As coníferas perenes se encaixam perfeitamente na paisagem do campo interno. Especialmente populares hoje em dia são o abeto azul, por exemplo, o Hupsi, e isso será discutido no artigo.
Características e Descrição
O abeto cresce até 12 m de altura, com um diâmetro de tronco na superfície do solo de até 4 m.O crescimento anual em uma árvore é de até 20 cm.Os brotos marrons claros crescem para cima, formando uma coroa exuberante de formato cônico. A orientação dos galhos para cima do tronco em ângulo agudo, e não para o lado, os protege do risco de quebrar sob uma camada aderente de neve.
A cor azul espessa das agulhas consiste em agulhas espinhosas de até 3 cm de comprimento em forma de diamante em seção transversal. Cada um deles é coberto com um revestimento de cera, graças a esse recurso, a variedade é uma das mais resistentes à contaminação por gás. A substituição de agulhas velhas por novas agulhas ocorre a cada 4 anos.
Cones de formato oval alongado, 11 cm de comprimento, diâmetro aberto de até 4 cm. Espécimes jovens de cor rosa brilhante, lignificam com a idade, adquirindo uma cor marrom. As sementes que contêm são aladas, de cor preta, com 4 mm de comprimento.
Vídeo: Abeto espinhoso de Hupsey
Em paisagismo
Picea pungen, um nome botânico, parece espetacular em um gramado feito de grama verde brilhante, como bluegrass ou festuca.
Uma composição com cereais decorativos ficará menos bonita:
- grama de estepe;
- Gritselia;
- cevada guará;
- miscanthus;
- relâmpago.
No projeto paisagístico, uma planta de coníferas é plantada no território de um lago artificial, um jardim rochoso. O abeto vermelho é combinado com lariços florescentes, como spirea e bérberis.
Pode ser um objeto central em um canteiro entre plantas de lírio:
- cardiocrinum;
- jacinto;
- tricirtis;
- nomoharis;
- lírio.
Aterragem
É melhor plantar uma planta na primavera, quando o solo aquecer até +8 graus. Não é aconselhável plantar no local de cultivo de vegetais solanáceos: o solo aqui pode conter esporos de Fusarium. O local para abetos deve ser ensolarado, aberto, com uma ocorrência profunda de águas subterrâneas, a pelo menos 2,5 m da superfície.
Seleção de mudas
O material de plantio é caro, então você precisa comprar em viveiros, onde a planta é saudável e o produto é certificado. Ao escolher uma muda, preste atenção às agulhas: ela deve corresponder à descrição botânica. Se o tronco apresenta uma ligeira curvatura, com a idade, a deficiência é corrigida com os devidos cuidados. A altura da planta deve ser de cerca de 60 cm, não mais alta.
Preparação do solo
A opção ideal é plantar o solo da floresta em um terreno no jardim. Ele contém os microrganismos necessários para o desenvolvimento completo, o indicador de acidez desejado. Na ausência de tal possibilidade, o solo é cavado no local selecionado, introduzindo a mistura preparada no buraco:
- turfa;
- areia de rio;
- relvado e solo foliar.
Os ingredientes são tomados em partes iguais, se necessário, adicione cinzas de madeira, o que reduzirá a acidez do solo do jardim.
Instruções passo a passo
É melhor reagendar o plantio em um dia nublado, para que a planta se adapte rapidamente a uma mudança de local. Padrão de aterrissagem:
- Um buraco é cavado com um tamanho de 50 × 60 cm.
- Uma camada de drenagem de cerca de 20 cm deve ser colocada no fundo.
- Uma colina de mistura fértil, calculada sobre o comprimento das raízes, é derramada na drenagem.
- Uma muda é colocada no aterro, polvilhada com o solo restante.
- O pescoço da raiz deve permanecer acima da superfície.
- Após o plantio, a planta é regada, gastando 20 litros de água.
- Quando a umidade é absorvida no solo, a cobertura é aplicada até 8 cm de espessura.
Cuidado
É fácil cultivar uma linda árvore de Natal se você prestar atenção nos primeiros 10 anos de vida. Quando a fundação for lançada, será mais fácil cuidar. Só será necessário monitorar a limpeza do solo no círculo próximo ao tronco, a umidade e a friabilidade do solo. Nos primeiros 3 a 5 anos, é aconselhável cuidar do abrigo durante o inverno.
Importante! Hupsi cresce bem em solo levemente ácido, não gosta de solo calcário ou muito ácido.
Rega e fertilizantes
Até que a muda produza um crescimento completo, ela é regada até 6 vezes por dia, mas em pequenas porções. Debaixo da árvore, gaste 1/3 de um balde de água. Molhar uma muda de 3 anos é reduzido para 2 vezes por dia.
As árvores maduras são regadas várias vezes por estação; se houver pouca chuva, a irrigação é realizada com mais frequência. A umidade do solo é mantida com uma cobertura morta aplicada em uma camada de até 7 cm.A árvore responde bem à pulverização de agulhas, mas isso deve ser feito à noite. Umedecimento diário das agulhas ao sol causará queimaduras.
Muitos paisagistas são contra a alimentação de abetos espinhosos, porque, devido ao excesso de quaisquer substâncias, pode aumentar bastante em detrimento do desenvolvimento da coroa, portanto, fertilizam a planta algumas vezes por temporada, não é aconselhável usar produtos orgânicos. O complexo mineral Florovit é recomendado. É introduzido no solo em forma granular, para cada planta 30 g no círculo do tronco. Até 3 anos se aplicam duas vezes: no início da primavera e no primeiro mês do verão, depois apenas na primavera.Importante! Você não pode encher a planta: suas raízes nos primeiros 1,5 anos estão próximas da superfície e a partir do excesso de umidade começa a decair.
Afrouxamento
Durante os cuidados, você precisa agitar o solo no círculo do tronco, para que as raízes estejam saturadas de oxigênio. Embora as mudas não tenham 3-5 anos de idade, seu sistema radicular está localizado próximo à superfície, por isso é necessário afrouxar não mais que 5-7 cm. Ao mesmo tempo, as ervas daninhas são limpas do solo, o que inibe as plantações jovens, eliminando a umidade e a nutrição.
Corte e modelagem
Hupsey não precisa de poda constante; seu crescimento anual não é grande. Nos primeiros anos de vida, a árvore precisa ter um corte de cabelo modelado para definir a forma correta da coroa. Geralmente é podada, levando em consideração os contornos naturais das amostras adultas, removendo as extremidades dos galhos em uma linha ascendente, obtendo um cone macio. Na primavera e no outono, brotos cortados, fracos, secos e crescentes são podados.
A única coisa que deve ser feita em qualquer estágio do desenvolvimento da cultura é a poda sanitária.
Abrigo para o inverno
A resistência à geada das culturas de coníferas é bastante alta, no entanto, as mudas podem ser danificadas pela geada ou ventos fortes. Durante o inverno, os galhos são bem amarrados, embrulhados com fibra de fibra, e o círculo do tronco é coberto com galhos de abeto sobre a cobertura. Quando a neve cai, ela é enterrada nos ramos de abeto, que servem como um abrigo adicional.
Spruce Hupsi com um tom azul de agulhas é um convidado bem-vindo em qualquer área, especialmente porque não é difícil cultivá-lo. Para o Ano Novo, decorado com iluminações e brinquedos, deliciará adultos e crianças.