Sujeito às reformas relevantes, o custo do aluguel de terras agrícolas pode aumentar em cinco vezes, disse o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, em 25 de março deste ano, durante uma reunião com professores e alunos da Universidade Nacional de Ciências da Vida e do Meio Ambiente da Ucrânia, em Kiev.
Segundo Petro Poroshenko, o aumento do aluguel pelo uso da terra pode aumentar o padrão de vida dos moradores rurais. Hoje, o estado aluga sua própria terra para os inquilinos, às vezes duas vezes mais caro do que os comerciantes privados.
Devemos começar a aplicar essa política de preços em relação às terras pertencentes a camponeses. A ditadura de grandes proprietários de terras só pode ser abolida com a realização de leilões abertos com as mesmas condições iniciais. Por meio de reformas, é possível aumentar o custo do aluguel de terrenos em cinco vezes, disse Petro Poroshenko.Ao longo de vários anos, a taxa média de aluguel em terra aumentou de 3% para 10% do valor monetário da terra, mas até agora permanece em um nível muito baixo, disse Poroshenko.
Hoje, em média, o custo do aluguel de terras aos acionistas da Ucrânia é de € 52 / ha. Este indicador não corresponde à realidade. Em nosso país, a terra custa 52 euros e na Lituânia, onde sua qualidade é mais baixa - 81 euros, acrescentou o presidente da Ucrânia.