A família Barenbrug e a empresa de pesquisa KeyGene uniram forças para desenvolver e produzir graus de dente de leão de borracha e estabeleceram uma produção sustentável de borracha natural na Europa sob o nome Lion-Flex.
A KeyGene, uma empresa holandesa de pesquisa de plantas, realizou mais de 10 anos de pesquisa e desenvolvimento no desenvolvimento de dentes de leão de borracha.
Em menos de 10 anos, os cientistas da KeyGene cultivaram com sucesso o dente-de-leão a partir de um ancestral selvagem - uma planta não fertilizada com baixo rendimento de borracha - linhas e variedades que estão econômica e tecnicamente prontas para produção na Europa.
O Lion-Flex se concentrará em continuar a seleção de variedades de dente de leão de borracha e a produção das principais sementes e raízes do dente de leão no campo. A joint venture também se esforçará para encontrar o melhor método de extração para a extração eficiente de borracha das raízes e também começará a identificar os canais de vendas ideais.
A demanda por borracha natural está crescendo em todo o mundo. Agora ainda é produzido principalmente a partir de seringueiras, cuja área só pode ser aumentada convertendo florestas tropicais em terras agrícolas. Além disso, o cultivo está ameaçado por uma doença fúngica - folhas apodrecidas.
Tudo isso cria instabilidade em termos de acessibilidade e preços, risco de escassez e soluções potencialmente insustentáveis associadas à destruição contínua de florestas tropicais.
É por esse motivo que a União Europeia financiou pesquisas sobre fontes alternativas de borracha natural entre 2008 e 2018.
Durante esse período, universidades, institutos e empresas com investimentos adicionais da KeyGene forneceram apenas um passo relativamente pequeno na solução desse problema. Atualmente, ainda não foram desenvolvidas variedades de dentes de leão de borracha prontas para venda.