O solo preparado com sucesso é de grande importância para o bom desenvolvimento de qualquer planta com flores. Assim, o solo da hortênsia (hortênsia), sua consistência, qualidade, afeta a intensidade da floração, o desenvolvimento da coroa, a cor das inflorescências. A composição da terra para a hortênsia deve ter uma certa acidez, umidade e friabilidade. Familiarize-se com as regras básicas de sua preparação para criar condições adequadas para os seus arbustos de hortênsia favoritos em sua horta.
Como preparar o cenário para a hortênsia
O bem-preparado arbusto de hortênsias no jardim pode ser comparado a um tapete verde exuberante coberto de brilhantes chapéus de flores da primavera ao outono. Os jardineiros adoram usar o Hydrangea no paisagismo por sua decoração única e cuidados despretensiosos. As variedades brancas em panículas mais comuns. Outros tipos de hortênsias podem agradar aos hospedeiros com inflorescências rosa, azuis, bege e lilás.A cor das variedades varietais é afetada pelo nível de acidez do solo. É errado plantar hortênsias em solos comuns de jardins, porque contém muito húmus. Você também precisa considerar que esta planta não gosta de hidratação com água muito dura. Se você decidir plantar hortênsias em seu local, prepare o local e a composição da terra.
Você sabe O dia da hortênsia é comemorado no inverno, 5 de janeiro. Para comemorar essa data, alguns jardineiros compram um raminho de plantas na loja.
O desembarque é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- A área onde você decide cultivar uma flor, escava e aplica uma quantidade suficiente de fertilizante. Melhor usar os compostos orgânicos e minerais adquiridos na loja de flores. O superfosfato é ideal para isso.
- Cavar um buraco de 40 cm de profundidade, colocar uma camada de drenagem de 5 cm de espessura no fundo.Para fazer isso, use argila expandida ou tijolo quebrado.
- Em partes iguais, misture os componentes para encher a cova: chernozem, terra turfa, turfa, húmus frondoso, areia grossa.
- Em seguida, você precisa abaixar essa mistura de terra na cova, regá-la e deixá-la por alguns dias para “assentar”.
- O próximo passo necessário é cuidar do nível ideal de acidez do solo. Para aumentá-lo, você pode adicionar soluções Axid Plus ou Kemira.
- Para hortênsias higrófilas, não se esqueça de adicionar uma camada de cobertura morta na zona da raiz. Para fazer isso, você pode usar turfa, agulhas, húmus, serragem.
Depois que a planta se enraizar, verifique se o nível de cal no solo não aumenta. De tempos em tempos, você pode adicionar turfa debaixo do arbusto. Não esqueça que a hortênsia adora sol fresco, arejado e fértil e um local semi-sombreado.
Como acidificar o solo
Hydrangia prefere um ambiente ácido. Quanto maior o nível de acidez, mais saturadas serão as inflorescências. Se as variedades azuis não tiverem ácido suficiente, as flores ficarão rosadas. Este é um sinal claro para acidificar o solo. Para fazer isso, você pode comprar uma solução orgânica especial na loja. Você também pode preparar um acidificador usando alimentos. Para prepará-lo, misture 1 colher de chá. ácido cítrico em 5 litros de água. Isso será suficiente para regar duas plantas.
Importante! Um solo muito ácido dá às pétalas das flores da hortênsia um tom azulado, amarelo neutro e rosa alcalino. Acidez ideal do solo para a planta - 5,0-5,5 pH.
Você também pode usar maçã ou vinagre oxálico, diluído em água, alume. Para determinar a acidez da terra, compre um dispositivo especial para teste em uma loja especializada. Se esse dispositivo não estiver disponível, use vinagre e bicarbonato de sódio. Para fazer isso, pegue um pouco de terra perto do arbusto e comece a adicionar esses dois componentes. O silvo após o vinagre indica solo alcalino e após o uso de sódio - ácido.
Vídeo: como acidificar o solo da hortênsia
Permeabilidade à água
As hortênsias são muito importantes para que a umidade flua facilmente para as raízes. Ela gosta muito de água, portanto, verifique se o solo está constantemente umedecido. Para um arbusto adulto, é necessário, durante o período quente, um balde de água três vezes por semana. A composição e drenagem de terra adequadamente preparadas impedirão a estagnação da umidade. Mulching ajudará a mantê-lo.
Nutrição do solo
Hydrangia ama uma composição nutritiva da terra. É mais adequado para solo argiloso com fertilizantes e umidade suficientes. Em tais condições, as inflorescências serão grandes e brilhantes. Para que o ar, a água e os nutrientes penetrem bem nas raízes da planta durante o plantio, é imperativo misturá-la com agulhas, serragem ou turfa.
Como fertilizar
Se a terra onde a hortênsia cresce é fertilizada sistematicamente, os arbustos florescem profusamente e as inflorescências adquirem uma aparência saudável. A cobertura regular também fortalecerá os arbustos antes da geada, aumentando sua imunidade. A aplicação de fertilizantes na primavera fornecerá uma cor brilhante de folhas e flores. Para fazer isso, use agentes nitrosos. A uréia e o sulfato de potássio farão melhor. Basta você separar 1 colher de sopa em 10 l de água. qualquer um deles.
Sob cada arbusto, você precisa de 5 litros dessa solução. Além desses compostos químicos, você pode usar chorume orgânico. Dilua na proporção de 1:10. Antes da floração, aplique superfosfato rico em potássio e fósforo. Dissolva-o também em água (10 litros de uma colher de sopa. Superfosfato). Note-se que nas lojas de flores são vendidos fertilizantes especiais para hortênsias de Fertika, Pokon, GreenWold.
Importante! Não jogue hortênsias fora do vaso após a secagem, elas mantêm sua forma perfeitamente por um longo tempo e são adequadas para buquês de inverno seco.
A cobertura de verão (junho) está associada a um aumento de botões nos arbustos. Para esses fins, compre nitrofoska, "Agricola". Dilua-os de acordo com os mesmos parâmetros das preparações acima. Durante a floração (julho a agosto), use fertilizantes complexos para plantas com flores. Pode ser Kemira Flower.É estritamente proibido produzir fertilizantes nitrogenados no outono, caso contrário, brotos e brotos jovens não se formarão. Molhe melhor os arbustos com compostos de fósforo e potássio. Eles fortalecerão o sistema radicular antes do inverno. Você também pode fazer fertilizantes orgânicos: composto, turfa, húmus. Espalhe-os até 10 cm de altura ao redor do arbusto. As plantas receberão não apenas nutrientes, mas também abrigo adicional contra congelamento.
Como lidar com doenças e pragas no solo
O cultivo inadequado leva a uma perda de atratividade da hortênsia. Nesse caso, é necessário realizar imediatamente atividades abrangentes.
Você sabe Os budistas valorizam muito o chá de folhas de hortênsia, eles o consideram uma bebida ritual. Eles o preparam no templo, de onde o levam para casa e bebem no círculo familiar.
Aqui estão algumas doenças que as plantas podem enfrentar e como superá-las:
- Folhagem amarelada. Um fenômeno semelhante está associado ao acúmulo excessivo de água próximo às raízes ou camada insuficiente de drenagem. A conseqüência disso pode ser a deterioração do sistema radicular e a disseminação de substâncias patogênicas ao longo dos ramos. Primeiro, as folhas ficam amarelas, depois as hastes desaparecem. A folhagem amarelada também pode estar associada à baixa acidez do solo.
- Queda de folhas. Nesse caso, é necessário o ajuste da irrigação. Devido à seca, a planta pode não ter umidade. Outro motivo é destacar uma possível falta de nutrientes.
- Folhagem preta. O motivo pode ser alagamento ou falta de acesso aéreo às raízes. Você pode prevenir esta doença, introduzindo cobertura morta e cobertura equilibrada. Certifique-se de remover as folhas afetadas.
- Clorose. Esta doença é manifestada pela primeira vez pelo aparecimento de ferrugem nas folhas entre as veias. Isto é devido à composição alcalina do solo. Nesse caso, as preparações “Ferofit” e “Antichlorosis”, que contêm elementos de ferro, salvarão a planta. Com essas ferramentas, trate não apenas os arbustos, mas também a zona da raiz da planta.
- Lesão bacteriana. Os sintomas são muito semelhantes aos da clorose: manchas vermelhas aparecem dentro das placas das folhas. Isto é devido a um excesso de nitrogênio no solo. Pulverize os arbustos afetados com cloreto de cobre. Além disso, os medicamentos "Falcon", "Topaz" ajudarão a lidar com a doença.
Além das doenças acima, o solo pode ser afetado por várias pragas. Muitas vezes, lesmas rastejam para fora do solo para as folhas de hortênsia. Há momentos em que eles destroem todas as folhas dos arbustos em poucos dias. Sua reprodução é promovida pela alta umidade e clima quente. A droga "Moluscocídio" irá ajudá-lo a combater lesmas.
Importante! Não alimente hortênsias com cinzas de madeira. Isso levará ao aumento da composição alcalina do solo, o que é inaceitável para os arbustos.
Trate-o com uma solução para toda a superfície do arbusto infectado. Além de moluscos prejudiciais, muitas infecções por fungos podem atacar hortênsias. Em solo úmido e quente, eles se multiplicam rapidamente. Lute contra eles de forma abrangente com a ajuda de fungicidas.
O que podem ser problemas do solo
Se o solo ao redor da hortênsia não for tratado, isso ameaça a morte do mato. Os problemas do solo podem ser nutrição insuficiente, permeabilidade à água, acidez. Também não será muito confortável para uma planta com composição pesada da terra. Para maior facilidade, o solo ao redor do arbusto deve ser periodicamente solto. Durante a temporada, esse procedimento deve ser realizado pelo menos três vezes.Se você não fizer isso, uma crosta densa aparecerá na superfície, impedindo a preservação da umidade. O afrouxamento é realizado a uma profundidade de 6-8 cm e em um raio de 50 cm. Durante este procedimento, você também pode remover ervas daninhas. Muitos produtores de hortênsias descobriram que alguns dos problemas em cuidar dela estão relacionados à incompatibilidade do solo. Se você cumprir todos os requisitos, poderá desfrutar das belas inflorescências de hortênsias durante todo o verão.