A Abundant Robotics, uma startup americana de um instituto de pesquisa do Vale do Silício, está se preparando para colher maçãs com sua colheitadeira robótica.
A tecnologia está em desenvolvimento desde 2016. Testes do colhedor robótico foram realizados nos jardins da T&G, o maior exportador de maçãs da Nova Zelândia, e nesta temporada o robô trabalhará nos pomares de maçãs de Washington, EUA.
Uma colheitadeira robótica colhe maçãs usando ventosas. Ele é capaz de navegar de forma independente, decidindo quais maçãs estão maduras, colhê-las e transferi-las para um balde sem danificar os frutos ou as árvores. Graças ao seu design, a colheitadeira é capaz de trabalhar em jardins de vários tipos e densidades.
No futuro, a empresa planeja fornecer uma combinação robótica para alugar aos agricultores. O custo final do serviço é desconhecido, mas Dan Stear, CEO da Abundant Robotics, está confiante de que esta solução será benéfica para o setor.
Para informação, existem cada vez mais robôs na agricultura. Em todo o mundo, o setor agroindustrial está passando por escassez de mão-de-obra. A idade média do agricultor está aumentando e os jovens não estão dispostos a trabalhar nesta indústria.
A escassez de trabalhadores é composta por robôs que eliminam ervas daninhas, colhem frutas, legumes, frutas e verduras e também monitoram as condições das plantas.