Nem todo mundo que deseja saborear seus próprios pepinos cultivados pode arcar com um lote pessoal; portanto, a oportunidade de cultivar esses vegetais na varanda não apenas no verão, mas também no inverno, de acordo com uma tecnologia completamente descomplicada, é uma boa solução para muitos. Além disso, esse cultivo ajudará a esverdear e decorar a aparência da sala.
Que variedades escolher
Se você deseja começar a cultivar pepinos de varanda, surge a primeira pergunta sobre como escolher as variedades certas, adequadas para esse processo. Vale a pena abordar a seleção com toda a responsabilidade, porque isso é especialmente para produtores iniciantes, que serão a chave para obter o resultado esperado. Primeiro de tudo: faz sentido cultivar pepinos em casa a partir de variedades autopolinizadas - híbridos que não requerem polinização pelas abelhas.
A seleção dessas variedades é bastante diversa, incluindo:
Os mais populares são:
Variedades bastante altas estão em demanda e são caracterizadas por altos rendimentos:
- Bianca
- Masha.
Existem variedades projetadas especificamente para o cultivo em casa:
- A atenção dos produtores domésticos merece um híbrido de pepino relativamente novo Milagre da varanda. Esta variedade é autopolinizada, amadurece rapidamente, seus frutos são pequenos tubérculos, com casca verde-clara, com tamanho médio de 7 cm, caracterizados com bom gosto pela ausência de amargura.
- Usado frequentemente para o cultivo de vegetais em casa. Shchedryk, caracterizados por maturidade precoce, os pepinos se formam já um mês e meio após a semeadura. A variedade difere favoravelmente pelo fato de seus arbustos serem compactos, com ramos com no máximo 12 cm de comprimento, os frutos aparecerem na forma de um buquê elegante de até 8 pepinos em cada um.
- Buyan F Ótimo para semear em casa. Cresce em um pequeno arbusto, mas pode produzir até 8 kg de frutas. As sementes amadurecem até 50 dias. O único inconveniente ao cultivar é a necessidade de iluminação adicional.
- Emelya - variedade que produz frutos grandes de até 0,15 kg cada e é caracterizada pela resistência ao frio.
- Formiga - Uma cultivar conhecida pelos cultivadores de legumes, quando 3 a 7 folhas verdes aparecem na formação de arbustos, o rendimento é de aproximadamente 4 kg por arbusto. Requer polinização manual.
- Crocante - pepinos híbridos autopolinados de alto rendimento que aparecem 50 dias após a germinação. Cultive um buquê de 7 frutas em média. A variedade é vigorosa.
Muito raramente, para semear na varanda, eles levam variedades polinizadas por abelhas, às quais pertencem:
A fazenda é rápida em termos de aparência de frutas por uma variedade polinizada por abelhas - a colheita aparece no final do primeiro mês. Mas essa variedade é bastante exigente ao sair - precisa de uma cobertura constante. Em condições de cultivo em casa na varanda, o comprimento dos pepinos é de até 10 cm, eles aparecem com pontas pretas. No mato, principalmente as flores femininas crescem. Ao cultivar variedades de pepinos polinizados por insetos, as variedades híbridas de autopolinização devem ser semeadas ao lado delas, à taxa de 1 planta híbrida por 5 plantas comuns.
Importante! Para a polinização manual de variedades polinizadas por insetos, é necessário determinar o esteróide masculino e colocá-lo no estame feminino. Para maior comodidade, um pincel macio pode ser usado ao transferir a flor vazia.
Trabalho preparatório
Como no plantio em um espaço aberto e na semeadura em casa, certos trabalhos preparatórios devem ser feitos com sementes, solo e recipientes.
Preparação e processamento de sementes
As sementes selecionadas para o plantio devem primeiro ser colocadas em uma solução cor-de-rosa de permanganato de potássio por um terço de hora, após o que a imersão em suco de aloe por meio dia as ajudará a obter substâncias, vitaminas e minerais úteis o suficiente. As manipulações preparatórias feitas com sementes terão um efeito benéfico no futuro no crescimento produtivo de pepinos. No final do procedimento, as sementes devem ser secas ao longo do dia, após o que são consideradas completamente prontas para a semeadura. Se as sementes não forem plantadas imediatamente no solo, serão colocadas, sem secagem, em um pano úmido. As sementes germinadas começam a rachar nas sementes germinadas, após o que são consideradas preparadas para o plantio em recipientes separados.
Escolha da capacidade de desembarque
Para simplificar ainda mais o processo de transplante de plantas germinadas para um local permanente, é melhor plantar as sementes em copos de papel. Destes, brotos com um pedaço de terra são transferidos sem dificuldades especiais para recipientes para plantio. É possível plantar brotos ou semear sementes em garrafas plásticas cortadas, em vasos de flores e em outros recipientes de no mínimo 5 litros.
Você sabe Pepinos são 95% de água, razão pela qual 1 kg deste vegetal contém apenas 150 calorias.
Recomenda-se que cada semente seja semeada em uma tigela separada. Antes de encher a mistura do solo, desinfete os recipientes acima do vapor. O processamento com uma solução rosa de permanganato de potássio não será supérfluo.
Preparação do solo
Um dos pontos mais significativos é a preparação de solo nutriente. O solo de alta qualidade para a semeadura de pepinos consiste em solo de turfa, turfa e húmus em partes iguais, serragem de madeira. Os cultivadores de legumes com experiência recomendam misturar meio copo de cinza de madeira na composição resultante, um pouco menos de 1 colher de sopa. eu uréia, 20 g de superfosfato. Todos os componentes são completamente misturados. Uma opção mais econômica é uma mistura de solo comum de jardim com solo turvo e húmus.Todas as peças são tomadas igualmente. A adição de 2 xícaras de cinzas de madeira, 5 gramas de fertilizantes à base de potássio, fosfato e nitrogênio, além de 50 gramas de cal hidratada em 1 balde não fará mal. Todos os componentes devem ser misturados, considerando que um solo adequadamente preparado é friável. A composição resultante pode ser armazenada em sacos de polietileno até o uso. A composição necessária pode ser comprada pronta em uma loja de produtos agrícolas.
Importante! Antes de despejar no tanque, a mistura do solo deve ser higienizada com vapor ou derramada em água fervente.
Plantar e cuidar de sementes em casa
Para poder plantar sementes de acordo com a tecnologia, é necessário obter posteriormente a germinação oportuna e completa. Ao plantar, as sementes não se aprofundam mais do que 2 cm e é necessário regar. Para obter o resultado esperado, atenção especial deve ser dada ao cuidado com as sementes após o plantio no solo, criando o microclima ideal para sua germinação:
- recipientes com sementes são armazenados em local quente;
- temperatura do ar recomendada - de + 23 ° C a + 26 ° C;
- nessas condições, os recipientes com sementes devem ter um primeiro período de 26 a 28 dias;
- alimentado pela primeira vez 14 dias após a germinação (em 3 litros de água, diluir 1 colher de chá de uréia, 1 broto - 200 ml de solução), depois de um tempo adicional como segunda alimentação;
- um complexo de fertilizantes e um solo enriquecido são adequados para a alimentação;
- ao perfurar os brotos, o recipiente com eles deve ser colocado em um local razoavelmente claro, para o qual seja adequada uma varanda ou peitoril quente na sala;
- a temperatura na sala deve ser de + 18 ° C a + 20 ° C; à noite é possível diminuir a temperatura para + 15 ° C;
- uma vez por dia, a irrigação é realizada com água morna e sedimentada.
O cumprimento dessas condições simples não apenas ajudará a plantar as sementes corretamente, mas também garantirá o desenvolvimento harmonioso de mudas mais fortes.
Transplante de mudas e cuidados subsequentes
As mudas prontas para transplante são determinadas em recipientes cheios de terra. A mistura do solo para o plantio de mudas é preparada da mesma maneira que para a semeadura. O recipiente para plantio deve ter uma altura de 15 a 20 cm e ser estreito e alongado.Antes de iniciar o processo de transplante, o solo deve primeiro ser derramado com uma solução quente de permanganato de potássio e um quarto de hora antes de plantar com água morna depositada. As mudas devem ser removidas dos copos e, tentando não quebrar o pedaço de terra, plantadas no solo. Depois disso, leva um mês e meio para cultivá-lo.
Importante! Ao cultivar em uma varanda aberta, recomenda-se determinar as mudas de pepino em locais próximos a paredes ou nos cantos para evitar os efeitos das rajadas de vento.
Condições ideais para o cultivo
Os tanques com mudas devem estar localizados em uma varanda ou varanda isolada, com uma temperatura confortável a partir de + 22 ° C e uma queda noturna permitida de vários graus. Recomenda-se manter os pepinos no lado sul. Cuidados devem ser tomados com antecedência para refletores de luz (espelhos, folhas). A colocação de poliestireno sob eles ajudará a manter as raízes de um resfriamento inesperado. Para cultivar pepinos em ambientes fechados, é necessário manter um nível de umidade suficientemente alto.Durante o dia, uma boa iluminação deve ser mantida. Se necessário, você pode usar infravermelho ou convencional, usado nas lâmpadas da vida cotidiana. Com a falta de iluminação, o crescimento da folhagem pode não causar ansiedade, mas as frutas podem não aparecer. À noite, a iluminação artificial pode ser desligada para permitir o relaxamento dos arbustos de pepino e restaurar a força. Ao cultivar pepinos em campo aberto e em ambientes fechados, o solo deve ser afrouxado.
Rega e adubação
A umidade para pepinos é de particular importância - sem acesso suficiente, os arbustos deixam de formar um ovário; portanto, um sistema de umidificação especial ou a presença de tanques de água perto das plantas não será supérfluo. A umidade deve estar presente no solo onde os pepinos são cultivados, em nenhum caso pode secar. Regar as plantas deve ser com água morna e regularizada várias vezes por semana.
A alimentação também é importante, principalmente ao manter os pepinos na varanda. O primeiro curativo é feito 10 a 14 dias após o transplante; a uréia é adequada para ele (1 hora para 2-3 litros de água, não mais que 200 ml por planta). O segundo curativo é realizado 7 dias após o primeiro; uma mistura de nitrofoska (1 colher de chá) e cinza de madeira (1 colher de sopa) por 3 l de água, não mais que 200 ml por arbusto, é ideal. Em seguida, os pepinos são alimentados com uma frequência de uma vez a cada duas semanas.Fertilizantes minerais especialmente desenvolvidos que podem ser comprados em lojas especializadas são adequados. Para mudas, "Crescimento" e "Agrolife" são recomendados, para plantas adultas - "Epin", "Radogor", "Bucephalus". Antes de usar, você precisa se familiarizar com as instruções. Fertilizantes orgânicos criados em água morna também são adequados para a alimentação. Embora os pepinos gostem de umidade, é impossível enchê-los com cobertura - isso é repleto da morte da planta.
Você sabe Através dos espinhos dos pepinos jovens no início da manhã, o excesso de umidade é removido.
Beliscar e amarrar
Uma semana após o plantio de mudas de pepino, a planta esticada deve ser amarrada a um suporte, arame ou corda, esticada a uma altura de um metro e meio. As antenas que aparecem na haste devem ser sistematicamente removidas, o que contribui para a formação da haste. Processos extras extra laterais também precisam ser removidos - eles não participam da formação e retiram as forças da planta.
Para uma formação mais efetiva dos ovários, após atingir a parte principal da altura do suporte, ela deve ser beliscada, as brotações laterais são beliscadas a uma altura de 25 a 45 cm. Dos brotos 10 a 11 folhas são deixadas. Nas variedades autopolinizadas híbridas, o procedimento de beliscar pode ser omitido.
Prevenção de Doenças e Pragas
Se os pepinos crescem mal, suas folhas são deformadas e secam - isso significa que as plantas são afetadas pela doença ou são atacadas por pragas.
As pragas mais comuns:
- pulgões, para a prevenção da qual eles usam infusão de tabaco (o tabaco de 1 maço de cigarros baratos é derramado em 1 litro de água e fervido por 10 minutos, após o qual é adicionado mais 1 litro de água, todas as folhas da planta são cuidadosamente pulverizadas com a solução resultante). O pulgão não tolera a nicotina e, portanto, desse remédio não só não aparece nos pepinos, como também morre rapidamente;
- mosca branca, para evitar que a aparência ainda seja a mesma infusão de tabaco, mas mais concentrada e pré-infundida por cerca de um dia. Se, no entanto, os insetos apareciam, em condições fechadas, a coleta de moscas-brancas das folhas com um aspirador de pó é adequada para controlá-las;
- ácaro, para se livrar de uma infusão saturada de 1 cabeça de alho picado e 1 litro de água, infundida por meia hora, é adequada; depois disso, é necessário adicionar 15 g de sabão em pó e diluir a infusão com água até 5 litros.
Medidas preventivas para prevenir a manifestação das doenças mais perigosas em pepinos:
Além disso, a implementação de várias regras simples ajudará a evitar a ocorrência de tais doenças ao cultivar pepinos:
- cumprimento da rotação de culturas;
- colheita oportuna dos canteiros e todos os resíduos da vegetação;
- regime de temperatura correto - não inferior a + 23 ° С;
- regar com água morna e assentada.
Características da colheita e armazenamento de culturas
Dependendo da variedade de pepinos, eles podem começar a ser colhidos um mês ou meio após o plantio das mudas. Isso deve ser feito diariamente para permitir que o próximo lote de frutas amadureça. Pepinos são vegetais que não são mantidos frescos por muito tempo; portanto, recomenda-se que sejam comidos quase imediatamente ou usados para a colheita no inverno.
Importante! Ao cultivar pepinos na varanda, é racional usar o método hidropônico (sem solo), que simplifica bastante algumas etapas do cultivo de plantas no solo (preparação da mistura do solo, rega, transplante de mudas e outras), mas também possui características próprias (organização de dispositivos especiais, enchimento o deles substrato, a criação de uma solução nutritiva, etc.).
Como mostra a experiência, obter uma colheita de pepinos em casa é bastante possível e descomplicado. O principal é se familiarizar com todas as nuances do processo e ter paciência. Então o resultado final certamente agradará tanto o cultivador doméstico experiente quanto aquele que pela primeira vez decidiu se cuidar de Zelentsy, que cresceu por conta própria.