Enquanto nas regiões do norte da Ucrânia era possível ver casos isolados de fusarium, nas regiões centrais esse problema se generalizou. Isso foi relatado a Oksana Sobchenko, gerente da Ocean Invest LLC nas regiões de Cherkasy e Kirovograd durante o AgroExpedition Wheat 2019.
Segundo o especialista, essa situação se tornou possível devido às condições climáticas deste inverno. A densa cobertura de neve não saiu da terra por quatro meses. O solo não congelou sob a neve. Alguns campos foram afetados pelo Fusarium em 70% da área. As fortes chuvas ocorridas em abril apenas complicaram a situação.
Para salvar a cultura, os agricultores ucranianos recusaram-se a cultivar novamente e começaram a introduzir fungicidas, bem como a dobrar a grade. Assim, a doença dos cereais foi derrotada, mas conseguiu afetar sua produtividade.
“Então, o indicador de produtividade no centro do país chegou a 5 t / ha. No ano passado, os grãos de inverno no território da região de Cherkasy apresentaram um nível de produção de cerca de 5,6 t / ha, região de Kropyvnytskyi - 3,37 t / ha ”, disse o relatório.
Anteriormente, foi relatado que cientistas da Universidade Nacional de Biorrecursos e Gerenciamento da Natureza da Ucrânia previram uma derrota maciça de trigo por Fusarium em 2019.
Os cientistas esperavam a derrota em larga escala das colheitas de trigo de inverno em Polesie e nas Estepes da Floresta, desde que houvesse clima quente e úmido, com freqüentes precipitações na forma de chuva e orvalho forte. Em algumas áreas da zona estepe da Ucrânia, os cientistas previram uma leve infecção pelo fusarium de trigo no inverno.