecer melhor esta flor e aprender a cuidar dela em uma sala.
Características do Achimenes
Achimenes é considerado um membro da família Gesnerius. É um nativo perene gramíneo da América do Sul e Central. Tem brotos eretos ou caídos que se ramificam fracamente. Por cor, eles podem ser verde escuro ou avermelhado. Suas raízes são escamosas na forma de rizomas, com aparência semelhante aos cones de abeto.
As folhas pecioladas, de forma oblonga, têm entalhes ao longo das bordas e um final agudo. A cor pode ser verde, verde escuro, com um tom rosa ou roxo. A placa inferior está felpuda.
Achimenes floresce por um longo tempo - de maio a outubro. Ao criar condições favoráveis e realizar cuidados de qualidade, pode florescer duas vezes por ano. Suas flores são emparelhadas ou únicas, axilares, têm 5 pétalas e uma corola na forma de um tubo.Você sabe A maior escultura de flores frescas do mundo foi feita no Equador em 2018. Foram necessárias quase 564 mil rosas para criá-lo. Mais de 1.500 residentes locais trabalharam nele.
Ahimenes são adequados para decorar vários interiores. São cultivadas em peitoris de janelas, prateleiras, em vasos e cestos, como plantas ampélicas e em cascata.
Diferenças de plantas
Achimeneses diferem em tais características:
- Tipo de brotos - existem espécies nas quais crescem para cima (na posição vertical) e há espécies nas quais elas murcham (ampolas).
- Altura do arbusto - várias espécies, variedades e híbridos formam arbustos com uma altura de 30 a 50 cm.
- Tamanho do botão - são pequenas, médias e grandes, atingindo diâmetro de 2,5 a 6 cm.
- O esquema de cores dos botões - as pétalas podem ser rosa, roxa, branca, vermelha, amarela, laranja.
- Terry nível de flores - as pétalas são lisas, semi-duplas e duplas.
- Forma da flor - durante a floração, botões redondos, longos e em forma de sino são formados.
As melhores variedades de plantas com uma descrição
Hoje, existem mais de 50 variedades e um grande número de formas híbridas de achimenes.
Oferecemos a familiarização com os mais populares deles:
- Achimenes mexicana. Altura do mato - até 50 cm - flores grandes - até 5 cm de diâmetro. A cor das pétalas é diferente: branca, roxa, rosa.
- Achimenes candida. É caracterizada por arbustos de até 40 cm de altura e brotos vermelhos. Floresce profusamente com pequenas flores brancas com uma faringe amarela.
- Achimenes fimbriata. O arbusto cresce até 30 cm e possui galhos eretos ou rastejantes. As flores são brancas.
- Achimenes grandiflora. Dá arbustos altos até 60 cm e grandes flores vermelhas.
Estas são as principais variedades, quando cruzadas, conseguiram obter a variedade de Achimeneses que existem hoje.
Uma série muito interessante de híbridos do criador Serge Saliba.Você sabe Em Cingapura, fez o maior lustre de flores frescas. Sua altura é de 17 m, o comprimento é de 10 M. Para a produção, 260 estudantes, crianças em idade escolar, jardineiros e funcionários do parque estiveram envolvidos. O lustre entrou no Guinness Book of Records.
Inclui:
- Rainha do laço. O arbusto cresce compacto. Também pode ser cultivada como uma planta ampel. As flores são grandes, com pétalas de terry de cor rosa com um tom roxo.
- Feito no céu. Variedade com arbusto compacto, brotos eretos, folhas pequenas, estreitas e longas, flores grandes e felpudas de cor lilás.
- Aurora Charm. Um híbrido muito bonito, com um pequeno arbusto ereto e flores originais em forma e cor. Eles são ondulados, de cor rosa. Uma estrela mais escura é visível no centro.
- Najuu. Variedade de arbustos com brotos eretos. Ele tem flores brancas de tamanho médio, com um belo design da faringe - é amarelo com manchas marrons.
- Bianco natale. Planta grande com grandes flores duplas de cor branca. Sombra lilás é possível.
- Anastasia. Reconhecida por pequenos arbustos e abundantes flores cor de rosa.
- Abendrot. Terry olhar com pétalas amarelas. Graças a brotos caídos, pode ser cultivada como uma planta em cascata ou ampelosa.
- Senhora pintada. Uma planta ampola que floresce com flores rosa, cujo centro é pintado em um tom amarelo com pontos roxos.
- Sagitário. Híbrido de flores pequenas em miniatura com brotos eretos. Floresce rosa.
- Amie Saliba Melhorado. Bela planta de florescência com botões terry médios de cor laranja.
- Lena Vera. Híbrido compacto e florido. Bege de florescência.
- Gênesis. Difere na florescência abundante. Flores roxas brilhantes não se abrem até o fim - as pétalas no centro permanecem fechadas.
- Mary poppins. Achimenes híbridos diminutos com flores alaranjadas.
- Veneza. Híbrido com um pequeno arbusto e folhas, flores de tamanho médio de cor púrpura.
- Saint malo. Variedade de Terry de cor azul-lilás. É caracterizada pela compactação e floração abundante.
- Alter ego. Uma variedade híbrida, com arbustos altos e bem ramificados e grandes flores de cor azul-violeta.
As seguintes variedades da seleção Saliba também merecem atenção:
- violeta e violeta azul: Poseidon, Pomar de Ameixa, Nana Renee, Chuva de Verão, Vie en Bleu, Fluffy Wambler;
- amarelo: Cytro, Limão de morango, Limoncello, Hot Spot, Amie Saliba, Rainha do mel, Febre amarela, Hugues Aufray, Dança do sol, Santiano;
- laranja: Terracota, pomar de laranja;
- lavanda: Champs de Lavande, Shy Sun;
- branco: Nuvens de verão, Volga gelada, Tamara Khorkina;
- vermelhos: Petite Fadette, Dama de preto, Vaidade.
Híbridos de outros criadores também são interessantes:
- Nascer do sol do Himalaia. Forma um arbusto ereto. Floresce em branco com um tom amarelo e garganta de limão.
- Elfo vermelho. Uma planta pequena com galhos eretos e floração vermelha.
- Festival de verão. Variedade de flores grandes. Forma um arbusto alto e ereto. Floresce rosa.
- Geada rosada. Os arbustos semi-ampelos crescem de tamanho médio. Pétalas são rosa com uma mancha branca no centro.
- Elegância. É caracterizada por flores de beterraba muito grandes, com um centro amarelo manchado de pinceladas marrons.
- Ondulação de mirtilo. Traduzido, seu nome soa como "ondulações de mirtilo". Possui flores grandes, com bordas onduladas de tonalidade rosa-púrpura e uma marca amarela na faringe.
- Tetra verschaffelt. Uma planta com brotos caídos e grandes flores brancas, pintada com uma rede roxa e decorada com uma mancha amarela perto da faringe.
- Flor de pêssego. Cultura interior com flor rosa pastel e brotos ampelos.
- Fantasia de lavanda. Forma arbustos compactos com flores roxas de lavanda que ficam lindas no contexto de folhagem verde-clara.
- Beleza amarela. Possui brotos duros, folhagem escura com bordas serrilhadas, pétalas amarelas com pinceladas marrons na entrada da faringe.
- Guerreiro do arco-íris. Bush, variedade abundantemente florida. Floração roxa.
- Sabrina. Variedade compacta com flores rosa coral de tamanho médio.
- Triunfo roxo. Floresce profusamente roxo com um tom de lavanda. A superfície das pétalas é texturizada. Cresce por um arbusto.
- Glória. Difere na compacidade e floração abundante de uma sombra de coral.
- Ambroise verschaffelt. Ampel planta com grandes flores brancas pintadas em roxo padrão líquido.
Características do cuidado e crescimento
Quase todas as Achimeneses são despretensiosas e pouco exigentes para condições especiais de cultivo. Para obter a máxima decoratividade da planta, floração abundante e longa, é necessário seguir as recomendações abaixo.
Condições ideais
Ahimenez precisa de uma luz difusa brilhante. O melhor lugar para crescer - janelas com acesso a oeste e leste. Da luz solar direta, a planta deve estar sombreada.
Achimenes desenvolve-se bem a temperaturas quentes na faixa de +22 ... + 25 ° C. No processo de crescimento ativo, é necessário garantir que, na sala onde a cultura interna cresce, a coluna do termômetro não caia abaixo de + 20 ° C.
No verão, é aconselhável levar Achimenes ao ar fresco - para um terraço, varanda, varanda. Mas é importante controlar que não caia sob a influência de mudanças repentinas de temperatura e não congele à noite.Importante! Se você escolher variedades com folhas escuras, elas precisarão de mais luz. Achimeneses com coloração clara ou colorida das folhas podem tolerar sombra parcial.
No inverno, Achimenes começa um período de descanso. Neste momento, é necessária uma redução de temperatura para + 10 ... + 15 ° C.
As necessidades de umidade aumentaram - não menos que 60%. Umedeça o ar instalando um umidificador ou colocando a panela em um palete com pedras molhadas e argila expandida. A pulverização para esta planta é indesejável.
Vídeo: Crescer e cuidar de Achimenes em casa
Rega e fertilização
No verão, os Achimenes hidratam profusamente. A próxima rega é realizada quando a camada superior do solo seca. Se a flor estiver molhada o suficiente, eles verificam colocando o pau no chão - o solo deve ser umedecido com 2 cm de profundidade.
O Achimenes é regado de maneira clássica sob a raiz, em uma bandeja ou por um método de mecha. Para hidratar, use água macia, sedimentada, filtrada ou coletada após a precipitação da água, aquecida à temperatura ambiente.
Vídeo: Como regar achimenes
Desde outubro, o número de irrigações foi gradualmente reduzido. No inverno, eles devem ser escassos. 2-3 colheres grandes de água por semana serão suficientes.
Para que a planta seja distinguida por boa saúde, crescimento e desenvolvimento estável, floração longa e abundante, ela precisa ser alimentada periodicamente. Entre o final de março e meados de setembro, são introduzidos os fertilizantes adquiridos desenvolvidos para a floração de plantas de interior.
Poda
Para formar um arbusto exuberante, você precisa beliscar. É produzido pela primeira vez quando três pares de folhas são formadas na parte aérea.
Na primavera, a poda é feita para fins sanitários. Remova brotos danificados, doentes e velhos.
Durante a floração, os botões desbotados são cortados. Isso estimulará o aparecimento de novas flores.
Vídeo: Beliscar Achimenes
Transplante
Um transplante de cultura de sala deve ser realizado na primavera de cada ano, no final do período de inatividade. Preliminar, você deve escolher uma panela larga e rasa. Um terço deve ocupar a camada de drenagem. Argila expandida, seixos, areia grossa e tijolos quebrados são usados como drenagem.
Achimenes é plantado em solo leve. Pode ser adquirido na loja ou feito à mão, misturando o solo da folha (3 partes), a relva (2 partes), a turfa (0,5 partes) e a areia (1 parte). Também é aconselhável adicionar pequenas quantidades de musgo-esfagno, carvão.
O procedimento de transplante é o seguinte:Importante! O substrato adquirido não precisa de pré-tratamento antes do plantio. O solo produzido por si próprio deve ser desinfetado: calcina no forno (microondas), despeje com uma solução de permanganato de potássio ou congele duas vezes.
- A planta é removida da panela velha.
- Limpe cuidadosamente o rizoma do chão.
- Inspecione as raízes quanto a danos e apodrecer. Se necessário, apare e processe as fatias.
- Coloque a drenagem no fundo do novo tanque.
- Polvilhe com o solo.
- Eles colocaram uma flor no centro do recipiente.
- Distribua as raízes.
- Eles enchem o rizoma com terra, deixando 1,5 a 2 cm da borda da panela.
- Passe uma leve compactação da camada superior do solo.
- Regado com água morna e macia.
Vídeo: transplante de Achimenes via transbordo
Métodos de criação
Os Achimenes em casa são propagados de duas maneiras:
- Rizomas.
- Estacas.
No verão, produza mudas. Brotos jovens fortes são selecionados e partes de 10 a 12 cm são cortadas e cada parte deve conter 1 a 2 entrenós. Em seguida, as mudas são colocadas na água para o enraizamento. O fluido é completamente substituído após 1-2 dias. Após o aparecimento das raízes, as estacas são plantadas em solo fértil.
As estacas também podem ser enraizadas no solo. Após o plantio, eles são colocados em um local quente e cobertos com um recipiente de vidro ou uma garrafa de plástico. O abrigo é removido após 7 a 10 dias.
Você pode propagar achimenes e sementes. No entanto, esse processo é bastante demorado e praticamente não é praticado em casa.
Dormência e período de floração
O período de descanso de Achimenes vem no inverno. Nesse momento, a flor precisará criar condições favoráveis para dormir - antes de tudo, abaixe a temperatura do ar para + 15 ° C. Pode ser cultivada em solo antigo e transplantada para um substrato de turfa. Alguns jardineiros colocam rizomas em saquetas e armazenam até o início da primavera na porta da geladeira. Umedeça o substrato muito mal.
O período de floração começa em maio. Este mês, os botões são depositados e os botões formados. Durante o período de floração, a planta precisa de muita luz, mais umidade e alimentação sistemática.
A fase de floração termina em setembro. Há cada vez menos flores, elas estão caindo. Em algumas espécies, essa fase pode durar até outubro. A partir deste mês, a planta começa a se preparar para o sono de inverno. Suas folhas ficam amarelas, marrons e desmoronam. Como resultado, apenas rizomas permanecem durante o inverno.
Vídeo: Segredos do abundante florescimento de Achimenes
Doenças de plantas e pragas
Com erros nos cuidados, a planta pode adoecer e ser afetada por insetos nocivos. Das doenças, a podridão das raízes é a mais perigosa para os Achimenes. Desenvolve-se com rega excessiva e temperaturas frias. Se a lesão não for grave, remova as áreas danificadas, polvilhe os locais das fatias com carvão picado e trate com um fungicida, por exemplo, “Fundazol”. Então você precisa de um transplante em uma nova panela e solo.
Dos parasitas, a flor é afetada por pulgões, ácaros, cochonilhas:
- Os pulgões se reproduzem muito rápido. Quando entra em uma planta, bebe sucos, leva à sua opressão e morte. O inseto se instala sob as folhas. É muito pequeno, portanto nem sempre é possível distinguir. O tratamento é realizado limpando com uma solução com sabão. Com infecção grave, eles recorrem à pulverização com inseticidas - “Fitoverm”, “Aktellik” etc.
- O ácaro da aranha também suga sucos da planta. Este é um pequeno inseto preto ou vermelho que trança folhas e atira com teias de aranha. Se acomoda em flores que crescem em condições muito secas e quentes. Para se livrar do carrapato, é necessário manter a alta umidade do ar, fazer toalhetes de sabão, pulverizar com preparações químicas Fitoverm, Iskra-M, Actellik.
- O cochonilha pode ser reconhecido pelo revestimento branco característico da planta. No processo de sua vida, ele deixa uma descarga branca e friável. Eles o destroem com a ajuda da limpeza com soluções de sabão, tratamento com uma solução de sabão verde, infusões de tabaco e alho, preparações de Aktara, Biotlin, Calypso, Confidor, Fitoverm.