Grandes bagas de mirtilo, agridoces e levemente azedas, de cor azul escuro, conquistaram o reconhecimento de muitas pessoas, o que não é surpreendente - elas são muito saborosas, de baixa caloria e ricas em minerais. Este arbusto perene não é difícil de cultivar no jardim, mesmo para um jardineiro iniciante. O artigo é dedicado à variedade de mirtilos Erlible: contém as características e a descrição do arbusto, fornece recomendações para o plantio e o cultivo.
Descrição do Blueberry Erlible
Todos os representantes da cultura em crescimento selvagem são caracterizados por um arbusto curto, com brotos de 35 a 40 cm. Altura Erliblu atinge 1,2-1,8 m. É caracterizada por uma forma ligeiramente espalhada e ramos verticais. Em maio, os botões de flores se formam nos processos anteriores e anteriores, e a colheita amadurece no final de julho.
A planta possui pequenas folhas ovais verdes, durante a floração não revela grandes flores em forma de estrela com um tom branco-rosa. As bagas têm uma forma esférica ou levemente achatada, um diâmetro de 14 a 18 mm e uma massa de 1,8-2,2 g. Frutos muito grandes são formados no início da estação, mas a cada onda de amadurecimento subsequente eles se tornam menores.Sua superfície é pintada de azul com um revestimento ceroso branco, devido ao alto conteúdo de antocianinas nas células pulpares sob a pele do feto. A resistência ao gelo é muito alta., sem danificar as partes acima do solo e subterrâneas, a planta pode suportar baixas temperaturas de até -37 ° C. A cultura é muito exigente com a umidade do solo na zona das raízes.Você sabe Às vezes, jardineiros não muito experientes confundem mirtilos e mirtilos. Para distingui-los, é preciso examinar a parte aérea do arbusto: a primeira planta possui brotos flexíveis em verde claro e a segunda planta bagas em galhos marrons e lignificados.
Composição quimica
Os mirtilos maduros são deliciosos, podem ser consumidos frescos ou feitos com geleias, conservas e sucos. Eles são ideais para congelamento e retêm a maioria de suas propriedades como tais.
Em 100 g de frutas frescas:
- água - 83,4 g;
- proteínas - 0,6 g;
- gorduras - 0,6 g;
- carboidratos - 15 g;
- B1 - 0,02 mg;
- B2 - 0,02 mg;
- PP - 0,3 mg;
- C - 16 mg;
- cálcio - 16 mg;
- fósforo - 13 mg;
- ferro - 0,8 mg;
- valor energético - 61 calorias.
Propriedades e contra-indicações úteis
Os frutos de mirtilo são não apenas uma riqueza de elementos micro e macro, como evidenciado por pesquisas, mas também propriedades únicas devido, inter alia, ao alto conteúdo de antioxidantes que neutralizam os radicais livres, limitando assim a formação e o desenvolvimento de câncer.
Importante! Infusões nas folhas de mirtilo têm um efeito terapêutico na digestão humana e eliminam a tosse.
- Substâncias contidas nas bagas:
- reduzir o colesterol ruim (LDL);
- efeito benéfico na visão, memória;
- retardar o processo de envelhecimento;
- contribuir para o bom trabalho do coração e de todo o sistema circulatório;
- prevenir infecções da bexiga;
- possuir atividade antibacteriana e propriedades de antioxidantes naturais;
- produzir células anti-câncer;
- tem propriedades antidiarréicas;
- rico em fitoestrógenos, mitigando o período de alterações hormonais em mulheres e homens.
Mirtilos não devem ser consumidos por pessoas com doenças cardíacas e vasculares, uma vez que as substâncias nele contidas aceleram a coagulação e engrossam o sangue. Além disso, é indesejável comer bagas incontrolavelmente para mulheres grávidas ou para mães durante a lactação - elas definitivamente precisam de uma consulta de um médico ou pediatra para observar a gravidez.
Importante! Recentemente, uma nova variedade de mirtilos chamada Pink Lemonade apareceu. Os frutos maduros desta planta são pintados na cor coral.
Regras de desembarque
A cultura adora lugares ensolarados, isolados e acolhedores. Os arbustos não devem ser plantados à sombra, pois isso afeta negativamente a postura dos botões de flores e a qualidade dos frutos maduros, bem como a ausência de sol e alagamento contribui para o desenvolvimento de doenças fúngicas. Os mirtilos são mais bem desenvolvidos e dão frutos em solos ácidos e arenosos e claros, com alto teor de húmus.
Para ela, a reação correta do solo é uma das condições mais importantes para a formação de uma boa colheita: o pH ideal do substrato deve permanecer entre 3,8 e 4,8. Uma planta se desenvolve bem na terra, aquecendo durante a estação de crescimento para +18 ... + 21 ° C.
Como o arbusto é melhor frutificado em solos fortemente ácidos, geralmente é necessário preparar uma parcela especial no jardim. O substrato deve ser enriquecido com matéria orgânica, para isso você pode usar turfa ácida, que é misturada com o solo nativo na proporção de 1: 1 para uma profundidade de cerca de 40 cm.A superfície dos canteiros sob as mudas é coberta com serragem velha, casca de pinheiro ou folhas do ano passado.
Você sabe Mirtilos dão a uma pessoa uma cor azul constante. Para se livrar de cores não naturais, basta limpar a pele com um pano umedecido em vinagre de mesa.
A acidificação da área sob mirtilos pode ser feita de outra maneira. Para fazer isso, faça um buraco e cubra as paredes com um filme preto (perfurado ou perfurado manualmente). Além disso, um recipiente de terra (um barril velho, uma panela grande) com uma abertura para drenar a umidade no fundo pode ser colocado no chão. Em seguida, uma camada de turfa ácida misturada com casca de pinheiro picada (agulhas de abeto, folhas de carvalho, serragem de árvores coníferas) e areia é despejada em um recesso ou recipiente, na proporção de 2: 1: 1.
Recomendações para determinar mirtilos em um local permanente:
- O transplante de arbustos pode ser realizado na primavera ou no outono. O plantio no início da estação de crescimento é menos arriscado porque as plantas jovens não são expostas ao gelo. O melhor mês de outono para esse trabalho é setembro.
- As mudas são melhor compradas em vasos. Antes de iniciar o transbordo, o recipiente com a planta é colocado na água e deixado nessa posição até que todo o sistema radicular esteja saturado com a umidade.
- Esses arbustos de bagas podem ser plantados separadamente ou em grupos. Se o jardineiro quiser plantá-las em fileiras, elas devem estar a pelo menos 2 m de distância uma da outra.Recomenda-se observar o intervalo entre as plantas de 80 a 150 cm.
- Se você precisar transplantar um mirtilo já em crescimento, primeiro prepare também um substrato adequado com a adição de turfa ácida. A planta é removida da terra juntamente com o caroço do solo com a ajuda de um forcado, transferida e colocada em um poço preparado em um novo local. Cavado dessa maneira, ele retém a maioria das raízes. A aterrissagem é realizada na profundidade anterior. O melhor momento para transplantar um arbusto adulto é a segunda quinzena de setembro.
- Como a colheita de mirtilos depende da polinização, a escolha correta do plantio de plantas vizinhas é um fator muito importante ao cultivar essa cultura em uma parcela pessoal. O Airlibl deve ser plantado próximo a várias variedades com diferentes tempos de maturação, o que contribuirá não apenas para um bom rendimento, mas também para o proprietário do jardim obter frutos por um período mais longo. Variedades como Early Blue, Patriot, Bluecrop, Bluejay, Berkeley, Jersey, Bluegold, Herbert, Bridgette Blue e Darrow são adequadas para esses fins.
Sutilezas de cuidado e maturidade
O crescimento de arbustos para mesmo quando o termômetro externo cai para + 3 ° C. Temperaturas mais altas contribuem para o rápido desenvolvimento da cultura e o amadurecimento precoce das bagas. Os resfriados da primavera atrasam o florescimento dos mirtilos, enfraquecem o crescimento das raízes e inibem a absorção de nutrientes, como frequentemente indicado pelas folhas jovens avermelhadas. Esse sintoma desaparece quando fica quente.
Você sabe Numa época em que a Grã-Bretanha entrou na guerra contra a Alemanha nazista, a dieta diária dos pilotos de aviões de combate foi incluídasobre geléia de mirtilo. Os médicos ingleses alegaram que este produto melhora significativamente a visão humana.
Cuidado do arbusto:
- Isolante Spanbond - recomenda-se realizar em caso de geadas no final da primavera que possam danificar os botões de flores inchados ou já em flor.
- Mulching - A melhor solução seria usar produtos orgânicos, criando as condições mais favoráveis para o crescimento e frutificação da cultura. Graças a isso, a terra retém a umidade por mais tempo, e uma camada de cobertura morta que se decompõe gradualmente fornece aos arbustos minerais facilmente digeríveis. No verão, o revestimento natural do solo mantém a temperatura da zona das raízes no mesmo nível e não permite que seque, e no inverno protege contra o congelamento. Esta técnica agrícola permite manter o pH do substrato em um nível apropriado. O melhor material para cobrir a superfície com mirtilos é a serragem de coníferas, casca de pinheiro, folhas de carvalho e turfa ácida.
- Capina e afrouxamento do solo - se o chão ao redor dos arbustos estiver coberto de lixo, isso reduzirá significativamente o crescimento de ervas daninhas e, portanto, não haverá necessidade desses trabalhos. Se o solo estiver aberto, é importante tratá-lo regularmente com um triturador ou um cultivador manual. Isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar o sistema radicular do mirtilo.
Regras para podar mirtilos para Erlible:
- A poda de arbustos jovens é realizada no início da primavera, mesmo que o trabalho de transplante tenha sido realizado no outono anterior. Se as mudas tinham dois anos de idade no momento do plantio e possuíam um sistema radicular bem desenvolvido, vale a pena encurtar levemente os brotos principais, que devem ser 4-5. Pequenos processos no pescoço da raiz também são removidos. Se a parte subterrânea da planta era fraca, os galhos poderosos deveriam ser cortados pela metade e todos os fracos deveriam ser removidos. Ao mesmo tempo, é aconselhável retirar os botões de flores que enfraquecem o crescimento vegetativo de um arbusto jovem.
- Nos anos subsequentes, o cuidado sanitário e o rejuvenescimento do arbusto são realizados com a ajuda da poda anual, realizada em fevereiro ou março. O principal objetivo do procedimento é monitorar a compactação da coroa. Os jardineiros usam tesouras de podar para remover galhos fracos, mortos e estéreis. Isso permite que você controle o crescimento, a coroa se torna mais rarefeita, devido à qual mais luz solar e ar penetram no interior, reduzindo assim o risco de doenças e melhorando a qualidade das bagas.
- Graças à poda, o jardineiro pode formar fortes processos anuais nos quais os botões de flores se formarão no próximo ano. Uma planta adulta deve ter de 6 a 8 filhos principais, dos quais 2 ou 3 são ramos com 3-4 anos de idade e o restante é bienal ou anual.
- É importante cortar mirtilos a tempo. O procedimento, realizado muito cedo (em janeiro), pode contribuir para danos causados pela geada na parte aérea do arbusto. Com a conduta tardia, as substâncias acumuladas nas raízes já começam a se mover para a parte aérea, e o corte dos processos pode levar à sua perda, o que atrasará adicionalmente o crescimento de galhos jovens e enfraquecerá o mato.
- Se você precisar rejuvenescer o arbusto velho, quase infrutífero com poda, é melhor fazer isso no início da primavera, no início de março, para que novos brotos possam crescer corretamente e os danos à madeira durem até o inverno. Todos os ramos principais são encurtados para uma altura de 10 a 30 cm. No primeiro ano, um forte crescimento é formado, formando uma coroa rejuvenescida da planta. Os brotos de frutas em um arbusto florescem no próximo ano.
Rega e alimentação
Devido às raízes rasas, a cultura precisa de muita umidade. Na primavera, o solo geralmente possui reservas hídricas significativas, mas a seca pode ocorrer de maio a junho, o que é indesejável porque causa uma parada no desenvolvimento das plantas e desidratação do fruto. Por esse motivo, o solo deve ser mantido em um estado levemente úmido, especialmente durante o crescimento e desenvolvimento de mirtilos, bem como durante o período de maturação.
Se, ao monitorar o estado do substrato, a posição da seta do higrômetro cai abaixo de 50%, é necessário irrigar a baga uma vez por semana. Também deve ser lembrado que o arbusto não tolera o alagamento: se as raízes permanecerem inundadas por mais de um dia, aparecerão danos nos arbustos e as raízes morrerão gradualmente devido à falta de oxigênio.Os mirtilos altos são plantas com muito poucas necessidades nutricionais. Mas deve-se ter em mente que suas raízes são muito pequenas e não podem usar substâncias acumuladas em camadas mais profundas do solo, o que é importante ao fertilizar uma planta.Importante! Misturas químicas contendo cloretos na composição não podem ser adicionadas sob os arbustos de mirtilo, uma vez que as plantas são altamente sensíveis a essa substância.
Tipos de fertilizantes:
- Organics - você pode usar curativos naturais na forma de estrume seco ou granular, além de composto ou vermicomposto. Eles são recomendados para serem misturados com cascas de árvores coníferas ou turfa ácida e dispostos na superfície do solo sob os arbustos. Para fertilizar mudas jovens, você pode aplicar fertilizante radicular com "adubo verde" líquido obtido como resultado da fermentação de urtigas, dentes de leão e absinto.
- Alimentação Mineral - devem basear-se na análise do solo. Esses testes podem ser solicitados no laboratório de agroquímicos e, em seguida, dependendo das necessidades, fabricar substâncias adequadas. Nos centros de jardinagem, você pode comprar fertilizantes projetados especificamente para a cultura, os amantes devem usá-los.
Preparações de inverno
Graças à sua excelente resistência ao inverno, o Erlible não precisa de abrigo adicional contra o frio, tanto na parte superior do solo quanto no subterrâneo da planta. Mas no outono, os fertilizantes orgânicos podem ser espalhados sob o arbusto, que se decompõe gradualmente durante o período de inverno, enriquecendo a camada do solo e, ao mesmo tempo, servindo como um “cobertor” adicional para as raízes.
Coleta e armazenamento de mirtilos
As primeiras bagas Erliblu maduras começam a aparecer em junho: são muito perfumadas, têm um ótimo teor de açúcar e uma bela cor azul. Os frutos podem permanecer nos galhos por vários dias (4-5), sem perder o sabor e não cair no chão. Esse mirtilo canta de maneira desigual, dependendo do clima, de modo que o amadurecimento pode durar de 3 a 5 semanas, o que requer várias etapas de colheita durante a estação.
É colhida no estágio de maturidade total, quando o pecíolo é facilmente separado do local de fixação e as frutas podem ser armazenadas na geladeira ou em uma sala fresca por 10 a 12 dias. Para o inverno, é melhor congelar ou fazer geléia.
Pragas e doenças
Mirtilos cultivados em pequenos jardins raramente são afetados por doenças. Eles são muito mais comuns no cultivo em locais industriais. No entanto, vale a pena estudar os sintomas de doenças freqüentemente encontradas na cultura.O arbusto pode ser atacado por vários fungos e vírus, geralmente isso é facilitado pelo clima frio e úmido (primavera ou outono). Pragas também podem atacar a planta.
As doenças mais comuns do mirtilo incluem:
- Necrose - a gangrena afeta processos jovens aos 1-2 anos de idade. Sintomas da doença: pequenas manchas se formam na parte inferior dos ramos, cercadas por uma borda vermelho-púrpura. Com o tempo, elas crescem, tornam-se cinzas e os corpos esféricos pretos do micélio aparecem em sua superfície. Com o tempo, a doença cobre todo o rebento, o que leva à sua morte.
- Molde cinza - causa necrose de brotos verdes, flores, folhas e frutos.Ramos e flores de mirtilo ficam marrons e secos, e os frutos apodrecem. Grandes folhas azuladas aparecem nas folhas e, sob alta umidade, aparece um micélio esbranquiçado característico e empoeirado.
- Antracnose - a doença se manifesta principalmente em frutos maduros na forma de pequenas manchas escuras, depois os frutos começam a apodrecer. Brotos e folhas, nas quais se desenvolvem áreas de infecção de várias formas, também podem ser afetados.
- Mancha branca - a doença é visível nas folhas na forma de pequenas manchas, pintadas no centro em branco e cinza e cercadas por uma borda marrom avermelhada. Pequenos crescimentos escuros se formam na superfície infectada. Um alto grau de dano causa a queda prematura das folhas dos arbustos.
Atualmente, existem poucos produtos fitofarmacêuticos registrados para o controle de doenças no cultivo desta cultura, portanto a prevenção é muito importante.
Medidas preventivas:
- brotos, folhas ou frutos nos quais os sintomas da doença apareceram devem ser removidos do jardim e queimados;
- os galhos são cortados para cortar completamente o tecido doente;
- você pode usar o medicamento Switch 62,5 WGot, mas apenas na luta contra o mofo cinza e a antracnose de mirtilo.
O jardineiro é aconselhado a verificar regularmente o arbusto quanto à presença de insetos nocivos. Assim que são detectados em mais de 20 indivíduos, é necessário borrifar a planta com um dos inseticidas, por exemplo, com os preparados "Karate", "Actara". Se a infecção por mirtilo for alta, é aconselhável fazer o re-tratamento o mais tardar 10 dias após o primeiro: esse tempo é suficiente para que os jovens apareçam (da embreagem deixada pelas pragas).O trabalho com produtos químicos deve ser realizado apenas em clima seco; é aconselhável que, ao final do procedimento, não seja esperada chuva por duas a três horas. Uma pessoa envolvida na limpeza de plantas contra parasitas deve ser protegida dos efeitos de elementos nocivos. Para fazer isso, feche o corpo com roupas densas com mangas compridas, a cabeça com capuz, os órgãos respiratórios com um respirador e os olhos com óculos.
Apesar de plantar um arbusto Erliblyu e cuidar dele exigir algum esforço do morador do verão, os mirtilos devem ser cultivados por causa de seu excelente sabor e propriedades benéficas. A planta também pode ser um elemento decorativo do jardim, pois floresce lindamente na primavera, suas folhas permanecem verdes durante o verão e, com o início do outono, a cor muda para laranja ou vermelho.